9723
Preparo para emergências em academia: como garantir a segurança?

Preparo para emergências em academia: como garantir a segurança?

Muito além do kit de primeiros socorros, todos os colaboradores de uma academia ou espaço fitness devem ser capacitados para atuarem em casos de emergência. Saiba como!

emergências em academias

Apesar de ser um lugar em que as pessoas vão em busca de uma vida mais saudável, emergências em academias acontecem! Seja por conta de um movimento realizado de forma incorreta, da falta de atenção na prática dos exercícios ou outros milhões de motivos – os quais podem e devem ser mitigados para garantir a segurança, tanto dos alunos, quanto dos profissionais do estabelecimento. 

E isso vai muito além de ter um kit de primeiros socorros na recepção da academia. É fundamental que todos os colaboradores sejam capacitados em protocolos e práticas de segurança – tanto para evitar acidentes, quanto para saber como agir no caso de uma emergência na academia. 

Pensando nisso, neste artigo, preparamos algumas orientações importantes para identificar emergências e fazer a gestão dessas situações da melhor forma possível. Tenha uma ótima leitura e aproveite as dicas!

Quais são as emergências mais comuns que podem ocorrer em uma academia?

Acidentes acontecem quando a gente menos espera. E de formas que nem sempre imaginamos. No entanto, pensando no universo e na experiência de academias, listamos abaixo as principais emergências para direcionar a atenção: 

Lesões durante o exercício 

Entre as mais comuns emergências em academias estão as lesões musculares ou articulares, desde as mais levianas até as mais graves. Elas podem acontecer por conta do movimento errado, excesso de carga, postura inadequada, falta de aquecimento, entre outros motivos. 

Em geral, as lesões podem ser evitadas no caso da supervisão e orientação adequada dos instrutores. No entanto, em qualquer situação de dor ou incômodo durante o exercício, os alunos devem ser estimulados a interromper o movimento imediatamente. E, no caso das lesões mais graves, deve ser indicado o atendimento e tratamento médico ou fisioterapia.

Emergências médicas súbitas 

Também não é incomum que, em casos de esforço intenso, algumas pessoas tenham emergências súbitas, como desmaios ou tontura. Além dos primeiros socorros, como elevar as pernas do aluno para melhorar o fluxo sanguíneo e colocá-lo em posição lateral, um atendimento médico deve ser solicitado imediatamente. 

Incidentes relacionados à seguranças dos equipamentos 

Se não utilizados de forma correta, mesmo com bloqueios de segurança vindos de fábrica, alguns equipamentos de academia podem oferecer risco aos alunos. Por isso, além da instrução dos professores sobre como usar o aparelho, é fundamental que eles observem a utilização e corrijam imediatamente qualquer problema. 

Além disso, a manutenção frequente dos aparelhos de academia é essencial para que eles estejam sempre nas melhores condições de utilização. 

Protocolos de segurança e prevenção

A cada emergência em academias listada acima, trouxemos, de forma resumida, os principais protocolos de atuação. No entanto, também é importante que a academia tenha políticas e processos bem estruturados para prevenir e agir em qualquer ocasião, desde as mais leves até as mais graves. Detalhamos abaixo alguns exemplos de protocolos de segurança e prevenção:

Treinamento em primeiros socorros e ressuscitação cardiopulmonar (RCP)

Em geral, instrutores e educadores físicos passam por treinamentos de primeiros socorros em algum momento da sua carreira. Mas é fundamental que, como gestor da sua academia, você proporcione esse tipo de capacitação, com as devidas atualizações, para todos os profissionais da empresa. Entre as habilidades ensinadas nesses treinamentos, estão:

Ressuscitação Cardiopulmonar

Também conhecida como RCP, contempla o direcional para realizar compressões torácicas e ventilações para manter o fluxo sanguíneo oxigenado em caso de parada cardíaca. 

Controle de sangramento

Contempla técnicas para evitar ou diminuir o sangramento com o uso de gazes ou bandagem em casos de acidentes com cortes. 

Estabilização de fraturas 

Nem sempre é permitido movimentar os alunos em caso de fratura. É preciso conhecer as técnicas e orientações corretas para imobilizar os membros até que a assistência médica seja realizada. 

Lesões musculares

Existem alguns tipos de massagem e alongamentos corretos para diminuir a tensão e as dores em caso de lesões musculares. No entanto, assim como as fraturas, nem sempre é recomendado movimentar o local da lesão. Por isso, o conhecimento se faz essencial. 

Informações médicas dos alunos

Não apenas para evitar emergências em academias, mas também para isso, ter uma avaliação dos alunos em dia é fundamental para saber como atuar em casos de acidentes. Conhecer as condições médicas, limitações, histórico familiar, alergias e outras informações certamente farão a diferença no atendimento aos primeiros socorros. 

Para isso, a dica é investir em sistemas de gestão de academias que permitam armazenar e atualizar os dados dos alunos de forma constante, garantindo os dados necessários para atuação em ocasiões de emergência.

Um exemplo desse tipo de plataforma é o Tecnofit Gym, um sistema completo e personalizado para o universo fitness, que além de apoiar na gestão financeira do negócio, também contribui para potencializar a experiência dos alunos e relação com a academia. Faça um teste agora mesmo para conferir as vantagens do nosso produto! 

Implementação de políticas de segurança e procedimentos de emergência 

Até aqui detalhamos algumas premissas que gestores e demais profissionais precisam garantir para evitar ou atuar em situações de emergência em academias. Mas a verdade é que os alunos também precisam estar preparados, por meio do conhecimento de políticas e procedimentos do local, para responderem de forma rápida e eficaz a qualquer acidente. 

Alguns exemplos de itens para incluir nesses documentos são:

Plano de evacuação e rota de saída 

Em caso de incêndio, inundação ou outras emergências que exigem evacuação imediata, todos os frequentadores da academia precisam saber como agir. Para isso, além de uma rota de saída bem iluminada, visível e livre de qualquer obstáculo, todos devem ser treinados nos procedimentos corretos de evacuação. 

Disponibilidade de desfibriladores 

Ter um Desfibrilador Externo Automático (DEA) disponível para emergências em academias é essencial e pode fazer toda a diferença em casos críticos, como de paradas cardíacas. E, mais do que garantir o item no local, é preciso se certificar de que os profissionais saibam usá-lo, além de realizar a manutenção de forma frequente, verificando a bateria e condições de uso.

Caixa de primeiros socorros 

Começamos este artigo falando que a atuação em emergências de academias não tem só a ver com uma caixa de primeiros socorros. No entanto, esse item também é indispensável para atender os alunos em casos de acidentes e ferimentos menores. Nessa caixa, é importante garantir alguns suprimentos, como: 

  • Gazes, esparadrapos e bandagens. 
  • Tesouras. 
  • Luvas e máscaras descartáveis. 
  • Desinfetantes e antissépticos. 
  • Instruções de primeiros socorros.
  • Lista de contato de emergência. 
  • Máscara de RPC e Desfibrilador Externo Automático (DEA). 
  • Além de pomadas e bolsas de gelo, que ajudam a melhorar condições de lesões musculares. 

Inspeção e manutenção regular dos equipamentos de segurança

Há alguns órgãos públicos, como o CREF ou a Vigilância Sanitária, que são responsáveis pela inspeção de academias – fiscalizando principalmente a formação dos profissionais que atuam no local e as condições de higiene e saúde para a prática dos exercícios. 

No entanto, além de garantir que o local corresponda às necessidades dessas instituições, é fundamental criar uma rotina de manutenção em todos os equipamentos e infraestrutura do local, a fim de garantir a máxima segurança dos alunos durante a experiência no local.

Quais são as responsabilidades legais e éticas da academia em caso de emergência?

Nem sempre saber “o quê” fazer é suficiente. No caso de emergência em academias, o “como” também conta muito, já que algumas situações podem ser traumáticas para os alunos. Abaixo detalhamos um pouco mais sobre as responsabilidades legais e éticas no atendimento a acidentes nesses estabelecimentos. Confira: 

Deveres e responsabilidades legais ao lidar com emergências em academias 

Mesmo que as emergências aconteçam devido a uma atitude equivocada dos alunos, as academias podem responder pelos danos físicos e psicológicos causados em um acidente. Muitas vezes, sendo necessária a indenização. Isso está previsto no Código do Consumidor. 

O aluno que sofrer um acidente dentro das dependências da academia deve comprovar o dano. Mesmo assim, cabe ao estabelecimento evitar qualquer tipo de emergência, certificando as condições da infraestrutura e aparelhos do local, além de disponibilizar profissionais de Educação Física para atendimento imediato, fiscalização e instruções corretas. 

Também é legalmente necessário que a academia esteja preparada para realizar os primeiros socorros e encaminhar os alunos ao atendimento médico, além de reparar qualquer dano ocorrido. 

Considerações éticas ao prestar assistência em situações de emergência 

Entretanto, além das condições legais, há ainda algumas considerações éticas para evitar qualquer constrangimento e trauma na atuação de emergências em academias. Para isso, listamos abaixo algumas dicas: 

  • Criar um ambiente mais confortável possível para acalmar o aluno, seja qual for a gravidade do acidente. Dessa forma, é possível tomar as decisões corretas para determinada ocasião. 
  • Focar não apenas nas questões físicas, mas também nos demais aspectos que envolvem o acidente, levando em conta elementos emocionais. 
  • Buscar ter empatia, escuta ativa, demonstrar confiança e tranquilidade no atendimento. 
  • Evitar aglomerações e impor-se com firmeza para que apenas as pessoas adequadas atuem na situação, respeitando a privacidade da vítima e evitando que os demais alunos atrapalhem o atendimento. 
  • Conversar com o aluno, informando sobre cada passo dos procedimentos a serem realizados. 
  • Manter-se próximo do aluno até que o atendimento médico e especializado chegue ao local do estabelecimento. 

Conclusão

E agora, sente-se mais preparado para atuar em emergências de academias e preparar toda a equipe e alunos para saberem o que fazer nas mais diferentes situações? Esperamos que este artigo tenha contribuído com dicas importantes para maximizar a experiência dos seus alunos, garantindo um ambiente saudável e seguro para conquistarem seus objetivos fitness. 

E, falando em objetivos, reforçamos o convite para que você conheça os produtos da Tecnofit. E, com eles, garanta os melhores resultados para o seu empreendimento. 

Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })