9918
Maximizando o Sucesso: Estratégias e Melhores Práticas na Gestão Fitness

Maximizando o Sucesso: Estratégias e Melhores Práticas na Gestão Fitness

Qual empreendedor não quer ver os resultados da sua empresa crescerem? Confira, neste artigo, uma série de estratégias e dicas para alcançar o sucesso com seu negócio fitness.

gestão fitness

Pode parecer ousado da nossa parte, mas arriscamos dizer que é impossível conquistar o sucesso com uma academia, box de CrossFit, studio de dança ou pilates, sem investir em uma boa gestão fitness!

É por meio dessa estratégia que empreendedores e gestores conseguem ter uma visão mais clara de onde estão, para onde querem ir, e quais são os caminhos mais estratégicos para alcançar seus objetivos. 

E não estamos falando apenas da questão financeira. Uma boa gestão fitness envolve a administração de todos os setores de um negócio, desde a governança dos recursos humanos, infraestrutura, manutenção, gestão de clientes, fornecedores, parceiros e por aí vai. 

Apesar da complexidade, a gestão fitness é essencial para quem quer maximizar o sucesso de uma empresa. E, pensando nisso, preparamos este artigo com estratégias importantes e melhores práticas para começar agora mesmo. 

E fica até o final, ein? Além das dicas, vamos compartilhar um case de um dos clientes da Tecnofit que investiu fortemente na gestão fitness e conquistou resultados surpreendentes. É para se inspirar! Vem com a gente saber mais. 

O que é gestão fitness?

A gestão fitness é um conjunto de estratégias e práticas aplicadas em empresas relacionadas ao universo fitness, de saúde e bem-estar, como academias, box de Crossfit, studios de pilates, dança e yoga, escolas de futebol e natação, entre outros, com o objetivo de otimizar a operação e promover resultados sustentáveis de crescimento neste mercado.  

Essas práticas compreendem uma gestão eficiente de recursos – sejam eles financeiros, humanos ou instalações e equipamentos -, programas de treinamento, governança de clientes, parceiros, fornecedores, investimentos, manutenção e compra de aparelhos inovadores, entre outros quesitos que contribuam com o equilíbrio entre a administração financeira, operacional e a melhor experiência possível aos alunos. 

O que inclui uma gestão fitness bem-sucedida?

Como abordamos anteriormente, a gestão fitness vai muito além do controle financeiro. Essa prática contempla a avaliação de uma série de processos 360º na empresa. Abaixo listamos os principais. Confira: . 

Administração financeira

Essa parte da gestão fitness envolve o controle do orçamento e contabilidade, ou seja, como desenvolver um orçamento sólido, controlando as despesas e receitas – também conhecidas como as movimentações do fluxo de caixa. 

Além disso, considera as estratégias de precificação, com o objetivo de manter valores competitivos e práticas que contribuam com a otimização de custos operacionais para maximizar a rentabilidade do negócio. 

Gestão de recursos humanos

Envolve todo e qualquer tipo de iniciativa relacionada aos colaboradores de uma empresa fitness, sejam eles instrutores, personal trainers, recepcionistas ou responsáveis por serviços de apoio, como segurança ou limpeza, por exemplo. 

Na gestão de recursos humanos é importante estabelecer estratégias para o recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento para aprimorar as habilidades da equipe e manter a motivação e retenção desses profissionais no estabelecimento. 

Em geral, essa área também tem forte conexão com o nível de retenção dos alunos, já que uma excelente experiência proveniente de profissionais adequados têm como responsabilidade contribuir com o engajamento e fidelização dos clientes. 

Marketing e vendas

Há quem diga que o marketing e as estratégias de vendas são despesas. Outros profissionais defendem esses atributos como investimentos. Mas, independentemente da visão dos empreendedores, uma coisa é certa: para garantir os resultados esperados, também é preciso investir na gestão desses quesitos. 

Para isso, é importante considerar a análise de mercado com o objetivo de identificar tendências, oportunidades, ameaças e fraquezas a serem trabalhadas; trabalhar com diferentes estratégias de marketing para cada objetivo e público-alvo; além de estabelecer abordagens eficazes de vendas para impulsionar a receita. 

Atendimento ao cliente

O índice de satisfação de um cliente tem impacto direto com a sustentabilidade de um negócio – ainda mais em um universo tão volátil quanto o de empresas fitness. 

É fundamental, dentro das estratégias de gestão fitness, considerar técnicas que garantam uma excelente experiência aos alunos, além de considerar a coleta e análise de feedbacks de maneira contínua – seja com base em pesquisas ou comentários orgânicos dos alunos.  

Operações e logística

E, falando em experiência dos alunos, a forma como uma empresa gerencia suas instalações, estoque, mensalidades e planos e processos operacionais também pode fazer toda a diferença na percepção dos clientes. 

Sendo assim, é altamente indicado incluir estratégias que garantam instalações limpas, seguras e eficientes, gerenciar o estoque de equipamentos e suprimentos necessários e investir em processos que otimizem a eficiência operacional – como o uso de sistemas personalizados para o mercado fitness, por exemplo. 

Inovação e desenvolvimento de programas 

Outro ponto que tem total conexão com o índice de satisfação dos alunos! Para que eles se sintam motivados e sigam contratando os planos de uma academia, é fundamental investir em programas de treinamento inovadores, com o que há de melhor e mais completo no mercado, garantindo o atendimento necessário para as diferentes características e expectativas dos clientes.  

Análise de dados e desempenho

Se você acompanha o Blog da Tecnofit já sabe que, por aqui, a regra é clara: o que não pode ser medido, não existe! Ainda mais quando falamos em gestão fitness. 

Para um bom gerenciamento, é crucial utilizar ferramentas para coletar, armazenar e ajudar os gestores a interpretar dados estratégicos e relevantes para a tomada de decisão. É somente por meio dessa prática que empreendedores conseguem aprimorar a eficácia operacional e estratégica do negócio, estabelecendo metas claras de desempenho. 

Estratégias para melhorar o desempenho da gestão fitness

Depois de ficar por dentro das principais áreas que envolvem a gestão fitness, é hora de conhecer algumas das melhores estratégias para potencializar os resultados com essa prática: 

Tecnologia

Você já deve ter percebido que a gestão fitness não é uma tarefa muito simples. Mas a boa notícia é que o mercado está repleto de soluções – cada vez mais inovadoras e completas – para te apoiar nesse processo. 

É possível, por exemplo, usar plataformas e aplicativos online para agendar treinos, maximizar a comunicação e relacionamento com os clientes, fazer pesquisas e obter feedbacks, controlar o fluxo de caixa, fazer a cobrança automatizada das mensalidades – enviando mensagens de cobrança quando necessário, entre outras várias funções. 

Sistema de gestão 

Um exemplo desse tipo de solução é o Tecnofit Gym, um sistema de gestão fitness intuitivo, completo e 100% personalizado de acordo com as necessidades desse mercado. Por meio da nossa plataforma é possível:

  • atrair novos clientes de forma simplificada, com envio de link exclusivo para aulas experimentais; 
  • aumentar as vendas de forma prática, transformando visitantes em clientes;
  • manter os alunos sempre ativos, com soluções personalizadas de pagamento;
  • organizar e controlar custos, despesas e receitas em tempo real, além de otimizar a previsão de gastos e possibilidades de investimento;
  • ganhar agilidade nas avaliações físicas;
  • ter acesso rápido e fácil às informações essenciais de rotina da equipe;
  • e muito mais! 

Desenvolvimento de programas de treinamento e capacitação 

Investir na capacitação da equipe, garantindo que todos os profissionais estejam atualizados de acordo com as tendências de mercado e metodologias de treino inovadoras, está diretamente conectado com a experiência dos alunos – e, como consequência, com o nível de retenção, garantindo mais previsibilidade e informações para a tomada de decisão estratégica. 

Foco na experiência do cliente

Outra forma de maximizar os resultados da gestão fitness é investir em iniciativas que promovam uma excelente experiência do cliente – e indicadores para comprovar esses resultados.

Gestão de desempenho metas

O primeiro passo para a gestão de metas fitness é o estabelecimento de objetivos claros e mensuráveis. Uma boa dica para isso é usar a metodologia de metas SMART: específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com prazos estabelecidos para orientar o progresso.

Depois da criação das metas e das estratégias adequadas para conquistá-las, é importante estabelecer avaliações periódicas para mensurar o progresso e identificar oportunidades de melhoria. 

Análise de dados para a tomada de decisão assertiva

Dando sequência ao item acima, a respeito da criação de metas, é primordial estabelecer regras para fazer a análise dos resultados de forma periódica, a fim de identificar padrões, tendências e oportunidades. É por meio desses dados – que inclusive, também podem ser adquiridos com apoio de um sistema de gestão, com relatórios e dashboards estratégicos – que os empreendedores podem tomar as devidas decisões. 

Investimento em marketing

Para identificar a estratégia correta para investimento em marketing é preciso entender qual é o resultado esperado, público-alvo em questão e orçamento disponível, além de outras variáveis que podem impactar a performance da campanha. Com isso, é possível optar por diferentes táticas, desde o uso de marketing digital, até eventos para a comunidade – sempre avaliando os indicadores em caso de necessidade de mudança de rota. 

Inovação e melhoria contínua

Outra prática que não pode ficar de fora de uma boa gestão fitness é o investimento em inovação e melhoria contínua. Para isso, é importante manter-se atualizado sobre as tendências do setor, encorajar a equipe a contribuir com ideias inovadoras para potencializar os resultados e investir em inovações que agreguem valor à experiência dos clientes. 

Case SuperForce: a maior rede de box de CrossFit do Brasil 

Poderíamos continuar falando sobre a relevância da gestão fitness para os empreendimentos deste ramo durante horas e mais horas. Mas o que a gente gosta mesmo é de ter histórias (de sucesso) para contar! 

Como é o exemplo da SuperForce, uma rede de franquias de apaixonados por CrossFit, com a missão de profissionalizar e revolucionar o segmento no Brasil. Por meio de estratégias inovadoras e da parceria com a Tecnofit, a SuperForce conseguiu transformar a jornada do aluno e alcançar o sucesso desejado, expandindo de cinco para 15 unidades em menos de seis anos. 

Quer mais? Por meio do controle de métricas importantes, da tomada de decisão baseada em dados e da implementação do CRM, a comunicação com os alunos foi aprimorada, proporcionando uma experiência personalizada. O resultado disso? Mais de 500% de crescimento no número de clientes apaixonados e fiéis à marca. 

Preencha o formulário para conhecer o case na íntegra e inspire-se com todos os detalhes da parceria da Tecnofit com a SuperForce.  

Conclusão

E a melhor parte de tudo isso é que a sua empresa também pode ter um futuro tão incrível quanto o da SuperForce, com o investimento correto em estratégias, técnicas e ferramentas personalizadas de gestão fitness. 

Agora que você já conhece as melhores práticas desse tipo de iniciativa, faça um teste gratuito da plataforma da Tecnofit e confira como o nosso produto pode impactar positivamente no sucesso do seu negócio. 

Acelere os resultados do seu negócio fitness com Tecnofit!
Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })