10227
As vantagens de ter um aplicativo de treino para academia: um guia completo para o sucesso!

As vantagens de ter um aplicativo de treino para academia: um guia completo para o sucesso!

Saiba como essa plataforma pode melhorar a experiência dos alunos e, consequentemente, o nível de fidelização da sua academia.

aplicativo de treino para academia

Poucos pré-treinos caem tão bem quanto a agilidade, conveniência e autonomia que um aplicativo de treino para academia proporciona, tanto para os alunos, quanto para o negócio! 

Segundo uma pesquisa da Appdome, quase 74% dos brasileiros acessam de um a 10 aplicativos por dia. Além disso, um estudo da Fundação Getúlio Vargas revelou que há aproximadamente 242 milhões de celulares, tablets e notebooks com acesso à internet no país, para uma população de aproximadamente 214 milhões, de acordo com o IBGE. 

Dados como esse mostram que o consumidor está cada vez mais digital, tornando-se mais fácil que uma plataforma online, como um aplicativo de treino para academia, seja bem aceita pelos alunos desse tipo de empreendimento. 

Um aplicativo de treino para academia tem o potencial de oferecer aos alunos uma experiência completa e personalizada – o que, consequentemente, contribui para aumentar os níveis de satisfação e fidelização do negócio. 

Pensando nisso, trouxemos, neste artigo, um guia completo para que a sua empresa possa oferecer a melhor solução para os alunos e tenha sucesso com a implementação de um aplicativo de treino para academia. 

O que você vai encontrar neste guia?

Neste guia, listamos as principais vantagens em usar um aplicativo de treino para academia, com tópicos que contemplam desde a experiência dos alunos até a eficiência na operação do negócio. De quebra, ainda sugerimos a melhor e mais completa solução do mercado, para que você possa testar e comprovar as funcionalidades. Continue acompanhando para saber mais!

As vantagens em utilizar um aplicativo de treino para academia

Conforme iniciamos este artigo, um aplicativo de treino para academia garante mais agilidade, conveniência e autonomia para uma experiência completa e personalizada. Para instrutores e gestores, as vantagens não ficam para trás: otimização de processos, organização e dados estratégicos para a tomada de decisão assertiva são apenas algumas delas. 

Detalhamos abaixo uma série de benefícios que provam que você precisa adotar um aplicativo de treino para a sua academia agora mesmo. Confira: 

Melhoria na experiência dos alunos

Um aplicativo de treino de academia pode ajudar a fortalecer o relacionamento com o cliente por meio de uma experiência diferenciada. Por exemplo, na plataforma que os clientes da Tecnofit podem oferecer aos seus alunos, é possível obter:  

Treinos personalizados e adaptáveis

Para os instrutores, a plataforma facilita a criação de fichas de exercício usando modelos prontos ou criações personalizadas, com vídeos de referência para ajudar os alunos a realizarem os movimentos de forma correta. A funcionalidade é a mesma para WODs, em boxes de CrossFit. 

Acompanhamento de progresso – para o aluno e para o instrutor

Por meio do aplicativo é possível avaliar e compartilhar feedbacks sobre os treinos, além de incluir informações personalizadas de evolução. O histórico fica armazenado na plataforma para que o aluno e instrutor possam acompanhar o progresso e planejar as próximas etapas da jornada fitness, incentivando novos desafios.  

O aplicativo da Tecnofit também facilita o processo de avaliação física dos alunos, por meio de protocolos prontos, documentação completa e compartilhamento fácil, inclusive por foto. Com a ativação das notificações, alunos e instrutores também recebem alertas automáticos quando chegar a hora de refazer a avaliação. 

Identificação de áreas de melhoria

Da mesma forma que o acompanhamento do progresso, o aplicativo também permite identificar, por meio de dados gerados pelos alunos, as oportunidades de mudança ou melhoria nos treinos. Isso contribui para que os clientes possam cumprir os seus objetivos fitness de forma mais rápida e eficiente. 

Motivação e foco nos objetivos

Com a conveniência de ter em mãos sempre os melhores treinos para os seus objetivos, poder fornecer feedbacks em tempo real, acompanhar o seu progresso e ter um espaço de troca ativo com o estabelecimento, a experiência dos alunos, por meio de um aplicativo de treino para academias, fortalece a motivação e foco nos seus objetivos. E isso contribui para a construção de um relacionamento a longo prazo, contribuindo para o crescimento sustentável do negócio. 

Maior interação e engajamento

Um dos principais motivadores da retenção de alunos é a criação de um senso de pertencimento a uma comunidade, o que acontece frequentemente em boxes de CrossFit, por exemplo. E o aplicativo de treino para academia é uma excelente ferramenta para potencializar esse sentimento, por meio de funcionalidades específicas. 

Tenha uma comunidade online entre alunos 

Aplicativos de treino para academia com feed de notícias permitem que os alunos compartilhem seus desafios, frustrações, resultados e conquistas. Seus colegas de treino podem reagir e comentar as publicações, tal qual uma rede social, promovendo um sentimento de comunidade, em que todos apoiam os seus objetivos. 

Crie desafios e recompensas em competições via aplicativo

Alguns aplicativos de treino para academia tem funcionalidades como a criação de um clube de benefícios ou recompensas, os quais reconhecem alunos por sua frequência ou pela conquista de resultados, em troca de prêmios, como brindes ou descontos, promovendo o engajamento. 

Forneça dicas e informações úteis para complementar os treinos

Outra forma de potencializar o engajamento dos alunos é por meio de informações e dicas personalizadas, relacionadas à nutrição, qualidade de vida, sono e bem estar, que podem ajudar a complementar os treinos, facilitando o alcance dos objetivos fitness. Essas dicas podem ser armazenadas em um hub no próprio aplicativo ou compartilhadas no feed de notícias, como forma de engajar os alunos. 

Facilite o processo de agendamento de aulas e treinos

Outra funcionalidade muito comum em aplicativos de treino para academia é a possibilidade de agendar, trocar e cancelar aulas, a qualquer horário e de onde quer que esteja. Os alunos também podem entrar em filas de espera e receber notificações para lembrá-los das aulas agendadas.

Essa é uma excelente vantagem para alunos com rotinas agitadas, os quais não conseguem planejar com tanta antecipação.

Encontre formas de reduzir o número de faltas 

Para a gestão de uma academia, ter acesso aos agendamentos, trocas e cancelamentos de aulas de forma automática é essencial para planejar alternativas para reduzir o número de faltas – seja com promoções, clube de benefícios ou outras estratégias. 

Otimize a ocupação das aulas

Uma dessas estratégias, inclusive, pode ser a otimização de ocupação das aulas. Ou seja, com dados e insights que mostrem os horários com menor procura pelos alunos, os gestores podem criar valores mais atrativos para preencher as turmas, criação e controle de grade horária mais estratégica, e até mesmo o comissionamento de instrutores de acordo com o engajamento dos alunos. 

Tenha um canal de comunicação direto com a academia

Em geral, outra enorme vantagem dos aplicativos mobile é a facilidade de comunicação, via mensagens instantâneas, com pessoas em qualquer lugar do mundo. Não é à toa que o WhatsApp é a rede social mais usada pelos brasileiros, segundo relatório da Statista, plataforma especialista em monitoramento de dados. 

Quando atrelada aos aplicativos de treino para academias, essa funcionalidade também traz uma série de vantagens, entre elas: 

Divulgue eventos, promoções, novidades

Por meio de um feed de notícias ou de mensagens instantâneas personalizadas e diretas, é possível compartilhar informações sobre eventos, promoções e outras novidades da academia, gerando notificações automáticas que ajudam a construir um relacionamento eficiente. 

Tenha mensagens automáticas de cobrança da mensalidade

Um aplicativo de treino para academias também pode ser responsável pelo envio de lembretes de proximidade do vencimento da mensalidade ou cobranças automáticas, com os dados para pagamento. 

Diminua a inadimplência

Por mais que, para algumas empresas, os lembretes de cobrança possam parecer ruins, essa é uma funcionalidade fundamental para evitar a inadimplência, o que também é crucial para a sustentabilidade financeira do negócio. 

Os alunos podem esquecer de fazer o pagamento da mensalidade por uma série de motivos. E nem sempre, de propósito. Por isso, as mensagens de cobrança automáticas também podem garantir conveniência e otimizar o processo para os clientes. 

Aumento na retenção de alunos

A retenção de alunos é um indicador fundamental para negócios que precisam lidar com a volatilidade de clientes, como é o caso do mercado fitness. E um aplicativo de treinos para academias pode contribuir, com diversas funcionalidades específicas para mudar esse cenário. 

Faça pesquisas de NPS 

Em primeiro lugar, para promover uma experiência diferenciada aos alunos, é fundamental entender as suas perspectivas em relação ao estabelecimento. E uma pesquisa de NPS, que indica o nível de fidelização do cliente com a empresa, pode ser uma excelente ferramenta para conseguir esses resultados. 

Reduza o índice de Churn e aumente a receita

O índice de Churn indica o número de clientes que deixaram de comprar, por meio do cancelamento ou não renovação de um contrato. Além das pesquisas de satisfação, outras funcionalidades de um aplicativo de treino para academia relacionadas à construção e fortalecimento do relacionamento com a empresa também podem contribuir com a redução desse indicador. 

Diferencie sua academia da concorrência

Além disso, um bom aplicativo de treino para academias pode ser considerado um diferencial pelos alunos – por conta de todas as vantagens citadas neste artigo, o que contribui para que ele queira permanecer treinando na academia. 

Automatize e facilite a gestão da academia

Neste artigo, abordamos várias vantagens essencialmente para os alunos. No entanto, um aplicativo de treino para academias pode ser uma excelente ferramenta para melhorar os resultados de gestão do negócio, por meio da automatização de processos e tomada de decisão assertiva. 

Obtenha dados e insights sobre o comportamento dos alunos

Com um aplicativo, os próprios alunos contribuem com feedbacks e dados que podem ser usados para a análise do comportamento, criando padrões para identificação de oportunidades e necessidades de mudança, em busca de melhores resultados operacionais. 

Tomar decisões estratégicas com base em informações em tempo real

Todas essas informações contribuem com insights e relatórios que podem ser atualizados em tempo real para a tomada de decisões estratégicas, como é o caso do agendamento de aulas, por exemplo: se há alguma turma incompleta, é possível enviar uma mensagem instantânea  com promoções ou incentivos para o agendamento de horários. 

Encontre forma de aumentar suas vendas

Um aplicativo de treino para academia completo e personalizado, como o do Sistema Tecnofit, também proporciona uma série de ferramentas para aumentar as vendas. Desde as mais simples, como a diversidade de opções de pagamento, fornecendo conveniência para os alunos; até as mais complexas, como um funil de vendas para aumentar a conversão. 

O App Tecnofit pode ajudar em tudo isso e muito mais

Agora que você já conhece várias das vantagens de ter um aplicativo de treino para academia, desde a experiência dos clientes, passando pelo aumento da retenção, até a otimização da gestão da empresa, é hora de escolher o parceiro ideal que vai proporcionar todas as funcionalidades necessárias para o seu negócio. 

O App Tecnofit é o sistema mais elogiado do mercado! Faça um teste gratuito agora mesmo e comprove todas essas vantagens para potencializar os resultados do seu negócio. 

Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })