7810
Programa para controle de academia: o que é e qual o melhor?

Programa para controle de academia: o que é e qual o melhor?

O sistema ideal para a sua empresa impacta diretamente no sucesso do negócio.

Personal Trainer acompanhando em um celular o desenvolvimento do seu aluno, um senhor que está fazendo esteira

Estudos mostram que o mercado fitness tem alto potencial de crescimento no Brasil. O que não necessariamente significa que, ao abrir uma empresa neste meio, ela terá sucesso. Os bons resultados de um negócio dependem de uma série de fatores. Entre eles, ter um programa para controle de academia que ajude na gestão integrada da empresa. 

Segundo a International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), em 2019, o mercado fitness do Brasil faturou US$ 2 bilhões, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Canadá. 

A mesma instituição afirma que o Brasil conta com aproximadamente 35 mil academias oficiais, se posicionando no segundo lugar do ranking de países com mais academias do mundo – atrás dos Estados Unidos.  

No entanto, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase metade da população brasileira não pratica o mínimo de atividade física recomendado para manutenção da saúde. 

Dados como esses indicam que ainda há uma parcela de mercado considerável a ser explorada pelos produtos, serviços e soluções fitness, que promovem saúde e bem-estar aos consumidores. 

E investir nas tendências do mercado, como programas direcionados aos idosos e a determinadas doenças, Treinamento Funcional, Personal Trainer, entre outras – pode ser uma alternativa interessante para futuros empreendedores.

Entretanto, independentemente do produto ou serviço escolhido, vale dizer que esse mercado também tem alguns riscos, por conta do seu perfil. A sazonalidade e o desafio de retenção de clientes são exemplos deles. 

Então, para garantir o sucesso de uma empresa como uma academia de ginástica e musculação, por exemplo, é preciso planejar um modelo de negócio consistente, além de fazer a gestão de forma completa e constante. 

A boa notícia é que foi-se o tempo em que o gerenciamento de uma empresa era feito manualmente. Hoje, o mercado conta com uma série de plataformas que oferecem o programa para controle de academia. E, neste artigo, separamos algumas dicas para que você possa escolher a melhor. Acompanhe e tenha uma ótima leitura!

O que é programa de controle para academia?

Um programa de controle para academia é um sistema criado para facilitar o gerenciamento das operações de academias e outros tipos de estabelecimentos relacionados.

Dependendo da proposta do software, pode contemplar diferentes ferramentas e recursos, como: gestão de membros, agendamento de aulas, monitoramento de desempenho dos clientes, gerenciamento de pagamentos, controle do fluxo de caixa, entre outros.

Alguns ainda promovem relatórios com dados sobre a gestão da empresa, para facilitar a tomada de decisão estratégica, identificando ameaças e oportunidades. 

O principal objetivo de um programa de controle para academia é desburocratizar, automatizar e simplificar a gestão de processos diários e rotineiros da empresa. 

Dessa forma, permite que os responsáveis pela gestão do negócio possam dedicar a energia otimizada com as atividades operacionais para investimento na qualidade da solução oferecida para os clientes. 

Por que é importante ter um programa para controle de academia?

Ter um programa para controle de academia proporciona uma gestão mais eficiente, automatizada e simplificada. De forma prática, ajuda a reduzir custos operacionais na gestão, garantindo mais produtividade e valor estratégico para o negócio – o que, certamente, impacta positivamente na satisfação e fidelização dos clientes. 

No caso do programa para controle de academia da Tecnofit, listamos abaixo mais algumas vantagens:

Aplicativo para os alunos

O Sistema Tecnofit é um gerenciador integrado de academias, box e studios – com funcionalidades para a gestão, professores e alunos. 

Por meio do aplicativo, os alunos conseguem acompanhar seus treinos e resultados, compartilhar conquistas por meio de uma timeline, dar feedbacks, entre outras funcionalidades que ajudam a oferecer uma solução ainda mais personalizada. 

Aplicativo para o gestor

Para a gestão, o sistema oferece desde o cadastro de membros, agendamentos, pagamentos e outras informações importantes sobre cada cliente, além de acompanhar os indicadores financeiro de inadimplência, lucratividade, ticket médio,gestão de turmas, relatórios, gráficos e muito mais – em um só lugar, de forma simples e centralizada. 

Funis e metas de venda

Cada etapa do ciclo de vida do cliente é acompanhada por meio do programa para controle de academia da Tecnofit. Ele ainda permite programar ações, cobranças e envio de promoções de forma automática, para estimular a conversão e garantir a retenção dos alunos.

Por meio dos relatórios de desempenho da empresa, também é possível criar metas de vendas e identificar as ações necessárias para cumpri-las conforme o período definido. 

Agenda de turmas

Um programa de controle para academia pode automatizar muitos dos processos diários e rotineiros de uma academia, como é o caso do agendamento das turmas de aulas coletivas, por exemplo. Em poucos passos é possível incluir a programação da academia no sistema, para que todos os alunos tenham acesso de forma rápida e fácil. 

Check-in via app

A solução da Tecnofit pode ser integrada aos mais diversos sistemas de catraca de academias em todo o Brasil. No entanto, por meio dele, também é possível fazer o check-in dos treinos pelo próprio aplicativo, facilitando o acompanhamento do histórico do aluno. 

Cadastro de promoções

Por meio do envio de comunicados de forma automática, os alunos são avisados sobre promoções, reajustes, cobranças, entre outros momentos importantes. 

Qual o melhor programa para controle de academia?

Se você acompanha o Blog da Tecnofit sabe que sempre indicamos avaliar entre as opções de mercado, aquela que tem a melhor conexão com as necessidades da sua empresa, seja em relação a aplicativos para academia, sistema de gerenciamento ou outras soluções personalizadas. 

No caso de um programa para controle de academia, é importante avaliar aquele que tem a solução mais completa, para evitar investimentos duplicados. Por isso, listamos abaixo mais algumas particularidades que a Tecnofit oferece em seu sistema, como forma de comparação:

Controle financeiro completo

Conforme citamos anteriormente, o Sistema Tecnofit de gestão de academias garante o controle financeiro completo da empresa, desde o acompanhamento de entradas e saídas de dinheiro, passando pela automatização de cobranças, até a disponibilização de relatórios de performance do negócio. 

Mas não para por aí: a flexibilidade também é uma das vantagens do programa para controle de academia de Tecnofit. Afinal, com ele, é possível fazer a gestão completa do negócio em qualquer lugar com acesso à internet, por meio da plataforma integrada ao sistema.  

Personalização de planos e contratos

Por meio do acompanhamento do histórico do cliente fica mais fácil entender as particularidades, comportamentos e perfis do público-alvo, permitindo a geração de insights importantes para personalizar planos e contratos – além da visibilidade das diferentes contratações dos clientes via ferramenta.  

Relacionamento com cliente

A conexão de um cliente com uma marca tende a aumentar à medida que ele percebe valor na solução oferecida pela empresa. 

Com o Sistema Tecnofit, de forma gratuita, os alunos têm acesso aos treinos e resultados, além de poderem contribuir com a melhoria dos serviços por meio de feedbacks, entre outras funcionalidades que certamente impactam na fidelização do aluno

Controle de acesso de alunos

Por meio do acesso aos check-ins, conclusão e avaliação dos treinos é possível fazer o controle de presença dos alunos, além da integração com a catraca da academia e possíveis outros sistemas de acesso. 

Como escolher o melhor sistema de controle para academia?

Por meio da conexão entre as principais necessidades da sua academia e soluções propostas pelos sistemas de gestão disponíveis no mercado, incluindo também a avaliação de preço de implementação, suporte especializado e diferenciais propostos, é possível fazer a melhor escolha para a sua empresa. 

A partir da experiência da Tecnofit com mais de 5.800 clientes satisfeitos com a prestação dos serviços, sugerimos alguns dos atributos que podem diferenciar as alternativas disponíveis. Confira abaixo:

Gestão administrativa

Além da gestão financeira e do controle transparente do comportamento dos alunos da academia, é interessante que o software de gestão permita o acompanhamento administrativo da empresa, com integração com sistema ponto, presença e feedbacks dos profissionais, entre outras funcionalidades que ajudam a controlar os recursos do negócio. 

Foco na gestão financeira e fiscal

A gestão financeira é parte fundamental do sucesso de qualquer negócio. Com o Sistema Tecnofit, você consegue acompanhar todas as movimentações financeiras da academia, entre elas: comissão de vendas, fluxo de caixa, cobrança automática de planos com pagamento por recorrência, dados de inadimplência, entre outros. Tudo isso de forma intuitiva e fácil de operacionalizar. 

Possuir CRM focado na fidelização do cliente

Conforme citamos no início deste artigo, um dos desafios do mercado fitness é a retenção dos alunos. Por isso, é fundamental que o programa de controle da academia traga informações para aprimorar o CRM (Customer Relationship Management, Gestão de Relacionamento com o cliente, em português), com o objetivo de otimizar a fidelização. 

Inteligência na montagem de treino

Por meio de uma base de dados confiável e completa, o Sistema Tecnofit usa a inteligência de dados para otimizar a montagem de treinos para professores, Coachs de CrossFit e Personal Trainer

Integração com aplicativos

A escolha de um programa de controle de academia sem integração com os demais sistemas utilizados pela empresa pode acarretar em gastos desnecessários. 

O Tecnofit Gym garante a integração com ferramentas essenciais, como: as principais catracas do mercado, leitores biométricos, leitores de QR Code, impressoras de treino e reconhecimento facial.

Conclusão

Esperamos que, por meio deste artigo, tenha sido possível compreender algumas das vantagens em investir em um programa de controle de academia, como impulsionador do sucesso do seu negócio. 

E para comprovar tudo o que o Sistema Tecnofit pode fazer pela sua empresa, convidamos você a fazer um teste agora mesmo. 

Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })