9068
30 Estratégias Eficientes para Motivar Alunos em Sua Academia

30 Estratégias Eficientes para Motivar Alunos em Sua Academia

Aplique essas práticas e acompanhe a evolução dos resultados de fidelização do seu negócio fitness.

Mulher fazendo high five com seu personal trainer ou treinador na academia.

No mercado competitivo dos negócios fitness, manter e fidelizar clientes é essencial para garantir uma receita previsível. Neste artigo, apresentaremos 30 ações para motivar seus alunos na academia, contribuindo para o sucesso contínuo de seu negócio.

Prepare seu bloco de anotações e destaque aquelas que mais se conectam com a sua empresa. Tenha uma ótima leitura! 

Como atrair alunos para a academia?

Não existe segredo: atrair alunos para as academias faz parte do esforço contínuo em diferentes estratégias – desde um bom atendimento no momento em que o potencial cliente se interessa pela empresa, passando pela melhor experiência possível em todos os seus dias de treino até aquelas surpresas periódicas para tornar tudo ainda mais motivador. 

O equilíbrio entre atender às necessidades do aluno e promover inovações, criando diferenciais competitivos para a academia, tende a ser uma prática interessante. Para isso, é fundamental ter clara noção da saúde financeira do negócio – a fim de tomar decisões assertivas sobre quando e onde investir – e quais são os resultados esperados. 

E uma excelente dica para garantir a gestão adequada é contar com um sistema personalizado de gerenciamento de negócios fitness – como o Tecnofit Gym. Faça um teste para comprovar as vantagens dessa plataforma para a sua academia. 

Por que as pessoas desistem da academia?

Apesar de ser uma tendência – muito por conta da mudança de comportamento de consumo e da sociedade a partir da necessidade de praticar hábitos saudáveis -, as academias podem ter cenários voláteis e sazonais. 

São vários os motivos pelos quais as pessoas podem desistir de treinar. Entre eles: a falta de motivação, resultados a longo prazo, compromissos que interferem na rotina dos treinos, falta de conexão com as modalidades, lesões, dificuldades financeiras, ausência de orientação adequada, entre tantos outros. 

No entanto, para cada motivo para desistir, podem ser criadas diferentes ações para motivar os alunos na academia. E é exatamente nisso que os empreendedores e gestores devem destinar foco, se quiserem trabalhar para o sucesso de suas empresas. Na sequência traremos detalhes de práticas para potencializar esse engajamento. 

Como motivar alunos para a academia?

Assim como cada indivíduo é único, também são suas motivações. Por isso, a melhor dica é: conheça seu público-alvo! E isso envolve entender suas necessidades, frustrações, desafios e motivações. A partir disso é possível criar ações personalizadas que certamente trarão resultados melhores. 

Além disso, atenção aos detalhes e o interesse e compromisso genuíno são pontos chave para motivar os alunos na academia. Conheça mais algumas dicas: 

  • Criar um ambiente acolhedor: o que inclui a forma como os colaboradores se relacionam com os alunos, uma estrutura adequada e espaços que contribuam com uma ótima experiência. 
  • Ser empático: muitas vezes, o simples fato de ouvir as percepções, necessidades, dúvidas e sugestões de cada aluno já faz com que eles se sintam motivados a treinar na sua academia. Esteja aberto e demonstre interesse em seus desafios e objetivos, orientando-os para cumprirem suas metas. 
  • Procurar os alunos ausentes: aquela famosa mensagem com um “oi, sumidor”, que demonstra que você sente a falta dele e se preocupa com a sua evolução, saúde e bem-estar. 
  • Respeitar as preferências do aluno: o tratamento individual certamente vai aproximar o aluno da sua academia. Por isso, busque adaptar os treinos e exercícios de acordo com as preferências e experiências de cada um, além de oferecer alternativas caso eles não se sintam à vontade com o serviço oferecido.
  • Estabelecer metas reais: contribua com orientações para a criação de objetivos, buscando o equilíbrio entre o que é desafiador, mas alcançável – e ajude a acompanhar a evolução ao longo do tempo, celebrando as pequenas conquistas.
  • Valorizar os resultados alcançados: o reconhecimento é uma das melhores formas de motivação. Isso pode ser feito por meio de elogios pelo esforço, um quadro de conquistas ou até mesmo um clube de recompensas no formato gamificado. 
  • Variar os exercícios: o que também serve para as modalidades. Mesmo que sua empresa seja focada em musculação ou outro tipo de treino, novos desafios certamente vão ajudar a manter o interesse e motivação dos alunos e evitar a monotonia da rotina. 
  • Promover desafios diários: pode ser algo simples, que envolva todos os perfis de alunos – como uma meta de frequência, quilômetros caminhados ou conquistar seus próprios recordes em determinado exercício. 
  • Tocar uma playlist animada: academia sem música não é academia. Nada como criar playlists ecléticas e cheias de energia para aumentar a disposição dos treinos e motivar ainda mais os alunos na busca pelos seus resultados! 
  • Investir em um sistema para academias: um sistema de gestão completa permite o agendamento de aulas, acompanhamento do progresso e interação com alunos de forma fácil e super intuitiva. Ainda mais quando está integrado a um aplicativo para que os alunos possam conferir seus treinos, resultados e contribuir com feedbacks. Esse é o caso do Tecnofit Gym. Acesse o site para conhecer detalhes dessa ferramenta. 

30 ações para motivar alunos na academia

Depois de sugestões de estratégias para incluir no planejamento do seu negócio, é hora de conhecer dicas práticas de ações para motivar os alunos na academia. Confira e aplique sempre que fizer sentido ao seu negócio. Lembre-se de, em qualquer uma das sugestões, avaliar o resultado da iniciativa e planejar mudanças de rota sempre que necessário. 

1. Crie metas claras e alcançáveis

O que vai depender da necessidade e objetivo de cada aluno. Alinhado a um direcionamento profissional e plano de treino correto, vai ficar mais fácil mensurar a evolução e reconhecer as conquistas. 

2. Ofereça programas de treinamento personalizados

Conforme abordamos anteriormente, quando o aluno sente que o atendimento é feito de forma individualizada, de acordo com os seus objetivos e características, a motivação tende a ser maior – e os resultados, mais eficazes. 

3. Realize avaliações físicas periódicas para acompanhar o progresso

Além de demonstrar o interesse genuíno pela evolução dos alunos, essas avaliações fornecem dados e insights importantes para possíveis mudanças de treino ou sugestões de diferentes práticas para otimizar os resultados esperados. 

4. Reconheça e celebre as conquistas individuais

O reconhecimento certamente vai fazer com que os alunos sintam que a “comunidade” da academia também torce pelos seus resultados, aumentando a motivação, senso de realização e pertencimento. 

5. Estabeleça desafios de curto prazo para criar foco

A desistência na rotina de treinos pode acontecer por fatores pequenos, que se tornam gatilhos. Por isso, é interessante que os alunos sejam motivados por diferentes e constantes estímulos, como os desafios diários. Eles ajudam a criar um senso de urgência e direção, incentivando metas específicas.

6. Forneça feedback construtivo e positivo

O que envolve tanto a correção de exercícios e movimentos, evitando lesões; quanto elogios e reconhecimentos quando os alunos cumprirem suas metas. 

7. Ofereça recompensas ou brindes por metas alcançadas

Uma boa dica é promover um clube de recompensas com objetivos e “prêmios” para cada meta atingida. Podem ser desde objetos físicos, como toalhas, squeezes e camisetas; até descontos ou promoções exclusivas. Essas práticas incentivam os alunos a continuarem se esforçando, promovendo a motivação constante. 

8. Organize competições amigáveis entre os alunos

Além da motivação individual, os próprios colegas de treino acabam incentivando uns aos outros, criando um ambiente de competição saudável e divertida. 

9. Promova um ambiente social e amigável na academia

O aspecto social é uma das grandes vantagens de praticar atividades físicas em academia. Criar estratégias para potencializar essas conexões, como aulas coletivas, competições e promoções para levar amigos, são ótimas práticas para aumentar a motivação. 

10. Realize eventos temáticos ou aulas especiais

Além de contribuir para a criação de parcerias e networking – que podem melhorar a receita das academias – essas iniciativas promovem a variedade e dinamismo na rotina dos alunos, mantendo o entusiasmo. 

11. Ofereça sessões de treinamento em grupo

Da mesma forma que as competições saudáveis, os treinos em grupo promovem um clima de apoio mútuo, onde os alunos incentivam uns aos outros e celebram conquistas juntos. 

12. Variar os tipos de exercícios para evitar monotonia

Envolve também a criação de modalidades diferentes e temáticas, exercícios para desafios relâmpago, variação nos planos de treino, entre outras ações que contribuam com o dinamismo da rotina. 

13. Introduza novos equipamentos e técnicas

Isso tem a ver com a inovação e com os diferenciais competitivos criados para motivar seus alunos – esteja atento às tendências e novidades do mercado para oferecer sempre o que há de melhor para os seus alunos, habilitando uma experiência ainda mais envolvente. 

14. Compartilhe histórias inspiradoras de sucesso

Outra ótima forma de motivação é pelo exemplo! Convide alunos com histórias de superação e resultados atingidos para compartilharem boas práticas e dicas de incentivo aos demais alunos. Isso pode ser usado como conteúdo para seus canais digitais, como site e redes sociais. 

15. Disponibilize recursos online, como vídeos de treinamento

A conexão dos alunos com a academia também precisa ser ativada quando eles não estão no local. Esses recursos permitem que os alunos continuem se envolvendo com o treinamento e possam compartilhar com amigos e familiares, aumentando a rede de potenciais clientes. 

16. Tenha treinadores entusiasmados e motivados

Os profissionais da sua academia são responsáveis por grande parte da fidelização dos alunos. Ao transmitirem empatia, direcionamento correto e energia positiva aos alunos, os colaboradores contribuem com a motivação e compromisso nos treinos. 

17. Estabeleça uma comunidade online para compartilhar experiências

No caso da Tecnofit, por exemplo, o aplicativo para alunos conta com uma timeline em que eles podem compartilhar suas conquistas e percepções, criando uma comunidade online com seus colegas de academia. 

18. Incentive a criação de grupos de treinamento

Por meio de um compromisso firmado entre todos os participantes, esses grupos ajudam a criar metas e planejar rotinas para cumpri-las a partir do engajamento mútuo. 

19. Ofereça descontos em mensalidades para metas alcançadas

Essas condições de pagamento também podem fazer parte de uma estratégia de clube de recompensas. Os benefícios financeiros são ótimas alternativas para os alunos que planejam desistir por alguma dificuldade nos pagamentos. 

20. Promova workshops e palestras sobre saúde e bem-estar

Eventos educativos, que compartilham conhecimento e abordagens sobre a saúde em geral, ajudam a criar a necessidade de praticar hábitos mais saudáveis, como os treinos nas academias. 

21. Realize desafios de transformação corporal

Ao enxergarem as mudanças físicas, aqueles alunos que buscam transformações corporais conseguem perceber, de forma prática, os benefícios da atividade física – e dessa forma, podem ser ainda mais motivados. 

22. Tenha playlists musicais energizantes

Apostar em músicas que combinam com o ritmo dos treinos pode aumentar a motivação e sensação de bem-estar enquanto estão na academia. Temos um artigo com várias dicas de playlist para treinos no Blog da Tecnofit. Vale a pena conferir!

23. Crie quadros de conquistas visíveis na academia

Essa é uma ótima forma de reconhecer os alunos pelo comprometimento, dedicação e conquistas. Lembre-se apenas de solicitar a autorização para compartilhar seus dados.

24. Ofereça sessões de treinamento ao ar livre

Além de tirar os alunos da rotina, praticar exercícios em espaços abertos permite que outras pessoas conheçam a sua academia e possam se interessar em fazer parte. 

25. Promova a importância do autocuidado e da saúde mental

A prática de hábitos saudáveis envolve vários fatores da vida de uma pessoa. E, quanto mais conectados eles estiverem, mais sentido vai fazer para o aluno praticar exercícios físicos na academia, contribuindo com a motivação para o bem-estar integrado. 

26. Proporcione um ambiente limpo e organizado

Por mais que pareça óbvio, o cuidado com a infraestrutura da academia pode ser um diferencial, ao promover a melhor experiência para o aluno – afinal, deve ser um espaço em que ele se sinta seguro e confortável. 

27. Ofereça programas de treinamento específicos para grupos, como iniciantes ou idosos

Assim como os treinos personalizados, esses programas promovem resultados ainda mais eficientes, garantindo o envolvimento e motivação contínua dos participantes. 

28. Destaque histórias de superação de outros alunos

Essas histórias têm o poder de conectar vivências, referências, objetivos e dificuldades – e incentivar os alunos a acreditarem (e investirem) em seus próprios potenciais. 

29. Tenha horários de treinamento flexíveis

Entre os principais motivos para a desistência de academias estão as rotinas corridas e compromissos pessoais e profissionais. Esse cenário pode ser evitado por meio de horários e modalidades flexíveis, que acomodam diferentes agendas. 

30. Estimule a criação de um diário de treinamento para acompanhar o progresso

Por fim, mas não menos importante: a motivação fica muito maior quando os alunos começam a perceber seus progressos. Por isso, um diário com resultados e feedbacks pode ser uma ótima forma de monitorar a evolução e garantir o engajamento. 

 

Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })