7834
20 equipamentos básicos para montar uma academia

20 equipamentos básicos para montar uma academia

Conheça as máquinas e acessórios que devem fazer parte do seu investimento.

mulher andando na esteira em uma academia

Um dos itens mais importantes do plano de negócios para quem quer investir em um espaço fitness é a lista de equipamentos básicos para montar uma academia. E por ser, provavelmente, a parcela de custo inicial mais alta da empresa, é importante pesquisar e tomar decisões de acordo com o que mais faz sentido para o negócio. 

A escolha dos equipamentos básicos para montar uma academia vai depender do estilo, objetivo e público-alvo da empresa. Assim como a quantidade, qualidade e variedade de máquinas e acessórios necessários. 

No entanto, existem alguns equipamentos básicos para montar uma academia que estão presentes na maioria delas. E é sobre eles que vamos tratar neste artigo. Tenha uma ótima leitura! 

Quais os equipamentos básicos para montar uma academia?

Considerando diferentes estilos de treinos, ampla gama de exercícios, a versatilidade dos aparelhos, grupos musculares e perfis de alunos, listamos abaixo os principais equipamentos básicos para montar uma academia. Confira:

1. Halteres

Os halteres são acessórios usados para diferentes tipos de exercícios – chamados de peso livre. A maioria dos atletas usa para trabalhar os grupos musculares superiores, mas também servem para potencializar os resultados de exercícios de agachamento, abdominal, entre outros. 

São usados em pares e encontrados em kits que vão de 1 kg até mais de 30 kg. Para mantê-los organizados e para facilidade de manuseio, o ideal é investir também em uma estante para halteres. 

2. Caneleiras

Como o nome já diz, é um acessório para as canelas, como uma cinta com peso. Ao contrário dos halteres, são prioritariamente usadas para treinos de grupos musculares inferiores. 

Também são encontradas em kits, com pares de caneleiras de 1 kg até 10 kg, normalmente. 

3. Bancos de Musculação

Outro equipamento super versátil é o banco de musculação – e a dica aqui vai para a escolha das opções com angulação ajustável. Dessa forma, os alunos podem realizar uma série de exercícios usando apenas um banco e suas diferentes inclinações. 

4. Step

É um dos equipamentos básicos para montar uma academia, parecido a um degrau. Além de ser usado para as aulas coletivas que levam o mesmo nome do acessório, também podem ajudar a trazer mais complexidade para diversos exercícios – como panturrilha, flexão de braços, agachamento sumô, entre outros. 

O step também pode ser uma solução para que os alunos com estatura mais baixa realizem os movimentos corretos em determinados equipamentos – como o de remada alta, evitando lesões. 

5. Colchonetes

São acessórios essenciais, principalmente para exercícios de alongamento, mobilidade e abdominal, além de apoio para outros exercícios feitos no solo. 

Não são equipamentos de investimento alto. Por isso, é essencial que uma academia tenha uma quantidade suficiente para atender aos alunos. E como é um acessório que fica 100% apoiado no chão, é importante disponibilizar materiais para que os alunos possam fazer a higienização antes ou após o uso. 

6. Bolas

Wall Ball, Bola de Pilates, FitBall, Kettlebell e por aí vai… as bolas são equipamentos disponíveis nos mais diversos pesos, tamanhos, formatos e para finalidades diferentes. 

Como normalmente são acessórios que exigem um espaço maior para armazenamento, vale a pena entender o perfil do público da sua academia para planejar o investimento. 

7. Prancha Abdominal 

Também conhecida por banco declinado, é um acessório usado para aumentar a complexidade de exercícios abdominais. E, exatamente como nos bancos, a dica é investir em um aparelho com regulagem, para os alunos poderem usá-lo em diferentes inclinações. 

8. Bicicleta Ergométrica

É o simulador de pedaladas indoor, muito comum em academias – principalmente as que oferecem aulas de spinning. Normalmente são usadas para exercícios aeróbicos e que trabalham os músculos inferiores, mas também fazem parte das atividades físicas de pessoas em processo de recuperação de lesões ortopédicas, por exemplo. 

Podem ser encontradas em diversos modelos, tamanhos e tecnologias. Para escolher o modelo e quantidade ideal para a sua empresa, é importante considerar o espaço disponível, volume e perfil de alunos. 

9. Esteira Ergométrica

As dicas e sugestões para investimento nesse equipamento são basicamente as mesmas em relação às Bicicletas Ergométricas. A diferença é que a esteira simula caminhadas e corridas, com diferentes velocidades e inclinações. 

10. Mini Jump Profissional 

Trata-se de uma mini cama elástica, usada para aulas de Jump ou para melhorar os resultados de exercícios, principalmente os que trabalham os músculos inferiores, já que ajudam a minimizar o impacto nas articulações de joelhos e tornozelos. 

Um ponto importante para esse equipamento é a necessidade frequente de manutenção. Além disso, também é um acessório que costuma ocupar bastante espaço para armazenamento – duas questões a serem avaliadas no planejamento da compra. 

11. Barras

São equipamentos de apoio, usados com ou sem anilhas, para diferentes tipos de exercícios. Estão disponíveis em diversos formatos, de acordo com suas funcionalidades: barra fixa, barra em W, barra olímpica, barra H ou romana, barra fixa, barra mista, barra de pressão, entre outras. 

Com as barras é possível trabalhar todos os grupos musculares, além de estimular o equilíbrio e a coordenação. Assim como para os halteres, é importante investir em estantes para acomodar as barras e facilitar o manuseio, evitando lesões. 

12. Kit de Anilhas

Anilhas são pesos redondos, normalmente produzidos em ferro, lembrando um disco. Elas são usadas com as barras para aumentar a complexidade dos exercícios. São também acessórios que dão pesos a diferentes máquinas, como Leg Press, Máquina de Glúteo, Cadeira de Panturrilha, entre outros. 

Podem ser encontradas em quilogramas ou libras e normalmente estão disponíveis em vários pesos – de aproximadamente 4 kg até mais de 100 kg. 

13. Cross Over

É um equipamento de grande porte, com rosca e polia, que possibilita realizar uma série de exercícios para todos os grupos musculares. Além do Cross Over, é fundamental investir nos seus acessórios complementares, como corda, barras e diferentes puxadores. 

14. Máquina de Desenvolvimento Ombro

Como o nome já diz, é um equipamento para exercícios que fortalecem os músculos do ombro – e também a região do deltoide e tríceps. É usado com anilhas complementares. 

No entanto, o exercício também pode ser feito usando um banco adequado e diferentes pesos em halteres. 

15. Cadeira e Mesa Flexora

São duas máquinas usadas para trabalhar os músculos da parte superior da coxa, glúteo e parte da frente das canelas. Além de força muscular, ajudam a desenvolver o equilíbrio e a resistência. 

Elas se diferenciam em relação à angulação e posicionamento do aluno para o movimento: enquanto na cadeira a pessoa fica sentada, empurrando o peso para trás; na mesa o aluno se posiciona deitado com a barriga para baixo, puxando o peso para cima. 

16. Cadeira Adutora

Também é uma máquina com foco nos músculos inferiores, prioritariamente a parte interna da coxa. Nela, os movimentos são realizados “fechando” as pernas, empurrando o aparelho e o peso contra a parte interna das coxas. 

E, normalmente, esse equipamento é disponibilizado ao lado do seu complementar: a cadeira abdutora. 

17. Cadeira Abdutora

Consiste basicamente no equipamento contrário ao citado acima, no qual os alunos realizam o exercício com as pernas em um movimento de abertura. Tem como foco trabalhar os glúteos e parte média da coxa. 

18. Leg Press Horizontal ou 45º

São duas máquinas que trabalham os músculos inferiores, como quadríceps, bíceps femoral, semitendinoso, semimembranoso e glúteos, além de também poder ser usado para exercícios de panturrilha. A diferença é que, ao se posicionar horizontalmente, o aluno terá uma maior flexão de quadril.

O Leg Press é normalmente usado com pesos complementares em anilhas. E assim como os demais equipamentos básicos para montar uma academia listados neste artigo, o que manda é a versatilidade, combinada com as principais necessidades dos alunos!

19. Cadeira Extensora

É uma das máquinas que não podem faltar em uma academia de musculação. Trabalham principalmente o quadríceps, em diferentes estilos de treinos. 

20. Puxada Frente ou Remada Frente

Concluímos a lista de equipamentos básicos para montar uma academia com mais uma opção extremamente versátil. É uma máquina de grande porte, combinada com um banco, com polia que permite a utilização de diferentes modelos de barras e puxadores. 

Tem como foco principal os grupos musculares superiores, especialmente peito e costas. 

Quantos aparelhos são necessários para montar uma academia?

Se você acompanha o Blog da Tecnofit sabe que a resposta padrão para perguntas neste estilo é um verdadeiro “depende”. 

Isso porque a experiência da Tecnofit com mais de 5.800 clientes em todo o país confirma que as academias podem ser montadas a partir de diferentes estilos, finalidades e objetivos. E, neste cenário, o número de equipamentos básicos para montar uma academia também pode ser variável. 

Em geral, as academias podem ter dezenas de aparelhos, incluindo esteiras, bicicletas, máquinas e acessórios complementares, além dos armários, estantes e outros equipamentos para armazenamento. 

Por isso, o provável número ideal de aparelhos necessários para a sua academia será definido a partir do plano de negócio, com uma análise profunda e cuidadosa das  necessidades e demandas do seu público-alvo. 

Também é importante considerar o orçamento disponível e, muitas vezes, priorizar a qualidade dos equipamentos ao invés de disponibilizar apenas um alto volume de aparelhos para os seus alunos. 

Qual o investimento inicial para abrir uma academia?

Assim como para a pergunta acima, a resposta deve variar conforme o tamanho do espaço, valor do aluguel, custos de registro e licenciamento, despesas com reformas, decoração e manutenção dos equipamentos, entre tantos outros fatores. 

No entanto, segundo especialistas do setor, estima-se que, em uma academia de pequeno porte, apenas com os equipamentos, pode ser investido um valor inicial de R$ 50 mil a R$ 150 mil. Para academias de médio porte, o valor varia entre R$ 200 mil e R$ 500 mil. 

A recomendação, independentemente do tamanho ou objetivo da sua academia, é fazer uma análise de mercado, fornecedores e investir em negociações que possam ser vantajosas para o seu negócio. 

Conclusão

Esperamos que este artigo tenha ajudado a dar um passo à frente em direção a abertura da sua academia. E vale reforçar que, além da direção correta para o investimento inicial, é fundamental manter a gestão financeira do negócio de forma consistente durante todo o ciclo de vida da sua empresa. 

E para isso, recomendamos conhecer o Tecnofit Gym, um sistema de gestão completa e integrada para academias, com vantagens para o empreendedor, professores e alunos. 

Faça um teste agora mesmo e saiba como a plataforma pode ajudar a garantir o sucesso da sua empresa!

Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })