10169
5 Dicas para Escolher o Sistema Ideal para o Seu Studio de Pilates

5 Dicas para Escolher o Sistema Ideal para o Seu Studio de Pilates

Otimizar processos, economizar tempo, garantir segurança, dados e insights para a tomada de decisão estratégica. Esses são apenas alguns dos benefícios de um sistema para studio de pilates. Saiba como escolher o seu!

sistema para studio de pilates

À medida que o universo fitness ganha espaço na vida de pessoas em todo o mundo, modalidades com atendimento personalizado e exercícios funcionais, como os promovidos por uma aula de pilates, também tornam-se excelentes oportunidades de investimento. Mas, para garantir resultados de sucesso, uma das melhores escolhas para a empresa e para os gestores do negócio é contratar um sistema para studio de pilates. 

Estima-se que o mercado global de yoga e pilates valerá cerca de US$ 66 bilhões até 2027. Além disso, importantes veículos de comunicação têm colocado o pilates como uma das tendências do mercado fitness de 2024: o jornal O Globo destacou a modalidade de pilates Reformer, que ganhou popularidade entre a Geração Z depois do cantor Harry Styles revelar que é fã e praticante do aparelho; enquanto a revista Boa Forma trouxe a mesma modalidade como um dos sucessos da rede social TikTok, em 2023. 

Esses são apenas alguns dos dados e evidências que colocam o pilates como uma das grandes oportunidades de investimento para empreendedores do setor. No entanto, assim como para academias tradicionais, studios de dança e box de CrossFit, o segredo do sucesso de um studio de pilates pode estar em uma gestão eficiente. 

Essa prática envolve desde a organização orçamentária para aquisição de novos clientes, passando pelo controle de fluxo de caixa, até a geração de dados e insights para a tomada de decisão estratégica. 

Mas como garantir tempo e recursos para fazer uma gestão adequada em um cenário em que, muitas vezes, o dono do studio também é o instrutor das aulas e responsável pela gestão? Uma boa dica é investir em um sistema para studio de pilates. 

Uma ferramenta completa e personalizada pode ser uma excelente aliada para otimizar tarefas, aumentar a lucratividade e garantir o sucesso do seu studio. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para escolher o sistema para studio de pilates ideal para o seu negócio. 

5 dicas para escolher um sistema para studio de pilates

Por conta de todos os benefícios que essa ferramenta pode proporcionar para uma empresa fitness, cada vez mais são encontradas novas opções para investimento no mercado, tornando a tarefa de escolher a melhor, ainda mais difícil. 

Mas é claro que isso tem solução! Para começar, listamos abaixo cinco passos para identificar o melhor sistema para studio de pilates de acordo com as características do seu negócio! 

1. Defina suas necessidades

O primeiro passo para escolher um sistema para studio de pilates é entender os motivos pelos quais sua empresa precisa de um! 

Liste todas as tarefas que você imagina que possam ser otimizadas por meio de um sistema, elenque as principais dificuldades e limitações operacionais, identifique quais são os atributos que você não abre mão em uma parceria, defina o limite do valor de investimento e outros pontos necessários para a contratação. 

Apesar de parecer uma tarefa simples, essa lista pode ser essencial na hora de desempatar uma escolha, considerando apenas aquilo que vai fazer a real diferença na operacionalização do seu negócio. 

2. Pesquise opções de sistemas para studio de pilates disponíveis no mercado

Depois de elencar suas necessidades, o próximo passo é buscar no mercado quais são as opções disponíveis e que mais se encaixam com aquilo que você procura para o seu studio!

Sistema Tecnofit Studio

E aqui cabe uma excelente dica: a Tecnofit conta com um sistema personalizado e completo de gestão para studios de pilates. Com ele, é possível:

  • Organizar a rotina do seu studio: com uma agenda automatizada que possa ser visualizada de qualquer lugar; acesso à lista de comparecimentos e ausências; além do gerenciamento personalizado de horários fixos para clientes. 
  • Crescer de forma sustentável: antecipando decisões a partir de relatórios e insights estratégicos; com autonomia para controlar a rotina financeira do studio; e visão rápida e fácil da previsibilidade do caixa. 
  • Promover experiências ainda melhores para os seus alunos: com mais opções de pagamento; pesquisas personalizadas e acompanhamento de indicadores de satisfação; clube de benefícios e mensagens automáticas para potencializar o relacionamento com os alunos. 
  • Oferecer o acesso a um aplicativo exclusivo para alunos: os clientes do sistema de gestão da Tecnofit podem oferecer aos seus alunos uma plataforma gratuita para agendar aulas, realizar pagamentos, e acompanhar seus resultados. 
  • Agilizar as avaliações físicas e fichas de avaliações: a partir de protocolos prontos e padronizados de acordo com a modalidade.

Essas são apenas algumas das funcionalidades do Sistema Tecnofit Studio. Acesse o site para conhecer tudo o que essa plataforma pode fazer pelo seu studio de pilates!

3. Avalie a integração com outras ferramentas que você já utiliza no seu studio

Outro passo importante para avaliar na hora de escolher o sistema para studio de pilates ideal é a otimização com outros sistemas e ferramentas já utilizadas na sua empresa: catraca, aplicativos parceiros – como o Gympass -, entre outros. Afinal, a ideia aqui é que você não precise trocar todos os processos já implementados, apenas aqueles que têm potencial de melhoria! 

4. Verifique o suporte técnico oferecido

Apesar de ajudar a resolver uma série de atividades burocráticas do dia a dia de um studio, um sistema de gestão ainda deve ser operado por um profissional com conhecimentos adequados. 

E não temos a pretensão de que essa pessoa se torne especialista na plataforma de um dia para o outro. Por isso, é fundamental avaliar as possibilidades de atendimento e suporte técnico na escolha pelo sistema ideal para a sua empresa. 

No caso da Tecnofit, por exemplo, mais do que disponibilizar uma ferramenta, somos parceiros que te apoiam no dia a dia da operação, com:

  • Treinamento personalizado: evitamos o treinamento teórico, afinal, se aprende na prática! Por isso, os treinamentos são individualizados de acordo com as necessidades e dificuldades do cliente. 
  • Suporte humanizado: temos o suporte mais elogiado do mercado, com profissionais especialistas para atender as dúvidas dos nossos clientes sempre que preciso. 
  • Mentorias exclusivas: os clientes da Tecnofit Studio também contam com lives, vídeos e cursos para apoiar na operacionalização do sistema.

5. Solicite uma demonstração 

Por fim, mesmo depois de ter o seu ranking definido a partir das dicas anteriores, é fundamental fazer um “test drive” das opções que mais se conectam com o seu negócio, para ter a certeza de que os responsáveis pela gestão e equipe do studio vão se adaptar a ela. 

Para isso, solicite uma demonstração e busque fazer o teste durante alguns dias para entender, na prática, o seu funcionamento. Na Tecnofit, por exemplo, é possível fazer um teste gratuito da ferramenta para avaliar todos os seus benefícios. Acesse e confira!

Benefícios de um sistema para studio de pilates

Até aqui, abordamos uma série de vantagens para investir em um sistema para studio de pilates – principalmente na escolha pelo Tecnofit Studio. Mas se você ainda não se convenceu de buscar uma opção ideal para o seu negócio, listamos abaixo mais alguns benefícios dessa ferramenta. Confira: 

Organização de agendamentos

Um sistema pode facilitar a organização da agenda de aulas, evitando conflitos e garantindo que todos os horários possam ser utilizados. Já pensou em oferecer descontos ou promoções especiais nos períodos menos procurados?

Controle financeiro

Saber exatamente quais são as entradas e saídas de recursos da sua empresa é fundamental para garantir e prever a saúde financeira, ou seja, os indicadores que demonstram a capacidade de lucratividade do negócio. Com um sistema, esse controle fica muito mais organizado, fácil e seguro.

Gestão de clientes

Por meio de um sistema para studio de pilates é possível administrar o volume de alunos, histórico de aulas, preferências e informações de contato, a fim de garantir uma experiência ainda mais personalizada e resultados eficientes de acordo com os objetivos dos clientes. 

Automatização de processos 

O sistema contribui com a automatização de tarefas operacionais – como envio de mensagens de pagamento, lembretes de agendamento, acompanhamento do fluxo de caixa, entre outras – liberando mais tempo para que os gestores foquem nas decisões mais inteligentes e estratégicas para melhorar os resultados. 

Segurança de dados

Em geral, os sistemas de gestão fitness permitem armazenar todos os dados e informações sobre a empresa e alunos em um só lugar, protegendo os dados sensíveis de acordo com as normas da Lei Geral de Proteção de Dados. Essa ferramenta também permite que você não precise guardar recibos, notas fiscais e contratos em papel e diferentes arquivos, os quais podem ser facilmente perdidos. 

Como um sistema para studio de pilates pode ajudar a sua empresa a crescer?

Um sistema completo e personalizado para o seu studio de pilates tende a ser o parceiro ideal para apoiar no crescimento da sua empresa. Saiba como:

Melhores resultados de eficiência operacional

Ao automatizar processos, o sistema permite que os gestores do studio se concentrem em oferecer experiências cada vez melhores, reduzindo o tempo gasto em tarefas operacionais e burocráticas – promovendo também uma economia de recursos humanos e financeiros. 

Aumento da retenção

Um sistema para studios de pilates contribui com uma experiência ainda melhor para o clientes, oferecendo facilidade e conveniência – consequentemente, melhorando a satisfação.

 Além disso, por meio de informações geradas pela plataforma, é possível acompanhar o progresso dos alunos para manter o contato regular e personalizado, evitando as taxas de cancelamento e aumentando a receita recorrente. 

Análise de dados estratégicos

Um sistema de gestão pode fornecer informações e insights valiosos, permitindo a identificação de padrões de comportamento dos clientes, resultados de estratégias de marketing e índices de eficiência operacional. Dessa forma, os gestores podem tomar decisões visando maximizar a performance, buscando o crescimento. 

Conclusão

Neste artigo foi possível perceber que, um sistema para studio de pilates contribui não apenas com a eficiência dos processos, mas também com a melhora na experiência do cliente, sendo um parceiro fundamental na maximização dos resultados positivos do negócio. 

Por isso, sugerimos que aproveite todas essas dicas para buscar o sistema ideal para o seu studio, considerando o Sistema Tecnofit como um excelente aliado para sua empresa!

Acelere os resultados do seu studio com Tecnofit
Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })