9168
Qual a melhor esteira profissional para academia e como escolher?

Qual a melhor esteira profissional para academia e como escolher?

Confira algumas dicas e indicações para identificar o melhor aparelho para a sua academia.

qual a melhor esteira profissional para academia

A escolha por um equipamento de qualidade impacta diretamente na melhor experiência dos seus alunos. Por isso, preparamos um artigo completo sobre qual a melhor esteira profissional para academia, como identificá-la no meio de tantas opções e a importância de escolher um bom aparelho para o seu negócio. Continue acompanhando para saber mais!

Por que investir em uma esteira profissional?

Antes de saber qual é a melhor esteira profissional para academia é interessante entender os motivos pelos quais realmente vale a pena investir em uma. Listamos os principais abaixo!

  • Durabilidade: em geral, as esteiras profissionais são construídas com matéria-prima de altíssima qualidade, além de serem projetadas para uso intensivo. Por conta disso, tendem a durar mais, o que também significa economia com manutenção e troca.  
  • Alta performance: esses equipamentos normalmente contam com motores mais potentes, maior capacidade de inclinação e amortecimento avançado, o que contribui para melhores resultados e conforto durante o treino. 
  • Menor risco de lesões: por conta do amortecimento de alta qualidade, as esteiras profissionais ajudam a reduzir o impacto nas articulações, tornando o exercício mais seguro e saudável. 
  • Diferentes tipos de treino: as esteiras profissionais também têm diferenciais quanto às possibilidades de recursos, como: monitoramento cardíaco, conectividade com aplicativos, telas interativas, entre outros. Tudo isso proporciona uma experiência ainda melhor e mais completa aos alunos. 

Afinal, qual a melhor esteira profissional para academia?

Agora que você já conhece alguns dos motivos pelos quais comprar uma esteira profissional para a sua academia, preparamos um checklist do que precisa ficar atento na hora de comparar as opções e escolher o equipamento ideal. Confira:

Potência do motor

Diferentemente de uma esteira para uso individual, o equipamento para academia precisa suportar uma sequência de uso intensivo. Por isso, escolha um motor com pelo menos .0 HP (horsepower) contínuo para uso comercial.

Inclinação

Possibilidades de inclinação também tendem a ser um diferencial para atletas e alunos. Isso porque torna o treino ainda mais dinâmico, com simulação de diferentes tipos de terrenos e exercícios. Escolha uma opção que ofereça uma ampla gama de inclinações e recursos. 

Amortecimento

Como falamos anteriormente, mais do que um diferencial, o amortecimento de qualidade é uma garantia de segurança para os seus alunos. Isso porque esse recurso ajuda a reduzir o impacto nas articulações, proporcionando um treino mais seguro, saudável e confortável. 

Comprimento e largura

A primeira dica para escolher o tamanho da sua esteira profissional é a dimensão disponível na sua academia. Além disso, é recomendado optar por uma lona com ao menos 55 polegadas de comprimento e 20 polegadas de altura, para acomodar as passadas de forma segura e confortável. 

Capacidade de peso

A recomendação aqui é buscar equipamentos que suportem, pelo menos, mais de 120 kg. Além de oferecer mais segurança aos alunos, com essa indicação, você evita a necessidade constante de manutenção. 

Funções e recursos

Você provavelmente vai encontrar alternativas com os mais diferentes recursos disponíveis no mercado. Avalie aquilo que mais faz sentido para o seu público-alvo e que possa ser visto como diferencial para os seus alunos. 

Dimensões da lona

Além da largura, que deve ficar entre 45 e 50 metros de largura, é interessante verificar a altura da lona em relação ao chão, para garantir a segurança para subir e descer do aparelho, e avaliar se a lona tem antiderrapantes, para proteger seus alunos contra acidentes e quedas.

Valor

Você provavelmente vai encontrar uma série de valores diferentes entre as opções de esteiras profissionais disponíveis. A dica aqui é: comparar, negociar e lembrar que o investimento inicial mais alto pode valer a pena quando avaliamos a durabilidade e performance do aparelho. 

Quais são as principais marcas de esteiras para academia?

Tudo pronto para adquirir as melhores esteiras profissionais para a sua academia? Então está na hora de conhecer algumas das principais marcas disponíveis e bem-avaliadas no mercado. Conheça a lista e faça uma busca por aquelas que mais se conectam com o seu negócio! 

  • Kikos
  • Matrix
  • Movement Fitness
  • Life Fitness
  • Polimet
  • Total Health
  • Technogym
  • Evolution Fitness
  • Ziva

Qual a melhor marca de esteira de academia?

A verdade é que não existe uma resposta certa para essa pergunta! 

Na lista acima, consideramos algumas das marcas com melhores avaliações por consumidores e especialistas, mas a verdade é que o melhor equipamento ou marca vai depender das necessidades da sua academia – e de uma série de atributos os quais você vai determinar para encontrar a melhor opção para o seu negócio. 

A dica aqui é conectar as suas prioridades com a pontuação de cada marca, na sua opinião. Você também pode fazer uma pesquisa com seus alunos, profissionais e concorrentes, buscando percepções a médio e longo prazo, em relação às experiências com as marcas. 

Ainda neste artigo, traremos cinco sugestões de marcas e equipamentos para adquirir em 2023. É uma boa dica para começar. Aproveite a leitura e faça suas avaliações!

O que muda de uma esteira comum para uma profissional?

Considerando tudo o que abordamos até aqui, você pode estar se perguntando: quais são as reais diferenças de uma esteira comum e uma esteira profissional. E para te ajudar com essa dúvida, listamos algumas das diferenças:

  • Esteira residencial, para uso individual: em geral são menores, com menos recursos e tecnologias. Atendem os treinos esporádicos domésticos e são desenvolvidas com foco na usabilidade, e não alta performance. 
  • Esteiras semi-profissionais: pode ser uma alternativa para um studio ou academia de pequeno porte. Em geral são produzidas com foco em exercícios leves e reabilitação, ainda que atendam a utilização intensiva. No entanto, não oferecem tantas opções e recursos quanto uma esteira profissional. 
  • Esteira profissional: é a opção mais recomendada para academias. São equipamentos produzidos para sustentar treinos de alto impacto, dimensões e pesos maiores. Além disso, costumam oferecer uma série de recursos diferenciais, como: medidor de batimentos cardíacos, painel interativo, sistema de inclinação, programas de treinos pré-definidos, além de espaços para acomodar squeeze e celular, por exemplo.  

Qual é o preço de uma esteira profissional para academia?

Em primeiro lugar é preciso considerar que é muito improvável que você vá comprar apenas uma unidade de esteira profissional para sua academia. Espaços menores devem ter ao menos três equipamentos; enquanto academias de grande porte podem ter mais de 20. E é claro que isso acarreta em um alto investimento para o seu negócio. 

Mas a verdade é que a resposta para essa pergunta depende de vários fatores: marcas, estilos, equipamentos, fornecedores, entre outros. Uma esteira profissional pode custar de R$ 5 mil a mais de R$ 50 mil. Por isso, a melhor dica é pesquisar aquela que faz mais sentido para a sua empresa, e negociar os valores com seus fornecedores de equipamento. 

Top 5 esteiras profissionais para comprar em 2023

Para que você não conclua este artigo sem saber por onde começar a sua busca, fizemos uma seleção de cinco entre as melhores esteiras profissionais para academia, para comprar em 2023. Confira a lista e aproveite!

1. Esteira Athletic Professional Amazon 3.0T

Esse equipamento combina a qualidade internacional e alta performance. A velocidade chega a 25 km/hora, com um motor de 3.0 HP. Sustenta até 150 kg, contendo 24 programas e 13 funções diferentes. Acesse o site para saber mais!

2. Esteira Profissional Kikos KX9500

Essa opção alcança até 20 km/hora, com possibilidades de inclinação silenciosa, 19 programas de treinamento e outros três personalizáveis. Possui conexão WI-FI, tela TFL/LED e tecnologia Virtual Active: experiência de vídeo em movimento. Saiba mais no site da marca. 

3. Esteira Profissional Kikos KX3500I

Com motor de 2.0 HP AC e seis pontos de absorção de impacto, proporciona caminhadas e corridas mais confortáveis aos alunos. Chega a 18 km/hora e tem inclinação eletrônica de 15%, ideal para potencializar o treino. Acesse o site para conferir os detalhes.  

4. Esteira Profissional Speedo TR7+

É robusta, moderna, macia e silenciosa. Essa opção tem motor com potência de 5.0 HP DC, além de painel touch-screen smart, com conexão WI-FI. Suporta até 160 kg, velocidade de 18 km/hora e inclinação de 18%. Possui também 12 programas de corridas inteligentes e três modos personalizáveis. Confira mais detalhes no site. 

5. Esteira Profissional NordicTrack Commercial 1750

Concluímos as dicas com uma opção prática e confortável, com motor elétrico e potência de 3.75 HP. Tem design dobrável o que facilita a locomoção e armazenamento. Acesse o site para saber mais!

Quais são os tipos de esteiras para academia?

Além de todos os atributos para escolher a melhor esteira profissional para academia, é interessante que você saiba identificar os tipos disponíveis, entre elétrica e mecânica. Conheça os detalhes de cada uma delas:

  • Esteira elétrica: nessa opção, é o motor que gera a força para impulsionar a passada. A lona é movida automaticamente, sem depender de esforços. 
  • Esteira mecânica: essa versão, por sua vez, é considerada mais antiga, onde o ritmo das passadas geram a força para aumentar ou diminuir a velocidade. Apesar de o custo possivelmente ser menor, a experiência não é tão boa para o aluno. 

Perguntas frequentes 

Para te ajudar a selecionar a melhor esteira profissional para academia, trouxemos abaixo algumas respostas de perguntas frequentes sobre o assunto. Confira!

Qual a vantagem de comprar uma esteira profissional?

As esteiras profissionais apresentam as seguintes vantagens: melhor durabilidade e performance; amortecimento superior; mais possibilidades de inclinação e capacidade de sustentação de peso; recursos diferenciados e avançados; entre outras.

Qual a diferença entre uma esteira profissional e uma residencial?

A principal diferença entre uma esteira profissional e residencial está na sua finalidade. Não quer dizer que uma é melhor que a outra, isso depende do objetivo do uso. No entanto, uma esteira residencial provavelmente não vai atender a demanda de uma academia, com uso intensivo, suportando pesos altos e com dimensões apropriadas. 

O que é motor AC?

É o motor de corrente alternada, encontrado em esteiras profissionais por conta da capacidade de produzir potência constante por longos períodos de tempo. É conhecido pela alta durabilidade e capacidade de sustentar cargas pesadas. São mais robustos que os motores de corrente contínua (DC), mais comuns em esteiras residenciais. 

Conclusão

Esperamos que este artigo tenha contribuído para que você possa fazer a escolha correta a respeito da melhor esteira profissional para a sua academia. Para saber mais sobre a importância da compra de equipamentos de qualidade para uma melhor experiência aos seus alunos, continue acompanhando o Blog da Tecnofit. 

Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })