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Negócios fitness no Instagram: como aumentar o engajamento?

Negócios fitness no Instagram: como aumentar o engajamento?

Crie uma estratégia de alto impacto no Instagram e atraia mais clientes para a sua academia, box ou studio!

Homem e mulher sentados em chão de academia olhando para o celular e pesquisando negócios fitness no instagram, ambos são loiros de pele clara, vestem tênis, short preto, regata e top vermelho.

Como posicionar negócios fitness no Instagram? Essa dúvida é bastante comum para gestores de academias, studios, boxes e outros negócios fitness, afinal de contas, a pandemia mostrou para o segmento fitness como é fundamental estar presente e, principalmente, bem posicionado no mundo digital. 

No início de 2020, mensagens viraram o único meio de comunicação, salas de estar e quartos viraram academias e profissionais aprenderam a usar plataformas de  aulas online.

Apesar de estarmos vivendo um momento de retomada do novo mercado fitness pós-pandemia, uma das tendências para 2022 e que seguirá firme nos próximos anos é a integração cada vez maior entre o online e offline. Logo, é fundamental que você atraia mais seguidores para o Instagram do seu negócio fitness.

No entanto, além de trazer esses seguidores também é preciso mantê-los engajados com os seus conteúdos. Então, se você quer saber como posicionar o seu negócio fitness no Instagram e aumentar o engajamento é só continuar a leitura deste artigo. 

O que é engajamento?

Antes de saber como aumentar o engajamento no Instagram do seu negócio fitness, é importante que você saiba o que é engajamento. Basicamente, são as interações que o seu público tem com o seu conteúdo.

Curtidas, comentários, compartilhamentos e mensagens inbox são formas de engajamento. Assim como respostas e votações nas enquetes do Instagram. Quanto mais valor você gerar para o seu público, mais engajado ele será.

De um modo geral, é possível dizer que qualquer interação que alguém tenha com o seu perfil no Instagram, é uma forma de engajamento. 

Por que é importante aumentar o engajamento?

Há quem diga que número de curtidas e comentários são métricas de vaidade, pois não representam muita coisa. Quem afirma isso está certo em alguns pontos, errado em outros. De fato, pelo fator social, uma curtida ou comentário não significa muito. Mas para os algoritmos do Instagram, todas as métricas são bem importantes.

Desde 2016 o Instagram não ordena mais o feed por ordem cronológica, e sim por ordem de engajamento. Por exemplo, se você possui um aluno que interage bastante com o seu negócio, seus conteúdos sempre terão prioridade no feed dele. Por isso, é fundamental ter um bom engajamento, dessa forma a sua marca estará sempre em evidência.

Esses são os fatores que o Instagram leva em consideração para ordenar o feed dos usuários:

  • Nível de interesse do usuário baseado no seu comportamento anterior;
  • Postagens recentes, com menos de uma semana;
  • Publicações de perfis que o usuário interage regularmente;
  • Tempo gasto pelo usuário no feed.

Como aumentar o engajamento no Instagram?

Quer melhorar o seu marketing no Instagram, ter mais seguidores, curtidas e interações? Preste atenção às dicas que preparamos a seguir para você destacar o seu negócio.  

1 – Tenha uma identidade visual

Sabe quando você está vendo televisão, começa uma propaganda e antes que a marca seja divulgada, você já sabe do que se trata? Isso é muito comum em grandes empresas, como Coca-Cola e Apple, pois elas já têm uma marca consolidada.

Mas você pode fazer o mesmo em suas redes sociais, mesmo sem ter o faturamento da Coca-Cola ou o tamanho da Apple. Quando você tem uma identidade visual, seus seguidores já sabem imediatamente que aquela publicação é da sua.

No Instagram da Tecnofit, por exemplo, nós apostamos bastante em nossas cores e fontes, criando um padrão. Logo, quando alguém está rolando o feed e passa pelo nosso post, sem precisar ler o nome, a pessoa já sabe que se trata da Tecnofit.

Também não podemos esquecer que, em sua essência, o Instagram é uma rede social 100% visual. Logo, aposte em uma identidade de marca forte!

2 – Produza conteúdo relevante

O Instagram é um ambiente concorrido, concorda? A sua empresa está competindo com vídeos de gatinhos fofos e com lindas fotos de pôr do sol. Se o seu conteúdo não for interessante e relevante para o seu público, não tem porque ele ser consumido.

Por exemplo, se o seu negócio fitness é um box de crossfit, provavelmente você é seguido por pessoas que fazem crossfit e/ou se interessam pelo assunto. Logo, é fundamental que você produza conteúdos relevantes para esse nicho. Falar sobre política talvez não seja a melhor ideia para esse perfil, percebe a diferença?

Além disso, quando falamos de conteúdo relevante, estamos nos referindo a conteúdos que irão agregar algo na vida de seus seguidores. O erro de muitas empresas é usarem o Instagram apenas para divulgar produtos e fazer vendas. Mas pense que, antes de oferecer algo, você precisa gerar conexão com o seu público.

Como fazer isso? Tendo uma identidade de marca forte, como falado no primeiro tópico, e criando conteúdo de valor.

Algumas dicas de conteúdos para você publicar no Instagram para divulgar seu studio de pilates, box ou academia:

  • Dicas do seu segmento;
  • Frases motivacionais;
  • Assuntos que estão em alta no seu segmento;
  • Dia a dia do seu negócio;
  • Memes e vídeos engraçados;
  • Rotina de treinos.

3 – Chame a atenção do seu público

Com a combinação dos dois primeiros tópicos, chegamos ao terceiro tópico: chamar a atenção do seu público. Ter uma identidade visual definida, com certeza, vai ajudar nisso. Mas você também vai precisar investir um pouco em técnicas de escrita persuasiva.

Imagine que você vai contar a história de uma aluna que entrou na sua academia e, através de um programa de desenvolvimento, emagreceu 20 kg em 3 meses, alcançando seu objetivo inicial. Você poderia compartilhar essa história no seu Instagram de duas maneiras:

“Como emagrecer” ou “Descubra o segredo de Joana para perder 20 kg em 3 meses”.

Qual delas você acha que chama mais a atenção do seu leitor? A segunda, correto? Por isso, é bom que você estude um pouco sobre gatilhos mentais e copywriting.

4 – Tenha consistência

Em tudo o que fazemos na vida, é preciso consistência, não é mesmo? Para posicionar seu negócio fitness no Instagram e aumentar o engajamento não é diferente.

Ao publicar conteúdos com consistência, sua marca estará sempre em evidência. Além disso, o algoritmo do Instagram sempre prioriza perfis que produzem conteúdos de forma regular. Ou seja, quanto mais consistente você for, melhor distribuído será o seu conteúdo.

5 – Conheça seu público

Qual é a faixa etária dos seus seguidores? Localização? Em quais horários eles estão mais ativos no Instagram? É importante que você saiba de todas essas informações, para poder focar seus esforços onde importa.

A boa notícia é que o próprio Instagram te fornece todas essas informações, basta você acessar elas com frequência e pronto: terá todos os insumos para conhecer seu público e produzir conteúdos relevantes para ele.

Para você descobrir esses dados, siga o seguinte caminho: Página Inicial > Informações > Público. Na aba “público” você terá todos os dados de seus seguidores, incluindo os números de novos seguidores.

6 – Escolha boas hashtags

Muitas empresas negligenciam o uso de hashtags, mas essa estratégia é super importante. Ao escolher hashtags relevantes para o seu público, a sua marca ganhará visibilidade entre pessoas que procuram por aqueles assuntos.

Se você procurar, por exemplo, pela #tecnofit, irão aparecer todas as publicações com essa hashtag. Ou seja, quanto mais relevante for a hashtag usada, mais visibilidade você terá. Vale lembrar que as publicações não são ordenadas por ordem cronológica, mas sim por engajamento.

7 – Use o stories

Outra ferramenta poderosa que é esquecida por muitas empresas é o stories. Você pode usar o stories diversas vezes ao dia para mostrar o seu espaço fitness, entrevistar alunos, mostrar um conteúdo especial, etc.

O alcance do stories, em geral, é maior que o alcance do feed. Além disso, um stories tem duração de 24 horas, enquanto uma publicação no feed perde a sua relevância após algumas poucas horas. Logo, use o stories!

8 – Faça promoções e cupons de desconto

Muitos negócios fitness no Instagram utilizam essa estratégia e, acredite, ela é ótima para engajar os seus seguidores e atrair novas pessoas para o seu negócio. 

Você pode usar principalmente seus stories para divulgar promoções e cupons de descontos para a sua academia, box ou studio, ainda é possível criar competições ou oferecer descontos progressivos e pedir para que o cliente execute uma ação e interaja com a sua conta. 

9 – Faça parcerias com influencers 

As parcerias são essenciais e podem te ajudar a alcançar um público diferente, além de fortalecer e trazer mais visibilidade para a sua marca. 

Existem pessoas que se destacam em seus nichos de atuação e tem o público que você gostaria de atingir, que tal propor parcerias com essas pessoas para que elas façam stories e outros materiais para o seu Instagram? 

Você pode conseguir resultados incríveis e ainda trazer mais humanização para o seu perfil. 

10  – Mostre depoimentos

Depoimentos são fundamentais para gerar identificação e fazer com que o público conheça os seus serviços. Além disso, eles são uma ótima ferramenta de prova social e demonstram o quanto a sua academia, box e studio faz a diferença na vida dos alunos. 

Você pode postar depoimentos em vídeo ou avaliações escritas, pois serão boas formas de engajar seus seguidores. 

Qual a importância das redes sociais para o Mercado Fitness?

panorama do mercado fitness

Agora vamos descobrir mais a fundo a importância e o porquê as redes sociais são ótimas ferramentas para sua academia, box ou studio!

Academias

Envolver a comunidade, construir a marca e vender mais são objetivos que podem ser alcançados quando você constrói um bom marketing para a sua academia

Não há como alcançar os objetivos do seu negócio sem uma boa presença online. Nesse sentido, busque compreender as ferramentas e os hábitos do seu público. 

Qual rede faz mais sentido para o seu negócio? Você não precisa estar em todos os canais de comunicação, pode priorizar aquele que mais faz sentido para o seu negócio. 

Equipamentos

Quem vende equipamentos também encontra nas mídias uma ótima ferramenta para divulgar os seus produtos e serviços. Então, use todas as potencialidades, principalmente, os vídeos para mostrar detalhes, diferenciais e etc.  

Indústria de suplementos

Negócios que fazem parte da indústria de suplementos também podem utilizar de todas as potencialidades das redes sociais para divulgar os seus produtos. 

É possível mostrar os alimentos, os ingredientes, gerar confiança, segurança e engajar o consumidor. Além disso, no caso dos e-commerces, ter redes ativas ajuda a aumentar as vendas e trazer mais visibilidade para o site.

Boxes de CrossFit

Ter um CrossFit de sucesso, entre muitas outras estratégias, é preciso investir na presença digital. Afinal, criar uma comunidade engajada não é tarefa fácil e ela deve estar engajada também no digital. 

Por esse motivo, investir em táticas de marketing digital e comunicação é fundamental. Estimule os seus alunos a interagirem com as suas mídias e, postarem conteúdos relacionados ao seu negócio para criar maior visibilidade. 

Personal Trainer

Para conseguir clientes sendo Personal Trainer é fundamental utilizar as mídias sociais, afinal de contas a consultoria online é um dos principais recursos para trabalhar sendo personal. 

Nesse sentido, fazer posts impactantes, usar os stories, mostrar antes e depois, colocar depoimentos são ótimas formas de mostrar o seu trabalho, conseguir maior audiência e, consequentemente, se destacar no Instagram e outras mídias que você trabalhar.    

O correto uso das redes sociais é uma grande estratégia de marketing para personal e que, se bem usada, pode se transformar em uma mina de ouro. 

Aumentar o engajamento no Instagram vai fazer com que a sua marca seja mais vista e, consequentemente, atrair mais alunos.

Agora que você já sabe como aumentar o engajamento no Instagram do seu negócio fitness, está na hora de colocar essas dicas em prática. Qualquer dúvida, é só deixar um comentário aqui embaixo.

Até a próxima!

 

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