9179
Qual o melhor piso emborrachado para academia: como escolher?

Qual o melhor piso emborrachado para academia: como escolher?

Saiba como garantir uma melhor experiência aos seus alunos a partir da identificação do melhor tipo de piso para o seu espaço.

Mulher treinando em cima de um piso emborrachado

Para montar um negócio fitness é importante saber que cada detalhe do estabelecimento pode fazer a diferença na experiência do aluno. Saber qual é o melhor piso emborrachado para academia é um bom exemplo disso. 

A escolha pelo piso ideal vai muito além da estética ou custo-benefício. É preciso garantir que o piso ofereça qualidade e segurança aos treinos, além de servir como uma boa base para os equipamentos. 

Pensando nisso, preparamos um artigo com ótimas orientações para que você possa identificar qual é o melhor piso emborrachado para academia. E fica até o final que tem dica boa: também indicamos um parceiro de altíssima qualidade, com o qual temos o prazer de trabalhar aqui na Tecnofit.  

Qual o melhor piso emborrachado para academia?

Uma das primeiras perguntas a serem feitas para identificar qual é o melhor piso emborrachado para academia é onde ele será instalado. Isso porque diferentes espaços do estabelecimento demandam diferentes cuidados. Confira abaixo: 

Musculação

Para acomodar treinos intensos, equipamentos e levantamento de pesos livres, o piso para a área de musculação precisa ser resistente, durável e com ótima absorção de impacto. A indicação é densidade média a alta, com espessura de 15 a 20 milímetros. 

Ginástica

Agora para exercícios aeróbicos, por exemplo, o PVC emborrachado pode ser uma ótima alternativa, já que contempla uma superfície lisa e antiderrapante, que facilita a movimentação. A espessura deve ter em média 10 milímetros. 

Dança

Apesar de não ser a melhor indicação para salas de dança, o PVC emborrachado também pode funcionar bem nesses espaços – graças às suas características de amortecimento e antiderrapante. 

Artes marciais

Em salas de luta e artes marciais, a melhor indicação é o tatame em EVA – um tipo de piso diferente do emborrachado, apesar de ter características semelhantes. Para suportar as quedas e golpes da modalidade, o EVA precisa ter, no mínimo, 30 milímetros de espessura. 

Box de CrossFit

Assim como para as salas de musculação, nos espaços de CrossFit podem ser usados pisos emborrachados resistentes, com em média 20 a 30 milímetros de espessura. 

Pilates e yoga

Em geral, os emborrachados não são escolhidos para espaços destinados a essas modalidades. O que não significa que não possa ser uma opção. Neste caso, a preferência é por PVC emborrachado mais fino, entre 10 e 15 milímetros de espessura. 

Áreas molhadas da academia

Os pisos emborrachados funcionam muito bem nessas áreas, em que o conforto e segurança são primordiais! A indicação é pela escolha de opções antiderrapantes e drenantes. 

Quais os tipos de piso emborrachado para academia?

Agora que você já sabe que para cada espaço de uma academia há um piso emborrachado ideal, é importante saber quais são as opções disponíveis no mercado. Conheça:

  • Placas: podem ser encontradas em diferentes tamanhos, espessuras e acabamentos, entre eles: liso, com textura, tipo moeda ou grão de arroz. 
  • Módulos: são aqueles que “encaixam” como um quebra-cabeça. São vendidos em pedaços, também com diferentes texturas e tamanhos 
  • Rolo: costuma ser a opção mais econômica, principalmente para as áreas maiores. 
  • Mantas: é muito parecida com o rolo, encontrada em diferentes metragens, cores e estilos. 

Por que é tão importante escolher o material certo do piso para academia?

A partir do entendimento sobre a função do piso emborrachado para cada área da academia, fica mais fácil saber a importância da escolha certa para o material. 

É fundamental saber que a matéria-prima certa vai impactar na segurança, conforto e durabilidade do ambiente – o que está diretamente relacionado à experiência do aluno no local. Além disso, o piso deve oferecer a absorção do impacto adequada para proteger os alunos e os equipamentos, ajudando a prevenir lesões e desgastes. 

Quais são os fatores que interferem na escolha do piso emborrachado para academia?

Se até agora você achava que a escolha pelo melhor piso emborrachado para academia se limitava ao melhor custo-benefício, é hora de repensar essa decisão. Listamos abaixo alguns outros fatores cruciais para buscar a melhor solução para a sua academia:

Matéria-prima

A qualidade da borracha vai indicar a resistência e durabilidade do piso. Por isso, é importante verificar se a matéria-prima é virgem ou reciclada e se atende a todos os padrões de qualidade esperados. 

Segurança proporcionada

Um piso seguro deve conseguir absorver impactos, ajudando a prevenir lesões durante a prática dos exercícios. Além disso, deve contar com uma superfície antiderrapante, principalmente em ambientes úmidos e molhados. 

Ausência de toxicidade

O cuidado com a matéria-prima também demanda ter a certeza de que o piso não emite substâncias prejudiciais (como os compostos orgânicos voláteis – COVs) e que não contém metais pesados, seguindo as normas e regulamentações ambientais. 

Durabilidade

Um bom piso emborrachado para academia deve resistir ao desgaste e intensidade dos treinos, além de ser resistente a produtos químicos usados para higienização e limpeza. 

Quais as vantagens do piso emborrachado para academia?

Você já deve ter percebido que saber qual é o melhor piso emborrachado para academia não é, necessariamente, uma tarefa fácil. Mas a decisão ideal certamente irá garantir uma série de vantagens para o seu negócio. Entre elas: 

Ação antiderrapante

O piso correto vai ajudar a evitar quedas e escorregões, garantindo estabilidade e segurança para a prática de exercícios – mesmo na presença de suor, água ou umidade. 

Absorção de impactos

Além de proteger a articulação dos alunos, reduzindo o risco de lesões, os pisos emborrachados também ajudam a amortecer o peso dos aparelhos, equipamentos e acessórios. 

Isolamento acústico

Academia sem a playlist típica para treino não é academia. E a borracha também ajuda a melhorar a experiência sonora, já que é um ótimo isolante acústico – evitando ecos e ruídos e deixando o ambiente muito mais agradável. 

Conforto térmico

O conforto também está na temperatura de treino ideal, a qual pode ser melhorada por meio dos isolantes térmicos dos pisos de borracha. Eles ajudam a evitar a sensação de frio e criar um ambiente mais aconchegante para as mais diversas modalidades. 

Resistência à propagação de chamas

A borracha também tem propriedade antichamas, o que permite que qualquer foco de incêndio não se alastre, proporcionando ainda mais segurança. 

Facilidade de instalação

Outra ótima vantagem dos pisos emborrachados é a facilidade de instalação. Principalmente as opções encontradas em blocos ou módulos, as quais podem ser encaixadas sem a necessidade de cola ou outros produtos químicos. 

Qual o preço do piso emborrachado para academia?

Não existe uma resposta exata para o custo do piso emborrachado para academia, já que isso deve variar de acordo com o tipo, textura, espessura, tamanho, acabamento e o tamanho do espaço a ser coberto. 

É possível encontrar placas de piso emborrachado de um metro quadrado por R$ 100. Enquanto a manta de PVC, vendida em 10 metros quadrados, pode ser encontrada por R$ 550, por exemplo. 

A dica aqui é entender, com ajuda de especialistas, qual é a melhor alternativa para o seu estabelecimento. E, a partir disso, investir em negociações de valor e condições de pagamento com diferentes parceiros, até encontrar uma opção ideal para a sua academia. 

Como escolher um bom piso emborrachado para academia?

Pode ser que a escolha do melhor piso emborrachado para a sua academia demande tempo e esforço de pesquisa e negociação. Para otimizar esse processo, a nossa indicação é contar com um parceiro de confiança, como é o caso da Inovary Pisos Sustentáveis. 

A Inovary surgiu com o propósito de criar produtos sustentáveis, a partir da reciclagem de pneus inutilizados. A empresa busca oferecer soluções tecnológicas e inovadoras, sem deixar de lado a qualidade e pontualidade na entrega. 

Entre as opções de pisos emborrachados, a Inovary conta com soluções para box de CrossFit, centros de treinamento, academias, studios e home box. Acesse o site para saber mais e fazer o seu pedido!

Além de contar com um especialista, outras diretrizes para ajudar na tomada de decisão do melhor piso emborrachado para academia são:

Modalidade

Considere os exercícios praticados em cada espaço da sua academia, suas necessidades, que podem exigir um piso mais resistente, antiaderente ou com ótima absorção de impacto, por exemplo. 

Estética

Relacionar a cor, textura e acabamento do piso com o restante da estética da sua academia vai ajudar a criar um ambiente confortável e visualmente bonito. 

Durabilidade

Avalie a possibilidade de incluir pisos com mais resistência, principalmente nos espaços com maior fluxo de pessoas e exercícios de alto impacto. 

Modo de instalação

Às vezes os pisos mais fáceis de instalar podem não se encaixar às condições da sua academia. É preciso entender o que funciona melhor para o espaço, de acordo com a praticidade e necessidades do local. 

Reputação dos fornecedores

Conforme abordamos anteriormente, contar com um fornecedor de qualidade fará toda a diferença na escolha do melhor piso para a sua academia. Por isso, pesquise e analise as avaliações e recomendações dos parceiros disponíveis antes de fechar qualquer negócio. 

Custo-benefício

Por mim, mas não menos importante, considere as vantagens envolvidas no valor de cada piso. É comum que as opções com mais qualidade tenham um preço inicial mais alto. No entanto, esse valor pode ser economizado a longo prazo, evitando manutenções e trocas. 

Como colocar piso emborrachado para academia?

A forma de instalação depende do tipo de piso escolhido. Existem opções em módulo, em que as peças podem ser apenas encaixadas; enquanto as placas, rolos e mantas são coladas no contrapiso. Independentemente disso, é importante que o contrapiso esteja limpo, nivelado e em boas condições para aplicação do revestimento de borracha. 

Como fazer a manutenção do piso emborrachado?

A durabilidade do piso emborrachado para academias também depende da forma como é feita a manutenção, higienização e limpeza. Para isso, além de seguir as recomendações do fabricante, algumas dicas são: 

  • Evitar o uso de vassouras de metal e mangueiras/lavadores de alta pressão. 
  • Evitar o uso de produtos químicos e solventes. 
  • Evitar arrastar equipamentos e acessórios pesados; a indicação é levantá-los para movê-los de um lugar para outro. 

Como limpar o piso emborrachado de academia?

A higienização de um piso emborrachado costuma ser simples, mas alguns cuidados devem ser tomados para maximizar a durabilidade do material. Para a limpeza, as indicações são:

  • Uso da vassoura ou aspirador de pó para remoção da poeira. 
  • Em seguida, esfregar o piso com água e detergente neutro. 
  • Uso de pano úmido para remover os produtos de limpeza. 
  • E, por fim, secagem com um pano limpo. 
  • Caso seja necessário remover alguma mancha, é possível usar uma esponja ou escova de cerdas macias, além de uma solução de sabão concentrada. 

Quanto tempo dura o piso emborrachado?

Com uma boa manutenção e cuidado, um piso emborrachado pode durar até 10 anos. No entanto, é importante saber que esse tempo pode variar de acordo com o material, desgaste intenso e condições do fabricante. 

Por isso, a dica é entender com o fornecedor de piso escolhido, quais são as melhores formas de aplicar, manter e usar o piso emborrachado para maximizar o seu tempo de duração. 

Conclusão

Com todas essas dicas, você está certamente preparado para escolher o melhor piso emborrachado para a sua academia, além de garantir os benefícios completos com essa decisão. Para mais dicas sobre como montar seu espaço fitness, continue acompanhando o Blog da Tecnofit!

Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })