3532
Academia para crianças: quais os tipos, vantagens e como montar

Academia para crianças: quais os tipos, vantagens e como montar

Muitos pais se perguntam quando é o momento certo de procurar uma academia para crianças. Então, é seu papel, como empresário no ramo fitness, saber direcionar esses pais para o caminho certo.  A prática de atividades físicas na infância é fundamental para o desenvolvimento das crianças, tanto para o fator físico, quanto para o fator…

menino fazendo prancha com ajuda de apoio em academia para crianças, ele está olhando para frente vestido com bermuda azul, regata e meias brancas.

Muitos pais se perguntam quando é o momento certo de procurar uma academia para crianças. Então, é seu papel, como empresário no ramo fitness, saber direcionar esses pais para o caminho certo. 

A prática de atividades físicas na infância é fundamental para o desenvolvimento das crianças, tanto para o fator físico, quanto para o fator mental.

Segundo um estudo realizado pela Keele University, na Inglaterra, além de combater a obesidade infantil, os treinos para crianças beneficiam a performance acadêmica, fazendo com que elas tenham um desenvolvimento melhor referente à leitura, escrita e em matemática, alcançando notas acima da média.

No conteúdo de hoje, vamos falar sobre os benefícios de atividades fitness para crianças, e como você pode comunicar seu público sobre isso, como montar um negócio nesse ramo e muito mais! Acompanhe a leitura. 

É permitido crianças na academia?

A resposta é sim! Crianças podem fazer academia, desde que tenham segurança, pois as academias tradicionais de musculação que são usadas pelo público adulto não são boas alternativas para os pequenos. 

Com adaptações e segurança, as crianças podem se manter ativas fazendo exercícios recomendados para cada faixa etária. 

Qual a idade mínima para fazer academia?

A idade mínima permitida para crianças entrarem em academia de adultos é a partir de 12 anos, mas é possível frequentar a academia a partir de 6 anos de idade. No entanto, mesmo antes desse período, os pais precisam garantir uma rotina de exercícios para manter a saúde e o crescimento equilibrado. 

  • De 1 a 2 anos de idade: crianças nessa faixa etária precisam de três horas de atividades em qualquer nível de intensidade ao longo do dia;
  • De 3 a 5 anos de idade: nesse caso é recomendado três horas de atividade por dia, sendo uma hora de intensidade moderada ou intensa. 
  • De 6 a 17 anos: é possível praticar uma hora de atividade física, com preferência para exercícios aeróbicos. 

Quais os tipos de academias para crianças?

Agora que você já sabe que criança pode frequentar academia, vamos entender quais são os tipos de academia existentes do mercado e que você pode apostar para oferecer melhor experiência a esse tipo de público. 

Academia para bebês

Um nicho de mercado que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e com tendência para expandir a demanda são as academias para bebês. 

O principal objetivo é auxiliar no desenvolvimento social, cognitivo e psicológico durante os primeiros meses de vida. As aulas são realizadas em grupos, com uso de brinquedos, sons, exploração do ambiente, resolução de problemas e muito mais. 

Academia de artes marciais para crianças

Além de ser uma forma de defesa pessoal, inserir artes marciais ainda na infância auxilia na disciplina, autocontrole, concentração e também é uma ótima forma de fazer atividade física. 

As lutas mais indicadas para as crianças praticarem são Muay Thai, Karatê, Jiu-Jitsu e Taekwondo. As aulas em academia de lutas devem ser preparadas de maneira a respeitar o condicionamento da criança e com movimentos simples reforçando a ludicidade.  

Academia de ginástica infantil

A tradicional academia de ginástica também pode ser adaptada para o público infantil, com muita ludicidade e apostando na diversão as crianças vão adorar esse tipo de academia. 

Academia de psicomotricidade

A psicomotricidade busca conectar aspectos emocionais, cognitivos, motores e pode ser trabalhada em diversas fases da vida. No caso das crianças, a psicomotricidade incentiva a criatividade, ajuda a estabelecer respeito ao espaço de outras pessoas, motiva a criança a descobrir suas próprias expressões e muito mais!

As atividades físicas são ótimas formas de desenvolver psicomotricidade. Pilates, natação e outros treinos de academia gamificados com arcos, cordas, bolas e jogos estimulam vários aspectos da criança.

Academia de natação

A natação é uma ótima opção e faz a alegria das crianças. Quem investe em uma academia de natação aposta em um ramo muito promissor, pois diversos pais colocam seus filhos nesse tipo de atividade logo cedo. 

Respiração, equilíbrio, descontração e muito mais são trabalhados nessa atividade e as crianças se divertem ao praticar.  

Qual a vantagem da academia para crianças?

São inúmeras as vantagens de montar uma academia para crianças, e você lerá abaixo as principais delas, que atraem tanto pais quanto novos empreendedores para esse nicho de mercado

Ajudar no desenvolvimento da coordenação motora

Dentre muitos benefícios, um deles é a coordenação motora que é desenvolvida por meio dos exercícios físicos, que são atividades que exigem força, equilíbrio e controle corporal. 

Auxiliar nas funções cognitivas e prontidão para aprendizado

Melhora das funções cognitivas com melhor percepção, aprendizagem, raciocínio, atenção e muito mais! 

Sem dúvidas, as atividades físicas são ótimas para desenvolver de melhor maneira a criança em sua fase de crescimento. 

Contribui com habilidades psicológicas e sociais

Conhecidas por aumentar as funções do corpo e do cérebro, as atividades físicas ajudam as crianças a alcançarem melhores resultados escolares. Segundo dados do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, crianças ativas têm melhor desempenho acadêmico quando comparadas aos sedentários.

Além disso, crianças que fazem mais exercícios têm mais autoestima, são mais felizes e confiantes. O que, certamente, vai contribuir para o crescimento delas.

Evolui a saúde do coração

Além de causar sensação de bem-estar, praticar exercícios físicos estimula a circulação sanguínea, o que faz com que a irrigação do coração fique mais abundante, prevenindo doenças cardíacas desde cedo e colaborando para uma saúde e qualidade de vida. 

Desenvolver positivamente condição física

Ter hábitos saudáveis é uma rotina que deve ser incentivada desde cedo, estimular os pequenos a fazer atividades físicas é importante para que eles cresçam com a mentalidade voltada a esse fator e desenvolvam hábitos que irão colaborar para uma vida melhor. 

Proporcionar um crescimento mais saudável dos ossos e músculos

A prática de exercícios físicos regulares melhora o desenvolvimento dos ossos e dos músculos desde cedo, além de favorecer a manutenção de um peso saudável ao longo da vida, como falamos no segundo tópico.

Frequentar uma academia para crianças também fortalece o sistema imunológico e evita que os jovens desenvolvam problemas de saúde decorrentes do sedentarismo.

Os melhores exercícios para praticar na infância são os que produzem algum tipo de impacto como corrida, basquete ou futebol, porque assim há um melhor desenvolvimento ósseo, o que reduz o risco de osteoporose na vida adulta

Gerar bem-estar

Praticar atividades físicas na infância é sinônimo de bem-estar por toda a vida! Portanto, nunca é cedo para começar a incentivar uma vida mais equilibrada e saudável. 

Diminuir risco de obesidade

Segundo informações da Sociedade Brasileira de Pediatria, treinos para crianças contribuem para o enfrentamento da obesidade infantil.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação de atividade física para crianças de 2 a 5 anos é de, no mínimo, duas horas por dia. Para adolescentes, o indicado é de, pelo menos, uma hora por dia. Infelizmente, no Brasil a realidade está bem distante disso, já que temos uma população jovem bastante sedentária

Auxiliar no desempenho escolar

Conhecidas por aumentar as funções do corpo e do cérebro, as atividades físicas ajudam as crianças a alcançarem melhores resultados escolares. Segundo dados do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, crianças ativas têm melhor desempenho acadêmico quando comparadas aos sedentários.

Além disso, crianças que fazem mais exercícios têm mais autoestima, são mais felizes e confiantes. O que, certamente, vai contribuir para o crescimento delas

Trazer mais qualidade de vida

Através da prática de exercícios físicos, as crianças vão desenvolver o sistema cardiorrespiratório adequadamente e gastar energia acumulada, melhorando o descanso na parte da noite.

Um estudo mostrou que, quanto mais tempo as crianças passam praticando atividades físicas, maior a probabilidade de dormirem mais rapidamente. Além disso, atividades moderadas, como caminhar, também foram associadas a um sono de melhor qualidade.

Segundo o Professor Felipe Kutianski, especialista em calistenia, “estamos percebendo que as crianças de hoje estão ficando mais distantes dos cenários perfeitos do desenvolvimento de aprendizagem, coordenação e força”.

Felipe ainda completa dizendo que “muitos pais acreditam que sobrecarregar os filhos com atividades extracurriculares é muito mais importante que deixá-los brincar, correr, saltar, pular, cair, etc. Isso é um erro que, infelizmente, a criança pagará o preço no futuro”.

Como montar uma academia para crianças?

Agora que você já sabe os benefícios, está na hora de colocar a mão na massa e aprender como montar uma academia. Vamos lá? 

Definia o seu público principal

Neste artigo, elencamos vários tipos de academias para crianças, claro que você precisará saber qual público quer atender para definir qual é o tipo mais adequado. Qual será a faixa etária de crianças que você irá atender? Quais são as principais necessidades dessas crianças? Pense nisso para não ter problemas no futuro. 

Estruture o seu espaço

Depois de definir o seu público, você poderá montar o espaço e entender o que precisará fazer com ele seja ideal para as atividades. Além disso, também precisará comprar os equipamentos e fazer todas as adaptações necessárias que esse tipo de público exige. 

Por isso, pesquise muito bem o mercado, escolha com muito cuidado o local, a localização e etc. 

Prepare as atividades

As aulas também devem ser preparadas de maneira diferente de uma academia tradicional. Aspectos como a ludicidade, um treinamento mais divertido devem ser levados em conta para atrair e envolver esse público. 

Oriente os instrutores e prepare todos para que possam atuar com as necessidades específicas de uma academia para crianças. 

Convide as pessoas para conhecer a sua academia

Segundo estudos publicados na revista “Pediatrics” pelo Institute of Training Science and Sports Informatics, da Alemanha, e orientações da American Academy of Pediatrics (AAP), a prática de atividades físicas para crianças é segura e, inclusive, pode ser benéfica em vários aspectos.

Mas você sabe disso, assim como, provavelmente, muitos pais também sabem, apesar de não saberem o momento ideal de matricular seus filhos em uma academia para crianças.

Então, você precisa usar todos esses benefícios em seus meios de comunicação, além de deixar claro que sim, crianças podem praticar atividades físicas

Por exemplo, o dia das crianças está se aproximando, e você pode usar essa data para criar planos especiais para pais e filhos. Além de ser uma ótima estratégia de atração, também é uma forma de aumentar a retenção na sua academia.

Você também pode criar planos especiais para jovens, mesmo que a sua academia não seja específica para crianças (coisa que vem se tornando muito comum nos últimos anos). Após um momento onde todos nós ficamos presos em casa, é fundamental que as crianças voltem a se exercitar, até mesmo para não terem problemas futuros. Logo, esse é o momento!

Veja a dica do Professor Felipe Kutianski: “aproveite o dia das crianças para brincar mais e sobrecarregar menos os pequenos. Uma criança que brinca, é uma criança que se desenvolve melhor”.

Se você tem alguma dúvida sobre academia para crianças ou tem algum case de sucesso aí em seu negócio, deixe um comentário aqui embaixo. Até a próxima!

Deixe um comentário

Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })