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Destaques para Instagram de academia: como criar capas?

Destaques para Instagram de academia: como criar capas?

Essa é uma boa estratégia para concentrar informações importantes e dar destaque para os conteúdos específicos da sua academia. Confira algumas dicas para usá-la da melhor forma!

destaques do instagram de academia

Segundo a RockContent, o Instagram é a terceira rede social mais consumida pelos brasileiros, atrás apenas do Youtube e WhatsApp. Isso comprova que é fundamental sua marca ter uma conta na plataforma, mas mais do que isso, aproveitar cada funcionalidade oferecida, como os destaques para Instagram da sua academia. 

O que colocar nos destaques do Instagram de academia?

Os stories são o formato mais acessado pelos usuários dessa rede social, mas eles só duram 24 horas. Incluir alguns stories nos destaques do Instagram de academia dá a oportunidade de deixar esse conteúdo visível por tempo indeterminado, quase que como um banco de informações importantes e atrativas para quem acessa a sua página pela primeira vez – ou para quem quer repetir a visualização de algum conteúdo. 

Temas e nomes para destaques do Instagram de academia

Considerando o cenário apresentado acima, trouxemos uma lista de dicas de temas e nomes para capas interessantes para incluir no destaques do Instagram da sua academia. Confira:

Perguntas frequentes

Se você costuma receber perguntas parecidas nas suas redes sociais, como horário de funcionamento, endereço, modalidades ou valores, por exemplo, é interessante facilitar o acesso a essas informações por meio dos destaques. Veja alguns possíveis nomes para esse tema:

  • Q&A. 
  • Informações importantes. 
  • Tudo sobre a gente!

Colaboradores

A satisfação e simpatia com os profissionais da academia ganham pontos extras na atração e fidelização dos alunos. Por isso, apresentar o time que trabalha com você pode gerar bons destaques no Instagram da academia. 

Inclua algumas informações importantes, como nome, cargo, formação e especialização. E para aproximar ainda mais os profissionais dos clientes, aposte em características pessoais dos colaboradores, como qual é o seu esporte preferido, o que eles mais gostam de comer, entre outras informações. 

Aqui vão alguns nomes para essa temática:

  • Nossa gente. 
  • A galera da [Nome da Academia].
  • Quem trabalha aqui?

Bastidores

Milhares de influencers carregam uma legião de seguidores apenas por mostrarem o seu dia a dia no Instagram. E isso é prova de que uma das melhores utilizações dos stories e destaques da plataforma é mostrar os bastidores. 

No caso da academia, inclua nos destaques aqueles stories que tiverem algum tipo de diferencial, como a chegada de um equipamento novo, uma visita surpresa, a preparação para um evento, entre outras ocasiões especiais. Alguns nomes para os destaques de bastidores podem ser:

  • Por trás das câmeras. 
  • Bastidores da [Nome da Academia].
  • 1, 2, 3… gravando!

Dicas de Treinos

Uma forma de conquistar mais seguidores e atrair alunos por meio das redes sociais é promover conteúdo de qualidade para que eles possam conferir a expertise para a academia. E uma boa dica é oferecer uma série de dicas de treinos, alongamento, exercícios de mobilidade e alimentação, por exemplo. 

Você pode convidar o time de professores para dar essas dicas, e fazer postagens nos destaques do Instagram de academia por meio de vídeos ou posts estáticos. Alguns nomes para esse tema podem ser:

Alunos

Você já ouviu falar que “se não postar, não valeu”? Essa brincadeira está cada vez mais presente nas redes sociais – até mesmo em filtros e stickers para stories do Instagram – pelo movimento de postar uma foto mostrando a conclusão do treino. 

Sendo assim, você só precisa pedir que os seus alunos marquem a conta da academia na publicação e terá conteúdo garantido. Escolha alguns para repostar no perfil da academia e adicionar nos destaques, mostrando a variedade de alunos praticando exercícios no local. E sobre os nomes, veja algumas sugestões:

  • Tá pago!
  • Treinou, postou. 
  • 1º treina, depois posta. 

Feedbacks

As percepções positivas dos clientes são ótimos atributos na hora de considerar onde treinar. Por isso, sempre que receber feedbacks via canais digitais, faça um print para publicar nos destaques. Se os seus alunos toparem, você também pode convidá-los para gravar um stories contando sobre como é treinar na sua academia. 

De qualquer forma, lembre-se sempre de pedir a autorização para usar os dados pessoais dos alunos nas publicações, preferencialmente por escrito! 

Procurando nomes para os destaques de feedback? Aqui vão alguns:

  • O que falam sobre nós?
  • Opiniões dos alunos.
  • Depoimentos da galera. 

Como criar capas para destaques do Instagram de academia?

Agora que você já sabe o que colocar nos destaques do Instagram da academia e nomes interessantes para adicionar ao seu planejamento, trouxemos também algumas dicas de como fazer a criação visual das capas. Veja abaixo:

Escolha um aplicativo 

Existem várias opções de sites e aplicativos gratuitos disponíveis para te ajudar a criar capas para os seus destaques. A maioria deles é de fácil e intuitiva utilização. Nos links abaixo você pode conhecer alguns. Ou digite esses nomes na loja de aplicativos do seu celular para conferir. 

Busque referências

Você pode criar as capas para os seus stories do zero ou ir atrás de exemplos visuais para orientar suas escolhas. Caso opte pela segunda opção, sugerimos que faça uma pesquisa nos perfis dos seus concorrentes e de marcas que admira para anotar as boas práticas. Ou encontre modelos em sites de referência como Pinterest, Behance ou iStock, por exemplo. 

Crie um modelo da sua marca e mantenha um padrão

Se sua marca já tiver uma identidade visual definida, é interessante seguir usando cores complementares, a mesma tipografia e elementos parecidos para harmonizar com as demais publicações. 

Normalmente as capas dos stories do Instagram seguem um padrão visual para garantir a sensação de organização e unidade. A dica é buscar um modelo que chame a atenção e cause um impacto positivo para os seus seguidores e alunos. 

Algumas dicas para padronizar as capas de destaque de Instagram da sua academia são:

  • Sempre escolher o mesmo tamanho para a capa. A melhor orientação é 1080 x 1920 pixels. 
  • Aposte em ícones, fotos ou ilustrações de uma mesma linha gráfica para representar cada categoria dos destaques. 
  • Posicione as imagens no centro da arte. 
  • Salve a imagem na sua galeria de fotos do celular, faça a publicação e salve como destaque no Instagram. 

Como tornar os destaques do Instagram da sua academia mais atrativos

Agora que você já sabe o que colocar nos destaques do Instagram da sua academia e conhece algumas dicas práticas de como criar artes para as capas, que tal colocar um tempero a mais nessa funcionalidade?

Talvez o sucesso dos destaque de Instagram de academias esteja em estratégias que não apenas promovam o negócio, mas também envolvem e inspiram os seguidores, sejam eles seus alunos ou não. Confira algumas dicas para obter resultados ainda melhores: 

1- Hashtags estratégicas

A hashtag é uma poderosa ferramenta de busca no Instagram, mas muitas empresas ainda a usam de forma equivocada. Para identificar as melhores hashtags para os destaques do Instagram da sua academia, a principal dica é: pesquise! 

Idealmente, use as que são mais relevantes para o seu público-alvo, ou seja, as que apresentam o maior número de buscas. Outra dica é buscar segmentar o seu negócio nessa busca. Por exemplo, ao invés de usar a #Academias, prefira #AcademiasSaoPaulo ou #AcademiasParaIdoso, trazendo as principais características da sua empresa. 

2- Conteúdos de valor e engajamento

As redes sociais, como o Instagram, são plataformas essencialmente voltadas para o engajamento. Mesmo que você tenha como objetivo publicar conteúdo informativo, a relevância é conquistada por meio da interação dos seus seguidores com as publicações. Por isso, incentive-as! 

Compartilhe dicas de treino, receitas saudáveis, vídeos com os movimentos corretos dos exercícios… e lembre-se sempre de convidar a sua comunidade a comentar, curtir e compartilhar as publicações de maior valor para elas. 

3- Colaborações e influenciadores

A parceria com pessoas influentes na comunidade fitness, sejam eles micro ou macro influenciadores, pode ser super estratégica para maximizar a visibilidade da sua empresa. E aqui, o céu é o limite: ofereça cupons de desconto, desafios, promoções especiais, treinos em conjunto, collabs, entre outros. 

Você também pode usar a ferramenta de colaboração do Instagram, para que a publicação apareça em ambos os perfis – da academia e do influenciador em questão – e incluir esse post nos destaques como forma de reforçar o seu posicionamento. 

4- Dicas de especialistas

E, falando em posicionamento, é fundamental que a sua empresa se posicione como especialista no seu negócio, também nas redes sociais. E uma das melhores formas de demonstrar isso é por meio de dicas e conteúdo relevante voltado para treinos, nutrição e saúde. 

Você também pode investir em entrevistas e colaborações com profissionais especialistas em funções relacionadas a sua academia, com o objetivo de fornecer insights valiosos para os seus alunos. 

5- Tendências e novidades

Outra excelente dica para atrair a atenção e engajamento dos seguidores é manter-se atualizado sobre as tendências do mercado fitness a partir de uma curadoria de novos equipamentos, métodos de treino ou abordagens inovadoras. Por meio dessa estratégia, os destaques do Instagram de academia podem ser usados como um “hub” de novidades. 

6- Depoimentos de alunos com resultados inspiradores

Nada conecta mais do que uma boa história! Por isso, convide seus alunos a compartilharem depoimentos sobre suas experiências na academia, relacionamento com a empresa e resultados conquistados neste espaço. 

Lembre-se de solicitar a autorização documentada dos seus alunos para esse compartilhamento, a fim de seguir à risca as normas da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. 

7- Humor e leveza

As redes sociais são espaços leves. E o seu conteúdo provavelmente vai competir com a audiência dos “vídeos de gatinhos” e “memes engraçados”. Por isso, entre na onda! Busque compartilhar conteúdo divertido relacionado ao universo fitness, destacando que a leveza também faz parte de um estilo de vida mais saudável. 

Mas aqui vai uma dica especial: tome muito cuidado com o tom. Nem sempre o que é engraçado para alguém, é engraçado para todos. Por isso, leve em consideração que ninguém pode se sentir ofendido com as suas publicações. 

8- Destaques temáticos e eventos especiais

Sempre que realizar um evento ou participar de iniciativas temáticas – como uma feira fitness, por exemplo – procure fazer a cobertura para incluir nos destaques do Instagram da sua academia. Esse é um tipo de conteúdo que reforça a presença da sua empresa na sociedade e é um excelente cartão de visitas para que os potenciais alunos conheçam mais sobre o seu negócio. 

9- Análise e adaptação contínua

Por último, mas não menos importante: a mensuração! Teste, meça e tome decisões em cima de dados. O Instagram oferece uma série de informações que podem ser levadas em conta para entender que tipo de destaque do Instagram da sua academia funciona melhor. 

Também é importante estar disposto a mudar sua estratégia com base nos feedbacks dos alunos e nas tendências de mercado. 

Conclusão

Caprichar nos destaques do Instagram de academia é apenas uma das nossas dicas para atrair novos alunos. Continue acompanhando o blog da Tecnofit para conferir nossas sugestões que certamente vão ajudar sua empresa a crescer ainda mais!

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