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Planos para academia: como fazer, precificar e oferecer?

Planos para academia: como fazer, precificar e oferecer?

Conheça algumas dicas para propor os planos mais atrativos para os seus alunos.

Em um mercado cada vez mais competitivo, como o de negócios fitness, qualquer diferencial pode significar um cliente a mais. Mas quando falamos sobre como precificar e oferecer planos para academia, além de serem atrativas para os alunos, as opções precisam fazer sentido para o planejamento financeiro da sua empresa.

Em outras palavras, o segredo não está, necessariamente, em oferecer planos com valores mais baixos do que o mercado. Ou com condições de pagamento super especiais, como vemos em grandes empresas. Mas em estudar aquilo que cobre as necessidades financeiras da sua academia e que, ao mesmo tempo, atende a demanda do público-alvo. 

Pensando na complexidade do assunto e em orientações para tornar esse processo mais claro para você – ou para quem for responsável pela gestão da sua academia – preparamos este artigo. Acompanhe para saber mais! 

Como fazer planos para academia?

Na maioria das academias, os planos são criados e precificados de acordo com os períodos ou modalidades contratadas. E os mais conhecidos são: 

Mensal

O plano para academia mensal normalmente é aquele com o valor mais alto, já que não existe a garantia do faturamento pelos meses seguintes. O aluno pode decidir parar o pagamento da mensalidade a qualquer momento sem que haja a cobrança de multas. 

Semestral

Já o plano semestral garante o pagamento do aluno durante os seis meses de contrato. Nessa ocasião, é interessante oferecer um valor de mensalidade mais baixo, por conta da fidelização, ou brindes e condições de pagamento que sejam interessantes para o aluno. 

Caso haja alguma multa se o aluno optar por desistir no meio do contrato, é fundamental esclarecer o valor e formas de pagamento desde o momento da matrícula. 

Anual

O plano para academia anual tende a ser o mais vantajoso – tanto para a academia, que terá a garantia de faturamento durante todo o ano; quanto para o aluno, que provavelmente irá pagar um valor muito mais baixo de mensalidade, justamente pela fidelização. 

Para que o aluno seja convencido a fazer a contratação do plano anual, é importante oferecer diferentes benefícios, além do valor de mensalidade mais baixo. 

Avalie a possibilidade de isenção de matrícula, uso do estacionamento gratuito ou outra vantagem que possa ajudar a atrair a atenção dos alunos e não impacte negativamente no seu planejamento financeiro. 

Personalizado

Quando a academia oferece diferentes modalidades, também é possível promover planos personalizados, com a combinação de musculação e diferentes aulas coletivas, por exemplo. 

A parte mais interessante é que você pode, ou não, combinar esses planos personalizados com diferentes descontos de acordo com o período de contratação, além de oferecer brindes e condições de pagamentos personalizados, de acordo com o valor de mensalidade oferecido para os alunos. 

Como precificar os planos para academia?

Será que existe um valor ideal para atrair mais alunos com os planos de academia? A verdade é que sim, mas a precificação ideal não é exatamente uma referência de mercado, mas um conjunto de análises e estudos realizados de acordo com o cenário e necessidades da sua empresa. 

Para definir os melhores preços para os serviços oferecidos na sua academia, listamos alguns passos importantes. Confira: 

Avalie a concorrência

Conforme citamos anteriormente, os preços oferecidos pela sua concorrência não vão determinar os valores dos planos da sua academia. No entanto, essa avaliação trará um bom norte para criar uma tabela de preços mais competitiva. 

O segredo aqui é não deixar o estudo apenas em cima do preço oferecido, mas investir também na análise dos serviços, modalidades, localização, público-alvo, qualidade do espaço e equipamentos e, principalmente, a percepção dos clientes sobre o seu serviço e dos seus concorrentes. 

É a partir dessa percepção que a proposta de preço se torna uma proposta de valor. Afinal, os alunos passam a entender que, por mais que o preço dos planos da sua academia sejam mais altos, a composição do valor é justa. E, dessa forma, você consegue criar estratégias, planos promocionais e condições para atrair a atenção dos potenciais clientes.

Estabeleça os serviços inclusos

A mudança da chave da criação e precificação de planos de academia acontece quando listamos cada um dos componentes do valor: desde os custos, investimentos, até os serviços oferecidos que fazem parte da proposta. 

É claro que nem todos esses componentes precisam ser explicados para os clientes, mas quando os planos da sua academia integram diferenciais competitivos, vale a pena deixá-los em destaque. 

Considerando esse cenário, se a sua academia oferece estacionamento, manobrista, serviço de massagem, câmeras de segurança, lanchonete, vestiário com chuveiro a gás, espaço kids monitorado, entre outros serviços integrados aos planos, é fundamental promovê-los para os potenciais alunos, a fim de garantir ainda mais atratividade. 

Defina o preço

Não é incomum, seja lá qual for o segmento do negócio, a empresa receber reclamações sobre o preço do serviço. Por isso é tão importante estar seguro sobre a formação e definição dos valores dos planos para academia.

Apesar de configurar apenas um dos itens deste artigo, a definição dos preços dos planos deverá passar por uma série de passos, entre eles:

  • O posicionamento da sua empresa frente ao mercado e concorrentes. 
  • O registro e acompanhamento constante de todos os custos e despesas da academia. 
  • A definição de uma margem de lucro segura, considerando os riscos de sazonalidade do negócio. 
  • Os diferentes formatos e condições de pagamento, além dos métodos de cobrança. 
  • As características da localização e público-alvo.
  • As particularidades da sua empresa. 
  • Os possíveis reajustes nas tabelas de preço e inadimplências. 
  • Entre outros!

Ofereça descontos

A partir de todas as definições acima realizadas, você deve chegar em um preço ideal para os planos da sua academia. E também poderá entender qual é o limite de desconto máximo que conseguirá chegar para atrair alunos em campanhas promocionais sem que isso impacte na lucratividade do seu negócio. 

Ao entender esse número, planeje alguns formatos para oferecer os planos da sua academia com diferentes modalidades de descontos. Confira alguns exemplos:

  • Plano família, com valores mais baixos para a matrícula de duas ou mais pessoas ao mesmo tempo. 
  • Desconto para reter alunos em períodos de baixa de treinos, como pós-carnaval ou inverno, por exemplo. 
  • Isenção de matrícula em campanhas promocionais para atrair novos clientes. 
  • Período teste com a primeira mensalidade muito mais baixa do que o normal, para chamar a atenção de potenciais alunos. 

Ajuste os preços

A última dica, mas não menos importante é: tenha clara visibilidade da gestão financeira do seu negócio, com métricas e indicadores na palma da sua mão, para que seja possível realizar alguns ajustes ao longo do ano sem impactar a atratividade dos alunos. 

Lembre-se sempre que a oferta dos serviços deve, de alguma forma, gerar lucro para garantir a continuidade do seu negócio. Então avalie os melhores períodos e modalidades para rever a rota e mudar os planos. 

Como oferecer planos para academia?

Agora que você já conhece algumas dicas para criar os planos da sua academia, é interessante saber como oferecê-los aos potenciais clientes e alunos atuais, não é mesmo? Separamos abaixo mais algumas orientações. Aproveite!

Estude o mercado

Se você acompanha o Blog da Tecnofit sabe que o estudo do mercado é uma dica importante para vários processos de gestão da academia. E na divulgação de planos não poderia ser diferente. 

Para planejar a atratividade dos clientes, é fundamental entender o momento do mercado fitness, o cenário financeiro, o período do ano, as características específicas da sua região e do público-alvo. Dessa forma, você consegue se preparar para a adesão, criando metas  e indicadores coerentes para acompanhar de acordo com a oferta dos planos. 

Estabeleça regras e limites para cada plano

Outro processo que vai te ajudar a se preparar para evitar qualquer problema é deixar claro o regulamento de utilização de cada um dos planos da sua academia. E, principalmente, documentar o conhecimento dos clientes de acordo com os serviços oferecidos. 

Por exemplo: quais são as modalidades oferecidas, em quais horários e dias da semana, como funcionam as multas para cancelamento do contrato ou inadimplência, até quando o contrato é válido, se existe algum desconto, qual é o valor e formato de funcionamento da campanha, entre outros. 

Use um sistema para gerenciar

Conforme falamos por aqui, ter a visibilidade da gestão financeira da sua empresa é fundamental para criar diferentes e atrativos planos para a academia. E nada melhor do que contar com um sistema automatizado que garanta as informações que você precisa para tomar as decisões estratégicas de forma assertiva. 

É por isso que queremos que você conheça o Tecnofit Gym, um sistema integrado e prático que te ajuda a ter visibilidade desde a gestão financeira da sua academia até a entrega do seu serviço, passando pela avaliação de professores e comissionamento de recepcionistas. 

Ou seja, tudo o que você precisa saber para criar os planos ideais para o seu negócio e seus alunos. Faça um teste agora mesmo e saiba como essa plataforma pode contribuir com o sucesso da sua academia. 

Promova os planos em vários canais

Por mais que seus planos sejam diferentes dos seus concorrentes, não tenha medo de promovê-los nos diferentes canais de contato com a sua academia, como o site e redes sociais, por exemplo. As pessoas costumam valorizar empresas que promovem o serviço e valores de forma clara e transparente, com facilidade de acesso. 

Invista e treine a recepção

O mesmo vale para a recepção, onde normalmente acontece a maior parte das vendas dos planos. É fundamental garantir que os profissionais entendam cada detalhe da formação dos planos e preços para esclarecer as possíveis dúvidas dos clientes de forma clara e rápida. 

Também é legal ter um documento à disposição dos atendentes da sua academia com os detalhes e precificação de cada modelo de plano, para facilitar o contato com os potenciais clientes no dia a dia. 

Conclusão

E aí, a partir dessas orientações você sentiu mais segurança para criar, precificar e oferecer os planos da sua academia? Para mais dicas sobre a gestão do seu negócio fitness, continue acompanhando os conteúdos promovidos pela Tecnofit no blog e redes sociais!

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