7118
Administração de uma academia: quais as rotinas e o papel do gestor?

Administração de uma academia: quais as rotinas e o papel do gestor?

Para que o negócio traga bons resultados, a administração de uma academia precisa fazer parte da rotina dos empresários.

duas pessoas conversando sobre a administração de academia

Não é surpresa para ninguém que o mercado fitness tem crescido cada vez mais ao longo dos anos, principalmente pela alta demanda acelerada pela mudança do comportamento do consumidor – que busca cada vez mais o cuidado com a sua saúde. No entanto, para que o negócio traga bons resultados, a administração de academia precisa fazer parte da rotina dos empresários deste ramo. 

Uma boa administração de academia permite acompanhar e avaliar a saúde financeira da empresa, identificar possíveis investimentos e cortes no orçamento, promover o engajamento dos profissionais, prever o crescimento da organização e planejar o futuro do negócio, entre outras vantagens. 

Neste cenário, o gestor da administração de academia tem um papel fundamental, mas para que toda a organização funcione da melhor maneira, outros setores também precisam ser ativados. Continue acompanhando este artigo e saiba mais sobre como administrar a sua academia rumo ao sucesso do negócio!

Quais são os setores de uma academia?

Uma boa dica para começar a administração de academia é dividi-la em diferentes setores, a fim de segmentar a gestão. A partir dessa divisão fica mais fácil delegar as tarefas administrativas e solicitar os feedbacks de cada área. Conheça os principais setores:

  • Administração estratégica: trabalha com o plano de negócio e gestão da visão, missão e valores da empresa.

  • Administração financeira: é responsável pela gestão das finanças da organização, entradas e saídas de recursos, orçamento, investimento, contas a pagar e a receber, inadimplência, fornecedores, entre outras rotinas financeiras.

  • Administração de pessoas: cuida do recrutamento, contratação, capacitação e gestão dos recursos humanos da academia – ou seja, os colaboradores.

  • Administração comercial: tem como principais demandas a atração e fidelização dos alunos por meio de vendas, campanhas, promoções, entre outras iniciativas.

Qual o papel do gestor na administração de academia?

A partir da segmentação da responsabilidade de cada setor na administração de academia, ficou mais fácil entender o papel do gestor, profissional que atua em cada uma das áreas com o objetivo de mediar conflitos e promover trocas constantes com os profissionais. 

Além disso, é por parte do gestor que os colaboradores compreendem as metas e o que precisam fazer para contribuir com o atingimento dos objetivos do negócio. Para isso, ele precisa estabelecer uma comunicação transparente e efetiva com todos os funcionários. 

O gestor também tem função estratégica: deve acompanhar as mudanças e tendências de mercado, além de conhecer muito bem a organização da sua empresa para desenvolver planos de melhoria, buscando o sucesso do negócio. 

Quais os tipos de rotinas administrativas realizadas em uma academia?

As rotinas administrativas de uma empresa envolvem todos aqueles processos que são realizados de forma sistemática com o objetivo de garantir o funcionamento do negócio. No caso da administração de academia, alguns dos processos são:

  • Gestão das finanças: fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, controle de faturamento, manutenção ou compra de equipamentos, ticket médio, compra de suprimentos e acessórios, impostos, entre outros.

  • Controle de acesso de profissionais e alunos.

  • Gerenciamento de mensalidades e planos, com controle de pagamentos recorrentes e inadimplência.

  • Gestão do calendário e agenda das aulas.

  • Capacitação e retenção dos profissionais da academia.

  • Controle de alunos durante os períodos de sazonalidade.

  • Disponibilização de treinos e atividades personalizados.

  • Entre tantos outros!

Como administrar uma academia?

Agora que já explicamos um pouco mais sobre o papel de cada área e a importância da administração de academia, preparamos também algumas dicas práticas para implementar essa rotina na sua empresa. Confira:

1. Defina seus objetivos com clareza

Você já ouviu a frase “Quando não se sabe para onde ir, qualquer lugar serve”? Ela é ótima para explicar a importância de estabelecer objetivos claros para a sua empresa. Dessa forma, tanto você quanto sua equipe saberão o que precisa ser feito e o caminho para conquistar os resultados esperados. Defina também as métricas e KPIs necessários e a frequência para acompanhá-los. 

2. Controle as finanças da academia

A verdade é que não existe um segredo para o sucesso de uma empresa, mas controlar os recursos financeiros com cuidado e transparência certamente farão com que seu negócio seja ainda mais econômico e lucrativo, a partir de um crescimento sustentável. 

3. Invista em infraestrutura e equipes qualificadas

Um ambiente organizado, com equipamentos modernos e em ótimo estado pode parecer parte de uma estrutura básica para o funcionamento de uma academia, mas a verdade é que garantir essa administração também pode ser um diferencial para os alunos, fazendo com que eles escolham esse local e queiram estar ali por muito tempo.  

Além disso, oferecer aulas diferenciadas, treinos personalizados e o acompanhamento de profissionais qualificados também tem impacto positivo na hora da escolha dos alunos. Para isso, além de garantir uma boa contratação, é fundamental planejar o treinamento das equipes

4. Crie estratégias de captação e fidelização dos alunos

Para isso, o primeiro passo é conhecer seu público e entender suas necessidades. Qual é o período de maior volume de matrículas, o que os alunos buscam em uma academia, quais são os seus diferenciais em relação aos planos e mensalidades, tanto quando falamos em precificação e promoções quanto em condições de pagamento. 

A opinião dos seus alunos também é fundamental para estruturar um planejamento estratégico. Sendo assim, uma boa dica é criar um canal de ouvidoria, em que eles possam dar sugestões e fazer possíveis críticas pensando na melhoria contínua do atendimento. 

5. Automatize a gestão com ajuda do Sistema Tecnofit

Com as dicas que trouxemos até aqui foi possível perceber que a administração de academia não é uma tarefa fácil, mas ela pode se tornar muito mais simples com a ajuda de um sistema completo e automatizado, como o da Tecnofit!

Por meio dele, você pode acompanhar indicadores de lucratividade, inadimplência, ticket médio, fazer a gestão das turmas e gerar relatórios e gráficos intuitivos que certamente vão apoiar na tomada de decisões estratégicas. 

Conclusão

Neste artigo você conseguiu entender melhor quais são as rotinas administrativas de uma academia e qual é o papel do gestor nesse processo. 

O nosso papel, como parceiro na gestão da sua empresa, é entregar todos os indicadores do seu negócio em um único lugar, para que você tenha mais tempo para investir nas decisões estratégicas, aumentando a produtividade da sua empresa. 

Faça um teste agora mesmo e confira tudo o que a Tecnofit pode fazer pela sua academia!

Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })