9915
Bioimpedância: Avaliando a Composição Corporal e Potencializando os Exercícios

Bioimpedância: Avaliando a Composição Corporal e Potencializando os Exercícios

No treinamento personalizado, cada informação sobre o aluno contribui para a obtenção de resultados mais rápidos e assertivos. Saiba como a bioimpedância impacta nesse processo.

bioimpedancia

Para alcançar resultados ainda melhores, seja qual for o objetivo fitness dos seus alunos, é preciso criar metas e planos de treinamento personalizados, de acordo com as expectativas e limitações individuais. E a realização de avaliações frequentes, como o exame de bioimpedância, é fundamental nesse processo. 

É por meio desses exames que, além de identificar características que possam impactar a rotina de treino, é possível validar a evolução dos resultados dos alunos. E, com isso, motivá-los a seguirem um estilo de vida saudável, em busca dos seus objetivos fitness. O que também contribui com a elevação da taxa de retenção de alunos na academia. 

Por ser um exame mais complexo do que uma avaliação de anamnese, por exemplo, em geral não é realizado nos estabelecimentos fitness – e sim, em consultórios, sob supervisão e análise de profissionais da saúde. No entanto, é importante ter parceiros de confiança e estimular os alunos a realizarem o teste com certa frequência, contribuindo com dados estratégicos para o planejamento de treino. 

Neste artigo, a gente te conta mais sobre a importância da bioimpedância para potencializar os resultados dos exercícios físicos, como esse exame é realizado, e quais são os devidos preparos e limitações para ficar de olho. Continue acompanhando para saber mais!

O que é o exame de bioimpedância? 

A bioimpedância é um exame que analisa a composição corporal de uma pessoa, identificando, entre outras coisas, a quantidade aproximada de gordura corporal e músculos. 

Além de ser realizado com o objetivo de gerar informações para um tratamento adequado em termos de plano alimentar e de treinamento, esse tipo de exame também é muito útil para a medicina preventiva. Afinal, contribui com a avaliação de necessidades e carências do paciente, tornando todo o processo ainda mais personalizado e eficaz, ao direcionar esforços para o que a pessoa realmente precisa. 

Qual é a importância do exame de bioimpedância?

Seguindo a abordagem da medicina preventiva, como falamos logo acima, a bioimpedância ajuda a identificar, por exemplo, o risco de um paciente desenvolver obesidade ou outras doenças crônico-degenerativas em razão do sobrepeso. Por meio dessas informações, é possível atuar com rapidez e eficiência para evitar que essas condições aconteçam. 

Além disso, em relação ao universo fitness e do esporte, esse tipo de exame é fundamental para avaliar a evolução dos alunos em relação a um determinado plano alimentar e de treino. E entender questões que envolvem perda de gordura ou ganho muscular, por exemplo, já que o que vemos na balança nem sempre reflete o que realmente precisamos saber sobre os resultados fitness. 

Apesar de não ser nada invasiva, a bioimpedância consegue identificar características relacionadas aos tecidos do organismo, com massa de gordura ou livre desse elemento, para que os profissionais da saúde e de Educação Física possam avaliar a mudança nessas condições ao longo dos treinamentos.  

Utilização da bioimpedância na prática de exercícios físicos 

Que tal detalhar um pouco mais sobre a importância de incentivar a realização do exame de bioimpedância para os alunos da sua academia? Listamos abaixo mais três motivos para contribuir com os seus argumentos. Confira: 

Avaliação inicial da composição corporal para estabelecer metas mais realistas 

Para a criação de um plano de treinamento assertivo é preciso conhecer duas principais informações: como estamos e para onde queremos ir. De forma um pouco mais técnica, o “marco zero” e as metas a serem alcançadas. 

O exame de bioimpedância ajuda não somente na identificação das condições atuais dos alunos, como também na avaliação da sua evolução de acordo com determinado treino, contribuindo para a criação de metas mais realistas e melhores resultados. 

Acompanhamento mais preciso ao longo do progresso do aluno 

Como citamos anteriormente, a realização da bioimpedância deve ser realizada com a frequência detalhada pelos especialistas que acompanham o aluno, a fim de monitorar e identificar mudanças na sua composição corporal. Esse é um excelente feedback para o progresso, que também pode alertar sobre alterações necessárias no planejamento.  

Personalização de programas de treinamento e nutrição

Não é segredo para ninguém que um programa de treino pode ser maximizado com outros hábitos saudáveis, como dormir bem, evitar estresses emocionais e um plano alimentar personalizado. A bioimpedância também contribui com informações ricas para melhorar a rotina do aluno. Por exemplo: se o exame mostra um excesso de gordura corporal, é possível focar em programas de treino cardiovasculares e uma dieta que promova a mudança dessa condição. 

Como é feita a bioimpedância? 

Em geral, esse exame é realizado em consultórios médicos ou de nutricionistas.Os equipamentos usados para a bioimpedância emitem uma corrente elétrica de baixa intensidade pelos tecidos do organismo, para medir a resistência encontrada na passagem dessa corrente. 

Com base nessa resistência, é calculada a composição corporal, incluindo: quantidade de massa magra, massa gorda e massa muscular, hidratação do corpo, densidade óssea, entre outras características que detalharemos ainda neste artigo. 

Durante o exame, o paciente não pode se mexer. O que não é um grande problema, já que ele costuma durar de dois a cinco minutos. É importante ressaltar que, para que a bioimpedância traga resultados assertivos, ela deve ser realizada em determinada frequência e sob condições padronizadas – como hidratação e alimentação. 

Quais equipamentos podem ser usados 

A bioimpedância pode ser realizada de diferentes formas, as mais comuns são: com o paciente na maca são “colados” eletrodos nos pés e nas mãos; ou por meio de uma balança de bioimpedância, em que o indivíduo sobre no equipamento e segura duas hastes com as mãos. Ambos os aparelhos apresentam métodos e resultados eficazes. 

Protocolos antes de realizar a bioimpedância 

Conforme abordamos anteriormente, para que o exame traga resultados assertivos e padronizados, é preciso seguir alguns protocolos para a sua realização. O ideal é solicitar que o paciente questione seu médico sobre quais condições devem ser garantidas antes do exame. No entanto, as principais são: 

  • Ingerir cerca de dois litros de água no dia anterior ao exame. 
  • Não comer ou beber por quatro horas antes do exame. 
  • Não fazer uso de medicação diurética por pelo menos 48 horas antes da realização da bioimpedância. 
  • Não fazer exercícios físicos ou sauna por pelo menos 12 horas antes do exame. 
  • Não ingerir bebidas alcoólicas ou contendo cafeína por pelo menos 48 horas antes do exame. 
  • Evitar realizar o exame em período pré-menstrual ou menstrual. 
  • O exame não é indicado para gestantes ou pessoas que portam marca-passo. 
  • Assim como também não é indicado para pacientes com retenção hídrica – é sugerido urinar com 30 minutos de antecedência ao exame. 
  • Além disso, devem ser retirados todos os acessórios, adornos e peças de metal para a realização mais eficaz da bioimpedância. 

Quais são os resultados adquiridos através do exame? 

Abaixo detalhamos as principais informações garantidas pelo exame de bioimpedância. Confira:

Massa gorda

Indica a quantidade de gordura encontrada no organismo e é medida em porcentagem ou quilogramas. A massa gorda é importante, em concentrações ideais, para proteger os órgãos. Entretanto, em excesso, pode provocar doenças, como diabetes e obesidade, por exemplo.

Massa magra

Assim como a massa gorda, também tem proporções ideais para cada indivíduo. Esse elemento está em todas as regiões do corpo que não são constituídas por gordura, como músculos, órgãos, ossos e líquidos corporais. 

Massa muscular

Contempla o peso dos músculos na massa magra, ao retirar a água dos tecidos corporais. É um dos resultados que os profissionais de Educação Física devem focar para avaliar a evolução por meio de exercícios físicos, já que o ganho de massa muscular representa um corpo mais saudável.  

Metabolismo basal

Também conhecida como Taxa Metabólica Basal (TMB), representa a quantidade de energia que o corpo precisa para manutenção das funções vitais. Esse índice é medido em calorias extraídas a partir dos macronutrientes. 

Hidratação corporal 

Indica a quantidade de água presente no organismo. Assim como as demais taxas, tem uma porcentagem ideal de acordo com o paciente. Por exemplo: em mulheres, o indicado é ter entre 45% e 60% de hidratação corporal, enquanto em homens, é recomendado estar entre 50% e 65%. 

Densidade óssea

Representa o peso ósseo do paciente, um indicador muito usado na medicina para identificar osteoporose e risco de fratura, o que também é um resultado importante para profissionais de Educação Física prepararem um plano de treinos – especialmente para idosos. 

Gordura visceral

Indica o volume de gordura armazenado ao redor dos órgãos. Em níveis entre 13 e 59, pode ser prejudicial à saúde. Sua identificação é importante para determinar o tratamento correto para evitar condições inseguras. 

Limitações para a realização do exame de bioimpedância 

Assim como outros tantos exames, o ideal é consultar um especialista para entender se há alguma recomendação ou limitação. No caso da bioimpedância, por exemplo, ela não deve ser realizada em gestantes e pessoas com algum objeto metálico no organismo, como placas ou marca-passos. 

A limitação consiste em resultados incorretos, por conta da interferência na condução elétrica. 

Conclusão

Neste artigo foi possível conhecer a importância da bioimpedância para avaliar os resultados dos programas de treino personalizados para os seus alunos. E a respeito da gestão da sua academia, como está a mensuração dos resultados?

Que tal contar com um parceiro especializado, que contribui com a gestão 360º do seu negócio e com resultados estratégicos para a tomada de decisão assertiva? Convidamos você a conhecer o sistema Tecnofit e saber o que ele pode fazer pela sua empresa. 

Faça um teste gratuito agora mesmo para saber mais! 

Acelere os resultados do seu negócio fitness com Tecnofit!
Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })