9715
Guia completo: estratégias essenciais no exercício físico para idosos

Guia completo: estratégias essenciais no exercício físico para idosos

Conheça as principais atividades, cuidados e especificidades recomendadas para trabalhar com essa tendência do mercado fitness.

exercício físico para idoso

Não é de hoje que o exercício físico para idosos tem marcado presença nos estudos de tendências do mercado fitness. Esse movimento comprova não apenas a importância e os benefícios da atividade física para a saúde e bem-estar da terceira idade, como também as possibilidades de diferentes modelos de negócio para trabalhar com esse público. 

Uma das mais importantes pesquisas do setor, a ACSM Worldwide Fitness Trends, do American College of Sports Medicine, apresentou, para 2024, o aumento das opções de programas de exercícios voltados para a terceira idade na terceira posição no ranking das tendências deste mercado. E vale reforçar que esse item já estava presente na lista do estudo em 2023.

A pesquisa, que reúne informações de milhares de profissionais e pesquisadores, oferece uma visão valiosa das direções para a indústria fitness. E, logicamente, esse movimento é orientado por outras tendências demográficas no Brasil e no mundo, além de mudanças relacionadas à qualidade de vida, saúde e bem-estar das pessoas. 

Por exemplo: de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), do IBGE, a população do Brasil está envelhecendo. Em dez anos, o volume de pessoas com 60 anos ou mais cresceu em mais de três pontos percentuais, causando uma importante mudança na estrutura etária do país.

Ao compararmos os clientes da Tecnofit, em 2023, também tivemos um aumento de 57,31% em novos alunos idosos, comparado com o ano anterior. 

Segundo especialistas, entre as principais razões para o crescimento desse público estão: 

  • o avanço na medicina e tratamentos preventivos mais assertivos;
  • a redução na taxa de fecundidade (índices de nascimento) e de mortalidade (as pessoas estão vivendo mais); 
  • a criação de recursos e serviços especializados no atendimento desse público, como as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), por exemplo.

Considerando todo esse cenário e estatísticas que mostram que, provavelmente, não vamos parar por aqui, o envelhecimento da população intensifica a necessidade de abordagens que garantam uma boa qualidade de vida para a terceira idade.

Mas mais do que atender à demanda, é importante que as instituições públicas e privadas invistam em estratégias eficazes para fomentar a saúde e bem-estar dessa população. E é aqui que os exercícios físicos para idosos devem ser considerados como negócio para os estabelecimentos e profissionais do mercado fitness. 

As atividades aeróbicas e de fortalecimento muscular, por exemplo, são cruciais para diminuir os riscos associados à doenças crônicas e deficiência cognitiva. 

Além disso, segundo o Ministério da Saúde, os exercícios físicos para idosos ajudam a melhorar as habilidades de socialização, aumentar a energia, disposição e autonomia, além da capacidade para se movimentar e a independência para realizar as atividades rotineiras. 

Além de viver mais, a população idosa deve viver melhor! 

E foi pensando nisso que criamos este guia completo com estratégias essenciais para implementar os exercícios físicos para idosos como parte dos serviços da sua academia, studio ou atuação como personal trainer. Continue acompanhando para saber mais. 

Benefícios do exercício físico para idosos

A prática de atividade física garante um impacto positivo na vida de qualquer pessoa. No entanto, para a terceira idade, principalmente por conta de condições e doenças que costumam avançar ao longo dos anos, alguns benefícios são ainda mais relevantes. Detalhamos os principais abaixo: 

Saúde cardiovascular

Os exercícios físicos ajudam a aumentar o fluxo sanguíneo para o coração, tornando esse músculo mais forte. A condição contribui com a redução dos riscos relacionados à pressão alta e outras doenças cardiovasculares. Como consequência, também promovem benefícios para a prevenção e melhores resultados em tratamento de doenças crônicas. 

Fortalecimento dos músculos e ossos

Ao aumentar a força muscular, densidade óssea e coordenação, a atividade física reduz o risco do desenvolvimento de osteoporose, evitando quedas e fraturas. Como exemplo, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que exercícios físicos podem reduzir os casos de fratura em quadril em até 40%. 

Flexibilidade e equilíbrio

Além do benefício citado acima, que também tem impacto positivo no equilíbrio corporal, aulas específicas de alongamento e exercícios de flexibilidade promovem a amplitude das articulações, reduzindo a rigidez muscular. Tudo isso promove uma vida mais ativa, segura e autossuficiente para a terceira idade.

Redução do risco de doenças crônicas e de morte prematura

Por conta do impacto positivo em todas as frentes de saúde, o exercício físico para idosos previne não apenas as doenças crônicas, mas também ajuda a promover a longevidade e redução da morte prematura. 

Qualidade de vida e do bem-estar

Além de todos os benefícios relacionados à saúde física e prevenção de doenças, vale lembrar que o exercício físico – seja para crianças, jovens, adultos ou idosos – tem papel fundamental na potencialização da saúde mental, qualidade de vida e bem-estar. 

Estudos comprovam que a atividade física garante menor risco de depressão, além de aumentar a tolerância à dor, proporcionar mais confiança, segurança e plenitude na realização de tarefas diárias. 

Além disso, é comum que idosos relatem sentimentos de solidão e isolamento – o que também tende a ser administrado com a realização de atividades físicas, principalmente em aulas coletivas ou academias especializadas no atendimento desse público. 

exercício físico para idoso

Tipos de exercícios adequados para idosos

Em geral, todos os exercícios físicos podem ser realizados por idosos, dadas as devidas adaptações de acordo com o nível de habilidade e condições de saúde de cada indivíduo. No entanto, com o objetivo de potencializar os benefícios citados acima, algumas atividades são ainda mais recomendadas para essa população. Entre elas: 

Exercícios de resistência física

Como caminhar, pular corda, subir e descer escadas, aulas de pilares e até mesmo musculação com cargas moderadas. Essas atividades contribuem com a capacidade dos músculos de realizar movimentos em repetições ou sustentar a contração muscular ao longo do tempo. 

Exercícios de flexibilidade

Outra modalidade muito comum de exercício físico para idosos. Contempla aulas de alongamento, yoga e pilates, por exemplo. Tem como objetivo aumentar a amplitude das articulações e redução da rigidez muscular, contribuindo com a mobilidade, além de prevenção de quedas e lesões. 

Exercícios de equilíbrio e coordenação 

Envolvem práticas de baixa complexidade, que normalmente fazem parte de outras aulas ou modalidades de exercício físico para idosos. Alguns exemplos são: andar em linha reta, ficar na ponta dos pés e outros movimentos em superfícies instáveis, que desafiam o equilíbrio. Essas práticas fortalecem os músculos estabilizadores, melhoram a coordenação motora e reduzem o risco de quedas. 

Exercícios aeróbicos

Muito parecidos com os movimentos de resistência física – em geral, com intensidade mais alta e com o objetivo de potencializar a frequência cardíaca e respiração, além de auxiliar no controle de peso, promover a saúde mental e bem-estar. Alguns exemplos são: natação, caminhadas, corridas, ciclismo e aulas de dança.  

Exercícios de treinamento funcional 

São movimentos que fortalecem o corpo para atividades do dia a dia. Em geral, são realizados com o peso corporal ou pouca carga, como agachamentos, flexões de braço, prancha e exercícios abdominais, entre outros movimentos multiarticulares. 

Como o próprio nome já diz, essa modalidade contribui com o aprimoramento da funcionalidade, fortalecendo os grupos musculares importantes para atividades rotineiras e maximizando a independência dos idosos. 

Considerações específicas para ministrar o exercício físico para idosos

Até aqui foi possível conhecer melhor os exercícios mais recomendados para idosos e seus benefícios. No entanto, é fundamental considerar algumas condições específicas para que esse público seja contemplado entre os alunos da sua academia ou espaço fitness. 

Então, se você atende ou pretende atender essa população e desenvolver serviços e profissionais com potencial de promover a melhor experiência possível para esse público, atente-se às seguintes orientações: 

Adaptar os exercícios às necessidades e limitações dos idosos

Para um atendimento personalizado e a garantia de resultados eficientes, é fundamental reconhecer a individualidade dos alunos, levando em conta níveis de habilidade, condicionamento físico e histórico de saúde de cada idoso. Depois disso, certifique-se de adaptar os exercícios de acordo com as necessidades, evitando possíveis lesões. 

Segurança e a prevenção de lesões

A realização de avaliações de saúde e anamnese é crucial para o atendimento a idosos. É por meio dessas consultas que os profissionais terão conhecimento para identificar condições pré-existentes, restrições médicas e riscos potenciais.

Além disso, é preciso investir na supervisão constante durante os treinos, com orientação clara sobre a execução dos movimentos e intervenção imediata no caso de qualquer desconforto ou sinal de dificuldade.

Acompanhar e monitorar o progresso dos idosos durante o treinamento

Certifique-se de criar um ambiente de comunicação aberta para que os alunos possam compartilhar suas sensações, expectativas e limitações, contribuindo com a criação de metas alcançáveis em termos de força, flexibilidade, equilíbrio e resistência. 

O monitoramento e acompanhamento de resultados também é uma importante ferramenta para garantir a eficiência do exercício físico para idosos, além de contribuir com o reconhecimento e motivação desse público. 

Dicas para profissionais do segmento health e fitness que querem trabalhar com exercício físico para idosos

Estamos quase chegando ao final do guia, mas se você chegou até aqui com interesse em implementar essa especialidade na sua empresa ou nos seus serviços, destacamos duas dicas cruciais que não podem ficar de fora do seu planejamento para esse público: 

Conhecer as necessidades e limitações dos idosos

Invista em profissionais ou terceirize as avaliações físicas constantes, não apenas para certificar que os idosos estão aptos à realização de determinada atividade física, mas também para acompanhar de perto as condições, expectativas e limitações para qualquer tipo de mudança no plano de treinamento. 

Manter atualizado sobre os últimos avanços no campo do exercício físico para idosos

Por ser uma tendência muito relevante para o mercado fitness, a todo momento surgem novidades em termos de ferramentas, recursos, modalidades e novas abordagens para oferecer aos idosos. E acompanhar esses avanços certamente será um diferencial na experiência dos seus alunos. 

Conclusão

Com este guia, você teve acesso aos benefícios, tipos de atividades recomendadas e as principais estratégias para implementar a modalidade de exercício físico para idosos no seu espaço fitness. 

E como as nossas últimas dicas envolveram a atualização constante sobre o assunto, aqui vai mais uma sugestão bônus: continue acompanhando o Blog e as redes sociais da Tecnofit para ficar por dentro das principais novidades do mercado e dicas para potencializar os resultados do seu negócio fitness! 

Acelere os resultados do seu negócio fitness com Tecnofit!
Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })