Marketing para academia: o que é e como fazer em 2022

Assim como empresas de outros segmentos, as academias também precisam de boas estratégias de marketing para alcançar visibilidade e atrair mais clientes. Nesse sentido, é fundamental estabelecer formas para que o seu negócio seja encontrado com mais facilidade. Academias, boxes e studios sofrem com um problema bem grave: a sazonalidade. Especialistas dizem que, em meses…

Por Christian Aguilera |  02/02/2022 às 09:00 | Última atualização em 27/07/2022
mulher em academia, com aparelhos de ginástica ao lado

Assim como empresas de outros segmentos, as academias também precisam de boas estratégias de marketing para alcançar visibilidade e atrair mais clientes. Nesse sentido, é fundamental estabelecer formas para que o seu negócio seja encontrado com mais facilidade.

Academias, boxes e studios sofrem com um problema bem grave: a sazonalidade. Especialistas dizem que, em meses que antecedem o verão, a busca por academias aumenta em até 40%. Mas como criar um negócio fitness próspero sem depender dessas variações do mercado? Saber utilizar as estratégias de marketing para academia certas é um bom caminho!

 Poucos donos de pequenas e médias academias percebem isso, mas o presencial e o online andam lado a lado. Com planejamento e processos, dados colhidos no presencial podem ser uma mina de ouro para estratégias de marketing. 

O que é marketing para academia?

O marketing para academia nada mais é do que colocar seu negócio em evidência. É elaborar campanhas e ações para movimentar e aumentar a procura de alunos. Quando falamos em marketing, sempre devemos pensar em mostrar ao máximo os diferenciais e vantagens dos serviços oferecidos.

Em resumo, o marketing para academia é um conjunto de estratégias criadas para evidenciar sua empresa e torná-la mais atrativa para quem busca um lugar bom para treinar.

Como fazer o marketing de uma academia?

Pode ser que você tenha algumas dúvidas sobre como fazer o marketing certo para a sua academia. Mas a realidade é que não existe uma fórmula para isso. Para colher resultados, é necessário se adaptar e se atualizar de maneira constante de acordo com as mudanças do mercado. Nesse sentido, é indispensável ficar de olho nas tendências a todo o momento! Reunimos por aqui algumas sugestões para aprimorar suas ações de marketing. Confira a seguir:

1. Apareça no Google Meu Negócio

Imagine que alguém está em busca de uma academia para se matricular. Hoje em dia, a primeira coisa a se fazer é procurar no Google! Por isso, o seu negócio precisa estar cadastrado por lá. O Google Meu Negócio é uma ferramenta que auxilia muito na divulgação de estabelecimentos. Ele aponta os lugares mais próximos da pessoa, a rota mais fácil e o mais importante: avaliações de outros clientes.

Isso quer dizer que o Google Meu Negócio é um excelente exemplo de prova social. Seus alunos podem avaliar sua academia e assim atrair mais interessados com o passar do tempo. Se você quiser saber como cadastrar sua empresa por lá, dê uma olhada nesse artigo que preparamos sobre Google Meu Negócio.

2. Crie e participe de eventos

Além de movimentar seu estabelecimento, eventos são uma excelente alternativa para aumentar seu networking. Busque ficar por dentro dos principais congressos e campeonatos do seu segmento. Ao participar, você terá contato com outras pessoas que possuem experiência com gestão de negócios fitness. Dessa forma, é possível ter alguns insights de ações e campanhas para aprimorar o marketing da sua academia.

Organizar eventos também é uma forma de deixar seu nome ainda mais conhecido. Elabore, divulgue e convide alunos, amigos e parceiros para fazerem parte das suas ações.

3. Conheça o seu público

Academias possuem uma vantagem que poucos negócios têm: conseguem ter contato muito próximo com a sua persona!

Personas nada mais são do que personagens criados pela empresa para ilustrar possíveis consumidores. Para academias, um exemplo de persona poderia ser: João, 27 anos, mora há duas quadras da sede, trabalha como analista financeiro, quer fazer atividade física para estar em forma no verão, conheceu a academia pois sempre passava ali na frente.

A vantagem é que donos e gestores de negócios fitness não precisam gastar horas imaginando essas personas! Pois eles vêem essas personas entrando e saindo de seu ambiente todos os dias. Sejam alunos ou não.

Uma dica valiosíssima é criar um formulário bem simples para todas as pessoas que chegam na academia em busca de informações que possam preencher. Independente se essa pessoa irá se tornar aluna ou não, você já terá alguns dados bem importantes dela e, a partir de agora, pode criar uma comunicação especial para essas personas.

Não se esqueça: atente-se às exigências e normas impostas pela Lei Geral de Proteção de Dados. A LGPD pode ser aplicada online e offline.

4. Crie um programa de indicações

Um programa de indicações também pode ajudar no marketing para academia. Isso porque você pode oferecer benefícios a quem indicar novos alunos. Um exemplo é bonificar seus clientes a cada indicação convertida com descontos nas mensalidades. Você pode implantar um programa fidelidade em sua academia e estabelecer isso como critério. Quanto mais indicações, mais pontuação acumulada e mais bônus são liberados!

5. Crie uma lista de e-mails

Você tem costume de disparar e-mails para seus prospects e clientes? Se ainda não, é hora de começar a colocar esse hábito em prática. O e-mail marketing é considerado um poderoso canal de venda e atração. Por isso, ele não deve ficar de fora das suas estratégias.

Para garantir melhores resultados, comece segmentando as bases de e-mail que você possui. Assim, é possível criar conteúdos específicos para diferentes públicos. O primeiro passo para determinar a segmentação é separar a base em duas categorias: leads e alunos. Para leads, você pode oferecer ofertas, descontos e promoções para atrair interessados. Já os seus alunos podem receber comunicados, condições especiais, novidades e outras informações relevantes.

6. Estude e aplique o marketing sensorial

O marketing sensorial é uma prática bastante utilizada para quem deseja atrair clientes a partir da experiência. Nesse momento é válido convidar seu prospect para uma aula experimental. Faça-o se sentir confortável durante o treino. Mostre equipamentos, apresente todo o espaço da academia, coloque-o em contato com coaches e professores… Com certeza ele se sentirá acolhido e motivado a frequentar aquele ambiente.

7. Faça o planejamento

Nada nessa vida vai pra frente sem planejamento! Lembre-se disso. Nesse aspecto, comece a pensar a curto, médio e longo prazo para elaborar seu planejamento de marketing. Avalie quais públicos você deseja atingir e quais ações são necessárias colocar em prática para alcançá-los. Defina metas e objetivos tangíveis e vá se moldando aos poucos. Parafraseando um antigo ditado popular: “dance conforme a música”. Invista e aposte em processos programados de acordo com a sua atual necessidade.

8. Faça parcerias e co-marketing

Um bom marketing para academia também precisa de parcerias estratégicas. Se você conhece pessoas influentes no seu segmento, que criem conteúdo e possam alcançar um bom público interessado em seu negócio, comece a entrar em contato para negociar contratos de divulgação. Se o orçamento estiver apertado, tente oferecer condições especiais na mensalidade ou até mesmo, permuta.

9. Invista em Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia super poderosa. Muitas empresas, de forma errada, não levam essa modalidade tão a sério, mas se você quer fazer um marketing para academias de sucesso, precisa começar a explorar o marketing de conteúdo.

Segundo dados da Rock Content, negócios que usam o marketing de conteúdo apresentam 1,3 vez mais visitas e geram 1,4 vez mais leads (pessoas interessadas em sua solução). Ou seja, são negócios que estão sempre em alta.

 Isso acontece por um motivo muito simples: gatilho da reciprocidade. Se uma empresa investe tempo e dinheiro para produzir conteúdo gratuito, e de qualidade, visando resolver dores de seus leads, na hora de uma compra, é natural que essas pessoas lembrem dessa empresa.

10. Não esqueça do remarketing

Quem não é visto não é lembrado! Saiba disso. O remarketing é uma poderosa ferramenta para se manter em evidência para seus prospects. Essa ação nada mais é do que fazer marketing mais de uma vez para o mesmo público. Dessa forma, alguém que já demonstrou interesse pela sua academia, será impactado novamente por alguma divulgação do seu negócio. O remarketing é sempre feito com base no comportamento do usuário na internet. Se ele pesquisou sobre termos relacionados ao mercado fitness e à academias, anúncios sobre seu estabelecimento podem impactá-lo a qualquer momento.

11. Segmente o seu público com anúncios estratégicos

Nem só de orgânico vive o marketing. Foi-se o tempo em que podíamos contar apenas com a força desse tipo de tráfego para gerar conversão. Para alcançar mais pessoas e garantir mais visibilidade, é necessário investir em anúncios, não tem jeito! Seja no Facebook e Instagram Ads ou no Google Search, uma forma de ser encontrado mais facilmente é apostando em anúncios segmentados.

Há também outras opções de mídias pagas, como a Publya, mais conhecida como mídia programática. Ela é veiculada em canais específicos de conteúdos voltados para o seu público-alvo. Por ser mais assertiva, o investimento acaba sendo maior do que os anúncios no Facebook e Google, mas se você tiver um dinheiro a mais no orçamento, vale a pena testar!

12. Trabalhe estratégias de redes sociais

O Facebook, Instagram e o LinkedIn são excelentes lugares para colocar suas estratégias de marketing em prática. Com a pandemia, o comportamento do consumidor mudou muito e justamente por esse motivo, é necessário marcar presença nas redes sociais. Engana-se quem pensa que Instagram e Tik Tok é só lugar de danças, trends e fotos de viagens. Com o passar do tempo, as empresas foram se reinventando e entrando de cabeça nessas tendências! Esses canais podem ser decisivos para o reconhecimento da sua marca.

Uma dica importante é não focar só no inbound e na venda direta. Publique conteúdos relevantes, curiosidades, memes e demais publicações que gerem identificação com seu público. Aos poucos, você sentirá a diferença no seu engajamento.

13. Aplique, monitore e adapte suas estratégias

Conforme mencionamos anteriormente, para aplicar um marketing de sucesso na sua academia, você precisa estar por dentro dos resultados de cada campanha e ação. Pode ser que aquela primeira estratégia arquitetada não tenha surtido o efeito esperado. Portanto, monitorar métricas e adaptar seus planos é imprescindível para alcançar suas metas.

Ideias de marketing para academias 

Separamos aqui algumas ideias de marketing para academias. Investir na produção de conteúdo é o primeiro passo para tornar o seu negócio conhecido por outras pessoas. Esteja presente em todos os canais e mostre porque as pessoas devem escolher o seu estabelecimento para treinar!

Instagram para academias

Sabe aquela história que o Instagram é uma vitrine virtual para as marcas? É assim mesmo que funciona. As empresas prestadoras de serviços também precisam mostrar suas rotinas, clientes, diferenciais, conteúdos relevantes e muito mais. 

Não sabe por onde começar a produzir conteúdo para o Instagram? Então a gente dá uma mãozinha!

  • Priorize conteúdos em formato de vídeo curtos;
  • Use e abuse das tendências em Reels;
  • Aposte em conteúdos de parceria com influenciadores/ embaixadores;
  • Gere material de valor.

Separamos aqui algumas contas que podem inspirar você na hora de elaborar um planejamento de Instagram para sua academia:

1 – Bodytech  (foto do feed)

2 – BioRitmo (foto do feed)

3 – Spin Soul (foto do feed)

4 – Sett Academia (foto do feed)

5 – Blue Fit (foto do feed)

YouTube para academias

Ainda não usa o YouTube? Então você pode estar perdendo uma boa oportunidade de negócio. Essa rede social é indicada para postagem de vídeos, tutoriais e dicas. De modo geral, sempre que as pessoas possuem alguma dúvida sobre como fazer algo, elas pesquisam no YouTube. Por isso, vale a pena postar algumas rotinas de treinamentos, orientações sobre como executar determinado exercício e até mesmo sugestões do personal trainer.

Se você precisa de insights sobre a plataforma, dê uma explorada no canal da BlueFit. Lá, estão disponíveis vários vídeos sobre treinamento funcional, aquecimento, aulas de dança, alongamento e outras dicas importantes para alunos.

Facebook para academias

Além de servir como um espaço para ampliar sua divulgação de conteúdo orgânico, como compartilhamento de blogs, o Facebook ainda é um dos canais preferidos para investir em anúncios segmentados. Por ter um bom custo-beneficio, usar a rede para aprimorar o marketing da sua academia pode ser uma excelente alternativa. A conta da SmartFit traz postagens sobre dicas de exercícios, promoções e condições especiais de pagamento da academia.

Google ads para academias

Sua academia pode ser encontrada com mais facilidade a partir de anúncios no Google. Isso pode ser feito através do Google Ads. Com uma pesquisa detalhada, é possível mapear as palavras-chave mais buscadas por pessoas que procuram academias em sua região. Ao investir nessas keywords, seu site pode ficar bem posicionado no mecanismo de busca e assim ter maiores chances de ser visualizado.

Sites para academias

Por último e não menos importante, precisamos lembrar do impacto que um bom site pode causar ao usuário. Nele, você vai expor a história do seu negócio, explicar sobre os serviços prestados, mostrar a estrutura, os equipamentos e falar sobre os diferenciais da sua academia. Além de ser visualmente atrativo, ele precisa funcionar e ser responsivo. Por isso, é fundamental planejar muito bem a criação do seu site.

Conclusão

O marketing para academias é uma das principais estratégias para aumentar a procura de alunos. Nesse sentido, é necessário investir em ações assertivas e muito bem elaboradas para que seus objetivos como gestor sejam atingidos. No meio do processo, muitas dúvidas vão surgir, mas é absolutamente necessário persistir. Fique por dentro das dicas de marketing e produção de conteúdo acompanhando o blog da Tecnofit. Até a próxima!


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