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Como definir a mensalidade de academia: estratégias para precificar e montar a tabela ideal
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Como definir a mensalidade de academia: estratégias para precificar e montar a tabela ideal

Os valores praticados pelo seu negócio podem ter impacto direto na atratividade de clientes. Acompanhe esse artigo para conhecer algumas dicas sobre como definir o preço certo!

mensalidade de academia

Você sabia que 77% dos brasileiros pesquisam preços antes de comprar? Esse dado, da Pesquisa Tendências de Bens de Consumo para 2024, mostra a importância da definição de preços certos para estimular a tomada de decisão dos consumidores. E também pode ser usado como referência para o planejamento da mensalidade de academia.

Em um mercado tão competitivo quanto o de serviços fitness, o preço pode ser um diferencial para a escolha entre uma marca ou outra. Mas a boa notícia é que estamos aqui para compartilhar com você as principais estratégias para definir a mensalidade da academia e montar a tabela ideal. Vem saber mais!

Por que a precificação correta da mensalidade de academia é importante?

Mais do que a competitividade do serviço, conforme explicamos acima, a precificação correta da mensalidade da academia impacta diretamente na sustentabilidade financeira do negócio. 

Isso porque preços muito baixos – e desalinhados aos custos da academia, podem prejudicar a operação do estabelecimento. Enquanto valores muito altos podem afastar potenciais clientes – o que, no final das contas, também impacta negativamente na geração de receita. 

Sendo assim, o ideal é avaliar todo o cenário da academia, buscando o equilíbrio entre as entradas e saídas dos recursos, além do potencial de lucratividade da empresa. E a gente te conta mais detalhes sobre como fazer isso!  

Fatores a considerar ao definir a mensalidade da academia

Algumas redes de academia até podem fazer parecer que criar um preço ideal para a mensalidade é simples. No entanto, a verdade é que devem ser considerados uma série de fatores para chegar no número ideal – para você, para os clientes e para o sucesso da empresa. Listamos os principais abaixo.

Análise dos custos fixos e variáveis

Definir o preço da mensalidade de academia envolve, antes de qualquer coisa, conhecer cada um dos gastos da operação, sejam eles custos ou despesas, fixos ou variáveis. Estamos falando de aluguel, salário dos profissionais, comissão, manutenção de equipamentos e infraestrutura, luz, entre outros. 

Com tudo isso listado é preciso considerar que o valor recebido com as mensalidades da academia deve, minimamente, cobrir o valor total dos gastos. 

E, se ficar no zero a zero, é importante considerar aumentar o valor da mensalidade ou diminuir os custos para garantir a lucratividade da empresa. 

Público-alvo e perfil dos clientes

Antes de definir ou considerar mudar o valor da mensalidade de uma academia, também é importante analisar o perfil do seu público-alvo. Isso serve para identificar a média de preço que os clientes ou potenciais clientes estão dispostos a pagar. 

Por exemplo: se a sua academia fica localizada ao lado de uma universidade e o público-alvo são jovens estudantes, o valor da mensalidade provavelmente precisa ser menor do que uma academia especializada. Ou você corre o risco de perder clientes! 

Avaliação da concorrência local

O valor praticado por outras academias da região também podem ditar o preço da mensalidade do seu estabelecimento – tanto para entender a faixa aceitável para o mercado, quanto para avaliar possibilidades de preços mais competitivos para os seus clientes. 

No entanto, aqui vale um ponto de atenção: a mensalidade da academia não pode ser o único fator comparativo com os seus concorrentes, já que outros fatores, como o atendimento personalizado, equipamentos modernos e aulas diferenciadas também podem justificar valores mais altos. 

Diferenças de preço para academias de nicho e academias de grande porte

É exatamente sobre isso que citamos no ponto anterior! Enquanto as redes de academia tradicionais costumam ter valores e planos parecidos, estabelecimentos que priorizam um nicho específico, como o atendimento a mulheres, idosos, atletas de alta performance ou alguma modalidade específica, normalmente cobram preços mais altos.

Isso porque esses espaços também investem mais na especialização – e promovem geração de valor atrelada ao atendimento personalizado, com foco em um número menor de clientes. 

Estratégias de precificação de mensalidade de academia

Depois de conhecer um pouco mais sobre o que considerar ao definir a mensalidade de uma academia, trouxemos algumas dicas de estratégias para tornar o valor do seu serviço ainda mais atrativo para os clientes. Confira: 

Modelos de preços: básico, intermediário e premium

Dividir a mensalidade da academia em diferentes planos, com diferentes níveis de serviço, pode ser uma excelente alternativa para quem deseja investir um valor menor por entregas mais simples e tradicionais. Sendo assim, recomendamos criar ao menos três modelos:

  • Plano básico: que oferece acesso às instalações e serviços comuns. 
  • Plano intermediário: com acesso às instalações comuns e algumas aulas específicas, por exemplo. 
  • Plano premium: além das aulas e serviços comuns, dá direito ao atendimento personalizado, estacionamento, espaços exclusivos e equipamentos mais modernos, por exemplo. 

Vantagens da precificação por faixa horária

Oferecer preços de mensalidade de academia por faixa horária, além de equilibrar os períodos de maior e menor movimento da academia – oferecendo uma experiência melhor aos alunos – também permite que as pessoas possam se beneficiar de valores mais acessíveis em horários menos concorridos – como no meio da manhã ou da tarde, por exemplo. 

Ofereça planos mensais, trimestrais e anuais

Outra opção para tornar os preços de mensalidade de academia melhores – e ainda ganhar com a fidelização dos alunos – é o oferecimento de planos recorrentes: trimestrais e anuais. Neles, à medida que os clientes assumem um compromisso por maior tempo com a academia, eles ganham descontos significativos. Isso contribui com resultados mais efetivos para os alunos e uma estabilidade de receita para a academia. 

Descontos e promoções sazonais

E, além das opções fixas de modelos e planos de mensalidade de academia, para atrair novos alunos e manter o fluxo de geração de receita do estabelecimento, uma boa alternativa pode ser a criação de promoções e descontos sazonais, principalmente em períodos de alta procura por serviços fitness, como a chegada do verão, por exemplo. 

Essas condições também podem ser oferecidas aos alunos atuais e troca de indicações ou por meio de um clube de fidelidade – o que ajuda a potencializar a conexão desses clientes com a marca! 

Como ajustar as mensalidades de academia com o tempo

Até aqui você teve acesso a uma série de dicas sobre como criar a melhor precificação para a mensalidade da sua academia. Mas o trabalho não acaba por aí, já que a revisão desses valores de forma periódica é essencial para manter a sustentabilidade financeira da empresa – e a capacidade de atratividade dos alunos. 

Sendo assim, compartilhamos abaixo algumas dicas para ajustar o valor dos serviços com o tempo. Confira:

Avaliação de feedbacks e expectativas dos clientes

Antes de começar a planejar o reajuste, uma boa dica é entender a percepção dos alunos – tanto em relação ao nível de satisfação com o valor pago, quanto à experiência promovida pela academia. 

Essas informações são extremamente valiosas para entender quais aspectos são mais valorizados pelos clientes (e que podem influenciar o reajuste) e quais ainda precisam de melhoria para elevar a percepção antes de qualquer alteração de valor. 

Revisão anual de preços e tendências do mercado fitness

Em geral, devido à inflação e às tendências e evolução do mercado fitness, o valor da mensalidade das academias é ajustado anualmente. No entanto, antes de realizar esse movimento, é importante acompanhar o comportamento dos clientes e dos concorrentes, a fim de não correr o risco de perder alunos por conta dessa revisão. 

Estratégias para comunicar reajustes de preço aos clientes

E, falando em riscos, há uma série de dicas que podem ajudar a preparar o terreno para o anúncio dos reajustes no valor da mensalidade da academia sem que isso impacte negativamente a percepção dos alunos. Conheça algumas: 

  • Aviso antecipado: procure alertar os alunos sobre a mudança do valor de tabela com ao menos um mês de antecedência, para que eles possam se programar. 
  • Seja claro em relação aos motivos do ajuste: se o aumento da mensalidade da academia for relacionado a uma melhoria no espaço ou no serviço, certifique-se de comunicar aos alunos para que eles percebam a geração de valor promovida pela sua empresa. 
  • Lembre os alunos sobre os planos alternativos: uma excelente estratégia para esse momento também pode ser oferecer um desconto – usando o gatilho mental de urgência – para os alunos que renovarem o contrato antes da mudança de mensalidade. Você também pode lembrá-los sobre as opções de plano trimestral, anual ou modelos diferenciados neste momento, oferecendo alternativas mais acessíveis. 

Dicas para melhorar a percepção de valor das mensalidades

Em todo este artigo abordamos a importância da definição dos preços certos para a mensalidade de uma academia como fator-chave para atratividade dos alunos. No entanto, a verdade é que mais relevante do que isso, é a criação de percepção de valor para os clientes, elevando a conexão com os benefícios do seu serviço e diminuindo a preocupação com o preço em si. Conheça algumas dicas para aplicar essa estratégia na sua academia:

Ofereça benefícios e vantagens exclusivas para membros

Considerando os indicadores financeiros da sua academia, identifique oportunidades para oferecer benefícios ou vantagens exclusivas para os seus alunos em troca do pagamento da mensalidade. Estamos falando de aulas especiais, eventos, consultoria personalizada ou outros serviços que ajudem a agregar valor em treinar na sua academia. 

Use programas de fidelidade e recompensas

Essa é uma excelente maneira de reconhecer o compromisso dos seus alunos e incentivar que continuem fazendo o pagamento da mensalidade da academia. Em troca dessa fidelização, você pode premiá-los com descontos exclusivos, brindes personalizados, avaliação física ou outros serviços que ajudem a potencializar seus resultados fitness. 

Como destacar diferenciais de sua academia para justificar os preços

E, para melhorar a percepção dos alunos sobre a geração de valor da sua academia, nada melhor do que criar um planejamento para lembrá-los sobre os diferenciais de treinar no seu estabelecimento. 

Para isso, recomendamos comunicar sobre a compra ou troca de equipamentos, anunciar os serviços especializados, realizar pesquisas de satisfação em relação ao atendimento, infraestrutura e experiência no local, além de criar comodidades adicionais – como oferecimento gratuito de wi-fi, estacionamento, cafeteria entre outros serviços que ajudem a tornar a rotina de treino ainda mais especial. 

Conclusão

Agora que você já tem tudo o que precisa para definição da precificação da mensalidade da sua academia, temos uma dica extra! Afinal, nada melhor do que um sistema de gestão completo e personalizado para o mercado fitness para te ajudar a identificar os dados e insights necessários para definir e atualizar o valor do seu serviço. 

Por isso, queremos que você conheça a Tecnofit Gym, a plataforma que conquistou mais de 16.500 negócios fitness. Faça um teste gratuito e comprove todas as funcionalidades dessa ferramenta.