2783
Academia da terceira idade: o que é e por que investir?

Academia da terceira idade: o que é e por que investir?

Conheça os principais cuidados para ter sucesso com esse tipo de negócio.

Graças ao avanço da medicina, novas tecnologias e soluções personalizadas para a terceira idade, a expectativa de vida no Brasil tem aumentado ao longo dos anos. Um dos motivos pelos quais se torna interessante investir em academia da terceira idade. 

Apesar de fazer parte do ramo de negócios fitness, a academia da terceira idade exige alguns cuidados especiais, seja em equipamentos ou em especialização dos profissionais contratados para ministrar aulas e acompanhar a evolução dessas pessoas. 

Se você tem interesse em mergulhar neste universo, continue acompanhando este artigo para conhecer as modalidades mais procuradas pela terceira idade e como oferecer a melhor experiência fitness para esse público. 

Como entrar em forma aos 60 anos?

Em primeiro lugar é importante reforçar que não há idade certa para se interessar pelo assunto e começar a cuidar da saúde. É claro que o metabolismo fica mais lento ao longo dos anos, mas com dedicação e força de vontade, é possível conquistar bons resultados. 

Algumas das dicas para adotar um estilo de vida mais saudável neste período da vida são: 

  • Contar com profissionais especializados para avaliação de condições físicas e garantia das orientações personalizadas de acordo com cada necessidade. 
  • Definição de metas realistas e alcançáveis, com o intuito de progredir gradualmente. 
  • Praticar exercícios cardiovasculares para aumentar a resistência e queimar calorias. Uma boa dica é encontrar atividades prazerosas, que se encaixam facilmente no estilo de vida em questão. 
  • Investir em treinos de força, para potencializar a massa muscular, aumentar a densidade óssea e melhorar o equilíbrio. Sempre com o aquecimento correto!
  • Fazer alongamento e exercícios de flexibilidade, para aliviar a rigidez muscular e articular e evitar lesões. 
  • Manter uma rotina de alimentação saudável e hidratação constante, para garantir o bom funcionamento do organismo e a energia necessária durante os exercícios. 
  • Dedicar tempo de qualidade para descanso e recuperação, o que permitirá que o corpo se recupere e fortaleça para a prática constante de atividade física. 

O que é academia da terceira idade?

Você provavelmente já passou por parques e praças com diferentes equipamentos coloridos disponíveis gratuitamente para atividade física. São as academias da terceira idade, com máquinas específicas para atender as necessidades dos idosos: força muscular, flexibilidade, equilíbrio e mobilidade.

No entanto, com alguns cuidados especiais, qualquer espaço fitness também pode ser transformado em uma academia da terceira idade. Para isso é importante oferecer oportunidade de socialização e integração, equipamentos próprios e grade horária de aulas e modalidades que se conectam com as necessidades desse público. 

Qual a importância da academia na terceira idade?

A partir dos 60 anos, aproximadamente, há uma diminuição de massa muscular, perda de força e maior chance de doenças. 

As atividades físicas podem ajudar a retardar ou evitar esse cenário, já que atuam no aumento de densidade óssea, controle de doenças, melhora na flexibilidade e equilíbrio, além de proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar aos praticantes. 

Por isso é altamente recomendado que os idosos incluam algum tipo de atividade física na sua rotina – por mais endorfina e menos uso de medicamentos! 

Listamos abaixo mais alguns benefícios da academia na terceira idade. Confira:

Mais condicionamento físico

Ao exercitar a musculatura de todo o corpo, aumentamos o condicionamento físico. Ou seja, a capacidade de resistência em caminhadas, subir escadas ou realizar atividades cotidianas de forma mais disposta, evitando lesões. E como os músculos são adaptáveis, eles precisam da estimulação constante em todas as fases da vida. 

Mais equilíbrio e mobilidade

A fraqueza nos ossos e músculos e a falta de equilíbrio são causas comuns de hospitalização de idosos, principalmente por quedas. Com a prática de exercícios, incluindo atividades de força e alongamento, os músculos são fortalecidos e garantem maior suporte para a coluna vertebral, contribuindo com o equilíbrio e a mobilidade. 

Melhores noites de sono

Seja por conta de dores crônicas, sintomas de insônia ou problemas de saúde, não é incomum encontrar idosos com dificuldade para dormir. No entanto, atividades como musculação e exercícios aeróbicos liberam substâncias que ajudam a diminuir os sintomas de ansiedade, garantindo mais facilidade para dormir em uma boa noite de sono reparador. 

Oportunidade de socialização 

A aposentadoria, mudança de hábitos e perda de pessoas próximas faz com que alguns idosos possam se sentir sozinhos durante essa fase da vida. E uma das formas de evitar esse sentimento – que pode até mesmo chegar à depressão – é a socialização em aulas coletivas em academia da terceira idade. 

Essa prática ajuda a criar novos vínculos que fortalecem o contato social, além de estimular desafios saudáveis e a realização de metas individuais ou em grupo – o que pode ser um ótimo incentivo para os exercícios físicos. 

Quais as atividades físicas mais procuradas pelos idosos?

Agora que você já sabe como motivar essas pessoas a investirem no cuidado com a saúde e qual é a importância da academia na terceira idade, é interessante entender quais são as modalidades mais procuradas pelos idosos para preparar seu espaço fitness para recebê-los. Veja abaixo:

Dança

Por ser uma das modalidades mais conhecidas de aulas coletivas, é uma alternativa que combina o exercício físico com a socialização. Contribui com a flexibilidade, o equilíbrio, a resistência cardiovascular e a coordenação. Uma ótima opção para a terceira idade!

Natação

É uma atividade completa e, ao mesmo tempo, de baixo impacto. Proporciona a melhora na resistência, respiração, alongamento, mobilidade e fortalecimento muscular. Além disso, a água suporta o peso corporal, reduzindo o estresse na articulação – sendo uma opção segura para os idosos. 

Além da natação, aulas de hidroginástica também são muito procuradas pela terceira idade. 

Caminhada

Outro exercício de baixo impacto muito comum e fácil de oferecer para esse público. Pode ser feito em locais fechados, com o uso de esteiras, ou então em parques e praças com pouca movimentação – sempre acompanhado de profissionais especializados. 

Ajuda a melhorar a saúde cardiovascular e a mobilidade articular, além de fortalecer os músculos.

Alongamento

Uma atividade fundamental para a terceira idade. Afinal, melhora a flexibilidade, postura, circulação, ajuda a prevenir lesões e alivia a tensão muscular. 

Musculação

Um treinamento de força e resistência com pesos leves e equipamentos para exercícios funcionais – sempre acompanhado de profissionais especializados – também é uma ótima sugestão para a terceira idade. Esses exercícios contribuem com a força muscular, prevenção da perda óssea, melhora do equilíbrio e aumento da densidade óssea.

Yoga

Por envolver diferentes posturas e técnicas de respiração e meditação, contribui com a melhora da flexibilidade, equilíbrio e força – ao mesmo tempo que promove a calma, atenção e redução do estresse. 

Qual é o melhor aparelho de ginástica para idosos?

Se você pensa em investir em uma academia da terceira idade, a escolha pelos equipamentos corretos pode fazer toda a diferença na atratividade e fidelização dos alunos

Conheça alguns dos mais indicados e frequentemente encontrados nas academias da terceira idade ao ar livre:

  • Múltiplo Exercitador: possibilita a realização de vários movimentos com o objetivo de fortalecer, alongar e aumentar a flexibilidade de membros inferiores e superiores. 
  • Puxador Costas com Peitoral: é próprio para duas regiões do corpo que devem ser trabalhadas e fortalecidas, principalmente na terceira idade – para ajudar a manter a postura correta. 
  • Caminhada Individual: proporciona o apoio dos braços e um movimento mais fluido das pernas, oferecendo ainda mais resistência e segurança para essa atividade. 
  • Esqui Individual: ajuda a melhorar a flexibilidade dos membros inferiores e superiores, principalmente do quadril. Também contribui com a função cardiorrespiratória.
  • Bicicleta de Cadeira Dupla: ótima para melhorar a circulação e resistência das pernas. Também pode ser realizada com algum colega, amigo ou parente. 

Por que investir em uma academia para idosos?

São vários os motivos pelos quais investir em academia da terceira idade pode ser um negócio rentável, lucrativo e sustentável. Conforme citamos no início deste artigo, segundo o IBGE, a expectativa é que o Brasil tenha 58 milhões de idosos até 2060, um a cada quatro brasileiros terá mais de 65 anos, correspondendo a 25,5% da população. 

Além disso, de acordo com a 17ª edição da Worldwide Survey of Fitness Trends, divulgada pelo American College of Sports Medicine (ACSM), programas fitness para a terceira idade também estão entre as tendências do mercado fitness para 2023

Adicionalmente, segundo o Google, as pesquisas na internet sobre exercícios na terceira idade cresceram desde o início da pandemia do COVID-19, apontando um aumento expressivo de procura dos idosos em atividades físicas. 

Com isso, surgem também as especializações para os profissionais atenderem esse público com atividades de menor impacto, ginástica e atividades de condicionamento físico.

Dados e pesquisas como essas confirmam que o mercado de academia da terceira idade está em ascensão. Com esse público crescendo e procurando cada vez mais soluções para melhorar a saúde e bem-estar, estar preparado e capacitado para atendê-los certamente será um diferencial lucrativo.

Conclusão

Atendendo mais de seis mil clientes em todo o Brasil, a Tecnofit está sempre por dentro das tendências e do que há de melhor em soluções personalizadas para academias e mercado fitness. Para mais dicas sobre como otimizar os resultados da sua empresa, continue acompanhando o nosso Blog.

Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })