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Studio de musculação: como montar e quanto custa?

O studio de musculação é uma das tendências mais consolidadas e atrativas para gestores de negócios fitness. Esse tipo de negócio une entre os melhores aspectos da estrutura das academias com o melhor do atendimento personalizado da consultoria fitness.

Studio de musculação: o que é, como montar e quanto custa?

Dentro do universo fitness há uma grande diversidade dos segmentos e modalidades de treinamento que disputam espaço com o modelo tradicional de academia, e o studio de musculação é uma das tendências mais consolidadas e atrativas para gestores de negócios fitness.

Dada a potencialidade do mercado brasileiro – que aparece em 2° lugar mundial em número de estabelecimentos e em 4° no número de clientes, segundo dados da IHRSA – o setor fitness é muito promissor no país, oferecendo grandes chances de crescimento, dada a capacidade de inovação dentro do segmento.

Aqui no blog você vai entender melhor do que se trata um studio de musculação e no que ele se difere das academias tradicionais.

Também elaboramos um guia com seis pontos fundamentais para te deixar pronto para começar seu studio e aproveitar as vantagens desse modelo que já é muito querido pelo público brasileiro.

Por fim, mas não menos importante, saiba qual o valor necessário para montar um studio desse tipo.

Temos certeza que todas essas informações vão ajudar você a começar a empreender com o pé direito e manter seu negócio fitness sempre no azul. E então, bora pras dicas?

Qual a diferença de studio para academia?

Apesar de trabalhar modalidades fitness muito similares às academias tradicionais, os studios têm suas particularidades e vantagens, razões pelas quais eles atendem uma demanda específica e em crescimento no setor.

O que é uma academia de musculação?

Concebida na sua forma atual por volta dos anos 80, as academias de musculação eram vistas como ambiente de práticas mais voltadas para o público masculino, ligadas ao fisiculturismo e ao levantamento de peso.

Com o avanço das pesquisas na área da saúde, que mostravam os benefícios da modalidade para todos os nichos de público, independente de idade ou gênero, o conceito “academia” ganhou destaque, e teve seu boom na década de 90, em todo o mundo.

O foco dos estabelecimentos ainda é a sala de musculação, apesar de já contarmos com muitos locais que reúnem treinos coletivos variados, voltados para as áreas de dança, lutas, ciclismo indoor, entre outros.

O modelo tradicional conta com algumas vantagens, como:

  • Baixo custo de mensalidade;
  • Liberdade de horários e nenhuma limitação de tempo;
  • Favorece a socialização, dado o volume de pessoas treinando no local.

Existem também alguns pontos fracos desse modelo de negócio:

  • Ambiente de treino livre pode acarretar em perda de concentração pela necessidade de revezar aparelhos;
  • Treinos padronizados que podem demorar a levar ao resultado desejado;
  • Ambiente sujeito a diferentes perfis de alunos e professores, o que pode desmotivar algumas pessoas.

O que é um studio de musculação?

Na segunda década do século, surge no mercado em geral o conceito de studio. Dentro do setor de Fitness & Wellness, esse conceito aponta para uma junção entre os melhores aspectos da estrutura das academias com o melhor do atendimento personalizado da consultoria fitness.

Reunindo as vantagens dos dois modelos em um ambiente bem intimista, o studio proporciona a possibilidade de treinar com mais qualidade, privacidade e segurança, favorecendo o foco do aluno e garantindo atenção especializada de um personal trainer na busca pelos resultados.

Além disso, um studio pode agregar mais facilmente outros serviços que somam na busca por saúde e bem-estar, como serviços de avaliação física constante, acompanhamento nutricional, massoterapia, fisioterapia e outros profissionais de saúde.

Dados esses fatores, podemos elencar muito bem as vantagens:

  • Treinamento personalizado e focado em resultados através de acompanhamento exclusivo;
  • Relação custo-benefício superior, comparando com o atendimento direto de um personal, pois conta com vários serviços auxiliares;
  • Flexibilidade na grade horária e facilidade de reposição de aulas perdidas;
  • Ambiente mais seguro e alinhado com os gostos pessoais do aluno.

Como todo modelo tem pontos fracos, vamos apontar os principais e te oferecer as ferramentas adequadas para lidar com eles:

  • O ticket médio tende a ser mais alto do que o de academias tradicionais, logo, o público-alvo será mais nichado, demandando mais atenção do gestor ao elaborar as estratégias de marketing do studio;
  • Trabalhar com alunos distribuídos em grade horária fixa requer planejamento e muita atenção, para manter o aspecto da individualização do atendimento.

Então, para facilitar esse planejamento e garantir que você consiga dar mais atenção aos seus alunos, a dica é contar com um sistema que descomplica a gestão de studios.

O Tecnofit Studio é uma ferramenta totalmente voltada para auxiliar gestores de studios a lidar com as peculiaridades desse segmento de forma segura, completa e intuitiva.

Com ele você gerencia desde a marcação de aulas e agenda de turmas até a entrega do seu serviço, incluindo também gestão de marketing e CRM para atrair mais pessoas e reter alunos.

Funcionalidades como o link de agendamento online, o CRM completo e a agenda fixa são diferenciais do sistema que podem ajudar você a ter um melhor aproveitamento da grade horária e fazer uma gestão mais tranquila.

Studio de musculação: o que é, como montar e quanto custa?

 

Como montar um studio de musculação?

Até aqui, pudemos entender as vantagens e os desafios desse modelo de negócios fitness. Confira agora um passo-a-passo dos itens essenciais para tirar esse projeto do papel de forma segura e bem sucedida.

Mas antes de avançarmos com as dicas, queremos recomendar um material essencial para ajudar você nesta jornada.

Estamos falando do “Guia de sucesso para inaugurar um studio de pilates”, com dicas incríveis que abordam desde o momento da escolha dos equipamentos até a conquista dos primeiros alunos, um checklist completo para acompanhar a documentação de abertura de empresa, além das funcionalidades e benefícios exclusivos da Tecnofit para apoiar sua inauguração. Vale ressaltar que esse material será muito útil para o seu studio, independentemente se você trabalhar no segmento de pilates ou não.

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Studio de musculação

 

Então, agora, vamos aos 6 passos?

1. Faça o planejamento de gestão e financeiro

O primeiro passo de todo empreendimento bem sucedido é o planejamento. Certifique-se de elaborar um bom plano de negócios antes de começar.

Um plano bem montado deve reunir elementos essenciais à abertura de qualquer empreendimento, como sumário executivo, análise de mercado e planos operacional, financeiro e de marketing.

Está em dúvida de como fazer o seu planejamento? Baixe gratuitamente o material “Planejamento de sucesso em 7 passos” e confira como fazer um plano de negócios da fora certa. Além das dicas, você terá acesso a ferramentas extras e que serão essenciais neste momento, como calculadora de tributos, modelo de análise SWOT e checklist.

2. Escolha o local ideal e reúna a documentação

Faça um estudo detalhado da região onde pretende instalar o seu studio. Confira o perfil e a renda média de quem mora na região, que tipo de estabelecimento há em volta com potencial de atrair público interessado em fitness, como é o fluxo de pessoas, a segurança do entorno e a disponibilidade de estacionamento.

Ao avaliar a estrutura, certifique-se que ela atenda adequadamente a quantidade de alunos que você almeja receber em cada horário, em espaço, tamanho de banheiros e vestiário. Lembre-se de checar também detalhes importantes como iluminação, ventilação, isolamento acústico e decoração.

Na sequência, atualize-se junto à Prefeitura e demais órgãos públicos sobre toda a documentação necessária para seu studio operar de acordo com as exigências legais do seu município.

Consiga o seu Alvará de Funcionamento, o Certificado de Conformidade do Corpo de Bombeiros e o registro da Vigilância Sanitária, que devem estar atualizados e visíveis, preferencialmente na recepção do estabelecimento. Não esqueça de dispor de um exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) para seus clientes.

Regularize seu studio junto à Receita Federal e à Previdência Social, e esteja em conformidade com as normas do Conselho Regional de Educação Física (CREF), que exige a presença de pelo menos um profissional com Certificado ativo no estabelecimento.

3. Estude o público para adequar os serviços

É preciso fazer um estudo bem criterioso e completo do seu público-alvo para entender as demandas e ajustar seus serviços conforme for necessário.

Avalie de acordo com faixa etária, condição social, disponibilidade de horários e variedade de interesse em outros segmentos fitness e de bem-estar.

Assim, você pode definir que tipo de serviço e atividades acessórias irá dispor no seu studio, quais equipamentos comprar e o número de profissionais que precisa contratar, traçando as estratégias mais adequadas à sua realidade.

4. Adquira equipamentos de qualidade

Depois de decidir as atividades oferecidas no seu studio, selecione os equipamentos necessários para melhor atender sua estratégia. Tenha em mente que gastos com equipamentos impactam tanto a imagem do seu studio quanto a confiança no atendimento prestado.

No início, você pode alugar ou comprar aparelhos usados, desde que em bom estado. Mas conforme for evoluindo, invista em equipamentos novos, duráveis, de fácil manutenção e com bom acabamento.

Equipamentos para studio de musculação

  • Crossover/Smith + puxadores;
  • Bola suíça com suporte;
  • Kit caneleiras;
  • Colchonete de espuma;
  • Barra maciça 180/150/120 cm + anilhas;
  • Halteres;
  • Corda de pular;
  • Banco regulável;
  • Bike e/ou esteira profissional;
  • Espaldar de ferro;
  • Cadeira abdutora/adutora;
  • Cadeira flexora/extensora;
  • Leg press 45”;
  • Puxada alta e baixa;
  • Outros aparelhos e acessórios de acordo com as diferentes modalidades que seu studio vier a oferecer.

Lembrando que essa é apenas uma lista de sugestões, mas é importante salientar que quanto mais bem equipado seu studio estiver, melhor ele atenderá seus alunos, promovendo satisfação plena com os serviços prestados e garantido melhores resultados a longo prazo.

5. Contrate profissionais qualificados

Outro fator determinante na qualidade do seu studio e que compõe o status de referência, qualidade e confiabilidade da sua marca é o perfil dos profissionais que trabalham com você.

Contrate Educadores Físicos e/ou fisioterapeutas experientes, bem formados e constantemente atualizados, portadores de um compromisso ético com a saúde e o bem-estar dos seus alunos.

Faça parcerias com profissionais de outras áreas fitness, de acordo com a demanda do seu público, levando sempre em conta o alinhamento de interesses na promoção da melhoria da qualidade de vida dos alunos.

Reafirme, através dos seus funcionários, sua responsabilidade com a manutenção da boa saúde e da integridade física de cada cliente, transformando-os em embaixadores da sua marca, verdadeiros divulgadores da sua autoridade e competência, atraindo mais alunos para seu espaço.

6. Trabalhe o marketing do seu Studio Fitness

Por fim, para alavancar de vez seu studio, invista pesado no marketing do seu empreendimento fitness. Aposte nos modelos tradicionais, combinando-os com estratégias digitais que estão cada dia mais eficientes.

Certifique-se de divulgar sua marca nas redes sociais, um espaço extremamente rico em variedade de público, com a facilidade de trabalhar conteúdo audiovisual altamente efetivo para cativar pessoas com interesse em fitness.

Explore as ferramentas de anúncio da internet e das redes sociais, que permitem uma calibragem precisa do tipo de conteúdo que se quer veicular para cada nicho de potencial cliente.

Se houver recursos, considere contratar um profissional da área para elaborar o design do seu espaço com estratégias de posicionamento de marca para o público.

Conte também com o Sistema Tecnofit para te auxiliar na manutenção das suas campanhas de marketing, conquistar clientes e fidelizar seus alunos através do Clube Fit.

Quanto custa um studio funcional?

Os valores que você precisará dispor para equipar a estrutura do seu studio dependerão, entre outros fatores, do volume de alunos que se pretende atender e dos custos de aluguel e taxas da região. Mas é bem provável que tais custos sejam inferiores aos necessários para montar uma academia tradicional.

Da mesma forma, o custo com os equipamentos deve ser reduzido, já que um studio não precisa dispor de todos os aparelhos presentes nas academias, além de necessitar de uma quantidade menor deles, já que atende um público mais nichado.

Utilizando valores de referência de franquias bem estabelecidas no mercado de aparelhos para studios de musculação de tamanhos variados, o investimento em equipamentos pode variar de R$ 50 mil a R$ 95 mil.

O que foi possível aprender hoje?

Investir em um studio de musculação é uma atividade muito promissora em um cenário de crescente busca por atendimento personalizado para alcançar aperfeiçoamento físico e qualidade de vida.

Com o conteúdo de hoje, temos a certeza de que você deu um passo adiante no conhecimento e no planejamento necessários para inaugurar o seu studio, afinal, pôde conferir o passo a passo que deve ser seguido no momento da abertura e também entendeu qual o valor médio para abrir um negócio fitness como esse.

Não tenha medo de disputar espaço nesse mercado. Estude o tema, prepare-se adequadamente e conte sempre com a assistência completa dos sistemas Tecnofit! Que tal testar o sistema gratuitamente para descobrir tudo o que o Tecnofit Studio pode fazer por você?

Voltamos com mais conteúdos completos sobre o universo fitness na segunda-feira. Nos vemos lá, até mais!


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