6617
Quanto custa montar uma academia: planejamento e investimento

Quanto custa montar uma academia: planejamento e investimento

Saiba quais são os principais investimentos para viabilizar a abertura deste tipo de negócio.

Empreendedor fitness fazendo planejamento do seu negócio no notebook

O comportamento do consumidor e as tendências de mercado revelam que espaços fitness podem ser boas opções de investimento para quem deseja abrir um negócio. No entanto, uma das primeiras preocupações dos interessados é quanto custa montar uma academia. 

Com uma concorrência que cresce a cada dia, será que é preciso investir um valor enorme para garantir um diferencial competitivo? E em quanto tempo esse valor é recebido de volta? Qual é o preço mínimo das mensalidades para cobrir o investimento?

Preparamos este artigo para ajudar a esclarecer algumas dúvidas e direcionar as principais sugestões de estratégia e ferramentas para quem deseja abrir uma academia. Continue acompanhando para saber mais. 

Quem pode abrir uma academia?

Diferentemente da graduação obrigatória em Educação Física para ministrar aulas e prescrever treinos em academias, não é necessário ter uma formação específica para abrir esse tipo de negócio. 

No entanto, ressaltamos que a experiência e conhecimento básico no mercado fitness podem fazer toda a diferença no oferecimento de serviços especializados e atendimento ao cliente.

E para garantir uma boa gestão, além de contar com ferramentas personalizadas, como o Tecnofit Gym, é ideal ter conhecimentos em Administração, Empreendedorismo e Gerenciamento de Empresas. 

O que é necessário para montar uma academia?

Assim como em qualquer empresa, montar uma academia não acontece da noite para o dia. É necessário investir tempo e recursos em uma série de etapas, desde as mais burocráticas – como a obtenção de licenças e documentos legais – até a estratégia de divulgação do negócio. Saiba mais: 

Etapas legais e de documentação

Apesar de serem etapas burocráticas, são extremamente importantes para garantir a legalização do seu negócio e evitar multas e problemas no futuro. Sendo assim, anote quais são os principais documentos a serem solicitados: 

  • Inscrição na Prefeitura do município. 
  • Inscrição na Receita Federal. 
  • Inscrição na Previdência Social. 
  • Alvará de Funcionamento.
  • Cadastro no Conselho Regional de Educação Física (CREF).

Além disso, para enquadrar a sua empresa como prestadora de serviços, é preciso registrar a documentação necessária no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica do seu estado. Como a lista varia de lugar para lugar, entre em contato com esse órgão para confirmar as necessidades. 

Etapas de negócio e gestão

Além das questões legais, a criação de um plano de negócio e definição de como será feita a gestão da empresa são essenciais para conquistar cada um dos objetivos estratégicos. 

O plano de negócio é um documento em que o empreendedor consegue identificar a viabilidade da empresa a partir da análise do mercado, concorrência, serviços, público-alvo, planos e preços, custos e despesas, entre outras questões. É uma forma de mapear e mitigar possíveis riscos e criar estratégias para enfrentar obstáculos. 

Também neste plano é interessante definir como será feito o gerenciamento da academia – desde as questões financeiras, passando pelas administrativas, até a gestão dos clientes. 

Por serem processos técnicos e cheios de detalhes, nada melhor do que otimizar a gestão da sua academia com uma ferramenta personalizada, na qual você consegue ter uma visão completa do que acontece na academia, de forma fácil e prática. 

E, conforme citamos anteriormente, a melhor dica para isso é o sistema de gestão Tecnofit Gym. Faça um teste agora mesmo para avaliar como a plataforma pode se encaixar no seu plano de gestão!

Como montar uma academia?

Agora que você já sabe, em linhas gerais, o que é preciso para montar uma academia, é hora de detalhar algumas decisões importantes nessa jornada. Confira abaixo:

1. Escolha a localização

Essa é uma das escolhas com maior impacto no sucesso da sua empresa. Além de ter conexão direta com quanto custa montar uma academia, deve direcionar seu público-alvo, os serviços oferecidos e até mesmo o valor a ser cobrado pelos planos e mensalidades. Por isso, é essencial fazer uma pesquisa de mercado para definir onde abrir o seu negócio. 

2. Determine seu público-alvo

Mais do que conhecer, se optar por abrir uma academia do zero, você pode definir qual é o perfil de alunos que pretende impactar e direcionar seus serviços para melhor atendê-los. Por outro lado, caso decida abrir uma franquia de academia, o público-alvo será pré-estabelecido de acordo com o perfil que mais se conecta com a marca. 

Independentemente do modelo de negócio, aprofundar o conhecimento por meio de feedbacks e pesquisas certamente é uma ótima alternativa para a manutenção de experiências positivas para os seus alunos. 

3. Tome cuidado com as condições do imóvel 

Seja a sua decisão por alugar ou comprar um imóvel para montar a sua academia, é importante ter muita atenção em relação às condições do local. Se necessário, conte com especialistas, como uma imobiliária ou advogados para garantir que vai assinar um contrato coerente, bem estruturado e justo para ambas as partes. 

4. Contrate e capacite profissionais especializados

Outro ponto que certamente fará a diferença na fidelização dos alunos de uma academia – e consequentemente, na previsibilidade de receita – é a contratação de profissionais especializados. São eles os responsáveis pela criação de um ambiente de troca e confiança com os alunos, para motivá-los durante os treinos, além da própria prescrição correta e personalizada dos exercícios. 

Por isso, identifique critérios para a contratação e invista na capacitação dessas pessoas, para que possam manter o melhor atendimento aos seus alunos. 

5. Planeje sua estrutura

A estrutura e os equipamentos necessários para esse tipo de negócio têm relação direta com a resposta sobre quanto custa montar uma academia. Vale pensar que: quanto mais diferenciais você incluir no espaço, maior será o valor agregado para os alunos – e, consequentemente, maior a receita. 

Em geral, uma academia precisa ter recepção, espaço para alongamento, sala de ginástica, espaço com aparelhos de musculação, vestiários feminino e masculinos, armários para guardar os pertences, sala administrativa e sala de avaliação física. Com essa organização, o tamanho que você irá precisar para compor a academia é superior a 250m². 

6. Escolha os equipamentos ideais

Um dos maiores custos relacionados à abertura de uma academia tem a ver com a compra de equipamentos. Apesar de ser uma parcela considerável, quanto melhor forem essas máquinas e acessórios, menor será a necessidade de manutenção e maior será o diferencial competitivo em relação aos seus concorrentes. 

Uma boa dica é investir em aparelhos multifuncionais, em que os alunos possam realizar diferentes exercícios. Entre os principais que precisam constar na sua empresa, listamos:

  • Esteiras
  • Bicicletas ergométricas
  • Máquina flexora
  • Barras
  • Kit anilhas
  • Colchonetes
  • Cordas
  • Banco supino
  • Cross trainers 
  • Peitoral dorsal
  • Abdominal com carga 
  • Porta barras
  • Step 
  • Além de outros itens administrativos, como computador, cadeira, telefone e armários.

7. Defina as questões administrativas

Com a definição do local, público-alvo, profissionais e estrutura, você pode planejar a forma como o serviço será oferecido para os seus alunos, desde os valores das aulas e mensalidades até a forma de pagamento. 

Para isso, é ideal ter um plano financeiro, calcular os custos, valor do faturamento e do lucro, assim como controle de estoque, pagamento de funcionários, entre outras tarefas, para alavancar os resultados da sua academia. 

8. Automatize os processos

Vários dos serviços que usamos todos os dias – como bancos, restaurantes e compras online – já receberam as vantagens da automatização. E você pode fazer o mesmo com a gestão da sua academia!

Busque parceiros e ferramentas que possam garantir mais agilidade, segurança e controle para a sua empresa por meio da tecnologia. O acesso via biometria ou reconhecimento facial, conexão de sistema de gestão com a catraca e automatização do pagamento dos clientes são alguns bons exemplos.  

9. Faça a gestão financeira

Para ser lucrativo e crescer, um negócio precisa de um gerenciamento constante. É preciso acompanhar de forma clara e objetiva as entradas e saídas de recursos, possibilidades de investimento ou necessidades de cortes, ter uma previsão de receita e se preparar para possíveis períodos de baixa de demanda. 

Tudo isso pode ser feito por meio de um sistema personalizado, como o Tecnofit Gym. Ele ainda proporciona dashboards com dados estratégicos para que você possa tomar as melhores decisões em relação às finanças da sua academia. 

10. Elabore os planos e preços da sua academia

Existe uma série de fatores importantes para definir os valores das mensalidades e planos do seu negócio. Entre eles: 

  • Registro de custos e despesas: para ter uma clara noção de quanto está gastando em relação à manutenção do espaço e infraestrutura, pagamento de funcionários, luz, água, reformas, entre outros. 
  • Definição de margem de lucro: é importante identificar um índice seguro que pague as suas despesas e ainda uma sobra para você guardar em caixa e evitar apertos futuros. 
  • Identificação do preço médio: o cálculo consiste na quantidade de alunos que a sua academia suporta dividido pela receita esperada. Se você possui 400 clientes e espera ter R$ 50.000,00 de lucro, o preço médio ideal seria 400 ÷ 50.000 = 125.

11. Faça a divulgação

As estratégias de marketing corretas também vão direcionar a melhor forma de conquistar novos clientes e reter os alunos, para melhorar a receita. Isso pode ser feito de diversas formas, desde o marketing tradicional – em TVs, rádios e até mesmo panfletagem – até diferentes técnicas de marketing digital, com forte presença nas redes sociais. 

Avalie o que combina melhor com a sua empresa e conte com especialistas para te ajudar a direcionar o investimento em anúncios da melhor maneira. 

Quanto custa montar uma academia?

Chegamos na parte mais importante deste artigo: entender, de fato, quanto custa montar uma academia. E a grande verdade é que a resposta para essa pergunta depende de uma série de variáveis. 

Não é possível definir um valor absoluto, já que em diferentes locais e para diferentes tipos de negócio, esse valor muda. Mas para te ajudar a ter um caminho para se planejar, direcionamos as respostas de acordo com quatro tipos de academias. Confira:

Academia de CrossFit

Em primeiro lugar é importante saber que o CrossFit é uma marca – e para usá-la é preciso investir no valor do credenciamento, além de uma anuidade de cerca de dois mil dólares. Além disso, você deve arcar com os custos de manutenção do local, compra de equipamentos, contratação de profissionais, entre outras despesas. 

Esse orçamento é bem flexível, mas segundo especialistas, a partir de R$ 20 mil reais é possível equipar um box que atende até 10 alunos por hora. Esse valor pode chegar a R$ 150 mil para espaços maiores e mais completos. Em relação aos custos de estrutura, salário, manutenção e outros, o valor pode oscilar de R$ 35 mil a R$ 100 mil. 

Academia de artes marciais e de jiu jitsu

Para academias de boxe, jiu jitsu e outras artes marciais também é necessário investir em equipamentos e profissionais especializados. E dessa forma, o valor também pode variar de acordo com algumas questões. 

Em média, é possível cogitar um investimento inicial de R$ 40 mil, que pode chegar a mais de R$ 200 mil. Considerando essa ampla variação, a melhor orientação é fazer um planejamento cuidadoso, com pesquisa e negociação de espaços, acessórios e equipamentos, para chegar em um valor mais próximo das suas expectativas. 

Academia de musculação

Em relação às academias mais comuns, além de todas as condições que podem impactar na variação de custo, há ainda o modelo de negócio escolhido: franquia ou empresa própria, por exemplo. 

No caso de franquias menores, o valor do investimento inicial é de cerca de $ 57 mil. No entanto, redes mais conhecidas como a SmartFit chegam a  R$ 950 mil para abrir uma filial. 

Por outro lado, academias próprias demandam um valor mínimo de R$ 50 mil pensando em espaços pequenos, mas o investimento pode ser muito maior de acordo com os serviços e personalização do espaço. 

Academia de natação

Entre todos os exemplos citados neste artigo, as academias de natação certamente são as mais complexas – e, por conta disso, exigem um investimento maior. 

Segundo o Sebrae, o valor inicial para abrir uma empresa desse tipo pode variar entre R$ 180 mil e R$ 300 mil reais, considerando uma escolha de pequeno ou médio porte. Para estabelecimentos maiores com uma estrutura mais completa, o investimento pode chegar a mais de R$ 800 mil.

Qual é o lucro de uma academia?

Da mesma forma que a resposta sobre quanto custa montar uma academia, o cálculo do seu possível lucro depende de alguns fatores, como o tamanho e modelo do negócio, quantidade de alunos, planos e preços, entre outros. 

Considerando esse cenário, não é possível definir um valor exato, mas é comum que a margem de lucro desse tipo de empresa fique entre 20% a 35%, com o retorno do investimento variando entre 12 e 18 meses. 

Quanto fatura uma academia de pequeno porte?

Franquias pequenas que demandam investimento inicial de ao menos R$ 50 mil, o faturamento pode chegar a, em média, R$ 20 mil por mês, com lucro líquido de 30%. Nesse cenário, o tempo de retorno de investimento é de cerca de um ano. 

Quais são os riscos de abrir uma academia?

Além dos mesmos riscos de qualquer tipo de empresa, como um planejamento incorreto e estudos de mercado incompletos, as academias também estão expostas a fatores externos que podem impactar no seu sucesso, como crise na economia e saúde, por exemplo. 

Fora isso, esse tipo de negócio também depende da sazonalidade e de desafios como a retenção de alunos. Por isso, é essencial que o empreendedor tenha a previsibilidade do faturamento para tomar decisões que não impactem negativamente na empresa. 

Quanto ganha um dono de academia de musculação?

Mais um “depende” para a conta! O valor recebido pelo dono da academia varia de acordo com o faturamento da mesma, além da localização, tipo de empresa e de serviços. Em pesquisas em portais especializados no assunto, podemos encontrar salários que variam de R$ 4 mil a R$ 11 mil por mês. 

Abrir academia vale a pena?

Conforme iniciamos este artigo, a indústria fitness é uma das que mais crescem no Brasil, responsável pela movimentação de mais de US$ 2,1 bilhões. É o maior volume de receita da América Latina e o terceiro maior de todas as Américas. Dados como esse indicam que investir em uma academia no país tem grandes chances de trazer resultados positivos. 

Por outro lado, a concorrência também cresce a todo instante, com inovações e soluções especializadas para públicos segmentados. Por isso, para ter o sucesso esperado com a abertura de uma academia, é preciso realizar um plano de negócio adequado e seguir todos os passos compartilhados neste artigo, com destaque para a sua gestão. 

Conclusão

Esperamos que, com este artigo, além de saber quanto custa montar uma academia, você possa ter aproveitado as dicas para planejamento e investimento nesse tipo de negócio. Para mais informações sobre o mercado fitness, continue acompanhando o Blog da Tecnofit!

Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })