8624
Iluminação de academia: quais os tipos e como deve ser?

Iluminação de academia: quais os tipos e como deve ser?

Conheça algumas orientações para planejar a melhor estrutura para o seu espaço fitness.

academia vazia e bem iluminada

Ao pedirmos para parar por um instante e imaginar, com todos os seus detalhes, o ambiente de uma academia, provavelmente as cores, luzes e sons icônicos deste local vão fazer parte da projeção. Isso porque a iluminação da academia tem papel fundamental para a motivação dos alunos. 

E, pensando nisso, preparamos um artigo especial para que você possa planejar o projeto de iluminação ideal para o seu espaço fitness e garantir mais segurança, conforto, performance e engajamento dos seus clientes, visando a fidelização. 

Acompanhe para saber mais!

Qual é a importância da escolha correta para a iluminação de academia?

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a definição da melhor iluminação de academia vai muito além do gosto pessoal ou planejamento de comunicação visual da empresa. Listamos abaixo alguns elementos que evidenciam o cuidado com essa escolha. 

  • Segurança: a iluminação correta diminui as chances de qualquer tipo de acidente, queda ou lesão. Isso porque traz visibilidade para os equipamentos e áreas de treinamento. 
  • Alta performance: as cores e intensidade da iluminação têm o poder de estimular o humor, energia e motivação dos alunos, criando um ambiente com foco no melhor desempenho. 
  • Conforto visual: a escolha errada pode causar fadiga visual, levando ao desconforto e redução da experiência no local. 
  • Estética: uma boa iluminação também é responsável por dar destaque às áreas visualmente atrativas ou com design diferenciado. Por isso, é ótima para evidenciar os famosos ambientes “instagramáveis”, para a foto pós-treino! 
  • Eficiência energética: as melhores lâmpadas, combinadas com sistemas de controle de iluminação, podem ajudar a reduzir o consumo de energia. Além de contribuir com o meio ambiente, você ainda pode economizar recursos e direcioná-los para investimentos estratégicos. 

E para garantir que a escolha da iluminação correta trará bons resultados para o seu negócio, é interessante ter em mãos um sistema de gestão integrada que promova o acompanhamento da sua empresa na palma da mão, com a geração de relatórios inteligentes para a tomada de decisão estratégica. 

Estamos falando do Tecnofit Gym: uma solução personalizada para academias, que promete contribuir com a gestão da sua empresa, de forma simples e prática. Faça o teste agora mesmo e comprove o que o Sistema Tecnofit pode fazer pela sua academia. 

Quais são os principais tipos de iluminação de academia?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância da escolha correta para iluminação de academia, preparamos algumas dicas sobre os principais modelos disponíveis nos mercados e seus diferenciais. Saiba mais:

Iluminação de academia com luz branca

O estilo de luz branca e fria garante a motivação e energia para treinar, causando a sensação de atenção plena. A título de comparação, em salas de estudos, escritórios e empresas, em que é preciso ter foco e concentração, essa também é a iluminação indicada. 

Iluminação de academia com luz cênica

No caso de salas de aulas coletivas, que combinam o exercício físico com ritmos musicais, o ideal é que o ambiente seja mais escuro, quase como lembrando uma boate. E para tornar esses locais ainda mais estimulantes, é interessante investir em globos, strobos e lâmpadas coloridas. 

Iluminação de academia com luminárias e refletores

Apesar de serem conhecidos como estímulos de iluminação de alta intensidade, são boas opções para espaços abertos, como quadras e piscinas, por exemplo. Aqui é importante ter o cuidado para não direcionar a luz para o olhar do aluno, a fim de evitar acidentes. 

Iluminação de academia com luzes de led

O led passou a ser uma opção cada vez mais considerada para estabelecimentos e empresas por ser uma alternativa com menor custo, que oferece sensação de conforto e que ajuda a criar um ambiente agradável. Além de não ter brilho prejudicial aos olhos, o led tem durabilidade elevada. É ótimo para destacar espaços diferenciados na sua academia

Iluminação de academia com luz natural 

Por último, mas não menos importante, temos a luz natural. E apesar de parecer uma ótima alternativa para evitar custos com energia, nem sempre é a melhor escolha para os locais de treino. Isso porque a luz natural normalmente traz o calor que as pessoas procuram fugir para os exercícios físicos de alta intensidade. 

Sendo assim, a dica é procurar obstáculos que melhorem a difusão da luz sem comprometer o desempenho dos atletas. 

Como deve ser a iluminação de academia de acordo com seus espaços?

Conforme foi possível perceber até aqui, a iluminação correta pode contribuir com o desempenho e bem-estar dos alunos na academia. No entanto, é fundamental considerar as especificações e necessidades de cada ambiente deste local. 

Alguns espaços podem precisar do direcionamento luminotécnico para foco e atenção, enquanto outros demandam luz baixa e quente, pensando na criação de um clima diferenciado para relaxamento.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para que você possa planejar o projeto de iluminação de cada ambiente da sua academia. Confira:

Iluminação para salas de musculação e lutas

A preferência desses espaços são as luzes brancas e frias, pensando na priorização do foco, concentração e energia. Sendo assim, o ideal é que a iluminância seja acima de 500 lux (densidade de intensidade luminosa). 

Uma boa dica é usar luminárias, plafons e spots de led que projetem a iluminação indireta, sem causar incômodo visual aos alunos. 

Iluminação para salas de dança, spinning, jump e aulas coletivas

São ótimos espaços para investir em propostas de luzes cênicas e lâmpadas coloridas – elas vão contribuir com a criação de um ambiente mais dramático, porém animado. E isso certamente contribuirá com a energia das aulas em questão! 

Iluminação para espaços de alongamento ou exercícios aeróbicos

Assim como as salas de musculação, elas também demandam iluminação branca e fria. Para manter a energia e motivação, o ideal é investir em luzes mais fortes, superiores a 500 lux.

Iluminação para yoga e pilates

Diferentemente dos exemplos anteriores, a dica aqui é buscar o equilíbrio entre a luz natural e artificial, mantendo um padrão de aproximadamente 300 lux. Também é interessante investir em interruptores que permitam ajustar a intensidade da iluminação conforme o ritmo das aulas. 

Iluminação para piscinas

Em academias ou escolas de natação, hidroginástica e outras atividades na água, a indicação são os refletores de alta intensidade – aproximadamente 600 a 800 lux, mas com o cuidado para direcionar a iluminação para o lado oposto da visão dos alunos e para fora do tanque de água. 

Também é fundamental planejar o local da instalação do projeto de iluminação, que deve ficar em um ambiente seguro, que possa simplificar qualquer necessidade de manutenção – e nunca acima da piscina. 

Iluminação para quadras e ginásio

Da mesma forma que piscinas, quadras e ginásios também podem contar com iluminação forte e de alta intensidade – preferencialmente branca e fria – a fim de minimizar os efeitos do desgaste e cansaço. Os refletores de led são ótimas opções!

Iluminação para vestiários de academia

Para evitar acidentes e manter o local visualmente organizado, a sugestão de iluminação para vestiários é a luz branca. No entanto, alguns spots podem ser usados para decorar ou dar destaque a determinadas direções, como em uma bancada com espelho, por exemplo. 

Iluminação para recepção de academia

É o local pelo qual todos os alunos vão passar – seja para entrar na academia ou fazer o seu contrato. Por isso, é interessante criar um ambiente aconchegante, que promova conforto e segurança. E luzes amarelas ou com tom branco quente são ótimas opções!

Iluminação para box de CrossFit

No caso de box de CrossFit, a indicação segue a mesma linha das salas de musculação, alongamento e exercícios aeróbicos: luzes de tom branco e frio. No entanto, é bem comum encontrar espaços como esses onde os proprietários optam por luzes de tom branco quente combinadas com luminárias no estilo industrial ou vintage, para remeter a uma referência mais rústica. 

Como fazer um projeto de iluminação de academia?

Agora, independentemente do espaço em questão, um projeto de iluminação de academia certamente vai garantir melhores resultados para os seus alunos – e consequentemente, para a empresa. Pensando nisso, criamos um passo a passo para que você possa organizar a solicitação de orçamento para os seus parceiros nessa missão. 

  1. Entenda as atividades em cada ambiente e a necessidade de iluminação. 
  2. Escolha o melhor tipo de iluminação de acordo com o objetivo do espaço. 
  3. Calcule a quantidade de luz necessária para criar um ambiente seguro e confortável. 
  4. Defina as lâmpadas e luminárias adequadas, pensando na eficiência, qualidade, durabilidade e sustentabilidade, além do custo e facilidade de manutenção.
  5. Planeje a distribuição visual e layout da iluminação conforme o seu espaço, posicionando as e luminárias de forma estratégica, trabalhando a luz e sombra. 
  6. Avalie a possibilidade de investir em sistemas de controle de iluminação – para aumentar a eficiência energética e aumentar ou diminuir a intensidade da luz de acordo com a atividade em questão. 
  7. Considere combinar a luz natural com a artificial, projetando uma economia de energia equilibrada à performance dos alunos. 

Como funciona a psicologia das cores para academia?

Assim como a iluminação de academia, as cores escolhidas para cada espaço desse tipo de empresa também podem fazer toda a diferença na motivação dos alunos. 

Isso acontece por conta da psicologia das cores, área que estuda e explora como as cores podem afetar nossas emoções, comportamentos e percepções. 

Listamos abaixo como algumas cores podem interferir nas sensações dos alunos em uma academia, para que você possa considerar essa definição junto com o planejamento do projeto de iluminação do local. 

  • Para energia e motivação: escolha as cores vibrantes, como vermelho, laranja e amarelo. Elas são conhecidas por estimular o sistema nervoso e aumentar o fluxo de batimentos cardíacos, potencializando a performance nas atividades físicas. 
  • Para foco e concentração: prefira azul e verde, por exemplo. Elas têm efeito calmante e podem ajudar os alunos a se sentirem mais centrados e tranquilos durante o treinamento.
  • Para equilíbrio, limpeza, organização e harmonia: opte por cores neutras, como o branco, off white e tons terrosos. Essas cores proporcionam que outras se destaquem e também podem transmitir uma sensação de simplicidade e ordem. 
  • Para destaques e estímulo visual: invista em contrastantes e cores vivas pode ajudar a criar pontos focais e estimular o interesse visual. Isso ajuda a criar um ambiente mais dinâmico. 
  • Para aumentar a percepção de espaço: escolha opções claras, as quais são normalmente usadas para criar a sensação de um espaço amplo e aberto. Como elas refletem a luz, fazem com que as áreas pareçam iluminadas e arejadas.
  • Importante: se possível, fuja do cinza! Apesar de ser conhecida como uma cor elegante, ela também traz uma sensação de inércia e preguiça – tudo o que não precisamos em um ambiente com foco no exercício físico. 

Conclusão

Agora que você já tem uma boa ideia de qual tipo de iluminação de academia usar, quais são os principais cuidados e como combinar a luz com as melhores cores, é hora de colocar a mão na massa!

E a nossa última dica por aqui é adequar o seu projeto de iluminação de academia com o orçamento e planejamento financeiro. E, para garantir que está fazendo a escolha certa, investir em uma plataforma que vai garantir as informações direcionadas para a tomada de decisão estratégica da sua academia – como o Tecnofit Gym!

Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })