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Desafio fitness: o que é e como usar na estratégia do seu negócio?
Alunos e Retenção

Desafio fitness: o que é e como usar na estratégia do seu negócio?

Essa é mais uma oportunidade para engajar seus alunos e garantir excelentes resultados para a sua academia ou estabelecimento fitness. Confira algumas dicas para criar um bom desafio!

Desafio fitness: o que é e como usar na estratégia do seu negócio?

É uma questão de física (já diria Newton, na sua segunda lei), ao aplicarmos determinada força sobre um objeto, ela produzirá movimento, cuja aceleração é proporcional a sua massa… mas, calma! Não estamos aqui para falar sobre as fórmulas e leis dessa disciplina. Essa é só uma metáfora para explicar o sucesso que um desafio fitness pode proporcionar para o seu negócio!

E a gente te explica: não há movimento no conforto; ou na inércia! Para que os alunos da sua academia ou espaço fitness evoluam, é preciso impulsioná-los de alguma forma. 

É aí que entra a força, na física; e o desafio fitness, na academia. 

O desafio fitness é uma forma estruturada de engajar os alunos na superação dos seus limites e conquista de metas ousadas (porém, atingíveis), por meio de um (ou mais de um) fator motivador. Estamos falando de prêmios, reconhecimento, descontos, e por aí vai! 

Para os alunos, os benefícios são claros. Mas para os negócios, o desafio fitness também pode ser uma excelente oportunidade de maximizar os resultados de satisfação e retenção

E é exatamente pensando em como usar essa iniciativa na estratégia da sua empresa que preparamos este artigo. 

Aqui, além de entender melhor como pode funcionar um desafio fitness e todas as suas vantagens, vamos compartilhar algumas dicas para que você possa implementar um, além de acompanhar os resultados para o seu negócio. Que tal? Vem com a gente saber mais!

O que é um desafio fitness?

Você já deve ter visto por aí uma aposta de levantamento de peso. Ou quem ganha mais massa muscular em “X” dias. Ou então o máximo de repetições possível, valendo o desconto na mensalidade. Esses são apenas alguns exemplos de desafio fitness. 

A iniciativa é uma forma de envolver e motivar os alunos que buscam os mesmos objetivos em uma academia ou espaço fitness. Pode envolver o emagrecimento, evolução muscular, capacidade cardiorrespiratória, condicionamento físico ou apenas o incentivo para uma melhor qualidade de vida. 

Em geral está relacionado a uma campanha temática. E deve propor uma meta SMART: específica, mensurável, atribuível, realista e temporal. 

É importante que o desafio fitness tenha, além dessa meta, algumas regras e formas de reconhecimento atrativas, para condicionar os alunos para a participação. A competição pode ser feita entre os alunos ou de forma individual. Ou seja, quando o participante quebra seus próprios recordes, sem a comparação com seus colegas de treino. 

Principalmente em momentos de baixa, como o inverno, por exemplo, um desafio fitness tem potencial de manter a academia cheia, trazer de volta ex-alunos, e garantir a fidelização do negócio, índices importantíssimos para manter a sustentabilidade da sua empresa. 

Quais são os principais benefícios do desafio fitness para os alunos?

Apesar de, muitas vezes, tirar as pessoas da famosa zona de conforto, o desafio fitness pode garantir uma série de vantagens para quem topa participar. Conheça algumas delas e aproveite para replicá-las na hora de convidar seus alunos para a competição: 

  • Estabelecimento e conquista de metas: às vezes, o desafio fitness é o empurrãozinho que faltava para que os alunos se comprometam com o atingimento dos seus objetivos, sejam eles relacionados ao emagrecimento, perda de peso, aumento de força, melhora da resistência, entre outros. 
  • Criação de uma rotina repleta de hábitos saudáveis: não tem segredo, para fazer bonito em um desafio fitness, é preciso revisitar alguns hábitos. Entre eles: sono regular, alimentação saudável e equilibrada, e rotina de treinos constante, por exemplo. 
  • Acompanhamento da evolução de perto: além de estabelecer uma meta, é preciso acompanhar o progresso, com ferramentas que ajudem a criar insights para qualquer necessidade de mudança na rota. E um desafio fitness estruturado é uma excelente alternativa para garantir a mensuração com o suporte profissionais especialistas. 
  • Pertencimento a uma comunidade: assim como o time do CrossFit faz muito bem, com as suas competições em todo lugar do mundo, o desafio fitness é capaz de aproximar pessoas com o mesmo objetivo, fazendo com que elas motivem umas às outras. E, consequentemente, criando uma comunidade.
  • Descoberta de novas atividades: por meio de um desafio fitness, os alunos também podem ser apresentados a diferentes modalidades de atividade física ou esportes, o que contribui com uma vida ainda mais dinâmica e saudável. 
  • Prêmios e reconhecimentos: e, por fim, tudo fica muito melhor quando está em jogo um prêmio atrativo para quem participa e conquista seus objetivos em um desafio fitness. É possível oferecer itens personalizados com a marca da academia, desconto na mensalidade, pacotes promocionais de modalidades distintas, e muito mais!

Como o desafio fitness pode beneficiar o seu negócio?

Até aqui abordamos uma série de vantagens do desafio fitness para os alunos. Mas a verdade é que essa iniciativa também pode ser muito benéfica para as empresas do setor. Isso porque contribui com indicadores importantes para o sucesso do negócio, tais como: 

Engajamento e Aquisição de Clientes

Promover uma competição que desafia os alunos a superarem seus limites e ganharem prêmios em troca disso é, certamente, uma ótima estratégia para engajar e atrair novos clientes. Isso porque, além de garantir resultados fitness de forma rápida e eficaz, o reconhecimento público contribui com a autoestima e motivação.

Fidelização e Retenção

A regra é clara: quanto mais motivos para os alunos frequentarem a sua academia, maiores são os índices de fidelização – número essencial para o sucesso de um negócio fitness, principalmente em momentos em que a sazonalidade impacta a busca pelo exercício físico. 

Diferenciação e Valor Agregado

Em um mercado tão competitivo como o de academias e estabelecimentos fitness, é preciso buscar oportunidades de se diferenciar dos concorrentes, contribuindo com o valor agregado. O desafio fitness mostra aos seus clientes que o seu compromisso está muito além de um espaço para treinos – e que você está disposto a criar a melhor experiência para eles.

Aumento do Ticket Médio

É comum que as empresas vendam inscrições para competições ou desafios fitness. Em troca delas, as academias podem entregar um kit personalizado com camiseta, boné, toalha ou outros itens com a marca estampada. Além disso, é possível criar pacotes especiais de mensalidade com a inclusão de desafios periódicos. 

Esses são apenas alguns exemplos que mostram o potencial de aumento do ticket médio por meio dos desafios, outra enorme vantagem para as empresas!

Promoção da Marca e Visibilidade

O desafio fitness também é uma ótima oportunidade para fazer com que mais pessoas conheçam o seu estabelecimento. E, para isso, é importante trabalhar uma estratégia de marketing e comunicação nas redes sociais e outros canais, incentivando também que os alunos compartilhem seus resultados e conquistas, como uma forma de promoção orgânica. 

Estratégias para implementar um desafio fitness

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o desafio fitness e seus benefícios, tanto para os alunos, quanto para as empresas, que tal planejar e implementar essa iniciativa no seu negócio? Para te ajudar nessa missão, listamos abaixo um passo a passo: 

1. Defina seu Público-Alvo

O primeiro passo para criar um desafio fitness é avaliar a viabilidade de adesão dos alunos. E, para isso, é preciso não apenas definir, mas conhecer o seu público-alvo. Isso envolve entender suas preferências, objetivos e limitações. 

2. Crie um Desafio Único e Atraente

Quanto mais atrativo for o seu desafio fitness, mais pessoas vão querer participar. E, para isso, além de seguir a dica de criar uma meta SMART, é interessante apostar na criatividade para as regras interessantes e divertidas. E, claro, a premiação fará toda a diferença para as inscrições e dedicação dos participantes durante todo o desafio. 

3. Promova e Divulgue com Eficiência

Conforme abordamos anteriormente, é essencial ter um planejamento de marketing atrelado ao desafio fitness, para que seja possível maximizar os resultados. E isso envolve, desde a comunicação para os seus alunos atuais, até o convite para que potenciais clientes possam se inscrever. 

Busque conectar diferentes canais e estratégias, como as redes sociais, comunicação via instrutores e profissionais da academia, marketing tradicional, ambientação do espaço, entre outros. 

4. Acompanhamento e Suporte Personalizado

Uma das vantagens de um desafio fitness é ter o monitoramento dos resultados com profissionais especializados. Por isso, certifique-se de que os instrutores da sua academia estejam preparados para acompanhar o progresso dos alunos, sugerir mudanças necessárias e motivá-los de forma constante, por meio do suporte e do reconhecimento de conquistas. 

5. Celebre as Conquistas e Incentive o Crescimento

E, falando em reconhecimento, lembre-se de incluir momentos periódicos de celebração e conquista, além do prêmio final. Você pode dar destaque aos alunos que mais se envolveram por meio do Instagram, de um mural físico na academia, com prêmios menores durante a jornada, entre outras iniciativas. 

Conclusão 

E aí, tudo pronto para aproveitar o melhor que um desafio fitness pode proporcionar para o seu negócio? Esperamos ter contribuído com algumas sugestões para que você possa implementar essa iniciativa na sua academia. 

E se quiser ficar por dentro de outras dicas para maximizar os seus resultados, continue acompanhando o Blog da Tecnofit!

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