10164
Tendências de wellness 2024: o que você precisa saber para implementar ainda neste ano

Tendências de wellness 2024: o que você precisa saber para implementar ainda neste ano

Saúde, atividades físicas e bem-estar estão sempre lado a lado. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de tendências no setor, para considerar a implementação no seu negócio em 2024.

tendências wellness 2024

A pandemia da Covid-19, dados demográficos que mostram o envelhecimento da população e inovações relacionadas ao universo da saúde e bem-estar são apenas alguns dos direcionadores das tendências wellness 2024 – que também fortalecem diferentes oportunidades em um mercado em ascensão. 

Segundo o relatório Wellness Sector Initiation: An Apple a Day, 77% dos consumidores afirmam que o bem-estar é muito ou extremamente importante; 73% enxergam o bem-estar como parte essencial em uma estratégia de marca; e 80% das pessoas querem melhorar o seu bem-estar. 

E, considerando a forte conexão entre o mercado fitness e de bem-estar, é fundamental que os gestores de academias, studios, box de Crossfit e outros empreendimentos do ramo estejam atentos às tendências wellness 2024, para que possam implementar novidades que maximizem o impacto positivo dos seus negócios na vida e experiência dos alunos e clientes. 

Pensando nisso, trouxemos, neste artigo, um recorte do relatório “Future of Wellness 2024 Trends” (em português, o Futuro das Tendências Wellness 2024”, publicado pela Global Wellness Summit (GWS), o qual traz insights importantes que vão moldar esse mercado no ano em questão. 

Acompanhe para saber mais, conhecer e identificar oportunidades para o seu negócio fitness! 

Tendências wellness 2024

Segundo a GWS, é esperado um crescimento de quase três bilhões de dólares no mercado de bem-estar nos próximos três anos. Mas a forma como o bem-estar é visto e aplicado – além de para quem é direcionado, tem passado por constantes transformações. Confira abaixo uma lista dos principais movimentos direcionadores desse investimento: 

A conexão entre o clima e o bem-estar

Dados do observatório Copernicus, da União Europeia, mostram que 2024 começou com o janeiro mais quente da história, com média global 1,66ºC acima dos níveis registrados durante a Revolução Industrial. Dados como esse revelam que o impacto do aquecimento global está muito mais próximo do que a gente pode imaginar, o que reflete no primeiro item de tendências wellness para 2024. 

À medida que o clima muda, as cidades e espaços devem acompanhar esse movimento, com o desenvolvimento de mais “espaços verdes” e arquitetura projetados para garantir uma sensação de refresco. Invariavelmente, essa tendência também deve ter impacto na construção de estabelecimentos fitness. 

O aumento do calor e fatores ambientais também tendem a prejudicar a saúde da pele das pessoas, fazendo com que sejam desenvolvidas novas soluções de ingredientes e produtos de skin care (cuidado de pele, em português) direcionados para a proteção contra as condições meteorológicas extremas, considerando fatores como: temperatura, umidade e até mesmo níveis de poluição. 

Bem-estar social e emocional destinado aos homens 

Nos últimos anos, temos vivenciado evidências de uma mudança cultural na forma como a masculinidade e o homem são vistos – principalmente pelo avanço de movimentos como o feminismo e a importância da diversidade e inclusão em todos os âmbitos de uma sociedade. 

Essa transformação também reflete em uma das tendências wellness para 2024. Cada vez mais, teremos acesso a soluções que desvinculam a imagem estereotipada de um homem, com produtos relacionados à maquiagem masculina, roupas com gênero neutro e serviços de bem-estar pessoal e social destinados a homens desde aplicativos até experiências completas de conexão emocional e espiritual. 

Saúde da mulher: ascenção do bem-estar pós-parto 

Outro movimento cultural que influencia mais uma tendência wellness para 2024 é a saúde da mulher. Desde o cuidado menstrual, passando pelo bem-estar sexual e desafios durante a gestação – não apenas com foco no cuidado para o bebê, mas também na informação, educação e saúde mental pós-parto para os pais, buscando um atendimento cada vez mais acessível e personalizado. 

Essa tendência foi provocada, principalmente, pelo aumento de taxas de depressão pós-parto no mundo todo, evidenciadas também por celebridades e influenciadoras, como Chrissy Teigen, Brooke Shields e Serena Williams. Segundo a GWS, cada vez mais surgem startups focadas no assunto, promovendo soluções como: recuperação adequada para a cirurgia cesariana, serviços de teleconsulta e até mesmo no mercado de bens de consumo.

Conexão com a natureza e meio ambiente

Segundo a GWS, um dos resquícios positivos do período turbulento da pandemia da Covid-19 foi a redescoberta de simples momentos de alegria e satisfação, juntamente com a conexão intencional com a natureza. 

Isso também fez com que as pessoas descobrissem os benefícios das caminhadas e trilhas, expandindo os horizontes ao explorarem diferentes ambientes, alimentando uma tendência wellness global repleta de conexão espiritual e cultural por meio de períodos longos de peregrinação 

Longevidade

O período entre 2021 e 2030 foi declarado como a “Década do Envelhecimento Saudável”, pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Trata-se de uma iniciativa global, que reúne esforços do governo, sociedade civil, da academia, meios de comunicação e setor privado para melhorar a vida das pessoas idosas, suas famílias e sociedade ao redor. 

Tudo isso porque a população mundial tem envelhecido cada vez mais rápido – com resultados ainda mais expressivos na América Latina e no Caribe. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, estima-se que 16% da população tenha mais de 65 anos em 2050 – o dobro do índice em 2020. 

Mas mais do que viver mais, as pessoas querem viver melhor! E, por conta disso, de acordo com a Global Wellness Summit, a longevidade – além de uma das tendências wellness de 2024 – é um novo pilar da indústria, impactando um pouco de todos os setores: desde viagens até a tecnologia atrelada ao condicionamento físico, por exemplo. 

Aqui a saúde será cada vez mais trabalhada atrelando a mente ao corpo. Isso porque, segundo especialistas, o foco do futuro está, principalmente, no cuidado com a saúde mental da população. 

Como gestores de estabelecimentos fitness, é fundamental considerar as tendências de bem-estar e fitness relacionadas à terceira idade para aprimorar as soluções e modalidades voltadas a experiências personalizadas para esse público, desde que faça sentido com o posicionamento e estratégia do negócio. 

Métodos de perda de peso de forma integrativa e integrais

Foi-se o tempo em que um “corpo magro” era significado de saúde, potencializando soluções (nem sempre saudáveis e adequadas) para o emagrecimento rápido e, muitas vezes, a qualquer custo. 

Hoje, vivenciamos uma mudança completa no mercado de medicamentos relacionados à perda de peso. A tendência, segundo a GWS, é que pelo menos 70 novas soluções mais baratas e eficazes estejam em desenvolvimento, buscando abordagens mais honestas e abrangendo campos mais integrados, como: treinamento nutricional, preparação física, serviços de saúde mental e análises avançadas de saúde metabólica para os usuários. 

Hotéis com melhores estruturas para rotinas de bem-estar e treinos

Não é de hoje que os espaços fitness têm deixado de ter hora e lugar marcado, buscando a adaptação à rotina dos alunos. E a tendência, agora, é que o setor de hotelaria também tenha impacto com a procura por ambientes equipados e que apoiem o bem-estar dos clientes, para prática de atividade física completa mesmo em viagens. 

Há também a necessidade de adaptação desse mercado para garantir a acessibilidade e necessidades de atletas diversos. Por exemplo, cuidados infantis e acesso a creches, além de outros serviços personalizados para pais e mães atletas. 

Cuidar da saúde e bem-estar sem precisar sair de casa 

Agora, quando as pessoas não estão viajando, o bem-estar ainda precisa ser uma prioridade. A GWS também afirma que as pessoas estão passando muito mais tempo em casa depois da pandemia da Covid-19, o que fez com que fosse necessário criar um santuário de bem-estar na moradia das pessoas – com mudanças relacionadas à construção civil, arquitetura, decoração e até mesmo tecnologia. Tudo para garantir a satisfação e necessidades de evolução. 

Consequentemente, o setor imobiliário também teve impacto com essa tendência wellness. Como exemplo disso, o clube de bem-estar de luxo, THE WELL, em Miami, na Flórida, tem expandido as opções de residências com soluções de iluminação difusa, água filtrada, sistemas de filtragem de ar, tintas com baixo teor de elementos prejudiciais à saúde, matéria-prima orgânica, cristais energicamente carregados na estrutura dos edifícios e muito mais! 

Inteligência artificial atrelada ao bem-estar

Por último, mas não menos importante, temos o impacto da IA nas tendências wellness para 2024! Essa tecnologia tem mudado e otimizado a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos – além, é claro, da forma como cuidamos da nossa saúde e bem-estar. 

No universo wellness, a Inteligência Artificial tem proporcionado inovações multissensoriais e imersivas para transformar o bem-estar e saúde mental das pessoas, com interseção de arte, tecnologia e ciência. 

Conclusão

E aí, quais dessas tendências wellness para 2024 podem ser aplicadas no seu empreendimento? Vale dizer que, além de movimentos que impactam a forma como as pessoas consomem o bem-estar, essas tendências também podem ser vistas como oportunidade de negócio para a indústria wellness e outros negócios relacionados.. 

Continue acompanhando o Blog da Tecnofit para ficar por dentro de tendências e inovações com potencial de transformar a experiência dos seus alunos e, consequentemente, os resultados da sua empresa. 

Acelere os resultados do seu negócio fitness com Tecnofit!
Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })