9407
Tendências Fitness 2024: Insights da Pesquisa Global da ACSM

Tendências Fitness 2024: Insights da Pesquisa Global da ACSM

Desvende as Tendências Fitness 2024: Inovações e Insights que Moldarão o Futuro da Saúde e Bem-Estar

tendências fitness 2024

O American College of Sports Medicine (ACSM) lançou recentemente os resultados de sua pesquisa anual sobre as tendências fitness 2024, conhecida como ACSM Worldwide Fitness Trends. Esta pesquisa, que reúne informações de milhares de profissionais e pesquisadores, oferece uma visão valiosa das direções que a indústria de fitness está tomando. Vamos explorar os principais destaques e insights fornecidos por esse relatório.

Conhecendo melhor a pesquisa

Tendência vs. Modismo: Navegando nas Águas do Fitness

Ao analisar a pesquisa conduzida pela ACSM, é natural questionar por que certos elementos, que foram altamente relevantes para o segmento fitness em 2023, não figuram na lista de tendências. Essa diferença destaca a importância de compreender a distinção entre tendências, que são duradouras, e modismos, que são efêmeros.

As tendências representam desenvolvimentos gerais e persistentes no comportamento das pessoas, enquanto os modismos são passageiros e temporários. Essa clareza conceitual orienta a pesquisa para identificar evoluções significativas e sustentáveis no mercado.

  • Tendência: Um desenvolvimento geral ou mudança na situação, ou no comportamento das pessoas (Cambridge Dictionary).
  • Modismo: Moda adotada com entusiasmo por um breve período; uma mania (Dictionary.com).

Quem são os Participantes da Pesquisa?

A pesquisa de 2024 conta com entrevistas de uma variedade de profissionais do fitness, incluindo 22% de personal trainers em tempo integral ou parcial. Com uma média de idade de 39,2 anos e uma experiência média de 1 a 6 anos na indústria, o grupo demográfico que contribuiu para a pesquisa mais recente reflete uma perspectiva mais jovem e dinâmica em comparação com anos anteriores. Essa diversidade de participantes assegura uma abordagem abrangente na identificação de tendências significativas no cenário fitness em constante evolução.

As 20 Principais Tendências Fitness 2024

1. Tecnologia vestível

A tecnologia vestível mantém sua posição de destaque como a principal tendência desde 2016, consolidando-se como um dos pilares fundamentais. Esse segmento abrange uma diversidade de dispositivos projetados para serem usados ou anexados ao corpo, geralmente conectados a smartphones. Essa integração proporciona a obtenção de informações em tempo real, como a frequência cardíaca, contagem de passos, minutos ativos e dados sobre o tempo de sono.

Essa revolucionária tecnologia não apenas oferece uma visão abrangente da saúde e do bem-estar, mas também possibilita aos profissionais de Educação Física uma personalização ainda mais precisa das atividades físicas diárias de seus alunos. Ao monitorar de perto padrões, desempenho e progresso ao longo do tempo, os especialistas podem ajustar estratégias e otimizar programas de treinamento de forma eficaz.

2. Promoção da saúde no trabalho

A promoção da saúde no trabalho surge como uma adição recente e significativa às tendências atuais. Isso reflete um interesse crescente na saúde e na qualidade de vida que se faz sentir em diversas esferas, com destaque para a produtividade no ambiente laboral.

Os benefícios dessas iniciativas frequentemente ultrapassam a simples promoção da saúde, englobando a diminuição de despesas trabalhistas, o incremento de eficiência no ambiente de trabalho e a melhora da saúde mental dos colaboradores. Exemplos práticos envolvem o fornecimento de acesso a instalações fitness, a formação de associações atléticas voltadas aos funcionários e a disponibilização de aulas voltadas à educação.

Essa tendência sinaliza uma mudança no paradigma tradicional do ambiente de trabalho. Além disso, ela evidencia o papel crucial de um ambiente laboral saudável para o bem-estar dos colaboradores, resultando em vantagens recíprocas para empregadores e seus funcionários.

3. Exercícios para a 3ª idade

O aumento das opções de programas de exercícios voltados para a terceira idade conquista a terceira posição . O envelhecimento da população mundial intensifica a necessidade de abordagens eficazes para mitigar os riscos associados a doenças crônicas, deficiência cognitiva nesse segmento. A incorporação de atividades aeróbias e de fortalecimento muscular torna-se uma estratégia crucial para atenuar o impacto dessas condições, promovendo a independência e aprimorando a qualidade de vida durante o processo de envelhecimento.

Ao analisar o ano de 2023 dos clientes Tecnofit, identificamos o aumento de 57,31% em novos alunos idosos comparado com 2022. 

Esses dados destacam a crescente necessidade de se investir em programas de atividades físicas voltados para a terceira idade. Tal investimento não deve ser visto apenas como uma resposta à demanda, mas também como uma estratégia eficaz para fomentar a saúde e o bem-estar nessa parcela da população que está em constante crescimento.

4. Exercícios para a perda de peso

Em uma ascensão notável, os exercícios voltados à perda de peso alcançaram a 4ª posição, um salto significativo do 8º lugar obtido em 2023. Este destaque reflete o crescente entendimento da relevância do exercício regular, não apenas para perda de peso, mas também para aprimorar a função metabólica e reduzir a gordura corporal. A estratégia abrangente, que engloba uma variedade de atividades como exercícios aeróbicos, treinamento de força e acompanhamento nutricional, tem como objetivo criar um déficit calórico para resultados efetivos.

5. Reembolso para profissionais qualificados

A tendência do licenciamento para profissionais qualificados assume a 5ª posição, consolidando-se como uma tendência revisada de anos anteriores, que advogava pelo reconhecimento formal desses especialistas. O reembolso associado a esses serviços não é apenas uma compensação financeira; é um ato de reconhecimento formal, sublinhando a relevância crítica desses profissionais na infraestrutura geral do setor de saúde.

6. Empregar profissionais habilitados

A contratação de profissionais habilitados evidencia o compromisso das empresas do setor fitness com a excelência. Além disso, essa ação comunica claramente aos clientes que esses especialistas têm a competência necessária para orientar suas práticas de maneira eficaz e segura.

Esta tendência destaca a relevância da excelência na prestação de serviços na indústria fitness, assegurando aos clientes uma experiência enriquecedora e resultados gratificantes.

7. Aplicativos de exercícios

Os aplicativos de exercícios conquistam a 7ª posição, representando uma tendência crescente na categoria de tecnologia digital, tendo surgido pela primeira vez no top 20 em 2016. Essa ascensão destaca a transformação significativa que essas ferramentas digitais trouxeram ao mercado, oferecendo aos consumidores uma variedade de opções exclusivas e flexibilidade na entrega de programas personalizados.

A influência positiva dos aplicativos de exercícios é evidente na promoção da atividade física dos usuários, proporcionando uma maneira conveniente e eficaz de manter um estilo de vida ativo. Além de monitorar as atividades físicas, esses aplicativos oferecem feedback em tempo real sobre o desempenho dos usuários, potencializando a motivação e o comprometimento com metas de saúde.

Certos aplicativos avançam ainda mais, incorporando recursos de suporte psicológico e oferecendo sugestões úteis para a alteração de rotinas. Ambos são elementos fundamentais na teoria de modificação de comportamento para a promoção da saúde.

8. Exercício para a saúde mental

O reconhecimento da importância do movimento na cognição e no humor coloca essa tendência em destaque, ocupando agora o 8º lugar. À medida que cresce a compreensão sobre a interconexão entre atividade física e saúde mental, as pessoas passam a valorizar ainda mais o impacto positivo que o movimento pode ter em seu bem-estar emocional, psicológico e social.

A saúde mental, que engloba vários aspectos do bem-estar, se torna uma prioridade considerando que cerca de um em cada oito indivíduos globalmente é impactado, em diferentes níveis, por doenças mentais, conforme apontado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesse contexto, o exercício regular emerge como um poderoso fator de proteção, oferecendo benefícios significativos para a saúde mental.

9. Desenvolvimento atlético juvenil

A nona tendência destaca uma abordagem ao treinamento de jovens centrada no aprimoramento de habilidades motoras, força e coordenação. Nesse contexto, crianças e adolescentes têm a oportunidade de aprender padrões fundamentais de movimento, preparando-se para desenvolver novas habilidades ao longo de seu crescimento. É crucial que os profissionais de Educação Física estejam em constante atualização ao trabalharem com essa população especial.

Os dados de aumento, baseados na base de clientes da Tecnofit, revelam um expressivo crescimento de 34,77% em novos alunos jovens (0 a 15 anos) ao compararmos os anos 2022 e 2023.

Esses números não apenas corroboram a importância crescente atribuída ao treinamento de jovens, mas também ressaltam a necessidade urgente de promover práticas físicas saudáveis desde a infância e adolescência. O investimento no desenvolvimento físico e motor nessa fase crucial da vida não apenas estabelece bases sólidas para o crescimento saudável, mas também contribui para a formação de hábitos positivos ao longo da vida.

10. Treinamento personalizado

Como a décima tendência, o treinamento personalizado mantém-se firme na lista das 10 principais tendências do fitness desde sua introdução em 2007. Esta abordagem oferece treinamento individualizado, incorporando testes de condicionamento físico, definição de metas e implementação de programas personalizados.

Na pesquisa feita entre clientes Tecnofit revelam um notável crescimento de 32,78% no número de Personal Trainers no Brasil. Essa estatística alinha-se com a pesquisa da ACSM, que posiciona as tendências de Personal Trainer em 3º lugar no cenário brasileiro e em 10º lugar no ranking mundial. Destaca-se também um aumento significativo de 119% nos treinos confirmados pelos alunos na plataforma Tecnofit Personal, refletindo a demanda crescente por serviços de treinamento personalizado.

Essa constante presença nas tendências e os indicadores de crescimento sólido demonstram que o treinamento personalizado não é apenas uma moda passageira, mas uma abordagem duradoura e altamente procurada pelos entusiastas do fitness. Essa tendência não só reforça a importância da personalização nos programas de treino, mas também destaca a relevância contínua dos Personal Trainers como guias essenciais na jornada de fitness dos indivíduos.

11. Medicina do estilo de vida

Diante do crescente enfoque dos clientes e da indústria na longevidade e na saúde, não surpreende o avanço significativo da medicina do estilo de vida, elevando-se cinco posições para o 11º lugar este ano. Essa tendência emergiu pela primeira vez em 16º lugar em 2020, progredindo para a 18ª posição em 2021, 19ª em 2022 e novamente alcançando o 16º lugar em 2023, evidenciando sua trajetória ascendente e consolidada.

A medicina do estilo de vida adota uma abordagem centrada na promoção de comportamentos saudáveis como fundamento para a saúde, prevenção de doenças e tratamento médico. Recomendações gerais, como o aumento da atividade física e a redução do comportamento sedentário, são fundamentais para a melhoria dos resultados de saúde, especialmente para indivíduos com doenças crônicas.

Além disso, a medicina do estilo de vida estabelece prioridades adicionais, como aprimorar a nutrição, reduzir o estresse e melhorar o bem-estar social. Esses elementos complementares destacam a abordagem holística dessa tendência, que vai além do tratamento convencional para promover um estilo de vida saudável e sustentável. A ascensão constante no ranking evidencia a crescente importância dada à integração de práticas saudáveis no cotidiano, não apenas como forma de prevenção, mas como um guia para uma vida plena e saudável.

12. Atividades ao ar livre

Iniciando modestamente em 25º lugar em 2010, as atividades ao ar livre ganharam uma notável popularidade nos últimos anos. Esse avanço fez com que elas escalassem posições consideráveis, chegando ao 4º lugar em 2021, 3º em 2022 e 6º em 2023. Este crescimento foi impulsionado, em grande parte, pelas restrições decorrentes da pandemia de COVID-19.

Estas atividades, realizadas em parques públicos, praças ou trilhas para caminhadas, são frequentemente lideradas por profissionais de Educação Física, abrangendo eventos que envolvem corrida, ciclismo ou esportes de lazer. Essa tendência vai além do exercício físico individual, pois fomenta a participação em comunidade, fortalecendo os laços sociais e promovendo o bem-estar coletivo.

13. Coaching em saúde e bem-estar

Profissionais dessa categoria incorporam princípios e teorias da ciência comportamental em programas de promoção da saúde e medicina do estilo de vida, desempenhando um papel crucial na integração entre as esferas clínica e pessoal. Esse modelo inovador coloca o cliente no centro, reconhecendo-o como a autoridade em sua jornada de mudança de comportamento, enquanto os profissionais de coaching estabelecem parcerias para oferecer apoio e feedback. Tudo isso é feito por meio de técnicas de mudança de comportamento embasadas em evidências.

Esse formato possibilita uma abordagem personalizada, ajustada às demandas específicas de cada cliente. Isso reforça a efetividade do coaching como uma ferramenta dinâmica e adaptada, capaz de impulsionar alterações significativas de comportamento.

14. Treinamento funcional

Após ocupar a 5ª posição em 2023, o treinamento funcional continua a se destacar como uma modalidade que vai além do fitness convencional. Essa abordagem visa aprimorar o equilíbrio, coordenação, força funcional e resistência, proporcionando benefícios tangíveis para as atividades cotidianas. Os programas de treinamento funcional são projetados para refletir as ações que os clientes realizam ao longo do dia, visando manter ou melhorar a função física e a independência.

Essa tendência é especialmente vital para a população idosa e outros grupos especiais. Isso se deve ao fato de que o desenvolvimento da força e potência muscular, juntamente com melhorias no equilíbrio e propriocepção, são fundamentais para promover a saúde e prevenir doenças cardiometabólicas.

Os Centros de Treinamento relacionados ao treinamento funcional no Brasil experimentaram um notável crescimento de 124%, conforme dados baseados na base de clientes da Tecnofit. Esse aumento expressivo destaca não apenas a popularidade crescente dessa abordagem, mas também seu impacto significativo na promoção de estilos de vida mais ativos e saudáveis.

15. Yoga

A prática da atenção plena através do yoga emerge como uma excelente estratégia para reduzir o estresse, aprimorar o bem-estar mental e promover a autoconsciência. Sendo uma modalidade de treinamento acessível para diversos níveis de condicionamento físico e segura para populações especiais, o yoga desempenha um papel fundamental na busca por uma vida equilibrada.

Geralmente conduzido em aulas em grupo com instrutores ao vivo, o yoga tradicional abrange estilos como Hatha, Vinyasa e Bikram. O Power Yoga, também conhecido como Vinyasa, destaca-se ao combinar fluxos tradicionais com um foco adicional em força, enquanto os formatos restaurativos, como o Hatha, visam ser mais lentos e relaxantes. A versatilidade do yoga se reflete em sua presença em diversos ambientes, incluindo estúdios de fitness boutique e centros recreativos comunitários. Além disso, a prática pode ser realizada individualmente, através de plataformas sob demanda.

Os dados coletados pela Tecnofit, revelam um aumento significativo de 53% no número de Studios de Yoga. Esse crescimento expressivo reforça não apenas a popularidade crescente da prática, mas também seu impacto positivo na promoção de uma mente saudável e equilibrada.

16. Exercício é remédio

Posicionada como a 16ª tendência para 2024, essa iniciativa global de saúde busca catalisar uma transformação significativa no cenário dos cuidados com a saúde. Encoraja os profissionais de saúde a incorporarem a atividade física como componente essencial no cuidado aos pacientes, reconhecendo os profissionais de Educação Física como peças fundamentais na continuidade dos cuidados de saúde.

Essa abordagem inovadora destaca a crescente compreensão da interconexão entre a atividade física e o bem-estar geral. Ao incluir os profissionais de Educação Física na equipe de cuidados de saúde, essa tendência reconhece o papel crucial da promoção de um estilo de vida ativo para prevenir doenças e promover uma saúde sólida.

17. Treinamento de força tradicional

O treinamento de força tradicional, apesar de ter um papel fundamental nas diretrizes de exercício do ACSM, observou uma diminuição significativa em sua posição. Ele alcançou o 17º lugar na pesquisa de 2024, uma grande queda se comparado ao 4º lugar em 2022 e ao 2º lugar em 2023.

Apesar das diferenças nas classificações, o treinamento de força é amplamente reconhecido por seus benefícios mentais e físicos documentados. Em resposta a isso, estúdios boutique e grandes academias seguem inovando, oferecendo formatos de aulas de exercícios em grupo que se baseiam nesta modalidade.

Os dados de crescimento, baseados nos clientes Tecnofit, revelam um aumento médio de 15% no número de alunos nas academias no período de 2022/2023. Essa estatística vai de encontro com a 5ª tendência brasileira e a 17ª mundial de treinamento de força, evidenciando não apenas a resiliência, mas também a continuidade da relevância dessa prática no cenário do fitness contemporâneo.

18. Tecnologia de treinamento baseada em dados

Adicionada como uma nova tendência potencial para 2024, a tecnologia de treinamento baseada em dados ganha destaque ao ocupar a 18ª posição, sublinhando a crescente importância da revolução digital na indústria do fitness. Esta tendência evidencia como os dados em tempo real, como frequência cardíaca e velocidade, podem ser utilizados pelos clientes para orientar suas experiências de treino. Isso possibilita instruções individualizadas mesmo em ambientes de grupo, nos quais podem coexistir diferentes níveis de condicionamento físico, tudo sob a supervisão de um único profissional de Educação Física.

Os profissionais de Educação Física devem acompanhar as inovações digitais no setor de saúde e fitness. Isso é essencial para aprimorar e diversificar suas propostas de programas, visando atender às demandas crescentes em um cenário digital que está sempre evoluindo.

19. Treinamento personalizado on-line

Após ter saído do top 20 em 2023, o treinamento online retorna com força, conquistando o 19º lugar na lista de tendências para 2024. Essa modalidade de treino utiliza tecnologia digital para oferecer programas de exercícios, tanto individuais quanto em grupo, por meio de plataformas online. Compreendendo sessões interativas ao vivo ou programas assíncronos/pré-gravados com a orientação de profissionais habilitados, o treinamento online proporciona uma abordagem eficiente e conveniente para que os profissionais alcancem um público mais amplo com seus programas de exercícios.

Além da praticidade, essa tendência destaca-se por sua capacidade de melhorar a acessibilidade dos serviços de fitness. Superando barreiras como a falta de conhecimento, restrições de tempo, acesso limitado a instalações e necessidade de apoio psicológico, o treinamento online emerge como uma solução inclusiva. Sua presença renovada no ranking reflete a resposta adaptativa da indústria às mudanças nas preferências e necessidades dos praticantes de exercícios, destacando a crescente importância da presença digital no cenário atual.

20. Treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT)

Em 2024, o treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) desce para o 20º lugar, uma posição inferior em relação ao 7º lugar alcançado em 2023. O HIIT caracteriza-se por sessões curtas de exercícios de esforço quase máximo (> 80% da frequência cardíaca máxima), intercaladas por períodos mais longos de recuperação ativa ou passiva. Este método, reconhecido pelos seus benefícios à saúde, como aprimoramento da capacidade aeróbica máxima, saúde cardiovascular aprimorada e maior sensibilidade à insulina, pode ser adaptado para diversos equipamentos.

A programação do HIIT, centrada na frequência cardíaca, é altamente personalizável para atender às necessidades de todos os níveis de condicionamento físico. A atração desse método reside na sua eficiência temporal tanto para treinos individuais quanto em grupo. Além de economizar tempo, o HIIT tem demonstrado benefícios significativos na aptidão cardiorrespiratória, sendo uma opção valiosa para populações especiais que enfrentam condições crônicas, como diabetes ou certos tipos de câncer. A posição do HIIT no ranking destaca seu impacto contínuo na promoção de uma abordagem intensa e eficaz para o condicionamento físico.

Principais destaques nas Tendências Globais:

Panorama geral

Em um panorama geral, a tecnologia wearable mantém sua posição dominante, enquanto a promoção da saúde no local de trabalho surpreende ao avançar para o segundo lugar. O emprego de profissionais de fitness certificados também ganha destaque, subindo para a sexta posição, indicando uma crescente demanda por qualidade e expertise, principalmente nos países em que a profissional de personal trainer não é necessário curso superior em Educação Física. 

Foco Global na Saúde e Populações Especiais

A pesquisa sublinha o papel fundamental do exercício na melhoria da saúde global, especialmente em resposta à crescente prevalência da obesidade. Tendências relacionadas à perda de peso e programas individualizados, como o treinamento pessoal, são destacadas como componentes cruciais na abordagem da indústria para enfrentar desafios de saúde pública.

Integração do Exercício na Saúde

O relatório enfatiza a proeminência das tendências relacionadas ao Exercise is Medicine (EIM) e à medicina do estilo de vida, indicando uma possível integração crescente do exercício nos cuidados de saúde em 2024. Especialmente para adultos mais velhos, a aptidão física é reconhecida como uma ferramenta vital na prevenção de doenças crônicas e na promoção do bem-estar social.

Regulamentação e Qualidade na Indústria

A pesquisa destaca a importância da regulamentação na indústria de fitness, com a contratação de profissionais certificados figurando entre as 10 principais tendências em diversas regiões. Essa ênfase na qualidade do serviço destaca a necessidade de mitigar riscos e oferecer suporte aos clientes por meio de profissionais altamente treinados.

Variações Regionais e Tendências Específicas

Ao examinar as tendências em diferentes regiões, observamos variações notáveis. Enquanto a tecnologia wearable permanece no topo nos Estados Unidos, sua posição na Austrália cai, sugerindo influências culturais e socioeconômicas. O retorno ao treinamento em grupo se destaca na Austrália, revelando uma preferência regional.

Reflexões sobre a Pesquisa Brasileira

A pesquisa brasileira, liderada por Paulo Costa Amaral e Roberto Dignola, destaca o enfoque no condicionamento físico para idosos como a principal tendência. A diferença nas prioridades, como evidenciado pelo forte posicionamento do treinamento personalizado e exercícios para perda de peso no Brasil, destaca a diversidade nas abordagens regionais.

Mudanças de Comportamento Pós-Pandemia: 

O relatório sugere mudanças significativas no comportamento das pessoas em relação à saúde e atividades físicas após a pandemia. A busca por exercícios para perda de peso reflete uma mudança em direção a estilos de vida mais ativos e conscientes da saúde, indicando um investimento crescente no autocuidado.

O Exercício como Remédio e a Mudança na Prescrição Médica: 

Uma tendência notável é a visão crescente do exercício como um “remédio”, com médicos prescrevendo atividades físicas como parte integrante do cuidado de saúde. Essa mudança indica uma abordagem preventiva, incentivando a mudança de estilo de vida antes da necessidade de medicamentos.

Incentivo à Atividade Física Desde a Infância: 

A pesquisa destaca a importância de promover a atividade física desde a infância, reconhecendo que hábitos saudáveis cultivados desde cedo tendem a perdurar ao longo da vida. Essa perspectiva alinha-se com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre atividade física para diferentes faixas etárias.

Conclusões e Implicações para a Indústria

O ACSM Worldwide Fitness Trends fornece uma visão valiosa das direções futuras na indústria de fitness. À medida que 2024 se desenrola, profissionais e líderes do setor devem considerar essas tendências ao desenvolver estratégias de negócios, alocar recursos e planejar o desenvolvimento profissional. A sinergia entre pesquisas globais e o envolvimento de parceiros internacionais amplia a compreensão das tendências em um mundo pós-pandemia, destacando a importância de adaptação e inovação contínuas na indústria do fitness.

Acelere os resultados do seu negócio fitness com Tecnofit!
Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })