9144
Qual a importância do personal trainer no treino de musculação?

Qual a importância do personal trainer no treino de musculação?

Conheça os principais motivos para contar com este profissional para melhorar os resultados dos treinos.

a importância do personal trainer no treino de musculação

Os personal trainers, são os responsáveis pela criação de um plano de treino personalizado, por orientar os movimentos certos e corrigir os exercícios, evitando lesões. Mas a importância deste profissional no treino de musculação vai muito além da sua função principal. 

Independentemente do formato da contratação — se o profissional faz parte do quadro de professores de uma academia ou se o aluno contratou um plano de acompanhamento particular, o personal trainer é um parceiro na busca pelos objetivos fitness. 

Apesar de os resultados dependerem da disposição e performance do aluno, ter um aliado ao lado proporcionando orientação, motivação e suporte ao longo da jornada por um objetivo, tende a tornar o processo muito mais eficaz. 

Por isso, neste artigo, preparamos alguns detalhes sobre a importância do personal trainer no treino de musculação e dicas sobre como encontrar o profissional ideal para aluno. Confira!

Qual o papel do personal trainer?

Conforme abordado no começo deste artigo, o papel do personal trainer é contribuir com os alunos na busca por seus objetivos, sejam eles condicionamento físico, emagrecimento, fortalecimento ou outros. Eles são responsáveis por promover orientação, motivação e acompanhamento personalizado. 

De forma geral, podemos detalhar suas principais funções como:

Avaliação

O trabalho de um personal trainer com um aluno costuma começar pela anamnese, um processo de avaliação do estado físico, histórico de lesões e doenças, medição de parâmetros, como altura, peso, gordura corporal, força, flexibilidade e resistência. 

Essa etapa é importante para que o profissional possa conhecer o aluno, suas características e expectativas, além de identificar qualquer tipo de dificuldade ou limitação. E, a partir disso, definir as metas junto com o aluno e traçar estratégias para conquistá-las. 

Montagem de treino

Com base nas informações iniciais e objetivos, o personal será responsável pela montagem do treino do aluno. Isso inclui a seleção de exercícios personalizados para os níveis de condicionamento físico, força e resistência do aluno, definição de intensidade (séries, cargas e tipos de movimentos), frequência semanal de treino, equipamentos e técnicas. 

Monitoramento do progresso

E, a partir disso, entra um dos grandes diferenciais em ser atendido por um personal trainer: o acompanhamento personalizado do progresso. Além de avaliar, junto com o cliente, a evolução, o personal vai conseguir sugerir mudanças ao longo do período, buscando evitar lesões e acomodar questões médicas para conquistar os resultados de forma mais rápida,  eficiente e segura possível. 

O monitoramento também inclui outras avaliações, com medições e testes regulares, para acompanhar a eficácia do programa criado para determinado aluno. 

Além de tudo isso, conforme falamos, a importância do personal trainer no treino de musculação vai mais longe. Isso porque esses profissionais muitas vezes têm o papel fundamental na motivação nos alunos, criando um ambiente de confiança e reconhecimento para que ele se sinta à vontade em compartilhar suas conquistas, frustrações e desafios. 

Sendo assim, de alguma forma, o personal trainer também acaba contribuindo com o suporte emocional e incentivo a um estilo de vida mais saudável, incluindo hábitos equilibrados de alimentação, sono e outros aspectos relacionados à saúde e ao bem-estar.

Quais as principais vantagens e a importância do personal trainer no treino de musculação?

Para os alunos, contar com um personal trainer contribui com a obtenção de melhores resultados nos treinos, já que esse profissional vai aplicar técnicas específicas e personalizadas para os seus objetivos, além de acompanhar cada passo da jornada. 

A contratação de bons profissionais por parte das academias pode significar maiores chances de fidelização dos alunos, pois os alunos tendem a criar relações de confiança com os profissionais, o que, por sua vez, pode aumentar o engajamento.

Para ambos, algumas outras vantagens de um treino com personal trainer são:

Segurança

Por mais que o aluno tenha experiência e conhecimento técnico suficiente para montar e executar seu treino, não é recomendado praticar atividades físicas, principalmente de alto impacto — como a musculação, sem a supervisão de um profissional. 

O personal trainer é treinado para observar e corrigir os exercícios, garantindo que sejam realizados da forma correta, para evitar lesões. Ele também pode sugerir adaptações para suprir qualquer restrição ou condição médica do aluno, de forma que possa praticar atividade física com segurança. 

Corrigir e ensinar técnicas de movimento

Esses profissionais trabalham sempre ao lado dos alunos para exemplificar e corrigir qualquer tipo de exercício, auxiliando na execução segura e eficiente. As vantagens dessa função também estão na prevenção de lesões e potencialização dos resultados do movimento. 

Treino personalizado

Com um personal trainer, todas as sugestões são aplicadas de forma personalizada com as características e expectativas do aluno. Por isso o primeiro passo deste trabalho, com as avaliações, é tão importante. Quanto melhor o personal conhecer o seu cliente, mais próximo dos seus objetivos ele conseguirá chegar. 

Definição de metas

Além dos desejos “macro” dos alunos, como emagrecimento, força, resistência ou outros, o personal também ajuda a criar metas ‘parceladas’ para acompanhar os resultados detalhadamente e fazer mudanças na rota, se necessário. 

Esses objetivos ajudam a dar foco e devem ser realistas e alcançáveis, como um volume de treinos mensais, aumento de carga a cada rodada de treino, alguns minutos a mais de exercícios aeróbicos por semana, entre outros. 

Resultados mais rápidos

Por meio de todas as vantagens citadas anteriormente, a tendência é que os resultados sejam percebidos de forma mais rápida e eficiente, em comparação ao treino por conta própria. Vários gatilhos e objeções podem ser quebrados com o atendimento personalizado, contribuindo com a consistência do aluno. 

Compromisso

Na grande maioria das vezes, a contratação de um personal trainer de forma particular contempla um investimento extra – e, em geral, alto. Esse é um dos motivos pelos quais os alunos tendem a manter um compromisso maior nos treinos. 

Além disso, a sessão agendada ajuda a criar um senso de responsabilidade, incentivada pelo profissional. 

Motivação

A importância do personal trainer no treino de musculação envolve também a motivação dos alunos, a qual pode ser incentivada por meio de diferentes técnicas: apoio constante, encorajamento, feedback positivo, avaliação periódica da composição corporal e capacidade física, acompanhamento da evolução, iniciativas de reconhecimento, troca de treinos para evitar a monotonia da rotina, criação de desafios diários, entre outros. 

Por que eu devo contratar um personal trainer?

São várias as vantagens para a contratação de um personal, no entanto, é importante ressaltar que se trata de um investimento extra, considerando o pagamento da mensalidade de uma academia, por exemplo. Por isso, é importante avaliar, além dos objetivos, as necessidades e preferências – além de pacotes de serviços que se encaixem às expectativas e caibam no orçamento pessoal. 

Para tomar uma decisão, listamos abaixo outros motivos para considerar a contratação de um personal trainer:

Aprendizado que vai além da musculação 

O personal trainer provavelmente vai contribuir com orientações que vão além das técnicas apropriadas, como dicas para manter hábitos saudáveis, como uma rotina alimentar equilibrada ou o descanso adequado, para maximizar os resultados dos treinos. 

Variedade de exercícios que acelera a evolução

Diferentemente de treinos mais genéricos aplicados pelos professores de academias – os quais não têm como função atender aos alunos de forma personalizada – o personal trainer deve aplicar diferentes técnicas e tipos de exercícios para tornar o treino mais dinâmico e conectado com os objetivos do aluno. Ele também deve ajustar o programa à medida que o aluno evolui, para garantir uma rotina desafiadora e envolvente. 

Atenção individualizada

Na contratação de um personal trainer, o aluno recebe atenção exclusiva do treinador – diferentemente do atendimento de professores em academias. Isso envolve os ajustes em tempo real, de acordo com os feedbacks. 

Mais confiança e autoestima 

À medida que o aluno enxerga a evolução (tanto física, quanto em bem-estar e condições psicológicas), a autoestima e autoconfiança tendem a aumentar, o que pode ter impacto em outras áreas da vida. O personal trainer também pode contribuir com essa mudança positiva na vida das pessoas, ajudando a dar foco e direcionamento nas áreas que mais importam para elas. 

Conclusão

Com este artigo foi possível ficar por dentro das principais vantagens e motivos que fortalecem a importância do personal trainer no treino de musculação. No entanto, também é fundamental saber como identificar e contratar um bom profissional, seja para um aluno ou academia. 

As principais dicas são: conferir se o personal é certificado no CREF (Conselho Regional de Educação Física); validar suas qualificações, credibilidade, experiências e históricos – por meio de indicações de conhecidos e informações do profissional em suas redes sociais, por exemplo; e dar preferência por profissionais que priorizem a saúde e não indiquem o uso de substâncias prejudiciais, mesmo que pareça que isso vai maximizar os resultados do treino. 

Um diferencial pode estar em profissionais que ofereçam ferramentas que otimizem o seu serviço, como o uso de aplicativo para comunicação e visualização do treino. O aplicativo para alunos da Tecnofit é um ótimo exemplo disso. Acesse o site para saber mais! 

E continue acompanhando o Blog da Tecnofit para mais dicas e informações relevantes sobre o universo fitness. 

Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })