4946
Entenda as vantagens e desvantagens dos 4 modelos de academia

Entenda as vantagens e desvantagens dos 4 modelos de academia

Muitos empreendedores buscam reinventar a roda para alcançar o sucesso na criação de um negócio. No entanto, na maioria das vezes, o ideal é seguir modelos de negócios que já estão tendo resultados. Por isso, no texto de hoje vamos falar sobre os 4 modelos de academia mais comuns no Brasil. Isso não significa que…

modelos de academia

Muitos empreendedores buscam reinventar a roda para alcançar o sucesso na criação de um negócio. No entanto, na maioria das vezes, o ideal é seguir modelos de negócios que já estão tendo resultados. Por isso, no texto de hoje vamos falar sobre os 4 modelos de academia mais comuns no Brasil.

Isso não significa que você, que deseja abrir uma academia, precise seguir à risca todos os “mandamentos” desses modelos. Porém, é importante pegar estratégias que já foram validadas por essas empresas.

Mas antes de falar dos modelos de academia, é importante mostrar que, independente do modelo de negócio, é preciso se diferenciar no mercado.

O que diferencia uma academia?

Apesar de existirem modelos de academia pré-estabelecidos, o que realmente diferencia uma academia é o serviço prestado. Desde um ambiente limpo e agradável, até professores bem treinados e educados, o que fará uma academia ser reconhecida é a qualidade do serviço.

Por esse motivo, mesmo que você siga um dos modelos que vamos citar a seguir, não esqueça que o maior diferencial do seu negócio está longe de ser apenas uma fachada bonita e chique.

O mercado fitness é extremamente competitivo e, atualmente, o público que busca por atividades físicas também quer vivenciar uma experiência incrível. Por isso, invista pesado na entrega do seu serviço!

Quais tipos de academias existem?

É importante ressaltar que não existem apenas esses modelos de academia, mas que esses são os mais usados e conhecidos. Mas você pode mesclar esses modelos em seu negócio e, mesmo assim, ter sucesso.

O que é academia Full Service?

Como o nome já sugere, são as academias que oferecem serviço completo. Ou seja, além da musculação, essas academias oferecem aulas de dança, lutas, treinamentos funcionais e, às vezes, até aulas de natação.

Para os alunos, uma academia Full Service pode ser muito vantajosa, pela questão do custo-benefício. Uma das grandes características desse modelo é uma infraestrutura grande, com vários professores para diferentes aulas.

Fazer a gestão de uma academia Full Service pode ser algo extremamente trabalhoso, já que é preciso lidar com muitas variáveis, como alunos, professores de diferentes modalidades, fornecedores de equipamentos, etc.

O que é academia de nicho?

Ao contrário da academia Full Service, que é extremamente abrangente, as academias de nicho são focadas em pedaços específicos da população. Ou então, focadas em modalidades específicas.

Por exemplo, a franquia Gym Kids é uma rede de academias focada em exercícios para crianças, assim como existem academias especializadas em atividades físicas para a terceira idade. Por outro lado, têm as academias focadas em segmentos, como a Team Nogueira, que é só de lutas.

Em geral, essas academias exigem um investimento mais alto, principalmente pela necessidade de professores altamente qualificados naquele segmento.

O que é academia Boutique?

São as famosas academias de luxo que, além de musculação, oferecem lounge para relaxamento e espaços para socialização entre alunos, como cafeterias e barzinhos. Essas academias também contam com equipamentos de última geração, com tecnologias avançadas.

Essas academias atendem uma parcela muito específica da população, justamente por terem um ticket médio super elevado. Ao abrir uma academia boutique, é muito importante se atentar a localização e poder de compra da região, para não correr o risco de falir em poucos meses.

Atualmente, aqui no Brasil, a academia boutique mais conhecida é Les Cinq, que fica localizada no bairro de Jardins, em São Paulo.

O que é academia Low Cost?

Talvez esse seja o modelo de academia mais conhecido, principalmente por nomes como Smart Fit e Bio Fitness. As academias Low Cost visam equilibrar o valor da mensalidade com o mercado, de forma que os preços fiquem competitivos e atrativos para os alunos.

Essas academias são caracterizadas por espaços amplos, grandes quantidades de equipamentos e os alunos ficam “livres” para realizar seus treinos. Em geral, os professores estão lá apenas para apoiar na execução dos exercícios.

Também é importante ressaltar que low cost é diferente de low price. Academias low cost são aquelas que, em geral, exigem pouco gastos com manutenção de equipamentos e mão de obra (professores). Mas isso não significa que o gestor possa cobrar um valor muito abaixo dos valores de mercado.

Para todos os tipos de academia

Independente do modelo da sua academia, e mesmo que ela não se encaixe em nenhum dos exemplos acima, o Tecnofit Gym é o sistema perfeito para a sua gestão!

 

tecnofit gym

 

O Tecnofit Gym é um sistema de gestão desenvolvido para proporcionar uma gestão sem complicações para as academias. Com ele, você consegue ter uma visão completa de tudo o que acontece na sua academia, de maneira prática e fácil.

O Tecnofit Gym leva para você o que há de mais inovador no mercado fitness. Gerencie desde a gestão financeira até a entrega do seu serviço, passando pela avaliação de professores e comissionamento de recepcionistas.

Conclusão

Escolher o modelo de academia que você irá inaugurar pode levar tempo, mas é fundamental para o seu plano de negócios. Por isso, essa escolha precisa envolver um pensamento muito analítico.

Por exemplo, abrir uma academia boutique com mensalidades superiores a R$300 em um bairro periférico pode não ser uma boa ideia, assim como abrir uma academia de nicho focada em crianças em uma região com população mais velha também é ruim.

Esperamos que essas dicas sirvam para nortear sua estratégia. Mas, como dissemos anteriormente, você também pode mesclar diferentes modelos em apenas um negócio. Boa sorte!

Deixe um comentário

Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })