7070
Como a CPN Academia conquistou mais de 1.400 alunos em 12 meses

Como a CPN Academia conquistou mais de 1.400 alunos em 12 meses

Inspire-se com a história de um dos nossos clientes e veja dicas poderosas para planejar a abertura do seu negócio.

piscina de escola de natação

Ter um negócio de sucesso é o grande objetivo de qualquer empreendedor. E quando se trata do mercado fitness, saúde e bem-estar, a régua está cada vez mais alta. Nesse cenário, absorver insights de referências que deram certo tem grande valor para a estratégia de uma empresa. E é por isso que trouxemos aqui a história da CPN Academia e algumas dicas sobre como montar uma escola de natação de sucesso. 

Como a CPN Academia conquistou mais de 1.400 alunos em 12 meses?

A verdade é que o sucesso da CPN foi concretizado a partir de uma série de iniciativas e investimentos em diferentes setores. Uma metodologia de ensino única, profissionais altamente capacitados, e o cuidado com a gestão da empresa foram alguns deles. Vem conhecer mais detalhes sobre esse case!

Como surgiu a CPN Academia?

Tudo começou em 1989, quando 10 irmãos decidiram montar uma escola de natação orientados por um único objetivo: promover saúde e bem-estar físico e mental.

O ambiente familiar contribui com a conexão dos alunos. E com uma metodologia única de ensino, baseada em um estudo pedagógico que possibilita aprendizado avançado, respeitando os limites e idade de cada um, a escola passou a oferecer uma completa rede de serviços: natação, hidroginástica, musculação e condicionamento físico. 

Como a CPN Academia conquistou novas unidades?

Para garantir o padrão de qualidade, a empresa apostou na capacitação constante dos seus profissionais, no cuidado para oferecer um atendimento personalizado e em uma equipe que cuida de perto da gestão do negócio. 

No entanto, mesmo com o time preparado, foi necessário investir em soluções diferenciadas para fazer a gestão das nove unidades espalhadas por São Paulo e dar foco à estratégia e sustentabilidade do negócio. 

Foi aí que começou a trajetória do Grupo CPN com a Tecnofit! E, segundo Cida Antunes, uma das sócias proprietárias da CPN, foi uma parceria de sucesso à primeira vista: “A Tecnofit se encaixou perfeitamente com o que estávamos buscando. O sistema atende muito bem todos os nossos serviços e nos libera o tempo que tanto precisamos para fazer uma gestão profissional”.   

Qual o impacto de um sistema de gestão no crescimento da CPN Academia?

Hoje, o Grupo utiliza quase todas as ferramentas do Sistema Tecnofit, principalmente a gestão financeira. Com ela é possível centralizar todas as informações e facilitar os processos burocráticos, permitindo um atendimento ainda mais completo e eficiente, tanto para os clientes ativos quanto para aqueles em potencial. 

Cida também nos contou sobre como a relação com os clientes mudou depois da utilização do Sistema Tecnofit: “O principal diferencial que deixa nossos clientes muito encantados é o fato do nosso sistema ter acesso a um aplicativo da academia, onde o aluno consegue verificar toda a situação de seu contrato e ter uma comunicação mais direta com a academia.” 

O resultado? Graças à gestão inteligente da Tecnofit, três das unidades da CPN receberam mais de 108 alunos novos por mês no último ano, indicando um crescimento de mais de 46% em alunos ativos.

Como montar uma escola de natação de sucesso?

A história da CPN Academia é uma ótima inspiração sobre como montar uma escola de natação de sucesso. E para também te ajudar a colocar a mão na massa e ter resultados tão grandes quanto os da CPN, listamos algumas orientações fundamentais! 

1. Conheça o mercado e defina o seu público

O estudo de mercado é primordial para a criação de uma empresa. Quando falamos sobre como montar uma escola de natação, avalie os concorrentes da sua cidade ou região; quais são seus pontos fortes e fracos e como você pode oferecer diferenciais perante a essas empresas; quais são as modalidades oferecidas nessas escolas; qual é o preço médio cobrado pelas aulas; e qual é o investimento necessário para abrir o negócio, por exemplo. 

O público que você deseja atingir também fará toda a diferença na hora de planejar a estrutura e modalidades das aulas. Você pretende focar na natação infantil? Ou quer abrir as portas para os treinos de alta performance? Faz sentido pensar em aulas de hidroginástica? Todas essas dúvidas devem ser respondidas para direcionar o seu foco. 

2. Planeje a localização e estrutura necessária

Conforme falamos, a definição do público também vai orientar a melhor escolha da localização da escola de natação. E o ideal é encontrar um local de fácil acesso, próximo a outros ambientes que o público-alvo costuma frequentar, com poder aquisitivo da população local coerente com o planejamento estratégico da sua empresa e com espaço suficiente para a estrutura necessária. 

E falando em estrutura, ela vai contemplar tanto o espaço físico da escola, que além das piscinas precisa contar com vestiários, recepção, departamento médico, sala para professores, administração, entre outros; quanto o mobiliário e equipamentos necessários para as aulas, como armários, chuveiros, iluminação e utensílios para a prática da atividade física, por exemplo. 

3. Faça a legalização do negócio

Para isso, em primeiro lugar é preciso definir a forma jurídica, que no caso das microempresas pode ser classificada como: sociedade simples, sociedade empresária e empresária. Depois é hora de elaborar o contrato social e registrar o negócio na Junta Comercial, Receita Federal, Previdência Social e Secretaria da Fazenda. 

Além de obter um CNPJ, é preciso solicitar a licença da Prefeitura Municipal, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e demais alvarás para iniciar o funcionamento da empresa. Apesar de muitas vezes ser um processo demorado e burocrático, a legalização da escola de natação é imprescindível para assegurar os direitos e deveres de todos os envolvidos. 

4. Contrate e capacite profissionais especializados

Os principais recursos humanos de uma escola de natação são os professores. Normalmente formados em Educação Física e regulamentados para lecionar as aulas de forma técnica e prezando pela qualidade de vida dos alunos. 

No entanto, além da contratação é importante promover a capacitação constante desses profissionais, a fim de garantir que estejam alinhados às tendências do mercado e especializados nas diferentes demandas que a escola pode receber. 

Além dos professores, uma escola de natação pode precisar de recepcionistas, zeladores, seguranças, administradores e outras funções de apoio de acordo com o tamanho e perfil do empreendimento. 

5. Faça a gestão inteligente da escola de natação

Independentemente do investimento ou motivação inicial, o principal objetivo de uma empresa é gerar lucro. E para isso, uma gestão administrativa e financeira bem feita é indispensável. Além de cuidar do fluxo de caixa, é preciso gerenciar a divulgação, atração e retenção de alunos, gestão de planos e cobranças, e por aí vai… 

É claro que não poderia faltar uma dica de ouro para te ajudar a garantir uma gestão sem complicações! Com o Sistema Tecnofit você consegue gerenciar desde a gestão financeira até a avaliação dos professores e comissionamento dos recepcionistas, por exemplo. Tudo isso de forma fácil e intuitiva. 

E o melhor, você pode fazer o teste agora mesmo! Que tal dar essa chance para a sua empresa? Quem sabe não é a sua história que vamos contar aqui no Blog da Tecnofit daqui a um tempo? 

Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })