5266
Como montar um studio de treinamento funcional?

Como montar um studio de treinamento funcional?

Do plano de negócios à lista de equipamentos ideais, conheça as principais dicas para ter sucesso com o seu novo empreendimento!

como montar um studio de treinamento funcional

Escolher o lugar, fazer uma reforma, definir os horários, comprar equipamentos, contratar um sistema… ufa! O passo a passo sobre como montar um studio de treinamento funcional é um projeto e tanto! 

A boa notícia é que você pode (e deve) contar com parceiros nessa jornada. Seja para fornecer produtos ou serviços ou para orientar as melhores – e mais estratégicas – decisões. 

Aqui na Tecnofit, por exemplo, um dos nossos objetivos é tornar a vida de um empreendedor fitness mais fácil e melhor, não somente por meio de soluções personalizadas para esse mercado, mas também com dicas para potencializar os seus resultados por meio de uma gestão adequada. 

Pensando nisso, preparamos, neste artigo, uma lista com as principais etapas sobre como montar um studio de treinamento funcional. Vamos lá? Prepare as anotações e tenha uma excelente leitura!

O que é um studio funcional?

Antes de saber como montar um studio de treinamento funcional é importante saber como funciona esse tipo de negócio! Por exemplo: você sabia que essa modalidade, na verdade, não surgiu como uma modalidade fitness?

É isso mesmo! Foram os Fisioterapeutas os responsáveis pela criação de um estilo de treino que aprimorasse as habilidades do corpo humano para a melhor realização de tarefas diárias, além da recuperação de lesões. Depois de um tempo, o treinamento funcional foi popularizado como uma atividade física. 

O treinamento funcional engloba exercícios feitos com o peso do próprio corpo, pesos livres e alguns acessórios específicos. E, ao contrário de determinados movimentos da musculação, estimula vários grupos musculares de uma só vez, garantindo além do fortalecimento integra, outros benefícios, como: 

  • Melhor resistência e o condicionamento físico;
  • Trabalha o equilíbrio e a coordenação;
  • Ajuda a diminuir dores nas articulações;
  • Garante aulas mais dinâmicas;
  • É uma modalidade democrática, a qual pode ser realizada por todos os perfis de alunos, de acordo com a intensidade adequada. 

Agora, um studio de treinamento funcional nada mais é do que um espaço fitness que oferece esse sistema de treino diferenciado. Ao invés de aparelhos de musculação ou pilates, por exemplo, os alunos se exercitam com o auxílio de equipamentos e acessórios mais compactos.

Como montar um studio de treinamento funcional?

Como em qualquer empresa, montar um studio de treinamento funcional requer questões que envolvem desde o plano de negócios, passando pela escolha da localização ideal até a melhor forma de divulgar o espaço. Detalhamos abaixo cada um desses passos. Confira:

Crie um plano de negócios para montar seu studio de treinamento funcional

O plano de negócios é como se fosse um mapa para direcionar os principais objetivos e estratégias de um negócio. Com ele, fica muito mais fácil entender a viabilidade do projeto e mensurar em quanto tempo o valor investido dará retorno.

Uma boa alternativa para começar a desenhar um plano de negócio é a análise SWOT. Por meio dela é possível identificar as principais forças, fortalezas, ameaças e oportunidades do seu futuro studio de treinamento funcional. 

Escolha do local ideial 

Se você acompanha o Blog da Tecnofit sabe que sempre reforçamos essa decisão como uma das mais estratégicas para abrir um empreendimento fitness. Isso porque a localização deve estar diretamente relacionada com o seu perfil de público-alvo e tende a ser um aspecto importante para o sucesso do negócio. 

Por conta disso, nesta etapa é importante considerar:

Facilidade de acesso

A primeira dica no momento de escolher o local ideal é optar por um endereço de fácil acesso, tanto de carro quanto através de transportes alternativos.

Uma boa localização é especialmente importante quando falamos em negócios fitness, afinal, um local muito distante pode ser um empecilho para que os seus alunos frequentem os treinos regularmente.

Visibilidade

O que não é visto, não é lembrado! Por isso, se você puder escolher, prefira locais com alta visibilidade, para que as pessoas lembrem do seu estabelecimento sempre que passarem pela frente. Invista, também, na decoração, design e arquitetura do espaço para que ele seja, de fato, memorável!

Instalações completas

Para evitar gastos desnecessários com reformas, é importante que você escolha um espaço com instalações elétricas e hidráulicas em dia. Vale lembrar que o studio de treinamento funcional deverá contar com, pelo menos, dois vestiários com banheiros.

Um estacionamento também é um importante diferencial. Mas se não houver essa possibilidade, pesquise opções de parceria nas redondezas.

Por fim, com foco no bem-estar e na segurança da sua equipe e dos seus alunos, é interessante que o local tenha iluminação em toda a extensão, além de paredes de alvenaria.

Espaço amplo

Durante o treinamento funcional, os alunos costumam se movimentar bastante. Por isso, é essencial que eles tenham espaço disponível para se exercitarem confortavelmente, sem o risco de esbarrarem nos colegas ou nos equipamentos.

Studios de treinamento funcional devem ter, em média, entre 85 e 200 m² de área, além de 10 metros de profundidade, aproximadamente. Em relação ao pé-direito, o ideal é que ele tenha entre 4,60 e 5 metros de altura.

Viabilidade e Segurança

Não basta escolher o ponto perfeito para montar um studio de treinamento funcional se ele não estiver em condições de receber os alunos.

Por isso, busque informações junto ao Corpo de Bombeiros e à Vigilância Sanitária da sua cidade para saber se o local escolhido comporta um studio e entender quais laudos e alvarás será preciso emitir para que o espaço funcione em segurança.

Escolha a modalidade jurídica que melhor se enquadra

Talvez esse não seja o seu passo preferido quanto empreendedor, mas ele é extremamente necessário! Isso porque a escolha da modalidade jurídica do seu studio de treinamento funcional é uma das etapas para garantir que a empresa esteja de acordo com a legislação!

Caso você não tenha experiência, recomendamos que procure um profissional especialista no assunto para orientação sobre esse processo, incluindo o registro na junta comercial, a obtenção do CNPJ e o alvará da prefeitura.

Quais são os equipamentos necessários para montar um studio de treinamento funcional?

Conforme abordamos anteriormente, uma das vantagens de montar um studio de treinamento funcional são os equipamentos e acessórios necessários para a prática da modalidade – muito menos complexos e com valor mais baixo comparado a academias tradicionais. 

Listamos abaixo os principais equipamentos necessários para esse tipo de empreendimento. Veja:

  • Cordas: naval e de pular.
  • Bolas: kettlebells, bola de ginástica, bola suíça e mini ball.
  • Barras, anilhas e presilhas protetoras de barras.
  • Halteres.
  • Cama elástica individual. 
  • Colchonete ou tatame de EVA. 
  • Kits de cones, chapéu chinês, elástico, argolas e arcos.
  • Escada funcional.
  • Mini bands. 
  • Caneleiras. 
  • Roda abdominal.
  • Pranchas de equilíbrio.
  • Fitas de suspensão.  

Precifique o seu serviço

Depois de tanto investimento, é fundamental planejar a entrada de recursos do seu studio de treinamento funcional. E a precificação é um desses passos – em geral, desafiador. Isso porque o preço ideal do seu serviço depende de uma série de variáveis, entre elas: os custos operacionais, tipos de mensalidades e planos, margem de lucro, entre outros. 

Para isso, além de fazer um estudo de mercado para entender os valores praticados na região, é importante fazer todos os cálculos necessários para garantir a saúde financeira da sua empresa. 

Organize o funcionamento do estúdio 

Outra parte importante para incluir no plano sobre como montar um studio de treinamento funcional envolve as questões funcionais, como o horário de funcionamento, volume de aluno em cada aula, programação e agenda, administração dos profissionais, entre outros. 

Para isso, busque considerar o perfil do seu público-alvo, avaliar a quantidade e capacidade dos seus recursos humanos, o estilo de treino e metodologias que você pretende oferecer, entre outros aspectos que podem diferenciar o seu studio do mercado. 

Tenha um software para gestão de studios de treinamento funcional 

Todas as questões abordadas na organização funcional do seu studio – além da administração financeira, podem ser otimizadas por meio de um sistema personalizado para negócios fitness. Fora isso, essa plataforma também facilita o acesso a todas as informações do seu negócio de forma centralizada, ajudando a tomada de decisão estratégica. 

O Tecnofit Studio, por exemplo, é a solução ideal para simplificar a gestão do seu studio funcional. Com ele, você e sua equipe podem fazer o agendamento de aulas, controlar as finanças e criar campanhas de marketing com foco na atração e retenção de alunos.

Além disso, com o Tecnofit Studio os clientes têm acesso a duas versões do aplicativo: uma para o gestor e outra para os alunos – para que possam reservar aulas, renovar planos e até mesmo fazer o clássico post de “tá pago” na timeline.

Faça um teste gratuito agora mesmo e saiba como montar um studio de treinamento funcional com resultados muito mais eficientes e assertivos!

Contrate pessoas especializadas

Outra dica que sempre marca presença aqui no Blog da Tecnofit é a importância da contratação de profissionais especializados. Isso por conta do impacto que essas pessoas têm na fidelização dos alunos!

Para gerenciar um studio de treinamento funcional não é preciso ter formação na área de Educação Física, mas considerando o tipo de atividade física que será ministrada, é obrigatório contar com um ou mais profissionais dessa área em sua equipe.

Considere contratar também (ou fazer parcerias) um Fisioterapeuta para fazer avaliações físicas mais completas e lembre-se dos profissionais responsáveis pela segurança, limpeza, recepção e manutenção do espaço. 

Faça a divulgação do studio de treinamento funcional

A última dica deste artigo será usada no momento em que todas as outras já estiverem bem encaminhadas: o planejamento de comunicação e marketing do seu negócio! 

Considere investir em um evento de inauguração, durante o qual você pode oferecer brindes para atrair mais pessoas. No ambiente digital, invista em um site ou páginas de redes sociais bem estruturadas, com todas as informações que os seus potenciais alunos precisam saber sobre a empresa, incluindo grade de aulas, endereço e formas de contato atualizados e uma breve apresentação dos professores.

Aposte também na divulgação local, seja por meio de parcerias com estabelecimentos da região, distribuição de panfletos e aluguel de banners.

Montar uma academia funcional vale a pena?

Agora que você já conhece as principais informações sobre como montar um studio de treinamento funcional, talvez você esteja se perguntando se realmente vale a pena investir em um negócio como esse.

E a verdade é que… depende! O cenário é propício para o investimento em empresas deste universo. Apenas como referência, vale reforçar que o Brasil é o segundo maior mercado fitness no mundo e o primeiro na América Latina, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Além disso, segundo a International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), o mercado fitness mobiliza cerca de R$ 8 bilhões por ano – 0,13% de todo o PIB nacional e 3% da indústria de serviços brasileira.

A procura por serviços relacionados à saúde e bem-estar só cresce! Mas ainda assim entendemos que há uma série de alternativas disponíveis para investimento.

Se você está em dúvida entre montar uma academia tradicional ou um studio de treinamento funcional,  vale saber que o studio tem capacidade de atrair alunos que nem sempre estariam interessados em musculação, por exemplo. Além disso, montar um studio funcional requer um investimento menor em relação a uma academia completa.

Quanto vou gastar para montar um studio de funcional?

De acordo com especialistas, a quantia necessária para montar um studio de treinamento funcional é de aproximadamente R$ 50 mil. Dependendo da necessidade de reformas mais significativas no espaço, além de variáveis como local, tamanho e outras necessidades específicas, o valor pode aumentar.

Tabela de preços de treinamento funcional

E, voltando a falar sobre preços, entender se vale a pena abrir um studio de treinamento funcional tem tudo a ver com a tabela de valores que você vai aplicar. Abaixo traremos uma média de mercado para que possa usar como referência, mas vale lembrar que essa não deve ser a regra absoluta – e que é necessário entender as necessidades do seu espaço antes de precificar o serviço. Saiba mais: 

 

Plano
2x na semana
3x na semana
Anual
R$ 170
R$ 230
Semestral R$ 180 R$ 240
Mensal R$ 190 R$ 250

Conclusão

Neste artigo, além de ficar por dentro de dicas sobre como montar um studio de treinamento funcional, você também teve acesso à informações detalhadas sobre a modalidade e médias de valores de investimento inicial e precificação. Esperamos que, com isso, você possa começar a planejar o seu próximo passo rumo ao sucesso no empreendimento fitness!

E queremos que você conte conosco nessa jornada! Por isso, acesse o site e conheça melhor a nossa solução Tecnofit Studio para facilitar a gestão e tomar as melhores decisões com foco no crescimento do seu negócio.

Acelere os resultados do seu studio com Tecnofit
Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })