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Gatilhos mentais para academia: quais são e como usar?
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Gatilhos mentais para academia: quais são e como usar?

Conheça e aplique essa estratégia para atrair e motivar alunos na sua academia.

mulher analisando post-its que estão colado em um vidro

Quem nunca foi estimulado a fazer uma compra pela “pressão” da promoção que só valia “até hoje”. Ou então foi motivado a tomar uma decisão por influência de uma pessoa a qual confia? Essas técnicas, usadas pelo Marketing e Vendas, também podem trazer bons resultados para atração e fidelização de clientes do mercado fitness. Saiba como usar gatilhos mentais para academia!

O que são gatilhos mentais?

Gatilhos mentais são estímulos que levam o cérebro a tomar decisões quase que de forma automática. É como se fosse um “clique” causado por alguma ação, sentimento, sentido, memória afetiva ou outro motivador, o qual nem sempre percebemos ou temos controle sobre. 

Em geral, as pessoas tomam decisões de compra por alguma necessidade ou desejo, a partir de contextos sociais ou emocionais. Além de trabalharem nesses dois elementos, os gatilhos mentais criam outras situações nas quais os consumidores são convidados a considerar a escolha, aumentando significativamente os resultados para as empresas.  

Esse gatilho mental é tão poderoso que muitas organizações usam como forma de estratégia de Marketing e Vendas, para influenciar comportamentos e decisões de compra. 

No caso dos gatilhos mentais para academia, por exemplo, essa técnica tem potencial para potencializar os resultados na atração e retenção de alunos, gerando diferentes sentimentos. 

Os gatilhos mentais têm como base a Psicologia, mas combinado com o Neuromarketing, permite compreender e até mesmo antecipar desejos, críticas, expectativas e comportamento do consumidor. E, dessa forma, facilita a criação de experiências personalizadas para atrair os clientes de forma efetiva. 

Apesar de parecer manipulação, na verdade, os gatilhos mentais estão muito mais relacionados à persuasão. Eles facilitam e otimizam a experiência e a decisão do consumidor. Por exemplo: com gatilhos mentais para academia, é possível acelerar a escolha do aluno e garantir que ele tenha mais tempo praticando exercícios e aderindo a uma vida mais saudável. 

Como usar gatilhos mentais na academia?

O primeiro passo para usar gatilhos mentais na academia é identificar o objetivo dessa estratégia: atrair novos clientes, fidelizar os alunos, motivá-los durante o treino, estimular a participação em eventos? Onde você quer chegar vai direcionar exatamente o melhor caminho para seguir. 

Em seguida, é fundamental conhecer o perfil do aluno para que ele possa ser estimulado pelo gatilho certo, aquele que realmente vai tocar no seu cérebro (e coração). Isso também vai permitir a escolha do momento e formato ideal para ativar um gatilho – por exemplo, o período certo do ano para disponibilizar uma promoção para convidar um amigo para a academia.  

Também é importante ter uma clara noção do cenário e saúde financeira da sua empresa. A previsibilidade certamente vai ajudar a saber quando e com qual intensidade investir em campanhas de marketing ou conteúdos para os canais de redes sociais usando os gatilhos mentais para academia. 

Você também vai precisar medir os resultados dessa estratégia para validar se os indicadores estão alinhados ao objetivo identificado no começo dessa jornada e retroalimentar o processo – seguindo pelo caminho mais efetivo ou mudando rotas. 

E para isso, contar com um sistema de gestão de academias personalizado, que fornece relatórios e dashboards precisos e confiáveis, pode ser uma ótima ideia. Um bom exemplo é a Tecnofit Gym, uma plataforma criada especialmente para o mercado fitness. 

Faça um teste agora mesmo e descubra como a Tecnofit pode contribuir com as suas campanhas usando gatilhos mentais para academia. 

Além de todas as dicas citadas neste artigo sobre como usar gatilhos mentais para academia, é imprescindível considerar implementar essa técnica com ética e transparência – ou os benefícios podem se voltar contra a própria academia. A privacidade e as preferências dos alunos devem ser respeitadas e valorizadas, sempre. 

Quais são os 6 tipos de gatilhos mentais e formas de usá-los na academia?

Conforme abordamos no início deste artigo, por mais racionais que sejamos, nosso cérebro toma diversas decisões de forma inconsciente – nem sempre por uma necessidade, mas por um desejo criado intencionalmente ou não. E esses desejos ou circunstâncias intencionais são exatamente o que chamamos de gatilhos mentais. 

Em academias, também podemos usá-los para promover a reflexão, a curiosidade, o desejo e até mesmo uma necessidade inconsciente para que os alunos possam acelerar ou mudar sua decisão de aderir a uma mensalidade. 

Mas como fazer isso? Listamos abaixo os seis tipos de gatilhos mentais e algumas formas de usá-los em academias. Confira!

Gatilho mental da escassez

É muito comum vermos campanhas de Marketing e Publicidade usando frases de efeito como “só enquanto durarem os estoques”, “está acabando”, ou “edição limitada”. Essa tática faz parte do gatilho mental de escassez, que considera que as pessoas dão muito mais valor a aquilo que é exclusivo ou que tende a acabar mais rápido. 

Apesar de algumas vezes o produto estar disponível durante o ano todo, o fato de parecer que só há uma chance de comprá-lo faz com que as pessoas acelerem a tomada de decisão. 

Nas academias, esse gatilho pode ser usado para anunciar vagas limitadas para determinada aula ou modalidade, treinos e programas especiais que só vão acontecer uma vez ao ano, promoções para os primeiros alunos que demonstrarem interesse, ou outros formatos de venda que aumentem o senso de escassez para provocar o interesse. 

Gatilho mental da urgência

Muito famoso por grandes empresas de varejo que anunciam em veículos tradicionais (televisão e rádio, principalmente), com os famosos bordões “é só hoje”; ou por lojas online que ativam o cronômetro regressivos de tempo de promoção, o gatilho mental da urgência provoca o consumidor a tomar decisões mais rápidas, para não perder aquela condição de compra. 

Além da pressa para aderir à compra antes que o período acabe, esse gatilho também está conectado ao de escassez, já que as pessoas não sabem quando terão essa oportunidade novamente. 

A tática do cronômetro é uma boa ideia para aplicar em academias. Ela pode ajudar a mobilizar campanhas de desconto por tempo determinado, promoções relâmpago ou outras oportunidades de engajamento que tenham dia e hora para serem encerradas.

Gatilho mental da novidade

Um dos maiores exemplos de empresas que usam muito bem o gatilho mental da novidade é a Apple – com suas filas quilométricas para a compra de lançamentos. 

Muitas vezes aquele produto não tem nenhuma promoção envolvida – pelo contrário, o valor da pré-venda ou do lançamento normalmente é mais alto do que nos meses seguintes, mas o simples fato de ser uma das primeiras pessoas a “degustar” o produto gera uma sensação de conforto e exclusividade, aliada também à escassez. 

Uma boa dica aqui é dar um “gostinho” do produto em parcelas antes de ele ser lançado, o que vai fazer com que as pessoas entendam que não podem ficar sem. A Apple também faz isso muito bem, com campanhas minimalistas e grandes eventos de lançamento. 

Em uma academia é possível usar o gatilho mental de novidade para lançamento de aulas, espaços fitness, produtos complementares (como uma linha de roupas e acessórios da academia), novos equipamentos, técnicas inovadoras de prática de exercícios, entre outras oportunidades. 

Gatilho mental da prova social

Não é à toa que os influenciadores digitais ganharam tanta relevância nos últimos anos. A ponto de, muitas vezes, serem algo dos maiores investimentos de mídia para as empresas – afinal, também trazem resultados muito mais impactantes do que veículos tradicionais, na maioria das vezes. 

E engana-se quem acha que apenas os grandes influenciadores, com milhares de seguidores, trazem resultados positivos para as marcas. Segundo o relatório State of Influencer Marketing, realizado pela Klear, em 2022, 91% do engajamento em posts patrocinados foi com conteúdos criados por microinfluenciadores. Ou seja, pessoas com até 100 mil seguidores em suas redes sociais. 

Esse cenário indica que, além de sermos influenciados por ações com adesão de um grande volume de pessoas (é só reparar nas lojas com filas, que só aumentam, nem que seja por curiosidade), cada vez mais confiamos naquilo que as pessoas ao nosso redor nos indicam. 

No caso de gatilhos mentais para academia, a melhor forma de usarmos a prova social é por meio do compartilhamento de depoimentos, histórias e experiências de alunos que alcançaram resultados positivos com o apoio da estrutura e profissionais daquele local. Isso pode ser feito via redes sociais ou uma série de reportagens na academia, por exemplo. 

Gatilho mental da reciprocidade

É aquela história: “uma mão lava a outra”. Quando alguém te oferece um presente sem que você esteja esperando ou faz um grande favor, a tendência é querer retribuir da melhor forma. Esse também é um gatilho usado para promoções ou campanhas de Marketing nas empresas, principalmente por meio de brindes, ofertas ou serviços exclusivos. 

E a melhor retribuição é a concretização de uma compra. Ou adesão à mensalidade da academia, por exemplo. Por isso, a dica aqui é investir nessas gentilezas de tempos em tempos: demonstre esforço para oferecer descontos exclusivos, entregue brindes ou sessões de treinamento gratuitas para novos clientes. 

Gatilho mental da persuasão

Há uma grande diferença entre persuasão e manipulação. Enquanto o primeiro orienta a tomada de decisão para que o cliente faça a melhor escolha de acordo com o que faz sentido para ele, a manipulação prevê que alguém tome uma decisão sem que esteja completamente consciente de que aquilo está alinhado com as suas necessidades genuínas. 

No caso dos gatilhos mentais, conforme reforçamos anteriormente, é fundamental se certificar de que a intenção é melhorar a experiência de compra, ao facilitar e otimizar o processo. E não fazê-lo escolher aquilo que ele não quer. 

Qual é o gatilho mental mais poderoso?

A verdade é que não há um gatilho mental mais poderoso que o outro. Tudo vai depender do contexto, objetivo e público-alvo. Também é importante pensar naquilo que vai gerar o menor impacto financeiro para a academia e trazer os maiores resultados – um bom exemplo são os depoimentos dos clientes nas redes sociais, que podem ser feitos algumas vezes durante o ano e ficam disponíveis para todos os potenciais clientes que visitarem a página. 

Além disso, vale reforçar que a adoção de diferentes gatilhos mentais para academia podem ser mais eficazes do que a aplicação isolada de apenas um.

Conclusão

Agora que você já conhece várias dicas sobre como usar gatilhos mentais para academia é hora de colocar a mão na massa. E, claro, usar o Sistema Tecnofit para acompanhar e medir seus resultados!