Mulher olhando para tablet em academia.

Atualmente, o Brasil é o 2º colocado em número de academias no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Ou seja, com uma concorrência tão grande, liderar uma empresa nesse segmento ao sucesso é uma tarefa árdua. Por isso, neste texto, vamos mostrar o caminho das pedras para uma gestão de academia assertiva e eficiente.

Existem alguns pilares que devem ser atingidos para que o seu negócio fitness seja alavancado ao sucesso, esses pilares vão desde um atendimento de qualidade, até um software de gestão para academia capaz de suprir todas as suas necessidades.

O que é gestão de academia?

A gestão de academia nada mais é do que a implementação de projetos para manter o negócio em funcionamento. É estabelecer meios de controle do fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, relatórios, firmar metas a curto, médio e longo prazo, entre outras atividades.

O tipo de gestão varia muito de uma empresa para outra. Isso vai depender dos objetivos, cultura organizacional e, até mesmo, tamanho da academia. Unidades grandes, por exemplo, possuem um tipo de gestão diferente de academias menores e isso é perfeitamente compreensível, já que possuem necessidades e realidades diferentes.

Quais os tipos de rotinas administrativas realizadas em academia?

Conforme abordamos anteriormente, os tipos de rotinas administrativas em academia podem variar de acordo com o tamanho da empresa, tempo de negócio no mercado, segmento e necessidades.

Ainda existem academias que fazem uma rotina de gestão manual, ou seja: controlam suas despesas e faturamento a partir de planilhas, fazem fichas de treinos físicas e seguem um modelo mais “engessado”.

Por outro lado, existem unidades que já preferem automatizar suas operações. Seja por falta de tempo ou por quererem aproveitar a onda tecnológica, essas academias simplesmente deixaram de executar trabalho manual. Gestores desse tipo contam com sistemas de gestão elaborados especificamente para a gestão de negócios fitness.

O que é falta de gestão em uma academia

A falta de gestão em uma academia é a ausência de estratégias, processos defasados e desorganizados. Geralmente, as consequências de excessivos erros de gestão ocasionam excesso de despesas, dificuldade de relacionamento com alunos e falta de aprimoramento do serviço prestado, por exemplo. Situações como essa podem fazer com que a academia encerre suas atividades antes mesmo de ganhar nome no mercado.

Para não correr esse risco, separamos alguns “inimigos” da gestão. Essas práticas precisam ser combatidas por gestores que almejam o crescimento de seus negócios. Saiba a seguir:

Não buscar por conhecimentos de gestão

Não importa qual segmento você está inserido, um bom empreendedor precisa manter-se constantemente atualizado nas tendências de gestão, liderança e conceitos de mercado. Ao estar sempre com o conhecimento em dia, participando de workshops, congressos ou até mesmo cursos online, o gestor terá mais facilidade para aplicar soluções em sua academia e, assim, quebrar as barreiras que o impedem de ter uma gestão assertiva e eficiente. 

Nem sempre é preciso investir muito dinheiro em cursos sobre gestão. Há diversas instituições que oferecem materiais gratuitos sobre o assunto. Basta pesquisar! Opte por conteúdos que foquem nas suas principais dores. Eles vão te ajudar a ter uma visão mais esclarecida sobre esses assuntos.

Não investir em diferenciais

Que existem milhares de academias espalhadas pelo país, isso é fato. Mas como você tem se destacado frente à concorrência? O investimento em diferenciais não é e nem deve ser só uma tática de marketing. Um diferencial na forma de fazer gestão, por exemplo, garante uma grande vantagem competitiva ao seu empreendimento.

Pense: se você consegue puxar relatórios automatizados, têm rápido controle do seu histórico financeiro e ainda consegue ter tempo para aprimorar e trazer atividades diferenciadas para sua academia, é ÓBVIO que isso vai te colocar bem na frente de outras academias por aí.

Por isso, pense naquilo que você pode fazer de diferente! Avalie quais são as estratégias dos seus concorrentes e descubra o que você pode fazer de melhor!

Não ter planejamento

Qualquer empresa precisa de um planejamento estratégico para alcançar bons resultados. Por esse motivo, é primordial estabelecer objetivos e definir ações para atingi-los. Um dos erros mais cruciais no que diz respeito à gestão de academias é não estruturar um planejamento. 

É importante lembrar que um plano precisa ser flexível, já que o cenário no mundo de negócios está em constante mudança e evolução.

Suas estratégias precisam ser adaptadas de acordo com o momento da sua academia. Seu planejamento de hoje não deve ser o mesmo de quando você abriu sua empresa. Atente-se a isso!

Negligenciar o relacionamento com o cliente

O relacionamento com o cliente é um dos pontos mais importantes para uma gestão eficiente. Se você, como gestor, não sabe das necessidades dos seus alunos, dificilmente saberá quais serviços deve implantar ou aprimorar em sua academia.

Um bom relacionamento com o cliente garante fidelização e até mesmo indicação de novos alunos. Se você deseja ter bons resultados em sua forma de fazer gestão, busque uma relação mais próxima com pessoas que já frequentam sua academia.

Não ter uma gestão financeira eficiente

A gestão financeira é determinante para o sucesso do seu negócio. Nesse sentido, não ter um fluxo bem estabelecido de controle de caixa, entradas e saídas de dinheiro, além de possíveis gastos emergenciais pode se tornar uma armadilha para o seu negócio.

Muitas academias não conseguem monitorar com exatidão suas pendências e obrigações financeiras. Essa prática coloca a empresa numa situação de risco. Portanto, uma gestão bem estruturada depende também da responsabilidade financeira por parte dos gestores.

Errar na precificação

Segundo o consultor especialista em gestão de academias Herbert Oliveira, a precificação é um dos quatro pilares para um controle financeiro eficiente.

Por exemplo, para precificar um serviço, você precisa entender os gastos mensais do seu negócio, e não usar como base a academia concorrente. Essa questão de definir um preço baseado no preço aplicado pela concorrência pode ser um grande problema.

Às vezes, a academia do lado não paga aluguel, mas você paga. Assim como ela tem apenas 5 colaboradores, enquanto você tem 10. Ou seja, é impossível você querer cobrar o mesmo preço que ela.

Na hora de precificar, você precisa pensar em coisas como despesa, número de alunos, número de colaboradores e, claro, considerar o mercado e o poder de compra da região onde a academia está.

Como fazer uma boa gestão de academia?

Depois de todos esses tópicos abordados, é normal se perguntar: “como fazer uma boa gestão de academia?”

Na realidade não existe um segredo para garantir uma gestão eficiente. Tudo vai depender da sua necessidade e é claro, do momento do seu negócio. Se sua empresa estiver se expandindo, por exemplo, é preciso implementar processos que automatizam sua rotina e te ajudam a impulsionar suas vendas. 

Em resumo, não há como definir um único caminho para fazer gestão. Estratégias são moldadas de acordo com o tempo. Contudo, para conseguir chegar em um cenário favorável, é recomendado seguir alguns pilares de gestão. Confira quais são eles.

Planejamento estratégico

O primeiro ponto a ser considerado para a condução de uma gestão assertiva é o planejamento estratégico. Antes de começar a implementar suas ações, pare e reflita: qual é a viabilidade? O que isso vai me custar? Quais os benefícios para minha academia?

Toda empresa de sucesso precisa desenhar um estruturar uma estratégia de negócio para medir seus resultados. No decorrer do tempo, as ações poderão ser adaptadas dependendo do ganho obtido.

Gestão financeira

Não dá pra falar em gestão eficiente sem mencionar uma boa gestão financeira, certo? Por isso, o controle de despesas é indispensável em qualquer fase da sua academia. Se ela foi inaugurada recentemente e você ainda não têm o hábito de monitorar suas finanças com detalhes, saiba que isso precisa ser feito diariamente!

Esteja sempre atento ao seu fluxo de caixa para definir suas prioridades. Assim, fica mais fácil saber em qual momento do mês você poderá investir na contratação de mais pessoas ou na compra de novos equipamentos, por exemplo.

Ações de marketing

Administrar uma academia passa por saber criar e analisar ações de marketing. Em muitos casos, o próprio gestor é o responsável por desenhar as estratégias de marketing do negócio.

Sendo assim, para realizar uma gestão de academia mais eficaz, é imprescindível que o gestor entenda o seu público, assim como os hábitos de consumo desse público. Obviamente, isso vai variar bastante de acordo com a região da academia.

Por exemplo, esses hábitos podem variar de cidade para cidade, estado para estado. No entanto, estratégias como o marketing de guerrilha e o marketing de relacionamento podem ser úteis.

Gestão de pessoas

É impossível falar de gestão sem falar de produtividade. O sucesso de uma academia passa, diretamente, pela eficiência do time que nela atua. Por exemplo, recepcionistas e professores estão alinhados? Os professores sabem todos os seus afazeres ao longo de um dia? O gestor tem facilidade em encontrar dados?

Nesse caso, o ideal é que o negócio conte um sistema de gestão para academias. Esse software vai ser responsável por unir todas as rotinas da empresa em um único lugar.

Por exemplo, a equipe de vendas vai poder acompanhar as comissões através do sistema. Assim como o gestor vai poder ficar sempre olhando como estão as vendas, as conversões, se as etapas de follow-up estão sendo seguidas, etc.

Além disso, esse sistema vai auxiliar os professores a acompanharem todos os horários de aulas e os alunos que estão fazendo check-in nessas aulas. O Tecnofit faz tudo isso, e muito mais, através de soluções ágeis, intuitivas e com melhor custo benefício do Brasil.

Automatizar processos

Ainda falando de produtividade, um programa para gerenciamento de academia vai ser capaz de automatizar uma série de processos que, do jeito tradicional, levam horas para serem feitos.

 O controle financeiro, por exemplo, poderá ser feito com poucos cliques. Além disso, o gestor vai ter acesso a uma série de gráficos que vão mostrar para qual caminho a academia está indo.

A emissão de listas para entrar em contato com alunos também pode ser automatizada. Por exemplo, criando filtros para buscar alunos que estão sem treinar a X dias. Dessa forma, é possível usar a ferramenta de CRM para criar uma comunicação para esses alunos e tentar motivá-los a voltar aos treinos.

Gestão de academias: oportunidades e desafios

Com os novos modelos de negócio, também surgem novas oportunidades e desafios para empresas do segmento. Por isso, diante de tantas mudanças, é indispensável que gestores de academias se mantenham atualizados às tendências de mercado.

A Tecnofit reuniu algumas das principais perspectivas da indústria fitness para os próximos meses. O material foi produzido com base em estudos de especialistas que já vivenciam e aplicam métodos diferenciados em suas rotinas.

Tendências do mundo fitness

Aulas online, consultoria fitness, exercícios ao ar livre são apenas algumas das tendências que prometem movimentar o mercado. Nesse aspecto, é hora de as academias incorporarem novas atividades em suas rotinas.

Locais que oferecem versatilidade e variedade nos treinos se destacarão muito mais 

quando comparados a academias tradicionais. Agora é o momento de inovar e ampliar ainda mais seus horizontes.

Gestão de academia durante a pandemia

Durante a pandemia, as academias foram obrigadas a mudarem seus métodos de gestão. Muitas empresas não resistiram à crise econômica causada pelos efeitos da covid-19 e acabaram fechando as portas. Por outro lado, a instabilidade no cenário impulsionou novas maneiras de manter as academias ativas. Foi por meio de aulas online, consultoria EAD e até mesmo, treinamentos em lugares abertos como bosques, praias e parques.

Ao se reinventarem, muitos gestores acabaram ampliando seus negócios e passaram a oferecer mais tipos de serviços em seus estabelecimentos no momento da retomada.

Programa para gerenciamento de academia

Contar com um software de gestão fitness é fundamental para que o seu negócio ganhe escala. O sistema Tecnofit é parceiro no processo de tomada de decisão de mais de 4.500 negócios no Brasil inteiro.

Com o apoio do Tecnofit, é possível estreitar o relacionamento com os alunos através do CRM, assim como fazer uma gestão financeira muito mais eficaz, com controle de despesas, controle de passivos, estabelecimentos de metas de gastos e metas de vendas, análise de receitas e faturamento e demonstrativo financeiro por resultados.

Outra grande vantagem do sistema são todas as regalias que os nossos clientes têm, como workshops e conteúdos exclusivos. Além disso, a Tecnofit possui uma equipe multidisciplinar capaz de resolver questões complexas em pouco tempo, ou seja, sua academia nunca ficará “na mão”.

Agende agora mesmo uma demonstração gratuita do sistema e mude o seu negócio de patamar!

 


Deixe um comentário

Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3" });

O segredo de quem conseguiu preencher seu Studio de
alunos - inclusive nos horários menos disputados