Que o mercado fitness segue em crescimento contínuo e que o Brasil tem um potencial enorme para a abertura de novos estabelecimentos, não é segredo! Mas como se diferenciar frente a marcas e empresas tão fortes e consolidadas? Buscar por negócios alternativos, como um studio de musculação, pode ser uma boa solução!
Quando estudamos as tendências fitness de 2024, apresentadas pela ACSM Worldwide Fitness Trends, fica mais fácil entender os motivos pelos quais pode ser interessante investir em um studio de musculação. Entre os principais tópicos abordados na pesquisa, temos:
- Treinamento personalizado: com programas individualizados de acordo com as necessidades, limitações e metas específicas para cada aluno, além de testes de condicionamento físico.
- Treinamento de força tradicional: amplamente reconhecido por seus benefícios mentais e físicos documentados.
- Empregar profissionais habilitados: fortalecendo o compromisso das empresas do setor fitness com a excelência.
Uma fórmula desses três elementos pode resultar em um studio de musculação: um ambiente para que os alunos possam receber o atendimento personalizado de especialistas, buscando potencializar seus resultados fitness de acordo com a individualidade!
Pensando na oportunidade de você abrir um studio de musculação, preparamos, neste artigo, algumas informações importantes sobre o modelo de negócio, as principais diferenças entre um studio e academias tradicionais, custos estimados para avaliar a viabilidade de abertura desse tipo de empresa, além de um guia com os principais passos para abrir esse tipo de negócio!
Vocês são nossos convidados especiais para essa leitura. Aproveite!
O que é um studio de musculação?
O studio de musculação é um estabelecimento fitness que prioriza o treinamento personalizado. Por conta disso, costuma ser menor e mais especializado do que academias tradicionais, com equipamentos e profissionais focados no treinamento de musculação.
A conexão entre os instrutores e alunos também é um dos diferenciais de um studio de musculação.
A premissa é que esses profissionais possam avaliar as necessidades de cada cliente, montar fichas de treinos específicos para suas necessidades e acompanhar de perto a evolução, com todo o suporte – educativo, psicológico e motivacional, para que os alunos conquistem seus resultados de forma mais rápida e eficiente,
Quais são as principais diferenças entre um studio de musculação e academia?
Talvez seja mais fácil entender como funciona um studio de musculação ao comparar suas diferenças com uma academia tradicional. Por isso, listamos as principais abaixo. Confira:
Foco
Enquanto as academias podem oferecer uma ampla variedade de modalidades – como musculação, aulas em grupo, atividades aeróbicas, entre outras; o studio de musculação tem o foco específico nesse tipo de treino. Todas as atividades costumam ser direcionadas para o desenvolvimento muscular, por meio de diferentes equipamentos, exercícios e programas.
Estrutura
A ideia de um studio de musculação é ser mais intimista. Então, apesar de precisar de um espaço estruturado para alocar equipamentos e acessórios, costuma ser mais simples e menor do que uma academia tradicional, com grande variedade de instalações.
Público-alvo
Em geral, um studio de musculação costuma atrair alunos interessados para praticantes da modalidade, com objetivos relacionados ao desenvolvimento muscular e melhora da composição corporal. Enquanto as academias tendem a chamar atenção de um público mais diverso, por conta das possibilidades encontradas no local.
No entanto, isso não significa que um studio de musculação atenda apenas um tipo de aluno. É possível criar studios com foco em atletas de alta performance, idosos, somente mulheres ou outros perfis de pessoas.
Como montar um studio de musculação?
Agora que você conhece um pouco mais sobre um studio de musculação, que tal ficar por dentro do passo a passo essencial para tirar esse projeto do papel de forma segura e bem sucedida? Acompanhe as dicas abaixo!
1. Faça o planejamento de gestão e financeiro
O primeiro passo de todo empreendimento bem sucedido é o planejamento – ou seja, a lista de metas que você deseja alcançar com um studio de musculação e quais são os principais passos para chegar lá!
Para isso, certifique-se de elaborar um bom plano de negócios: o qual deve reunir elementos essenciais à abertura de qualquer empreendimento, como sumário executivo, análise de mercado e planos operacional, financeiro e de marketing.
2. Escolha o local e reúna toda a documentação
Conforme abordamos anteriormente, um studio de musculação demanda uma estrutura um pouco diferente de academias tradicionais. Mesmo assim, a localização ideal tende a ser chave para o sucesso desse tipo de empreendimento.
Por isso, analise o perfil e a renda média de quem mora na região, que tipo de estabelecimento há em volta com potencial de atrair público interessado em fitness, como é o fluxo de pessoas, a segurança do entorno e a disponibilidade de estacionamento.
Ao avaliar a estrutura, certifique-se que ela atenda adequadamente a quantidade de alunos que você almeja receber em cada horário, em espaço, tamanho de banheiros e vestiário. Lembre-se de checar também detalhes importantes como iluminação, ventilação, isolamento acústico e decoração.
Na sequência, atualize-se junto à Prefeitura e demais órgãos públicos sobre toda a documentação necessária para seu studio de musculação operar de acordo com as exigências legais do seu município.
Adquira o seu Alvará de Funcionamento, o Certificado de Conformidade do Corpo de Bombeiros e o registro da Vigilância Sanitária, que devem estar atualizados e visíveis, preferencialmente na recepção do estabelecimento. Lembre-se de dispor de um exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) para seus clientes.
Regularize seu studio junto à Receita Federal e à Previdência Social, e esteja em conformidade com as normas do Conselho Regional de Educação Física (CREF), que exige a presença de pelo menos um profissional com Certificado ativo no estabelecimento.
3. Estude o público-alvo para adequar os seus serviços
O perfil dos seus alunos também deve ter algumas características próprias. Sendo assim, é indicado realizar um estudo criterioso e completo do seu público-alvo para entender as demandas e ajustar seus serviços conforme for necessário.
Avalie de acordo com faixa etária, condição social, disponibilidade de horários e variedade de interesse em outros segmentos fitness e de bem-estar.
Assim, você pode definir que tipo de serviço e atividades acessórias irá dispor no seu studio de musculação, quais equipamentos comprar e o número de profissionais que precisa contratar, traçando as estratégias mais adequadas à sua realidade.
4. Compre os equipamentos, prezando pela qualidade
E, falando em equipamentos, depois de decidir as atividades oferecidas no seu studio de musculação, selecione os equipamentos necessários para melhor atender sua estratégia. Tenha em mente que gastos com equipamentos impactam tanto a imagem do seu studio quanto a confiança no atendimento prestado.
No início, você pode alugar ou comprar aparelhos usados, desde que em bom estado. Mas conforme for evoluindo, invista em equipamentos novos, duráveis, de fácil manutenção e com bom acabamento.
Equipamentos para studio de musculação
Alguns dos principais aparelhos que devem constar no seu studio de musculação, para oferecer uma experiência completa e personalizada aos seus alunos são:
- Crossover/Smith + puxadores;
- Bola suíça com suporte;
- Kit caneleiras;
- Colchonete de espuma;
- Barra maciça 180/150/120 cm + anilhas;
- Halteres;
- Corda de pular;
- Banco regulável;
- Bike e/ou esteira profissional;
- Espaldar de ferro;
- Cadeira abdutora/adutora;
- Cadeira flexora/extensora;
- Leg press 45”;
- Puxada alta e baixa.
Lembrando que essa é apenas uma lista de sugestões, mas é importante salientar que quanto melhor equipado seu studio de musculação estiver, melhor ele atenderá seus alunos, promovendo satisfação plena com os serviços prestados e garantido melhores resultados a longo prazo.
5. Contrate profissionais qualificados
Se você acompanha o Blog da Tecnofit sabe que sempre reforçamos a importância da contratação dos melhores profissionais para o seu negócio fitness. E em um studio de musculação não é diferente: para que a experiência seja personalizada, é preciso que os instrutores sejam capacitados e tenham o conhecimento em soft e hard skills necessário para oferecer segurança, a instrução correta, confiança e motivação aos clientes.
Por isso, além de contratar profissionais experientes e constantemente atualizados, portadores de um compromisso ético com a saúde e o bem-estar dos seus alunos, busque fazer parcerias com profissionais de outras áreas fitness, de acordo com a demanda do seu público, levando sempre em conta o alinhamento de interesses na promoção da melhoria da qualidade de vida dos alunos.
Reafirme, através dos seus funcionários, sua responsabilidade com a manutenção da boa saúde e da integridade física de cada cliente, transformando-os em embaixadores da sua marca, verdadeiros divulgadores da sua autoridade e competência, atraindo mais alunos para seu espaço.
6. Marketing e divulgação
Quem não é visto, não é lembrado! E para que a abertura do seu studio de musculação seja um sucesso, o marketing tem um papel importante na jornada.
Mas engana-se quem pensa que o marketing tem apenas uma estratégia eficiente para o lançamento de uma empresa ou marca. É preciso combinar táticas, desde o marketing tradicional “boca a boca” até as estratégias digitais mais inovadoras, de acordo com o público e objetivos esperados.
Se houver recursos, considere contratar um profissional ou agência especializada para criar e operacionalizar as estratégias de posicionamento de marca para o público. Conte também com o Sistema Tecnofit para te auxiliar na manutenção das suas campanhas de marketing e vendas, conquistar clientes e fidelizar seus alunos por meio do Clube Fit.
7. Sistema de Gestão
E, falando em Sistema Tecnofit, uma dica de ouro para ter sucesso com o seu studio de musculação é contar com um sistema de gestão completo e personalizado, que promete te apoiar com sete vezes mais vendas, três vezes mais fidelização e 40% de crescimento!
Estamos falando do Tecnofit Gym, a plataforma que conquistou mais de 16.500 negócios fitness. Com ela, você tem o controle financeiro e operacional do seu studio, garante facilidade na avaliação dos alunos e criação de treinos personalizados, integração com parceiros fitness, otimiza a administração dos recursos humanos e MUITO mais!
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Quanto custa um studio de musculação?
Os valores que você precisará dispor para equipar a estrutura do seu studio dependerão, entre outros fatores, do volume de alunos que se pretende atender e dos custos de aluguel e taxas da região. Mas é bem provável que tais custos sejam inferiores aos necessários para montar uma academia tradicional.
Da mesma forma, o custo com os equipamentos deve ser reduzido, já que um studio não precisa dispor de todos os aparelhos presentes nas academias, além de necessitar de uma quantidade menor deles, já que atende um público mais nichado.
Utilizando valores de referência de franquias bem estabelecidas no mercado de aparelhos para studios de musculação de tamanhos variados, o investimento em equipamentos pode variar de R$ 50 mil a R$ 95 mil.
Benefícios de um studio de musculação
Até aqui você pôde ficar por dentro das principais características de um studio de musculação. Mas para que possa se convencer da relevância desse tipo de estabelecimento no mercado fitness, é importante conhecer as suas vantagens, tanto para o aluno, quanto para o empreendedor. Listamos as principais abaixo!
Para os clientes, um studio de musculação pode ser a melhor alternativa para o treino, por conta de:
- Atendimento personalizado e especializado: a premissa de um studio de musculação, diferentemente de uma academia tradicional, é que os alunos possam ter uma atenção individualizada, de acordo com seus objetivos e necessidades.
- Ambiente intimista e seguro: dependendo do perfil do aluno e da academia, esse pode ser um local considerado intimidador. Sendo assim, principalmente para iniciantes, por ser menor e atender menos pessoas, o studio de musculação tende a ser a alternativa de preferência.
- Resultados mais rápidos e eficazes: por conta do formato de atendimento e da facilidade de acesso para tirar dúvidas e fazer qualquer tipo de mudança na rotina de treinos, os resultados fitness costumam aparecer com maior agilidade nos studios de musculação.
- Senso de comunidade: treinar em um local menor e com menos gente facilita a conexão entre os alunos e instrutores, favorecendo um ambiente de suporte e motivação mútua, o que também contribui para os índices de fidelização.
- Flexibilidade e conveniência: é comum que os studios de musculação agendem horários específicos e mais flexíveis para o treino, diferentemente da modalidade em academias tradicionais. Isso permite, principalmente aos alunos com rotinas mais complexas, uma rotina mais conveniente.
E para quem investe em um studio de musculação, quais são os benefícios desse modelo de negócio? Acompanhe abaixo para avaliar quais deles fazem mais sentido para as suas expectativas:
- Investimento mais baixo: por ser um espaço fisicamente menor, com custo operacional reduzido, o investimento inicial de um studio de musculação tende a ser mais baixo, ao comparado com uma academia tradicional. Pode ser uma solução para empreendedores que queiram se aventurar no mercado fitness!
- Posicionamento especialista: apesar de alguns alunos procurarem vários serviços em um só lugar, o studio de musculação é uma oportunidade para a criação de uma marca forte, especializada no atendimento personalizado, com histórias poderosas para motivação dos potenciais clientes.
- Simplicidade na gestão: a conta é simples – quanto menor o número de profissionais e clientes, mais fácil é a gestão de uma empresa. Com isso, os empreendedores ganham tempo para investir na experiência e satisfação dos alunos, com respostas mais rápidas.
- Adaptação às tendências: por conta do controle e gestão mais simples, é muito mais fácil adaptar as necessidades dos clientes, programas e serviços às demandas do mercado, fazendo com que seu studio de musculação esteja sempre atualizado às tendências.
Tendências de mercado para studio de musculação
E falando em tendências e da flexibilidade que um studio de musculação tem para adotá-las, também queremos contribuir com algumas dicas de novidades que podem ser usadas para potencializar a experiência dos alunos nesse tipo de estabelecimento.
Além do treinamento personalizado, que acima de uma tendência fitness, é uma premissa do modelo de negócio de um studio de musculação, se você está pensando em investir nesse tipo de empresa, é interessante ficar de olho em soluções de tecnologia e monitoramento, como aplicativos, dispositivos de rastreamento e monitoramento de atividades físicas e outras soluções que permitam o feedback dos alunos em tempo real.
O bem-estar integrado e holístico também faz parte das soluções mais procuradas pelas pessoas para maximizar a qualidade de vida. Sendo assim, vale a pena considerar incluir, entre os serviços de um studio de musculação, atendimento de nutrição, meditação e fisioterapia, por exemplo.
Outro conceito em alta em todos os mercados é o compromisso das empresas com as práticas de ESG – Meio Ambiente, Social e Governança. Por isso, desde a contratação, planejamento da estrutura, até o pós-vendas, é importante considerar o impacto do studio de musculação no ambiente em que está inserido, além de iniciativas para melhorar essas condições, como a associação com instituições solidárias, por exemplo.
Desafios comuns ao montar um studio de musculação
Como em qualquer outra empresa, nem tudo são flores! Abrir e manter um studio de musculação tem alguns desafios. Faz parte da gestão desse tipo de negócio acompanhá-los, para evitar riscos e transformá-los em oportunidades. E o primeiro passo para contornar os desafios, é conhecê-los.
Concorrência
Além de competir com studios de musculação, as academias tradicionais também podem ser concorrentes desse modelo de negócio. Por isso, muitas vezes, pode ser necessário apostar em programas exclusivos, preços competitivos e outras formas de diferenciação atrativas.
Localização e espaço físico
Convenhamos que, por conta da robustez do seu espaço físico, uma academia tradicional costuma ser muito mais fácil de ser notada do que um studio de musculação. Por esse motivo, para que as pessoas conheçam um studio, tende a ser necessário investir em diferentes estratégias de marketing, que vão além de uma fachada bem planejada.
Investimento e financiamento
Abrir um studio de musculação, muitas vezes, requer um investimento significativo para aquisição de equipamentos de qualidade, estrutura física e marketing. E mesmo que esse valor seja menor do que o de uma academia tradicional, pode ser um desafio conseguir financiamento ou encontrar investidores, principalmente para empreendedores novos no ramo.
Retenção de profissionais
Principalmente os instrutores de academias que também atuam como Personal Trainer preferem trabalhar em ambientes que permitam potencializar a sua visibilidade. E a alta rotatividade de profissionais pode ter impacto negativo na consistência e qualidade do serviço.
Engajamento e retenção de clientes
A fidelização de alunos é um desafio em qualquer estabelecimento fitness, principalmente por conta de períodos sazonais, como o inverno, por exemplo. Sendo assim, é preciso investir em estratégias de vendas e de engajamento que mantenham os alunos motivados durante todo o ano, para garantir a previsibilidade de receita necessária para o crescimento sustentável.
Importância de atendimento personalizado em um studio de musculação
Não há studio de musculação sem um atendimento personalizado! Essa é uma premissa desse modelo de negócio. Com isso, os instrutores podem criar programas de treino específicos para as necessidades, perfis e objetivos dos alunos, além de acompanhar a evolução de perto e fazer qualquer mudança necessária em qualquer momento.
Além disso, o atendimento personalizado fortalece a conexão entre profissionais e alunos de um studio de musculação, criando um ambiente de confiança, reconhecimento e apoio, essencial para conquistar os objetivos em uma rotina de treinos.
Tudo isso garante resultados mais rápidos e eficazes, o que contribui com o engajamento e fidelização dos alunos.
Busque parcerias estratégicas
Por ser um modelo de negócio muito especializado, é comum que os responsáveis por studios de musculação busquem parcerias para ampliar a gama de serviços para que possam atender uma parcela maior de pessoas.
Estamos falando de fornecedores de equipamentos, profissionais de nutrição, medicina, massagem, até mesmo parceiros de tecnologia, como um sistema de gestão – como é o caso da Tecnofit, com soluções personalizadas para atender studios de musculação.
Essas parcerias também podem contribuir com vantagens exclusivas para clientes do studio, proporcionando muito mais valor para o serviço e servindo como um potencial competitivo importante neste mercado.
Como otimizar o espaço em um studio de musculação pequeno?
Trabalhar o espaço de um studio de musculação pequeno é essencial para que os alunos sintam-se à vontade e tenham uma boa experiência no local. E a decoração é uma excelente aliada para otimizar o espaço, tornando o ambiente acolhedor, bonito e muito mais amplo.
Para garantir esse resultado, é possível investir em:
- Espelhos: esses acessórios são ótimos para ampliar o ambiente visualmente, além de conferir muito charme para o seu studio. Você pode cobrir uma parede com espelhos para dar maior amplitude e beleza.
- Iluminação: item indispensável para um studio funcional pequeno. Você pode apostar em iluminação natural, pois além de ajudar a ampliar o espaço, ela ainda ajuda a poupar energia e confere mais motivação aos treinos.
- Janelas e portas: as janelas ajudam na entrada de luz e em conjunto com espelhos dão uma sensação de que o studio é maior. Já em relação às portas, uma boa escolha pode ser as opções de correr que, além de práticas, economizam espaço.
- Cores: prefira cores claras e se utilizar cores fortes opte por deixá-las nos acessórios.
Conclusão
Investir em um studio de musculação pode ser uma excelente alternativa, em um cenário de crescente busca por atendimento personalizado para alcançar aperfeiçoamento físico e qualidade de vida.
Com esse artigo, você deu um passo adiante no conhecimento e no planejamento necessários para inaugurar o seu studio de musculação, afinal, pôde conferir as etapas da abertura e o valor médio para abrir um negócio fitness como esse.
Não tenha medo de disputar espaço nesse mercado. Estude o tema, prepare-se adequadamente e conte sempre com a assistência completa do Sistemas Tecnofit! Estamos aqui para te ajudar a maximizar os resultados do seu negócio fitness.
Quer saber mais sobre studio de musculação?
Temos alguns artigos específicos sobre este tema no Blog da Tecnofit. Acesse e confira:
Studio funcional pequeno: quanto custa, como montar e decorar?
Como montar um studio de treinamento funcional?