6695
Gamificação na academia: entenda o que é e como aplicar

Gamificação na academia: entenda o que é e como aplicar

A gamificação na academia é uma tendência forte para os próximos anos. Entenda mais sobre ela no texto a seguir!

Homem com óculos VR participando de gamificação na academia, ele está fazendo ciclismo indoor.

Gamificação na academia é um dos temas em alta e uma das principais tendências para os próximos anos. Por esse motivo, neste texto, você vai descobrir os benefícios e dicas de como aplicar a gamificação para engajar, motivar e atrair mais alunos. Continue a leitura! 

Gamificação na academia: o que é?

Gamificação é o processo de características de jogos para para engajar, motivar e facilitar o aprendizado. Dessa forma, são desenvolvidas treinamentos e atividades para manter os alunos comprometidos e desafiá-los. 

Gamificação na academia, portanto, estimula os alunos a superarem os seus desafios, aumentando o desempenho e ainda tornando o momento do treino divertido.

Por que criar uma academia gamificada?

panorama do mercado fitness

A gamificação é popular em outros setores, como o educacional, por exemplo. Mas, é claro que ela também pode e deve ser utilizada no mercado fitness, e a academia é um ótimo espaço para aplicá-la. 

Adotando essa técnica, é possível criar verdadeiras comunidades entre os alunos, estimulando-os, além de atrair mais praticantes para o seu espaço. Ou seja, ter uma academia gamificada também é uma ótima forma de se destacar em meio a um mercado tão concorrido. 

Benefícios da gamificação

Assim como acontece nos jogos, os treinos de academia gamificados são altamente viciantes e despertam no aluno a vontade de avançar para o próximo desafio. 

O seu ambiente se torna desafiador e ao mesmo tempo divertido, além de resultar em maior fidelização e retenção de alunos, pois eles se sentem motivados a voltar para a sua academia para alcançar as próximas metas. Conheça outros benefícios incríveis de adotar a gamificação na sua academia: 

Sentimento de conquista

Superar obstáculos e conquistar. Esses dois sentimentos movem o ser humano, com uso de estratégias e tecnologias é possível estimular o aprendizado e criar recompensas. 

O sentimento de conquista ao atingir um objetivo motiva a ir ainda mais longe, isso está ligado diretamente ao nosso emocional e a necessidade que temos de superação. 

Competição saudável

Trabalhar a gamificação na academia gera um senso de comunidade e competição saudável nos alunos. Uma das tendências pós-pandemia e principais desafios dos espaços fitness, é justamente criar uma comunidade engajada. 

A gamificação pode ser usada tanto com o intuito de criar esse engajamento, quanto estimular os alunos a competirem de forma amistosa. 

Mensurar desempenho

Com o uso da gamificação, o aluno pode acompanhar e o melhor de tudo: perceber ativamente o seu desenvolvimento e o alcance dos resultados. 

Além disso, oferecer maneiras de mensuração correta estimula as práticas e o engajamento cada vez maior dos participantes.  

Acessível e completa

A gamificação é acessível, pois podem ser utilizadas diversas técnicas que não são complicadas para colocar ela em prática no dia a dia da sua academia. 

Ela também é uma ferramenta completa e grande aliada para quem quer aumentar o desenvolvimentos dos alunos.

Diferencial – Surpreenda a concorrência

Em uma análise de mercado para academias, você pode constatar que são poucos locais que utilizam a gamificação em seus espaços. 

Claro, adotar essa metodologia é uma ótima forma de se destacar da concorrência e oferecer um serviço diferenciado e 100% focado no aluno. 

Como implementar a gamificação na sua academia?

Gostou da gamificação e quer aplicá-la na sua academia? Então, anote e comece a colocar em prática essas três dicas para começar agora mesmo! 

Pesquise

A pesquisa é etapa fundamental antes de partir para a ação. Se reúna com a sua equipe e elenque ações que podem ser desenvolvidas na sua academia. 

Teste diferentes formas de gamificação e veja quais são as que mais chamam atenção dos alunos. 

Converse com especialistas do setor

Além de contratar consultoria para entender de que forma você pode aplicar a gamificação na academia, você também pode consultar fornecedores de equipamentos de ginásticas e entender o que eles oferecem de diferente para tornar as aulas mais atrativas. 

Envolva seus funcionários

Ter toda a equipe engajada é fundamental para que as abordagens e interações com os alunos deem certo. O apoio dos funcionários gera entusiasmo e ajuda na experiência de gamificação. 

Como a gamificação pode ser aplicada?

Já entendemos o que gamificação na academia e os benefícios de aplicá-la. Agora vamos entender como esse processo pode ser feito!

Aulas de ciclismo indoor

As novas gerações de bicicletas já são construídas com capacidade para medir o desempenho pessoal e mostrar as estatísticas ao longo do treino. Os alunos também podem competir entre si ou contra si mesmos, propiciando aplicar  a gamificação no ciclismo da sua academia. 

Equipamentos cardiovasculares em rede

Existem soluções que ajudam os alunos a monitorar o progresso e o esforço físico, dando aos usuários que concluírem o treino mérito por seus esforços. Essa técnica é excelente para motivar e fazer com que os alunos queiram ir mais vezes para a academia.  

Tecnologia fitness vestível

Dispositivos vestíveis aliados a tecnologia são ótimos para serem usados em ambientes gamificados. Pois é possível analisar os níveis de condicionamento, personalizar o treinamento e criar competição. 

Como a Tecnofit pode te ajudar

O Sistema Tecnofit GYM é perfeito para alavancar a sua academia e te ajudar a fazer ações de gamificação. Com a Tecnofit, você pode fazer um programa de recompensas para conseguir gerar nos alunos o espírito de competição saudável e engajá-los ainda mais com seu espaço.

Além disso, você também controla o seu financeiro de forma eficiente, atraindo mais alunos e fazendo toda a gestão do seu negócio! Conheça o sistema líder de mercado. 

Não esqueça de deixar o seu comentário neste post se esse artigo foi útil para você! Até a próxima. 

Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })