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Academias Boutique: o que são, suas características e por que estão ganhando popularidade no mercado fitness

Academias Boutique: o que são, suas características e por que estão ganhando popularidade no mercado fitness

Conheça detalhes importantes sobre este estilo de estabelecimento, seus diferenciais e principais vantagens para empreendedores.

academia boutique

Quanto vale uma excelente experiência? Cada vez mais, as pessoas têm aceitado investir valores significativos em momentos e serviços personalizados, que as ajudem a otimizar suas rotinas. Como é o caso das academias boutique! 

Como o nome já diz, as academias boutique são consideradas estabelecimentos de luxo. Nelas, além do exercício físico em si, os alunos são submetidos a serviços diferenciados, sempre com a premissa de um atendimento personalizado e de excelência. 

Isso significa, por exemplo, que um cliente de uma academia boutique pode ir treinar e sair com “barba, cabelo e bigode” feitos por profissionais especialistas no assunto. Ou com a massagem relaxante em dia. E até mesmo com as roupas passadas! 

Mas não são apenas as academias boutique que têm ganhado cada vez mais espaço no universo fitness. Em geral, os serviços que prometem experiências personalizadas, de acordo com as necessidades do cliente, com resultados ainda mais eficazes, têm feito parte das tendências deste mercado ano após ano. 

De acordo com a Pesquisa Mundial de Tendências de Fitness do American College of Sports Medicine (ACSM), programas de condicionamento físico para idosos, desenvolvimento atlético juvenil e personal trainer estão entre as 10 tendências fitness mundiais para 2024.

Se formos considerar as expectativas deste mercado no Brasil, essas iniciativas sobem para os primeiros degraus do ranking, com programas de condicionamento físico para idosos em primeiro lugar, e personal trainer em terceiro. 

Dados como esses indicam que, se bem gerenciados, estabelecimentos e serviços fitness personalizados tendem a ser um excelente investimento para este ano. 

Pensando nisso, preparamos este artigo com informações importantes para que você possa conhecer melhor o universo das academias boutique e vantagens para os empreendedores. Continue acompanhando este artigo para saber mais! 

O que é uma academia boutique?

Academias boutique – ou studios boutique – são modelos de negócio que proporcionam uma série de particularidades em relação às academias tradicionais. Entre eles, as premissas de contar com tecnologia avançada, serviços personalizados e complementares, além de comodidades para o conforto dos seus alunos. 

Tudo isso para oferecer uma experiência 100% personalizada e exclusiva aos clientes. 

Esse tipo de academia faz parte de um nicho específico desse mercado, conhecido como fitness de luxo. Os valores pagos nas mensalidades fazem jus aos serviços oferecidos – que podem chegar a R$ 2 mil por mês. 

Um dos exemplos mais famosos de academias boutique no Brasil é a Les Cinq, localizada na capital paulista e fundada por Rodrigo Sangion. Por até R$ 1,7 mil por mês, os alunos têm acesso a quatro andares de puro luxo e experiências encantadoras! 

A Les Cinq conta com uma pista de corrida indoor, um simulador de salto de paraquedas, sauna, manicure, toalhas de algodão egípcio e água aromatizada. Além, é claro, de todos os equipamentos e acessórios necessários para a prática de atividades físicas – todos da última geração. 

Quais são os diferenciais de uma academia boutique?

O exemplo citado acima é uma mistura de spa, academia e salão de beleza! Mas a verdade é que não é necessário oferecer tudo isso para ser considerada uma academia boutique. 

A dica aqui é conhecer o seu público para entender quais são os “mimos” mais importantes para eles – os quais eles não se importariam em pagar mais para ter! No entanto, é fundamental entender que o que é considerado diferencial para muitas empresas e negócios fitness, para esse modelo, nada mais é do que o básico. 

Pensando nisso, listamos abaixo alguns atributos que não podem faltar em academias boutique. Confira:

Ambiente estimulante

Sabe aquela história de “amor à primeira vista”? Nas academias boutique funciona mais ou menos assim! Desde o primeiro olhar dos clientes, tudo deve ser encantador. 

Por isso, é primordial que a decoração, iluminação, aroma e sons sejam cuidadosamente projetados para que, juntos, possam criar um ambiente atrativo e agradável para os clientes – desde a recepção até o espaço de descanso pós-treino. 

E essa energia também deve ser estendida ao planejamento de comunicação, administração, recursos humanos, marketing e gestão da academia!

Investimento em infraestrutura e equipamentos

Está pensando em abrir uma academia boutique? Prepare-se para investir fortemente nos melhores e mais inovadores equipamentos, acessórios e infraestrutura do mercado! 

E, mais do que isso, incluir no planejamento financeiro a manutenção e troca dos aparelhos sempre que surgir algo novo, proporcionando aos alunos a melhor experiência possível. 

Tecnologia de ponta

Tecnologia vestível, que rastreia, mede e registra dados enquanto nos movimentamos; treinos on demand, com inteligência artificial e realidade virtual; aparelhos produzidos em cristais e fibras de carbono ultraleve; espelho inteligente que atua como um personal trainer; esteira sem eletricidade e por aí vai! 

Ter uma academia boutique significa oferecer aquilo que a maioria das pessoas nem imagina que pode existir, mas que pagariam caro para ter. 

E a tecnologia não se limita aos equipamentos de ginástica. É preciso acompanhar e investir em tudo aquilo que pode complementar os serviços oferecidos, desde poltronas de massagem até sistemas personalizados de gestão – como o Tecnofit Gym, por exemplo.

Atendimento profissional e personalizado

Esse pode ser um diferencial comum em academias convencionais. Por isso, é importante garantir que o atendimento de academias boutique vá além! 

Além de treinos personalizados por instrutores, que orientam e incentivam os alunos de acordo com suas necessidades e expectativas, é preciso que os clientes se sintam especiais – desde o momento que vão até a academia para conhecê-la. E tenham a certeza que estão no melhor e mais exclusivo ambiente para alcançar seus objetivos fitness. 

Isso significa que a atenção e cuidado trabalhados com os clientes não podem se limitar aos exercícios físicos! No caso da Bodytech Iguatemi São Paulo, por exemplo, o lema é “A gente coloca energia nas pessoas”. Toda a equipe é treinada para reconhecer os alunos pelo nome e preferências de cada um. 

Além disso, os clientes são frequentemente recompensados pela frequência, participação em eventos, dedicação e fidelidade – o que contribui com a percepção de uma excelente experiência, em todos os momentos.  

Serviços especializados e complementares

Outro diferencial presente nas academias boutique são os serviços complementares, que tornam a experiência no local ainda melhor. Estamos falando de espaços exclusivos para modalidades específicas, atendimento personalizado de personal trainer, mas a verdade é que o céu é o limite para esse tipo de estabelecimento! A dica é testar e entender o que faz sentido para o público-alvo em questão. 

Alguns dos serviços e produtos oferecidos em academias boutique podem ser:

  • Água normal, com gás, aromatizada e isotônicos dispostos à vontade em geladeiras. 
  • Toalha térmica, shampoo, condicionador e sabonete – além de outros itens de higiene pessoal.
  • Frutas, barras de cereal e outros alimentos saudáveis e nutritivos para repor as energias do treino. 
  • Cadeiras de massagem, maquiagem, serviços de cabelo, manicure, entre outros. 
  • Atendimento de nutricionistas, fisioterapeutas e outros profissionais da saúde para avaliação física e prescrições. 
  • Cafeteria, lanchonete e restaurantes. 
  • Loja de roupas e acessórios fitness.
  • Lavanderia, serviço de passar roupas, entre outros. 

Quais as vantagens de abrir uma academia boutique?

Até agora foi possível perceber o quanto as academias boutique são lugares excepcionais para os alunos, não é mesmo? No entanto, vale dizer que esse modelo de negócio também pode ser uma excelente alternativa para empreendedores. E a gente te conta os principais motivos:

Segmentação de mercado

A principal vantagem de abrir uma academia boutique é a seleção do público-alvo. Esse tipo de negócio costuma atrair uma parcela da população bem particular e seleta – o que torna as variáveis para fidelização e satisfação dos clientes um pouco menores ao serem comparadas com uma academia convencional. 

Ou seja, o atendimento personalizado e experiências exclusivas e inovadoras costumam aumentar as taxas de satisfação e retenção – o que, consequentemente, melhora a previsibilidade e retorno financeiro. 

Margem de lucro (ticket médio alto)

Como o ticket médio de academias boutique é alto – com mensalidades que variam entre R$ 400 e R$ 2 mil (em casos de franquia) e até R$ 3 mil em unidades particulares, a margem de lucro tende a ser muito mais atrativa para os empreendedores. 

No entanto, nem tudo são flores! Vale ressaltar que esse modelo de negócio demanda um investimento muito mais alto, não apenas para a abertura, mas para a manutenção de todos os recursos. Apenas como exemplo, uma franquia de academia boutique pode demandar um investimento inicial de mais de R$ 3 milhões – contra cerca de R$ 250 mil, em média, em academias convencionais. 

Porque as academia boutique estão em ascensão?

Em primeiro lugar é preciso entender que o mercado fitness, em si, está em ascensão! Isso significa que, em geral, investir em empreendimentos nesse universo tende a ser uma boa alternativa – desde que os diferenciais sejam garantidos, o que é exatamente o que pede uma academia boutique. 

Experiência mais personalizada e exclusiva

Conforme mencionamos no início deste artigo, serviços personalizados para grupos específicos de pessoas estão entre as tendências do mercado fitness. Isso porque, cada vez mais, as pessoas estão buscando melhorar os resultados de saúde e bem-estar – o que tende a ser ainda mais rápido e eficiente em modelos de negócio exclusivos, como o de academias boutique. 

Retomando, para que uma academia boutique tenha sucesso, além de uma boa gestão, é fundamental que ela garanta: 

Atendimento personalizado

Desde o momento em que os clientes conhecem a academia, para que eles se sintam especiais durante toda a experiência no local. 

Um único espaço que oferece diversos serviços complementares e especializados

Com o objetivo de otimizar e potencializar a experiência dos alunos que desejam, em uma academia boutique, mais do que um treino. 

Ambiente com treinos e equipamentos adaptados às necessidades dos praticantes

Para que, acima de tudo, os objetivos fitness dos alunos sejam conquistados e eles percebam o valor agregado naquele espaço. 

Esperamos que este artigo tenha contribuído com informações e orientações para que você possa avaliar se abrir uma academia boutique faz sentido para a sua jornada de empreendedor nesse mercado. Para mais dicas sobre o universo fitness e como garantir sucesso com esse tipo de estabelecimento, continue acompanhando o Blog da Tecnofit!

Academias Boutique: Guia Completo para Empreendedores Fitness
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