Já parou para pensar em tudo o que pode ser feito para potencializar os resultados do seu negócio fitness? Só aqui neste artigo, listamos 20 estratégias fundamentais para destacar sua marca no ambiente físico e online, além de atrair mais alunos. Confira!
O Brasil é o segundo país com mais academias no mundo. São mais de 35 mil unidades oficiais e 9,6 milhões de usuários. Apesar desses números expressivos, a fatia da população brasileira que frequenta estabelecimentos fitness não passa de 5%, revelando o potencial gigantesco de crescimento do mercado no país. E esse é só um dos motivos para entender como alavancar uma academia – e a importância disso – diante de um cenário tão promissor.
Por outro lado, a oportunidade tende a ser do mesmo tamanho que o desafio. Isso porque, identificar diferenciais e se destacar em meio a um mercado tão competitivo, pode ser complexo e trabalhoso.
A boa notícia é que há uma série de estratégias comprovadamente eficientes que podem fazer parte do seu planejamento sobre como alavancar uma academia. É importante conhecê-las e identificar quais fazem mais sentido de acordo com a realidade e objetivos do seu negócio.
20 dicas sobre como alavancar uma academia
Para te ajudar nessa jornada, o time da Tecnofit reuniu 20 dicas fundamentais para que você identifique as melhores ferramentas sobre como alavancar uma academia, considerando a inovação, técnicas de marketing e experiências, estratégias de vendas, entre outras. Continue acompanhando para saber mais!.
1. Aproveite o marketing de referência
Também conhecido como marketing de indicação, essa estratégia se baseia no tradicional marketing “boca a boca”, em que um cliente pode se tornar um promotor do seu serviço ao ter uma boa experiência no local, indicando a marca para amigos, familiares e conhecidos.
Você pode incentivar seus alunos a divulgarem sua academia oferecendo vantagens para indicações que resultarem em novos clientes, como um clube de indicações. Lembre-se que as pessoas tendem a se sentir mais seguras ao fechar negócios recomendados por amigos.
2. Crie uma página online com um espaço para blog
Ter um blog atualizado frequentemente com conteúdo de qualidade é uma das estratégias mais recomendadas para atrair a atenção das pessoas que buscam orientação sobre treinos, boa forma e saúde, na internet.
Um blog alinhado com as demandas dos clientes pode dar a sua marca um status de referência sobre o universo fitness, e transmite confiança a quem está buscando um bom lugar para treinar. Além disso, é uma oportunidade para aproximar os potenciais clientes da sua academia, considerando, por exemplo, um formulário para captação de contatos.
3. Cultive e nutra a sua base de e-mails e contatos
Apesar da relevância das redes sociais, os e-mails ainda são ótimos aliados para alcançar e fidelizar alunos, principalmente em uma estratégia de marketing de conteúdo, com ferramentas personalizadas para nutrir esses contatos.
Uma base de e-mails categorizada permite direcionar campanhas para diferentes públicos, com baixo custo e retorno satisfatório, quando comparado com modelos tradicionais de marketing.
4. Ofereça descontos e promoções
A sazonalidade do mercado fitness costuma ser um fator relevante ao planejar como alavancar uma academia. Isso porque, contornar os períodos de baixa procura, é crucial para manter a estabilidade e saúde financeira do negócio.
E uma das dicas para isso é implementar planos promocionais e descontos para quem renovar ou realizar a matrícula durante esses períodos. Aproveite para combinar essas práticas com estratégias de marketing de referência e compensar possíveis desistências
5. Invista em anúncios online
Anúncios online podem ser estratégias eficazes quando se está planejando como alavancar uma academia. Isso porque, se bem pensados, eles têm potencial de impacto em um público muito mais relevante, por um preço mais baixo, comparando com o marketing tradicional.
Ferramentas como Google Ads e Google Meu Negócio podem veicular os anúncios na própria plataforma de pesquisa deste site. Você também pode considerar anunciar em redes sociais, de acordo com o público-alvo e objetivo do seu negócio.
Como utilizar o Instagram para impulsionar sua academia
Um exemplo de rede social para alavancar uma academia é o Instagram, a segunda entre as plataformas mais utilizadas pelos brasileiros – atrás apenas do WhatsApp.
Ter uma página no Instagram para a sua academia não é, exatamente, um diferencial. No entanto, usar a plataforma de forma estratégica a seu favor, seja para aumentar sua rede de potenciais clientes de forma orgânica ou via anúncios, pode garantir resultados surpreendentes!
Para isso, é fundamental conhecer a ferramenta e entender todas as possibilidades contempladas nela. Desde os destaques do Instagram, até as inúmeras opções de campanhas de mídia paga.
Aqui no blog da Tecnofit, temos um artigo completo sobre como aumentar o engajamento dos seus seguidores e potencializar os resultados da sua academia por meio desta rede social. Acesse e confira as dicas.
A importância do conteúdo visual para engajar clientes em potencial
Seja no Instagram ou em qualquer outra plataforma, o conteúdo visual é uma poderosa ferramenta de comunicação para atrair, engajar e converter potenciais consumidores em clientes fieis.
O visual ajuda a facilitar a compreensão de uma mensagem, fortalecer o posicionamento e a memória da marca e criar conexão entre a empresa e os seus clientes. Por isso, se a sua empresa ainda não tem uma identidade visual bem definida, essa dica pode ser fundamental para entender e planejar como alavancar uma academia.
6. Faça parcerias
Busque criar ou fortalecer parcerias com marcas de interesse do seu público-alvo. Isso ajuda a divulgar sua marca para grupos mais diversos, que podem estender a confiança que já têm na marca parceira para a sua academia.
Ter produtos ou serviços de parceiros dentro da sua academia também ajuda a fidelizar seus alunos, agregando valor à sua marca. Para isso, pense em produtos que seus clientes consomem habitualmente e em serviços relacionados ao setor fitness, como massoterapia, nutrição e alimentação saudável.
Você também pode buscar parcerias com influenciadores das redes sociais, que são referência para quem consome conteúdo fitness. Uma boa dica é investir em permutas. Dessa forma é possível contar com uma exposição frequente, por um investimento mais acessível.
Participe de eventos e promoções conjuntas
Outra dica de como alavancar uma academia com parcerias é por meio de eventos e promoções conjuntas. Para isso é possível organizar e criar eventos do zero, ou “surfar a onda” de ações que já acontecem na sua comunidade ou os espaços mais famosos no mercado fitness.
Essas podem ser oportunidades interessantes para ampliar o leque de pessoas que podem conhecer e se interessar pelos serviços prestados na sua academia. Por isso, considere investir em materiais promocionais, criar descontos exclusivos e outras condições especiais de forma individual ou em conjunto com marcas parceiras, que se conectam com a sua marca e com o seu público.
7. Invista na divulgação da sua academia
Quem não é visto, não é lembrado. Por isso, certifique-se de identificar as melhores estratégias para divulgar a sua academia para o público-alvo o maior número de vezes possíveis, pelos mais variados meios.
Caso você não tenha experiência no assunto, considere investir em uma empresa ou contratar profissionais especializados em marketing para atuarem de forma consultiva e ativa na imagem de sua marca, canais em que ela aparece, possibilidades de anúncios, entre outros.
8. Amplie sua gama de produtos
Uma ótima estratégia de como alavancar uma academia pode ser aumentar e diversificar os produtos e serviços oferecidos na academia. Para isso, você pode estudar a inserção de novas modalidades de treino, atendendo às tendências do mercado fitness; ou oferecer produtos complementares, como roupas e acessórios fitness personalizados com a sua marca.
9. Alinhe o seu discurso à prática para vender saúde e não equipamentos
Tenha em mente que grande parte do público fitness busca saúde, boa forma e qualidade de vida ao procurar por academias. Ter equipamentos modernos e de qualidade deve ser parte do projeto e não seu objetivo final.
Planeje sua divulgação para destacar os benefícios que os alunos obterão ao confiar à sua marca a busca por uma vida fitness. Foque tanto em pontos mais genéricos como promoção de bem-estar e melhora na qualidade de vida quanto em questões mais específicas como maior condicionamento físico, redução de stress e satisfação com o próprio corpo.
10. Invista na repaginação da fachada da sua academia
Às vezes, a melhor dica sobre como alavancar uma academia pode estar numa simples mudança na forma como as pessoas veem o seu negócio. Um exemplo disso é mudar a fachada da academia, atualizando a imagem da marca e transmitindo com propriedade a cultura do seu serviço.
Um projeto de design bem executado, preferencialmente por um profissional da área, desperta o interesse das pessoas que circulam na frente do seu espaço e pode ser um gatilho para atrair potenciais clientes.
11. Estabeleça ou fortaleça a sua cultura
Associada à imagem, toda uma cultura fitness deve ser trabalhada pela sua academia, com o propósito de transmitir uma mensagem clara ao público sobre os fundamentos e os valores da sua marca.
A cultura que você incentiva no seu espaço é o que marca o potencial cliente, possibilitando uma identificação com sua marca e potencializando o desejo de se associar a ela. Essa cultura deve estar refletida na imagem da marca e ser expressa através dos instrutores, demais profissionais e do próprio ambiente da academia.
12. Invista na construção e manutenção da infraestrutura
Dispor de uma boa diversidade de aparelhos, de alta qualidade, bem preservados e bem distribuídos é elemento fundamental do setor fitness, mas considere que o potencial cliente avalia toda a estrutura na hora de decidir pelo seu serviço.
Fatores relevantes para cativar clientes como climatização, boa iluminação e ventilação, estacionamento próprio, banheiros e vestiários bem equipados e limpos e o próprio layout da área de treino devem ser planejados para refletir a atenção com as demandas dos alunos.
13. Priorize a retenção dos alunos
Conforme abordamos anteriormente, a sazonalidade do mercado fitness pode impactar na volatilidade dos alunos matriculados durante o ano. No entanto, reter um aluno custa, em média, de cinco a sete vezes menos do que conquistar um novo.
Por isso, investir em estratégias, como promoções, descontos, feedbacks constantes e um clube de benefícios, com objetivo de fidelizar e reter os clientes, pode ser tão importante ao planejar como alavancar uma academia.
14. Organize eventos para os seus alunos e para a comunidade
Como antecipamos na dica relacionada à parcerias, uma excelente maneira de divulgar sua marca para um grande público com perfis variados é a promoção de eventos.
Encontros temáticos em datas comemorativas, palestras de especialistas em modalidades alternativas de treinamento, nutrição e outros temas relacionados ao universo fitness têm potencial para atrair muitas pessoas e mostram o interesse que sua marca tem em promover o bem-estar dos alunos.
Aproveite para agregar produtos das marcas parceiras atraindo também públicos não diretamente ligados ao mundo fitness e organize promoções e planos especiais para ampliar os ganhos com a exposição.
15. Ofereça um atendimento diferenciado
Uma das grandes chaves para o sucesso de um empreendimento fitness está na qualidade do atendimento prestado, desde a recepção e o acompanhamento dos alunos que contratam o serviço, até uma nova tentativa de contato com aqueles que não fecham negócio.
Na hora de fechar a compra, o atendimento inicial é o primeiro fator a ser considerado por mais da metade dos clientes. Certifique-se que toda a sua equipe está alinhada com esse propósito, para garantir a satisfação do aluno desde o primeiro contato com sua marca.
16. Esteja atento às novidades do mercado
Pesquise concorrentes, estude modelos de gestão de sucesso e aplique de acordo com sua realidade, buscando sempre investir na capacitação dos seus profissionais para oferecer o que há de melhor e mais moderno no mercado.
Tendências tecnológicas em equipamentos fitness e sua influência na atração de clientes
Treinos realizados via Inteligência Artificial, streaming de conteúdos fitness, integração de aplicativos e dispositivos wearable e realidade virtual são apenas algumas das inovações que estão transformando a forma como as pessoas praticam atividades físicas, oferecendo uma experiência mais personalizada, conectada e envolvente.
Ao investir em tendências tecnológicas em equipamentos fitness, as academias tendem a atrair e fidelizar alunos que valorizam a conveniência e a experiência diferenciada promovida por essas inovações.
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Fortaleça o engajamento das redes sociais da academias
Neste artigo, abordamos algumas dicas sobre como utilizar as redes sociais para atrair potenciais alunos, seja por meio da comunicação visual ou da mídia paga. Mas também há uma série de estratégias com potencial de aumentar o engajamento dos seguidores da página da sua academia, por meio dos conteúdos orgânicos. Conheça algumas delas:
Conteúdos interativos
As redes sociais estão repletas de funcionalidades para produzir conteúdo que estimule a participação ativa dos seus seguidores. Entre elas, podemos destacar as enquetes e perguntas dos stories do Instagram, por exemplo.
Você também pode criar desafios fitness, encorajando o público-alvo a participar de acordo com uma hashtag específica. Ou até mesmo fazer sorteios de brindes ou descontos para promover a conversão para a sua academia.
Conteúdos inspiradores
Compartilhar histórias de alunos que conquistaram seus objetivos fitness na sua academia pode inspirar os seguidores e criar um senso de comunidade. Lembre-se, apenas de solicitar a aprovação dos envolvidos para publicar seus dados pessoais.
Conteúdos educativos
Dicas de treinamento, vídeos com a execução correta de exercícios, sugestões de dietas e rotinas de nutrição são algumas das possibilidades de abordar conteúdos educativos nas redes sociais. Além de gerar valor para os seguidores, também é uma forma de impulsionar a imagem da sua marca como especialista no assunto.
Conteúdos divertidos
O que seriam das redes sociais sem os “memes” de gatinhos e vídeos divertidos? Para que a sua marca faça parte da experiência dos seguidores nas redes sociais, às vezes também é preciso surfar essa onda.
Por isso, fique atento aos vídeos virais e, sempre que fizer sentido para a sua marca, busque participar das tendências.
Dicas extras
Algumas dicas de conteúdo extra para potencializar o engajamento nas redes sociais da sua academia são:
- O resultado vem da consistência. Então faça um planejamento de publicações constantes para envolver o seu público-alvo.
- Use hashtags relevantes para expandir o alcance das publicações e atrair novos seguidores.
- Lembre-se de dedicar um tempo específico para interagir com os seguidores, respondendo os comentários e curtindo publicações.
- Colabore com influenciadores, alunos ou personalidades para aumentar a visibilidade da sua página nas redes sociais.
18. Aposte no retargeting para recuperar potenciais clientes perdidos
O retargeting é uma estratégia de mídia paga que consiste no direcionamento de anúncios para potenciais clientes que já interagiram com a marca em alguma plataforma online – seja no site ou nas páginas de rede social, por exemplo. Isso é feio por meio da instalação de cookies para acompanhar o comportamento do usuário no navegador.
Por conta da alta segmentação, o retargeting costuma ser uma técnica efetiva para recuperar clientes que, por algum motivo, não converteram na primeira conexão com a marca, apesar de terem demonstrado interesse no assunto.
Como essa estratégia envolve a criação de campanhas específicas de mídia, sugerimos que você conte com uma agência especializada em marketing para a sua execução, principalmente se não tiver experiência no assunto.
19. Use dados estratégicos na tomada de decisão na sua academia
Cada vez mais, as empresas de todos os tamanhos e setores têm investido em ferramentas que proporcionem dados e insights estratégicos para a tomada de decisão assertiva a consciente. No universo fitness não é diferente!
Para isso, a nossa dica é contar com um sistema de gestão que possa reunir todas as informações do seu negócio – sejam elas financeiras, administrativas ou operacionais – para que você possa garantir uma visão macro do cenário da sua empresa e, por meio dela, identificar as melhores escolhas.
O Tecnofit Gym é um excelente exemplo de sistema completo e personalizado que, além de otimizar tarefas operacionais, ainda concentra todos os dados da sua academia para a geração de relatórios transparentes, para a tomada de decisão eficiente. Faça um teste para conhecer melhor as funcionalidades dessa ferramenta!
20. Utilize a tecnologia para oferecer comodidade aos seus alunos
A satisfação dos alunos de uma academia também pode ser potencializada por meio de recursos tecnológicos, como aplicativos de agendamento de aulas e acompanhamento de resultados, nos quais é possível ter uma experiência personalizada, além de resultados muito mais rápidos e eficazes.
Os clientes do Sistema Tecnofit também garantem o acesso a um aplicativo personalizado para alunos, com essas e outras funcionalidades que prometem maximizar a relação entre academia e clientes.
Conclusão
Aposte nas estratégias abordadas neste artigo para planejar como alavancar uma academia! Combine-as para melhorar seu desempenho e mostre aos alunos e potenciais clientes que sua marca está comprometida a oferecer a eles o que está em alta no mercado e que os levará a atingir suas metas fitness.
E não deixe de considerar a parceria com a Tecnofit para gerir sua academia de forma centralizada e simplificada através do Tecnofit Gym.