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12 Ideias para uma Inauguração de Academia de Sucesso

12 Ideias para uma Inauguração de Academia de Sucesso

Encante seus alunos desde a primeira experiência; essa é uma ótima oportunidade para criar conexões relevantes e duradouras!

Pessoas confraternizando na inauguração de uma academia.

Aquela história de “paixão à primeira vista”, que funciona tão bem nos romances, também tem tudo a ver com a inauguração de uma academia. Quando a conexão é imediata, as chances de criar um relacionamento duradouro com os seus alunos são muito maiores. 

Pensando nisso, preparamos este artigo com sugestões para criar uma inauguração de academia marcante e divulgar o espaço para potenciais alunos também depois do evento. Aproveite as dicas!

O que fazer para inauguração de academia?

São várias as ações que podem fazer parte do seu plano de inauguração de academia. Mas além de pensar em um evento que possa surpreender os convidados, tenha em mãos todas as informações que podem ser solicitadas pelas pessoas que visitarem o local. 

Crie um discurso convidativo e completo, que se conecte com o propósito e imagem da marca; prepare materiais de apoio com informações sobre modalidades, planos e preços – podem ser banners ou cartazes, por exemplo; treine a equipe de apoio e, se possível, conte com os profissionais que vão trabalhar na academia desde o momento da inauguração; dê um “gostinho” da experiência que os potenciais alunos terão caso decidam treinar neste espaço; e lembre-se de não prometer nada além do que será cumprido. 

Ao final deste artigo você terá acesso a mais algumas ideias interessantes para criar uma experiência positiva e memorável no dia da inauguração. 

Por que inovar com ideias para inauguração de academia diferentes e criativas?

Esses dois elementos têm potencial para tornar o evento ainda mais especial para os convidados, criando um senso positivo de expectativa e curiosidade do que podem encontrar ao decidirem treinar no local, além de contribuir com o compartilhamento da experiência para amigos e familiares. 

Ideias, espaços e momentos diferentes e criativos demonstram que a marca está disposta a oferecer diferenciais desde o “corte da fita”. Quando os olhos não brilham nesse primeiro encontro, as chances de o aluno se interessar pela empresa são menores. 

Como planejar uma inauguração de academia?

Com foco nos diferenciais e nas ofertas de valor da sua academia, a inauguração é um momento para estabelecer conexões positivas, que possam gerar interesse e curiosidade na comunidade ao redor. Conheça algumas dicas importantes para planejar este evento:

1. Conheça seu público:

Se você acompanha o Blog da Tecnofit sabe que essa é uma dica presente em muitos cenários, desde a criação de um plano de negócio. Isso porque, para que você saiba como oferecer um atendimento e experiências personalizadas, é preciso saber o que seu cliente espera: quais são seus desejos, anseios, desafios e necessidades. 

No caso de um evento de inauguração de academia, são eles que vão orientar a melhor data, local, atividades planejadas e investimentos necessários. 

2. Defina a estrutura, estratégias e orçamento:

O investimento da inauguração da academia precisa estar contemplado desde o planejamento da abertura do negócio. Para isso, liste quantos convidados você pretende receber, quais serão as atividades e estratégias apresentadas, os profissionais de apoio, demonstrações, brindes, entre outras ações. 

3. Divulgue o evento:

De acordo com o perfil dos convidados é possível criar estratégias de divulgação do evento para a comunidade. Usar as redes sociais, enviar um e-mail para um mailing prévio, instalar faixas e banners no próprio local e até mesmo distribuir folhetos nos comércios e residências próximos podem ser boas táticas. 

4. Faça a lista de convidados:

Além do público em geral, identifique pessoas-chaves para convidar para o seu evento. Comerciantes e líderes da comunidade, parceiros potenciais e influenciadores podem ser boas alternativas. Pense naquelas pessoas que podem ajudar a potencializar a visibilidade da sua empresa em seus próprios círculos. 

5. Planeje como convidar e o modelo do convite:

Além do “onde”, o “como” fazer o convite também é uma escolha importante. É fundamental que todas as informações estejam claras e diretas, que você possa transmitir a essência e atrair as pessoas para este evento já no primeiro contato. 

6. Execute o plano de inauguração com energia e entusiasmo:

Apesar de ser um trabalho árduo que vai demandar esforço e investimento – tanto de você, quanto de sua equipe – a inauguração é um momento único. Por isso, prepare-se para ela! Certifique-se de que todos os detalhes estejam alinhados, desde a decoração até os possíveis brindes. A forma como os convidados serão recebidos pelos responsáveis pela academia fará toda a diferença. 

Como fazer a divulgação de uma academia?

Abordamos anteriormente algumas alternativas para divulgar o convite para a inauguração da academia. No entanto, no pós-evento, os esforços e investimentos na divulgação precisam ser mantidos – principalmente para aqueles que não conseguirem prestigiar o momento. Conheça algumas opções: 

Presença Online e Redes Sociais

Hoje é quase impossível conhecer um empreendimento que não tenha uma forte presença digital, seja em um site ou em redes sociais. Certamente é a fonte de busca mais comum entre os consumidores. Por isso, alimente esses canais com informações completas sobre os serviços, horários, profissionais, planos, preços e destaque para os diferenciais do seu negócio. 

Promoções e Ofertas Especiais

Outra forma muito eficaz de atrair novos alunos é por meio de promoções. Aproveite a inauguração para oferecer condições exclusivas, criando um senso de urgência nos potenciais clientes. Pode ser a isenção da taxa de matrícula, pacotes promocionais, avaliação ou aulas gratuitas, entre outros modelos. Lembre-se de divulgar essas ações nos seus canais de contato com a comunidade. 

Parcerias Locais e Eventos

A parceria com estabelecimentos que tenham alguma conexão com o seu negócio pode ser uma ótima maneira para expandir a rede de clientes e, consequentemente, garantir mais receita. Além disso, marcar presença em eventos locais, como festas e comemorações, também pode ajudar a aumentar a visibilidade para a sua empresa. 

Publicidade Paga e Materiais Impressos

Investir em mídia online e impressa também é uma alternativa para alcançar mais pessoas e – no caso da publicidade digital – direcionar a mensagem para o público certo. 

Qual é a importância da experiência do cliente?

Em todos os setores, cada vez mais as empresas têm tomado decisões com base na percepção dos clientes. No mercado fitness não é diferente! A satisfação, muitas vezes, é sinônimo de fidelização – um aspecto importantíssimo para a previsibilidade da receita e sucesso do negócio. 

Por isso, desde o momento da inauguração, o cliente precisa ter uma experiência positiva e diferenciada, para que ele veja que a oferta de valor vai muito além do preço do serviço. Essa boa percepção contribui também para que os alunos indiquem a empresa para os seus conhecidos, solidificando a reputação da academia. 

12 ideias para inauguração de academia

Agora que você já conhece a importância de uma inauguração bem executada e o passo a passo para planejá-la, listamos abaixo algumas ideias de ativações para este evento. Confira!

1. Cerimônia de Abertura Especial

É interessante criar um marco para a inauguração, um momento em que você possa reunir os convidados: parceiros, influenciadores e potenciais alunos, para apresentar a visão da empresa e as informações necessárias para atraí-los. 

2. Aulas de Demonstração Gratuitas

Você certamente já viu uma ação de experimentação de lançamento de produto no Ponto de Venda. Essa é uma estratégia para que os clientes tenham um “gostinho” antes de decidirem comprar o item. Também pode ser uma ótima alternativa quando o assunto é o serviço de uma academia, ajudando a despertar interesse nas modalidades, equipamentos, estrutura e aulas. 

3. Influenciadores Fitness Locais

De acordo com um estudo da HypeAuditor, os micro-influenciadores, com até 5 mil seguidores, têm maiores taxas de engajamento. Isso acontece porque, em geral, confiamos mais na opinião das pessoas que conhecemos.

A presença de influenciadores locais na inauguração tem maior potencial de atração de pessoas. Além disso, você pode contratá-los para conduzir aulas, apresentar o local e compartilhar as informações em suas redes sociais. 

4. Workshops e Palestras

Compartilhar conhecimento relacionado à saúde e bem-estar também ajuda a reforçar o posicionamento de marca, reputação e confiança para os clientes. Além de demonstrar genuína preocupação com a evolução dos alunos. 

5. Tour Pelas Instalações

Certamente os convidados vão querer conhecer cada cantinho da academia no dia da inauguração. Promova turmas de tour guiado para apresentar e mostrar os espaços – e fique disponível para tirar qualquer dúvida. 

6. Atividades para Crianças

O espaço kids nas academias é um ótimo diferencial para pais e responsáveis que não têm com quem deixar seus filhos durante o treino. Além de promover o engajamento e diversão para os pequenos em um espaço supervisionado, é uma forma de atrair a atenção dos adultos para detalhes importantes da academia. 

7. Sessões de Avaliação Física

Além de ser uma forma diferente de conhecer os potenciais alunos, é uma ótima maneira de motivá-los a começar a treinar. Conte com especialistas no dia da inauguração para promover avaliações gratuitas, que podem ser usadas como base para futuros planos de treino. 

8. Parcerias Locais

Que tal oferecer serviços complementares, como alimentação ou venda de roupas, durante a inauguração da academia? Os parceiros convidados podem vender seus produtos e, em contrapartida, convidar seus clientes para o evento. 

9. Desafio de Condicionamento Físico

Promover uma competição saudável – como corrida ou levantamento de peso – valendo brindes especiais, é uma forma de motivar os convidados a compartilharem uma experiência envolvente e divertida. 

10. Sorteios e Prêmios

Além dos desafios, a entrega de brindes e sorteio de prêmios durante a inauguração certamente vai fazer com que mais pessoas se interessem pelo evento. A dica aqui é pensar de forma estratégica em prêmios que conectem os convidados com a empresa. 

11. Área de Relaxamento

Depois de tanta informação e novidade, nada melhor do que um momento para descansar – e coletar as primeiras impressões dos convidados de forma espontânea. Crie uma atmosfera leve e confiável para que as pessoas possam relaxar, saborear um lanche ou refresco, e compartilhar suas opiniões sobre a inauguração. 

12. Doações para Caridade

Criar uma conexão com a comunidade local, como a doação para instituições, também ajuda a fortalecer a imagem e propósito da marca. Isso demonstra o compromisso social da academia. Além do incentivo aos convidados, promova uma ação em que a academia também possa oferecer algo “em contrapartida” das doações. 

Como manter o impulso após a inauguração?

Até aqui foi possível perceber a relevância de uma ótima inauguração de academia. Mas os esforços não acabam por aqui! Para motivar os alunos é preciso seguir investindo em iniciativas pensando na atratividade e fidelização dos alunos.

Tem mais: tudo isso precisa estar conectado com a gestão do seu negócio. É fundamental ter uma visão clara da saúde financeira da sua empresa para tomar as melhores decisões de investimentos. E o sistema de gestão personalizada para academias, Tecnofit Gym, é o melhor aliado dos empreendedores neste cenário. 

Programação regular de eventos e workshops

De acordo com a administração da sua empresa, avalie quais são as oportunidades de promoções e eventos especiais para seguir motivando os alunos da academia e a atração de novos membros. 

Programas de fidelidade e recompensas para membros

Outra boa dica é reconhecer os alunos pela dedicação nos treinos. O sistema de gestão da Tecnofit conta com estratégias de programas de recompensa: você cria as regras, define os treinos e a plataforma cuida de toda a operação, mantendo os clientes motivados por mais tempo. 

Coleta e análise de feedback dos clientes

Os clientes da Tecnofit também podem oferecer aos alunos um aplicativo personalizado para treinos. Entre as funcionalidades estão os campos de feedback e feed de notícias em que as pessoas podem compartilhar opiniões, resultados e conquistas. Esse monitoramento é fundamental para planejar melhorias para o negócio. 

Conclusão

A boa impressão pode ser a que fica, mas a experiência positiva é uma conquista diária. Aproveite as dicas para promover uma ótima inauguração da academia e seguir motivando seus alunos pós-evento. 

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