professores da academia de sucesso funcional fitness sorrindo

Muitos empreendedores fitness de primeira viagem têm dúvidas sobre como montar uma academia de sucesso e, esse desafio, é presente até mesmo em negócios bastante experientes.

Mesmo com todos os desafios presentes na jornada do empreender desde que ele toma a decisão de investir nesse segmento até a concretização do sonho, é possível ter sucesso e montar uma academia de sucesso

Para te ajudar e tornar essa missão mais leve, trouxemos a história de um empreendedor de sucesso que conseguiu sair de um local improvisado e planeja a expansão nacional.  

Também elencamos 10 dicas práticas de como montar uma academia de sucesso com a ajuda do Sistema Tecnofit. Se preferir, você também pode escutar a história no podcast abaixo! 

História da Funcional Fitness

A Funcional Fitness foi criada em 2012, pelo empreendedor Felipe Fagundes, em um salão de festas improvisado, com o intuito de atender amigos e parentes de forma personalizada. Dois anos depois, a academia foi para um novo local, mas o espaço acabou se tornando pequeno para a quantidade de alunos que estava chegando. 

Foi preciso mudar mais uma vez! A Funcional Fitness passou a ocupar um prédio inteiro e se tornou referência na região de Cotia, cidade localizada no sudoeste de São Paulo. Com o reconhecimento, além de atendimento personalizado, também eram oferecidas aulas em grupo, funcional cross e musculação.

Pouco tempo depois do sucesso, a concorrência da região fez com que o número de alunos da Funcional Fitness caísse pela metade, tornando o custo de operação muito alto. Com a chegada da pandemia, no início de 2020, foi preciso enxugar ainda mais os gastos.

Isso fez com que a academia migrasse totalmente para o online. Esse cenário permaneceu por sete meses, com as flexibilizações gradativas, foi possível voltar ao presencial. Com maior número de alunos, a Funcional foi para o espaço físico maior do que antes da pandemia. 

“Estava gerenciando a academia sozinho, fazia administração, limpeza, aula, além de outras atividades. Depois de um ano, eu consegui contratar professores, pessoas para recepção, avaliação física, nutrição, etc”, relembra Felipe.

Com várias modalidades e, em pleno crescimento, era preciso ter um sistema de gestão que auxiliasse na organização das aulas, agendamentos dos alunos e facilitasse o crescimento do negócio. Nesse momento a Tecnofit passou a fazer parte da academia, oferecendo mais autonomia e atendendo todas as necessidades de gestão do Felipe. 

Em um período de muitas incertezas, a Funcional Fitness conseguiu crescer mais e, em 2022, inaugurou a segunda unidade!

“Com a Tecnofit, eu consigo fazer toda a gestão pelo aplicativo, do lugar em que estiver, eu viajo e continuo acompanhando a gestão da academia. É 100% completo, integrado e intuitivo”.

Dez anos depois da inauguração no salão de festas improvisado, a academia está se estruturando para expandir sua rede, atendendo o Brasil inteiro. Com metodologia, gestão eficaz e planejamento que já fazem parte do negócio, a Funciona Fitness tem tudo para conquistar o país.

10 dicas práticas para montar uma academia de sucesso

Agora que você já conheceu a história da Funcional Fitness, vamos entender o que é preciso saber antes de montar uma academia. Para isso,  preparamos 10 passos simples. Vamos lá? 

1. Encontre a localização ideal 

Escolher a localização é essencial na hora de abrir uma academia, isso porque a competitividade da região pode atrapalhar o seu negócio, antes mesmo dele começar. 

Abrir uma academia em um local em que já há grande oferta é arriscado, mas escolher locais mais distantes do público, com pouca infraestrutura também dificulta o acessos aos seus alunos. Por isso, tenha um bom planejamento antes de colocar a sua ideia em prática. 

2. Faça uma boa segmentação de clientes

Qual será o tipo da sua academia? São quatro que encontramos no mercado: de nicho, Full Service, Low Cost e Boutique, a escolha da sua localização está diretamente ligada ao público que você irá atender. 

As pessoas que irão frequentar a sua academia serão jovens, idosos, com quais hábitos de vida e quais costumes? Saber essas informações e definir bem o perfil do seu cliente vai evitar dor de cabeça e ajuda com que a ideia de como projetar uma academia morra antes de começar. 

3. Defina os serviços 

Com o perfil bem definido, você pode definir também quais atividades irá ofertar na sua academia, aulas de dança agradam o seu público? Um espaço requintado é mais importante para o nicho de que você quer atuar? Quais são as experiências que o cliente quer encontrar no seu espaço e como você quer se posicionar frente ao mercado.  

Se você optar por abrir uma academia Low Cost, por exemplo, é interessante colocar aulas de natação e lutas na cartela dos seus serviços, já se você tem uma reserva maior para investir e que apostar em uma segmentação Boutique, é interessante oferecer além das atividades, um espaço requintado, com Spa e café. 

como fidelizar clientes

4. Determine os custos e faturamento

Esse é o calcanhar de aquiles da maioria dos empreendedores de primeira viagem. Como abrir uma academia de sucesso está muito relacionado a ter um bom controle financeiro.

Assim, como no caso da Funcional Fitness, nem sempre você conseguirá iniciar já em sede própria, no início é comum enfrentar alguns “perengues” financeiros, esse é um dos riscos de abrir uma academia. Mas, é importante planejamento e uma boa gestão para superá-los. 

Até que a sua academia comece a gerar lucro, você deve ter uma boa reserva financeira para cobrir os custos de abertura, compra ou aluguel de equipamentos, manutenção e contratação de pessoas para te ajudar.   

5. Fornecedores 

Identifique os fornecedores e quais os equipamentos de academia que você irá utilizar, a qualidade dos seus serviços está diretamente relacionada a essa etapa, então, é muito importante garantir a segurança e a confiabilidade nos treinamentos. 

6. Tenha bons profissionais 

Contratar bons profissionais que ajudem o seu negócio a crescer é fundamental. Se você não é um profissional de Educação Física e pretende abrir uma academia, este item é obrigatório. 

Por lei, é necessário que você tenha profissionais registrados no Conselho Regional de Educação Física para atender os alunos. Fique atento a essa exigência! 

7. Faça a gestão correta 

Se você está pensando em como montar uma academia do zero, saiba que a gestão do seu negócio não pode ser negligenciada. Para isso, além de você se qualificar, fazer cursos e ter um planejamento eficiente, também é necessário automatizar os processos te dando mais tempo para se dedicar às outras atividades do negócio. 

Com o Sistema Tecnofit Gym, você faz a gestão de uma forma fácil, prática e inovadora. O crescimento da sua academia vai estar garantido com:

  • Gestão financeira simplificada, simples e sem burocracia;
  • Total controle dos visitantes da sua academia e acompanhamento das taxas de conversão;
  • Criação de campanhas SMS e notificações para seus alunos;
  • Gestão de agenda, métricas e muitas outras informações de forma ágil e direto no aplicativo. 

8. Aposte em divulgação 

Tão importante quanto ter um bom planejamento e gestão é investir em divulgação. Afinal, se o seu negócio não possui uma boa presença digital ele não é lembrado. 

Faça uma conta no Instagram, poste depoimentos dos seus clientes, fotos, reels e vídeos do espaço e do treino tendem a ter um bom alcance, um site também aumenta as chances de ser encontrado. 

Se você quiser potencializar ainda mais a estratégia, impulsione as publicações e faça campanhas segmentadas. Mesmo se você não tiver uma equipe especializada, é possível fazer um bom trabalho e causar a visibilidade que seu negócio tanto precisa. 

9. Personalização

Se fizer sentido para o seu público, oferecer serviços personalizados e a domicílio pode ser uma boa estratégia para economizar tempo do aluno e atender da melhor forma suas necessidades. 

O personal trainer da sua academia pode promover ginásticas laborais e atividades em casas, empresas e até mesmo facilitar treinamentos. 

10. Parcerias 

Por último, mas não menos importante, uma das chaves de como montar uma academia de sucesso, é fortalecer parcerias. 

Faça networking, participe de eventos, feiras fitness e demais ações que te permitam estar em contato com outros empreendedores do mesmo segmento. Com certeza, várias ideias e oportunidades de trocas irão surgir. Aproveite! 

Montar uma academia no zero pode ser desafiador, mas assim como a Funcional Fitness voou, nós temos certeza que você também irá construir um caminho de sucesso. Pode contar com o nosso sistema de gestão para te ajudar nessa caminhada. 

Não esqueça de fazer a sua inscrição no nosso canal do YouTube para receber mais conteúdos sobre gestão. Se você tem alguma dúvida ou sugestão é só deixar nos comentários! Vamos adorar saber a sua opinião. 

Até a próxima! 


Deixe um comentário

Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3" });