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Investimento em academia de musculação: quanto é o lucro?

Investimento em academia de musculação: quanto é o lucro?

Confira dicas importantes para viabilizar esse tipo de negócio.

Mulher fazendo exercício em academia de musculação

O Brasil é o segundo país do mundo com o maior número de academias. Ao mesmo tempo que esse dado reforça a tendência de crescimento do mercado fitness, ele reflete um cenário de forte concorrência. Diante dessa análise, será que vale a pena fazer o investimento em academia de musculação?

A verdade é que os hábitos saudáveis estão ganhando cada vez mais espaço na vida das pessoas, causando uma mudança no consumo de serviços e produtos que acelera o mercado fitness.Mas para se destacar e fazer com que o investimento traga o retorno esperado, é preciso planejar de forma estratégica cada passo dessa jornada. Quer ficar por dentro de mais detalhes sobre o investimento em academia de musculação? Continue acompanhando este artigo!

Como investir em uma academia?

Você não precisa ser, necessariamente, um profissional de Educação Física ou Administrador para investir em uma academia. Mas é fundamental ter mentalidade de empreendedor, avaliando cada ponta do negócio pensando na estratégia que vai garantir os melhores retornos. 

Nós temos algumas dicas para saber por onde começar:

1. Faça um plano de negócios

Pode parecer óbvio, mas o primeiro passo é listar todas as informações necessárias para fazer o investimento em uma academia de musculação. 

É mais ou menos assim que funciona um plano de negócios: um conjunto de dados detalhados para a análise da viabilidade do investimento, incluindo os objetivos e ações previstas para alcançá-los.  

Neste sentido, é importante que um bom plano de negócios tenha:

  • Informações gerais sobre a empresa, como o nome da academia, quadro societário, tamanho, modalidades oferecidas, entre outras.
  • Análise do público-alvo. 
  • Identificação e análise dos concorrentes diretos e indiretos. 
  • Equipamentos e utensílios necessários. 
  • Equipe de profissionais necessária. 
  • Estimativa de faturamento e objetivos estratégicos de negócio. 
  • Investimento inicial para abrir a academia. 

2. Estude a melhor localização

Apesar de estar dentro do plano de negócios, a análise da localização merece um cuidado diferenciado. Isso porque ela pode ajudar a definir – ou ao menos impactar – boa parte da estratégia da academia, como o público-alvo, faturamento e as modalidades oferecidas, por exemplo. 

A dica aqui é procurar um local de fácil acesso, com bom fluxo de pessoas por diferentes meios de transporte e infraestrutura ao redor. Também é interessante evitar locais muito próximos aos concorrentes.

3. Pesquise por equipamentos e estrutura

A partir da definição do local – e espaço disponível para começar a levantar a academia – é preciso planejar a aquisição de equipamentos e preparação da estrutura necessária para receber os alunos. 

Aqui tudo vai depender das modalidades que pretende oferecer. E como boa parte do investimento da academia de musculação é destinada para os equipamentos e estrutura, vale a pena dedicar esforços adicionais nesta etapa do plano. 

Além dos aparelhos de musculação – que quanto mais completos, melhor – lembre-se de considerar os espaços físicos que sua academia precisa comportar, desde a recepção, passando pelos banheiros e vestiários, salas destinadas às aulas coletivas, estacionamento, entre outros. 

4. Faça a legalização

Plano, localização e estrutura: check? Então é hora de regularizar a situação fiscal da sua empresa. Pode parecer a parte mais difícil e menos inspiradora do empreendedorismo, mas é fundamental. 

Resolver todas as questões legais da forma correta evitará problemas futuros, que podem causar riscos e prejuízos enormes para o seu negócio. Então, por mais burocrático que seja o processo, dedique-se para garantir o cumprimento da Lei. 

5. Contrate pessoal especializado

A escolha de bons profissionais, desde a recepção até a orientação aos alunos, certamente vai direcionar o sucesso da empresa. Isso porque, normalmente, bons profissionais ajudam a fidelizar os alunos, o que acaba sendo muito mais eficaz do que investir em conquistar novos clientes. 

Além de acertar na contratação, é interessante planejar como você vai engajar os profissionais da sua academia com desenvolvimento constante.. 

6. Invista em marketing

Tudo pronto para abrir as portas? Então é necessário que as pessoas conheçam sua empresa e todos os diferenciais que ela tem, para que se sintam motivadas a treinarem no local. 

Certifique-se de ter visibilidade online, com um bom site e páginas de redes sociais atualizadas, fazer promoções atrativas e investir em anúncios para convidar as pessoas a conhecerem o local. 

7. Automatize processos

Lembra que falamos sobre a importância de se diferenciar entre os concorrentes? Automatizar processos pode ser uma ótima estratégia para garantir esse passo à frente. 

Isso porque, com a automatização, a gestão da sua academia será muito mais segura, ágil, e controlada, com informações atualizadas sobre o cenário do negócio de forma clara e transparente para a tomada de decisões mais rápida e assertiva. 

Além disso, você ganha tempo para potencializar a relação com os seus alunos – fundamental nesse tipo de negócio. 

Quais os riscos de investir em academia?

Como nem tudo são flores, ao planejar o investimento em academia de musculação é fundamental saber quais são os riscos desse esforço, para que também possa saber como evitá-los. Os principais são:

  • A sazonalidade do negócio, o que pode impactar no fluxo de caixa da empresa. 
  • A falta de gestão financeira, a qual pode ser evitada com ajuda de um sistema automatizado de gestão. 
  • A incerteza do cenário pós-Covid, que faz com que os empreendedores precisem estar de olho nos possíveis cuidados para evitar a transmissão. 
  • Entre outros fatores externos típicos de qualquer negócio, como uma crise econômica, por exemplo. 

Vale a pena investir em academia?

Por melhores que sejam suas intenções ao planejar abrir uma academia, a verdadeira resposta para entender se foi um bom investimento é a entrada de lucro. Pensando nisso, listamos abaixo mais algumas informações importantes para avaliar. 

Investir em uma academia ou franquia?

A resposta é um verdadeiro “depende”. 

Por um lado, as franquias já vêm com um plano de negócios pronto e imagem de marca consolidada no mercado, o que faz com que os empreendedores possam economizar principalmente em marketing. 

Por outro, a flexibilidade para escolha do local, modalidades e produtos oferecidos é prejudicada, já que há o acompanhamento e controle constante do franqueado.   

Qual o investimento em abrir uma academia?

Assim como a questão acima, o investimento em academia de musculação vai variar de acordo com o tamanho, estrutura necessária e serviços oferecidos por cada empresa. 

Segundo especialistas, uma academia de pequeno porte precisa de aproximadamente R$ 90 mil de investimento apenas em equipamentos. Enquanto para locais maiores e mais estruturados, a média inicial a ser desembolsada pode chegar a R$ 165 mil.

No caso de franquias, como esse modelo de negócio já tem um planejamento definido, o investimento inicial é mais fácil de ser calculado, de acordo com a marca escolhida. 

Quanto lucra uma academia de musculação?

Obviamente o lucro de uma academia também depende do faturamento da mesma – o que terá impacto na quantidade de alunos, precificação, modelo de negócio, etc.

Em média, essa margem gira em torno de 35%, com possibilidade de aumentar ou diminuir de acordo com inúmeros fatores. 

Isso significa que uma academia de pequeno porte com investimento inicial de aproximadamente R$ 50 mil e faturamento mensal de R$ 20 mil, terá em média R$ 6 mil de lucro. Agora em um espaço maior, de investimento inicial de R$ 250 mil e faturamento de cerca de R$ 45 mil por mês, pode chegar a um lucro de R$ 12 mil. 

Quanto ganha um dono de academia de musculação?

Considerando que o pró-labore de um dono de academia varia de acordo com o faturamento da empresa – e que esse número depende de infinitas características do negócio – não é possível calcular com exatidão quanto esse gestor irá receber mensalmente. 

No entanto, a média do valor desse salário fica entre 10% a 20% do faturamento da empresa. Segundo especialistas, essas pessoas podem receber entre R$ 8 mil e R$ 11 mil por mês, também em média.  

Conclusão

Caso essas dicas tenham despertado o seu interesse em fazer um investimento em academia de musculação, você precisa conhecer a praticidade e segurança do Sistema Tecnofit, e ter a certeza de que ele pode ser o braço direito na sua jornada de empreendedorismo fitness!Faça um teste agora mesmo e descubra o que a Tecnofit pode fazer pela sua futura empresa. 

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