10936
Como funciona e quais os benefícios do treino personalizado?

Como funciona e quais os benefícios do treino personalizado?

Uma das tendências fitness de 2024 não pode ficar de fora dos serviços oferecidos pela sua empresa. Saiba mais! 

treinamento personalizado

Mais do que uma ficha de treino para chamar de sua, o treino personalizado é uma abordagem completa e individualizada que leva em consideração as características específicas dos alunos para criar um programa com resultados muito mais eficientes. 

Há mais de 10 anos, o treino personalizado entra no ranking das tendências do estudo ACSM Worldwide Fitness Trends, promovido pelo American College of Sports Medicine (ACSM). Outro dado que revela a crescente procura por essa abordagem é o crescimento de quase 33% no número de Personal Trainers no Brasil, entre os clientes da Tecnofit; além do aumento significativo de quase 120% dos treinos confirmados pelos alunos na plataforma Tecnofit Personal. 

Unindo testes de condicionamento físico, definição de metas e implementação de programas específicos para os objetivos do cliente, o treino personalizado demonstra ser uma proposta duradoura e eficiente, a qual tende a ganhar cada vez mais espaço entre as academias e negócios fitness. 

Pensando nisso, trouxemos este artigo para explicar como funciona e quais são os principais benefícios do treino personalizado, para que você possa se inspirar e começar a planejar como aplicar essa abordagem no seu negócio, a fim de garantir resultados ainda mais positivos no engajamento dos seus alunos. 

Continue acompanhando para saber mais! 

O que é um treino personalizado?

Treino personalizado é um tipo de treinamento criado para atender às necessidades e objetivos específicos de um aluno, considerando fatores como: nível de condicionamento físico, histórico médico e de lesões, limitações, preferências e restrições. 

O treino personalizado permite conhecer, orientar e monitorar os resultados de uma pessoa com mais eficiência e precisão, já que demanda uma análise detalhada das informações do aluno antes de qualquer prescrição. 

Em geral, esse serviço é oferecido por um Personal Trainer, com acompanhamento presencial ou online, por meio da consultoria. No entanto, alguns estabelecimentos – principalmente academias boutique ou empresas especializadas em determinado público alvo (como atletas de alta performance ou idosos, por exemplo), também podem oferecer um programa de treino personalizado.

Além da avaliação e prescrição, o treino personalizado também costuma incluir um processo de monitoramento dos resultados de perto, com dados que ajudam a gerar insights para a tomada de decisão, no caso da necessidade de mudança ou progressão do treino, de acordo com a evolução dos alunos. 

É essa fórmula de “avaliação + prescrição individualizada + acompanhamento de resultados” que permite que os alunos conquistem seus resultados fitness de forma mais rápida, eficiente e duradoura, aumentando o engajamento e nível de satisfação dos praticantes.   

Benefícios do treino personalizado

Além da motivação, o treino personalizado garante uma série de outros benefícios. Listamos abaixo os principais. Anote para utilizá-los nos discursos de vendas desse serviço, seja você um Personal Trainer, proprietário ou responsável pela gestão de um negócio fitness

Adequação à realidade do aluno

Diferentemente dos programas de treinamento oferecidos em aulas coletivas, em grandes redes de academia ou encontrados em aplicativos genéricos de exercícios físicos, o treino personalizado leva em consideração a individualidade de cada aluno, seus objetivos, níveis de condicionamento físico, histórico médico, expectativas, limitações, entre outras informações que podem fazer toda a diferença na sua rotina de treinos, proporcionando uma jornada saudável, segura e muito mais eficiente!

Acompanhamento e supervisão constantes

Outro grande benefício do treino personalizado é o monitoramento, seja para tirar qualquer tipo de dúvida ou corrigir a forma que os alunos realizam seus exercícios, seja para fazer correções relacionadas à intensidade ou formato do treinamento, reduzindo o risco de lesões e potencializando os resultados. 

Variedade de atividades e propostas

Ao conhecer um aluno de verdade, abre-se um leque de possibilidades que podem ser trabalhadas para garantir os seus objetivos fitness por meio do treino personalizado. Estamos falando de exercícios de força, alongamento, mobilidade, aeróbico, atividades cardiovasculares, entre outras. Tudo isso ajuda a tornar o treino desafiador, evitando o tédio e aumentando o nível de engajamento. 

Resultados mais rápidos e duradouros

Com um treino feito exclusivamente para determinado aluno, é possível usar todo o seu potencial – e driblar ou enfrentar qualquer obstáculo – para acelerar o alcance dos resultados esperados. Mas além da agilidade, o treino personalizado também contribui para manter a consistência e disciplina na rotina de atividades físicas, o que é essencial para a manutenção dos resultados por muito mais tempo. 

Motivação e engajamento

Todos os benefícios acima contribuem para que os alunos se sintam mais engajados a se dedicarem em suas rotinas de treino. Mas, além disso, a função de um Personal Trainer também está no engajamento dos seus clientes, por meio do apoio e incentivo contínuo, muitas vezes atuando também em questões psicológicas, que fazem parte de um treino personalizado. 

Como funciona um treino personalizado?

Agora que você já conhece os principais benefícios de um treino personalizado, é hora de saber mais sobre o processo para a criação desse tipo de abordagem. Ela pode depender da metodologia e experiência de cada profissional ou estabelecimento fitness, mas em geral, a criação de um treino personalizado funciona da seguinte forma:

Avaliação inicial

Tudo começa com uma análise das características dos alunos – o que chamamos de avaliação física ou anamnese. Esse é um processo criterioso, que demanda a criação de um ambiente seguro e de confiança para que os alunos sintam-se à vontade de compartilhar as informações com seu Personal Trainer. Quanto mais informações e mais qualificadas elas forem, melhores serão os insumos para a criação de um treino personalizado eficaz. 

Importância da avaliação inicial

É na avaliação inicial que os treinadores conseguirão acesso às informações cruciais para diferenciar um treino comum de um treino personalizado. Além disso, características como limitações, doenças e outros históricos médicos são essenciais para criar fichas de treino seguras, que evitem lesões. Saber quais são as expectativas e objetivos dos alunos também facilita a criação de um treino específico para conquistar essas metas. 

Parâmetros avaliados

Como falamos anteriormente, quanto mais informações o Personal Trainer conseguir na avaliação inicial para o treino personalizado, melhor. Mas as principais são: o objetivo fitness do aluno (resistência, força, emagrecimento, entre outros); o histórico médico (cirurgias, problemas osteomusculares, medicação, histórico familiar e até mesmo condições psicológicas); dieta ou hábitos alimentares e a possibilidade de fazer acompanhamento nutricional para potencializar os resultados; composição corporal; prática de atividades físicas; expectativa de volume de treinos por semana; entre outras preferências e limitações. 

Aqui vale um ponto de atenção: segundo a Lei Geral de Proteção de Dados, toda e qualquer coleta, armazenamento e uso de informações pessoais deve passar por um processo criterioso, que implica no consentimento dos alunos. É fundamental que você ou sua empresa atuem de acordo com a Lei para proteger os dados dos seus clientes e evitar o pagamento de multas altíssimas. 

Elaboração de um programa de treino 

O segundo passo é usar todas essas informações para criar um programa de treino de acordo com as expectativas e limitações dos alunos. É aqui que todas as variáveis são consideradas e que é estabelecido um período de avaliação para monitoramento dos resultados e necessidade de mudanças. 

Principais considerações

Na hora da criação de um treino personalizado, além de todas as informações da avaliação inicial, é importante considerar a periodização, com intensidade, volume e descanso adequados; a variedade e progressão, evitando o tédio e garantindo o desenvolvimento correto de todas as partes do corpo; e o acompanhamento e ajustes necessários. 

Seguir objetivos propostos na avaliação 

Apesar de parecer óbvio, é importante ressaltar que um treino personalizado deve responder aos objetivos propostos na avaliação inicial, sejam eles relacionados a perder peso, ganhar massa muscular, melhorar a resistência cardiovascular ou aumentar a flexibilidade, entre outros. Isso é fundamental para a satisfação e engajamento dos alunos.

Exercícios personalizados

Além de um plano de treino personalizado, nessa abordagem também é possível criar movimentos, exercícios de mobilidade, alongamento e outras atividades personalizadas, com pesos livres, elásticos ou outros acessórios, de acordo com a forma como o aluno se sente mais à vontade e engajado para seguir sua rotina de atividade física. 

Adaptação dos exercícios às necessidades individuais

Sendo assim, mesmo que o Personal Trainer siga um tipo de treino ou metodologia já existente, é possível adaptar a realização dos exercícios, movimentos ou aparelhos e acessórios de acordo com as necessidades do aluno. Por exemplo: se o aluno tiver histórico de tendinite no ombro, ele pode realizar o exercício de desenvolvimento com halteres, ao invés de usar aparelhos

Progressão do treino

Voltando às vantagens de um treino personalizado, vale dizer que nessa abordagem, os alunos conseguem passar por momentos de progressão de forma muito mais rápida. Isso porque, ao acompanhar de perto as evoluções, o instrutor consegue fazer pequenas adaptações para tornar o treino mais desafiador e eficiente. 

Acompanhamento do progresso

Para documentar e organizar o acompanhamento do progresso dos alunos em um treino personalizado, é interessante que o Personal Trainer use ferramentas, como aplicativos de treino ou sistemas de gestão. Dessa forma, todas as informações ficam concentradas em um só lugar, e é possível usar esses dados para a geração de relatórios e dashboards que facilitam a tomada de decisão. 

Um exemplo de sistema que permite acompanhar o progresso dos alunos de forma mais fácil e rápida é o Tecnofit. Por meio das suas diferentes soluções, para academias, box de CrossFit e para Personal Trainer, os alunos também têm acesso a uma plataforma, a qual eles podem registrar seu progresso e dar feedback em tempo real. 

Acesse o nosso site para conhecer melhor as soluções da Tecnofit e faça um teste gratuito agora mesmo para comprovar todas as funcionalidades da nossa ferramenta!

Ajustes no programa de treinos quando necessário

Com essas informações em mãos, não é preciso aguardar uma mudança de ciclo de treino para fazer mudanças que favoreçam a evolução dos alunos. Sempre que necessário, um treino personalizado pode ser alterado para garantir o progresso seguro, rápido e duradouro. 

Nutrição

É comum que profissionais recomendem um plano nutricional para apoiar o treino personalizado. Isso porque, uma dieta adequada, faz toda a diferença na busca pelos resultados fitness personalizados. 

A importância da nutrição adequada para cada tipo de treino

Cada tipo de treino e esforço demanda uma dieta específica, com o objetivo de suprir os nutrientes perdidos e necessários para trabalhar 100% do potencial do aluno. Além disso, em alguns casos, é preciso investir em suplementação, por conta do alto gasto calórico e de nutrientes. 

Por exemplo, um treino de força demanda, essencialmente, o consumo de proteínas para apoiar a síntese muscular e a recuperação pós-exercício, mas alimentos ricos em gorduras devem ser evitados. Para um treino de resistência cardiovascular, como a corrida, por exemplo, os carboidratos são muito bem-vindos. E por aí vai!

Orientações nutricionais específicas

Sendo assim, caso o Personal Trainer não tenha conhecimento e experiência no assunto, é fundamental contar com parceiros nutricionistas para fornecer uma dieta específica com o objetivo de maximizar os resultados de um plano de treino personalizado. 

Fatores que influenciam os resultados

Além da avaliação física, da prescrição correta, alimentação adequada e acompanhamento, há outros vários fatores que influenciam nos resultados de um treino personalizado, entre eles:

  • Adesão ao programa e dedicação dos alunos. 
  • Qualidade do sono e bem-estar mental. 
  • Descanso e recuperação corretos. 
  • Hábitos saudáveis, como não ingerir bebida alcoólica de forma exagerada, não fumar ou não usar drogas. 

Por isso, cabe também ao Personal ou instrutor, criar uma relação próxima e de confiança com os alunos, com o objetivo de influenciá-los na adoção de um estilo de vida que contribua com a busca pelos resultados de um treino personalizado. 

Conclusão

Esperamos que, com este artigo, você tenha conseguido entender um pouco mais sobre a importância de um treino personalizado e como aplicá-lo aos seus serviços. Reforçamos que a Tecnofit está aqui para te ajudar a criar treinos especializados para os seus alunos e acompanhar os resultados de forma fácil e objetiva. 

Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })