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Marketing para academias: o que é, importância e como fazer?

Marketing para academias: o que é, importância e como fazer?

Em dúvida sobre como fazer marketing para sua academia? Veja aqui um guia com as melhores estratégias para atrair, reter mais alunos e tornar seu negócio um sucesso.

mulher em academia, com aparelhos de ginástica ao lado

O que é marketing para academia?

Se você planeja usar o marketing para academia para atrair mais alunos para seu negócio, saiba que está no caminho certo. Esse termo se refere a estratégias usadas para conquistar e reter novos membros. Nele, você usa técnicas, como identificar seu público-alvo, pesquisa de mercado, promoção em redes sociais e outros, mas que dão resultado.

Graças a facilidades proporcionadas pela internet, é possível obter muitas vantagens e sem gastar uma fortuna. No entanto, é necessário entender de que maneira aplicá-lo ao seu negócio. Sendo assim, este texto será útil para você descobrir quais são as melhores táticas de marketing para academias e por onde começar a utilizá-las. Confira!

Qual a importância das ações de marketing para academias?

Com uma estratégia de marketing eficaz aumentam as chances da sua academia se tornar conhecida e popular. Assim é possível atrair pessoas interessadas em começar a praticar exercícios para ficar saudável para seu estabelecimento. Além disso, os alunos existentes também não vão querer procurar outro lugar para treinar.

Ao promover seus serviços e desenvolver um relacionamento com os membros, sua marca ganha maior visibilidade. Entretanto, o principal benefício é que no longo prazo seu negócio obtém estabilidade e as oportunidades de crescimento aparecem. Por essas razões, vale a pena investir seu tempo nesse aspecto.

Como criar um plano de marketing para academia?

É necessário se organizar para desenvolver ações de divulgação para sua academia da maneira certa. Portanto, descubra a seguir as principais etapas para você montar o melhor planejamento de marketing para seu estabelecimento.

Público-alvo

Em geral, o público-alvo de uma academia costuma ser composto por pessoas que desejam perder peso, ganhar massa muscular e ter um estilo de vida mais saudável.  No entanto, dependendo dos serviços oferecidos, um negócio atrai grupos de uma determinada faixa etária, profissão, região e com objetivos específicos.

Então, faça uma pesquisa entre alunos ou na região para conhecer essas características e criar campanhas de marketing assertivas. Assim, por exemplo, se próximo do seu estabelecimento vivem muitos idosos, você pode focar em divulgar exercícios para manter a saúde, para esportista deve enfatizar na melhora do condicionamento físico. 

Estudo de mercado

Criar um estudo de mercado para uma academia é essencial, pois isso permite saber como ela se destaca entre os concorrentes e identificar oportunidades para ações de marketing. Você pode começar definindo metas para fazer essa análise, por exemplo, descobrir os pontos fortes e fracos da concorrência que atraem seu público-alvo.

A partir daí, estabeleça quais métodos são mais viáveis para você obter as informações. Considere a possibilidade de realizar uma busca, por meio de canais digitais ou com pesquisa presencial para entender as preferências e opiniões dos clientes de outros negócios.

Objetivos

Após compreender qual é o público-alvo e como está a situação da sua academia no mercado, defina suas metas. No entanto, os objetivos de marketing devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis e com prazo definido. Em outras palavras, eles precisam ser determinados com informações que você possa acompanhar.

Por exemplo, é possível estabelecer aumentar a quantidade de alunos em 20% nos próximos seis meses. Também pode planejar manter a taxa de retenção em 10% até o final do ano. No entanto, esses números precisam ser próximos da sua realidade.

Estratégias e táticas

Uma vez que saiba onde pretende chegar, planeje como fará isso. Se no momento a meta principal da sua academia for atrair novos membros, campanhas com anúncio são uma boa opção. Contudo, se estiver com orçamento limitado, estratégias de marketing digital, como criar um blog e uma conta comercial nas redes sociais se torna uma ótima solução.

Por outro lado, para reter os frequentadores atuais, a melhor alternativa é fortalecer o engajamento com programas de fidelidade, aulas exclusivas e participação em eventos especiais. Liste todas as opções que você consegue utilizar no curto, médio e longo prazo, mas dê prioridade as mais acessíveis.

Mídias

Existem várias opções de mídia que são boas para realizar campanhas de marketing para uma academia. A escolha da melhor dependerá do seu público-alvo, dos objetivos e do orçamento disponível. Propaganda tradicional em rádio, televisão e jornal costuma ter um grande alcance, porém exige alto investimento.

Na internet, a publicidade é direcionada para o público mais específico. Ela pode ser paga, como no caso dos anúncios, mas com custo menor. Também há opções gratuitas, como as redes sociais, e-mail, blogs e outros. Além disso, pense na possibilidade de fazer parcerias com empresas locais, por exemplo, lojas de alimentos saudáveis, spas e clínicas.

Investimento

Estabelecer um orçamento é uma etapa que não pode faltar, pois o que você investir tem que gerar retorno financeiro que demonstrem resultados efetivos. Uma estratégia que ajuda a estimar esse valor consiste em analisar dados de campanhas de marketing anteriores da sua academia.

Outra tática bastante utilizada corresponde a limitar os custos a um percentual da receita. Embora não haja uma regra fixa, geralmente as empresas destinam de 5% a 10% do faturamento mensal para ações de marketing.

Métricas de desempenho

Para saber se seus esforços farão você alcançar suas metas, acompanhe os indicadores e monte projeções. Por exemplo, verifique se há crescimento ou diminuição no número de novas matrículas na academia, após uma campanha de marketing. Aliás, no formulário de inscrição pergunte às pessoas como conheceram seu estabelecimento.

Também avalie quantos cancelamentos e ausência de alunos existem por semana ou por mês. Análise ainda o engajamento nas redes sociais, como curtidas, comentários, compartilhamentos e cliques nos links das postagens.

Como fazer o marketing de uma academia?

Existem inúmeras estratégias de marketing que servem para impulsionar o sucesso de uma academia. Na sequência estão 15 dessas técnicas que você pode experimentar para promover da melhor forma seu negócio.

Apareça no Google Meu Negócio

Se você cadastrar seu estabelecimento no Google Meu Negócio quando alguém pesquisar por academias na sua região, ele terá mais chances de aparecer nos resultados. Também será mostrado no Google Maps quando um usuário fizer busca por um endereço próximo. As pessoas terão facilidade para saber o horário de funcionamento, telefone, site, por exemplo.

A opinião de frequentadores e as estatísticas para análise são outras vantagens oferecidas pela plataforma sem custos. Então, acesse google.com/business, clique em “começar agora” e entre na sua conta do Google. A partir daí, basta inserir as informações da sua empresa para em poucos minutos finalizar essa tarefa.

Crie e participe de eventos

Eventos permitem que você promova sua academia para um público mais amplo, seja em feiras de bem-estar e saúde ou acontecimentos esportivos da sua região. Nessas ocasiões há uma excelente oportunidade para coletar dados de contato de possíveis clientes. Ofereça brindes, como amostras grátis, descontos e sorteios em troca das informações.

Outros benefícios de usar eventos como estratégia de marketing para sua academia são as parcerias com outras empresas ou influenciadores relacionados ao fitness. Por exemplo, conceder descontos para alunos indicados por um estabelecimento parceiro.

Conheça o seu público

Para obter informações sobre o perfil dos seus alunos e realizar campanhas de marketing mais eficazes, faça pesquisas. Por meio de formulários, entrevistas ou questionários online, ou presencialmente. Converse com os frequentadores atuais e descubra as preferências, objetivos, interesses e motivações deles.

Também avalie as academias concorrentes na região, descubra que tipo de público elas atraem e quais são os diferenciais que apresentam. Com isso, você pode identificar lacunas e oportunidades para atingir o seu público específico.

Crie um programa de indicações

Baseados no princípio do marketing boca a boca, um programa de indicação é uma excelente maneira de conquistar novos alunos e fidelizar os existentes. Para motivar os membros a indicarem outras pessoas, ofereça recompensas atraentes. Pode ser descontos, brindes, treinamento personalizado ou bônus para aproveitar serviços extras na academia.

Contudo, ao fazer isso lembre-se de deixar todas as regras claras para os participantes e divulgar em todos os meios de comunicação. Além disso, torne o processo de indicação o mais fácil possível.

Crie uma lista de e-mails

E-mail marketing trata-se de uma tática usada com diversas finalidades por academias. Por exemplo, para enviar promoções e descontos exclusivos para ex-alunos. Também permite passar informações relevantes sobre os eventos, aulas especiais, dicas de saúde e fitness, lembretes de agendamento, programas de fidelidade e mais para frequentadores atuais.

Contudo, tenha em mente que é obrigatório obter consentimento das pessoas para encaminhar esses e-mails. Isso pode ser feito por meio de um formulário de inscrição em seu site, redes sociais ou no próprio estabelecimento. Além disso, ofereça alguma vantagem para que os alunos se interessem em passar esse dado.

Estude e aplique o marketing sensorial

O marketing sensorial refere-se a estimular os sentidos dos frequentadores da academia para que eles gostem do ambiente. Ele serve tanto para fidelizar os alunos atuais quanto para encantar novos membros. Algumas técnicas que você pode usar nesse sentido são colocar vibrantes nas paredes com imagens inspiradoras de pessoas saudáveis e em forma.

Espelhos que permitem ver os movimentos também trazem energia positiva. Além disso, invista em um sistema de som de qualidade e crie uma playlist com músicas energéticas. Não se esqueça de que os equipamentos, tapetes e toalhas devem estar sempre limpos. As pessoas se sentirão mais confortáveis se houver um local para realizar um lanche saudável.

Faça o planejamento

Além do planejamento inicial para desenvolver estratégias de marketing na sua academia, lembre-se de se preparar para o cotidiano. Assim, é possível encontrar novas oportunidades, adaptar-se às mudanças e acompanhar a concorrência. Portanto, procure realizar análises periódicas e desenvolver técnicas que promovam seu negócio.

Descubra o que está funcionando e o que precisa ser ajustado. Olhe mensalmente indicadores como novas matrículas, número de ausências e outros. Escute as pessoas, responda os comentários deixados em redes sociais e solicite aos funcionários que se mantenham atentos para qualquer necessidade do cliente.

Faça parcerias e co-marketing

Estabelecer parcerias e fazer co-marketing para academias é uma excelente estratégia para expandir a base de alunos e fortalecer a presença do seu negócio no mercado. Pense em empresas relacionadas ao seu segmento. Por exemplo, lojas de suplementos, spas, nutricionistas e fisioterapeutas podem indicar seu estabelecimento.

No entanto, antes de entrar em contato descubra como é a reputação de seu provável parceiro. Também formule um acordo que seja vantajoso para ambos, considere a possibilidade de criar ofertas especiais, descontos cruzados, eventos conjuntos e compartilhamento de recursos.

Invistam em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo se refere a desenvolver material para blogs com a intenção de atrair e fidelizar alunos interessados em assuntos relacionados ao setor. Basta pesquisar sobre dúvidas que as pessoas tenham a respeito de saúde, fitness, e assuntos relacionados. Depois, fazer publicações que apresentem soluções, entre elas a prática de exercício físico na academia.

Por esse tipo de site ainda é possível compartilhar informações úteis e valiosas com seu público. Você pode passar dicas de treinamento e nutrição em diversos formatos, como vídeos, textos, tutoriais, infográficos, podcasts ou e-books. No entanto, é preciso conhecer e usar as técnicas de SEO para alcançar os resultados esperados. Além disso, um bom notebook é essencial para que consiga trabalhar com marketing digital, não deixe de conferir os melhores notebooks da atualidade para isso!

Não se esqueça do re-marketing

O re-marketing visa alcançar ex-alunos e pessoas que demonstraram algum interesse em frequentar a academia, porém não voltaram. Ferramentas como o Google Ads e o Facebook Ads possuem recursos que permitem rastrear as atividades de visitantes do seu site e montar anúncios segmentados para esse público.

Outra opção consiste em reunir uma lista de e-mails de membros antigos para aplicar essa estratégia. Tanto nas mensagens quantos nas propagandas apresente promoções exclusivas, como treinos gratuitos, descontos especiais ou até mesmo um período de teste.  Reforce esses estímulos com depoimentos de frequentadores.

Segmente o seu público com anúncios estratégicos

É uma ótima ideia separar seus alunos por grupos e direcionar os anúncios de acordo com cada perfil. Há diversas características a se considerar, como localização, idade, gênero, objetivos, tipos de condicionamento físico, estilo de vida e outros. Assim, para pessoas idosas você pode ressaltar a importância dos exercícios na prevenção de doenças.

Iniciantes e indivíduos em processo de reabilitação gostarão de saber que sua academia oferece condições adequadas para as necessidades deles. Quem deseja emagrecer, geralmente se interessa por treinamentos nesse sentido. Dirigir campanhas de marketing a respeito de seu programa de fidelidade aos frequentadores é mais apropriado.

Trabalhe estratégias de redes sociais

Existem várias táticas de marketing que você pode implementar nas redes sociais para atrair o interesse dos usuários e destacar a qualidade da sua academia. Nesse sentido, algo que costuma gerar muito sucesso é postar conteúdo útil sobre exercícios, receitas saudáveis, treinamentos, depoimentos de alunos, entre outros.

Outra boa técnica consiste em compartilhar fotos e vídeos atraentes que mostrem suas instalações, equipamentos, aulas e treinadores. Incentivar a interação ao fazer perguntas, tirar dúvidas e responder comentários ajuda a criar um relacionamento com os seguidores. Por essas plataformas ainda é possível estabelecer parcerias, divulgar eventos e mais.

Utilize as vantagens do YouTube

Muitas pessoas que desejam aprender a fazer exercícios acessam o YouTube e nisso está uma grande oportunidade de conquistar novos clientes. Além do mais, os vídeos dessa plataforma são facilmente compartilhados em redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter e incluídos em blogs, por isso vale a pena usá-lo como estratégia de marketing.

Então, monte um canal para sua academia e grave tutoriais de exercícios, dicas de nutrição, entrevistas com instrutores, histórias de sucesso, entre outros. Considere a possibilidade de investir em anúncios para divulgar os vídeos para um público mais amplo. Aliás, é possível segmentar essa publicidade por localização, idade e interesses.

Aplique, monitore e adapte suas estratégias

Acompanhe as métricas de desempenho para avaliar o sucesso das suas estratégias de marketing. Entre outros dados, verifique o número de pessoas interessadas nos seus serviços, percentual dos que se matriculam, quantidade de participantes em eventos, engajamento nas redes sociais e taxa de cancelamento de inscrições.

Com base nas análises dos dados coletados, ajuste as ações de marketing. Identifique o que tem trazido mais benefícios e o que é necessário modificar ou descartar. Teste diferentes abordagens e mensagens para melhorar continuamente seus resultados.

Pratique o marketing sensorial

O marketing sensorial para academias é uma estratégia que busca envolver os clientes por meio dos sentidos, criando uma experiência memorável e diferenciada. Ao combinar elementos sensoriais como visão, audição, olfato, paladar e tato. Então, além de adaptar o ambiente da sua academia nesse sentido, ajuste suas campanhas em canais digitais.

Em websites, redes sociais, aplicativos, vídeos e anúncios procure criar uma experiência imersiva e memorável. Use elementos atraentes e envolventes, como imagens de alta qualidade, vídeos, animações e design visualmente agradável que capture a atenção dos usuários e transmita a mensagem da sua marca de forma eficaz.

Como fazer marketing digital para academia?

Pela internet você tem a opção de aproveitar várias plataformas para realizar ações de marketing. Sendo assim, confira na sequência 6 ferramentas para promover sua academia.

Instagram para academias

Suas campanhas de marketing no Instagram terão mais sucesso se realizar determinadas ações. Por exemplo, configurar uma conta comercial para obter acesso a recursos adicionais, como análise de dados e a capacidade de criar anúncios pagos. Usar hashtags relevantes nas postagens aumenta a visibilidade das suas páginas. 

Pesquise hashtags populares relacionadas à fitness e saúde e inclua-as nas publicações. Isso ajudará pessoas interessadas nesses tópicos a encontrar sua academia. Fora isso, não se esqueça de utilizar o recurso dos stories, reels, fazer parceria com influenciadores.

YouTube para academias

Resumidamente, nesta plataforma para começar implementar ações de marketing você deve criar um canal. Em seguida, precisa definir quais são seus objetivos e o público pretende atingir para, por fim, desenvolver um bom conteúdo. No entanto, há alguns detalhes que favorecerão seu sucesso.

Procure postar vídeos com boa qualidade, pois uma imagem ruim pode afetar a percepção de sua academia e influenciar no interesse dos espectadores. Use uma câmera e um microfone adequado, preste atenção à iluminação e ao som. Insira as palavras-chave nos títulos, descrições e tags das postagens.

Facebook para academias

No Facebook, uma das opções que você possui para gerar destaque para sua academia é configurar uma página de negócios. Nela, é possível compartilhar informações como horários de funcionamento, serviços oferecidos, fotos e depoimentos de alunos. Caso queira, há a possibilidade de gerar anúncios segmentados a um baixo custo.

Outras estratégias consistem em efetuar transmissões ao vivo de aulas de exercícios, sessões de treinamento ou eventos especiais. Participar de grupos e comunidades com conselhos úteis e respostas às perguntas de usuários ajuda a posicionar seu negócio, como uma autoridade na área.

Google Ads para academias

O Google Ads é uma plataforma de publicidade online oferecida pelo Google. Por meio dela são exibidos anúncios em uma variedade de formatos em diferentes canais digitais. Caso decida utilizá-la para realizar marketing para sua academia poderá segmentar os anúncios.

Há a possibilidade de direcionar a publicidade para pessoas em uma determinada localização, interessadas em certos termos. As propagandas podem ser apresentadas após pesquisas no Google, em display ou vídeos dentro de sites. Outras vantagens são os recursos de remarketing e a otimização das campanhas para dispositivos móveis.

Sites para academias

Um site é uma ferramenta muito eficaz de marketing digital para academias. Ele permite que você se conecte com o seu público-alvo, destaque os diferenciais do seu negócio e incentive as pessoas a se inscreverem. Portanto, é aconselhável incluir informações detalhadas sobre os serviços oferecidos, como aulas, equipamentos, horários e instrutores.

Crie um cronograma para postar conteúdo relevante com frequência e certifique-se que ele esteja de acordo com as regras de SEO. Também facilite o processo de inscrição e auxilie os novos alunos a se matricularem online. Mantenha o seu site atualizado com informações sobre eventos especiais, aulas experimentais gratuitas, descontos e promoções.

Forme uma lista de e-mails

Você pode construir uma lista de e-mails com base nos interesses e necessidades dos alunos. Por exemplo, é possível separar as pessoas que tenham interesse em perda de peso, treinamento de força e aulas de condicionamento físico. A partir daí, basta enviar mensagens direcionadas e relevantes para cada grupo.

Encaminhar newsletters para informar sobre as últimas notícias, eventos e promoções na sua academia consiste numa boa estratégia de marketing digital. Também compartilhe dicas de exercícios, receitas saudáveis, histórias de sucesso e mantenha os membros engajados.

Conclusão

O setor de academias apresenta um crescimento significativo nos últimos anos, já que as pessoas cada vez mais buscam um estilo de vida saudável. Nesse cenário, o marketing desempenha um papel fundamental na atrair e reter os alunos, garantindo o sucesso de um negócio no longo prazo.

Graças à internet, você não precisa realizar um grande investimento para conseguir promover seu estabelecimento. No entanto, é importante que se dedique diariamente para fazer o melhor e colher bons resultados. Sendo assim, não perca tempo e aproveite as dicas desse texto e comece já montar suas estratégias para alcançar o sucesso.

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