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Como criar hashtags para academia – faça seus posts bombarem nas redes sociais!

Como criar hashtags para academia – faça seus posts bombarem nas redes sociais!

Conheça algumas técnicas e opções de hashtags para potencializar os resultados do seu negócio fitness online, atraindo mais seguidores e alunos.

hashtags para academia

Tem quem tenha aversão dessa ferramenta. E tem quem usa até demais! A utilização de hashtags nas redes sociais costuma ser polêmica. Mas a verdade é que, sabendo quando e como utilizá-las, as hashtags de academias podem ser excelentes aliadas para aumentar o alcance e visibilidade desse tipo de negócio, de forma orgânica. 

E para começar a entender como elas funcionam, é interessante considerar que, mais do que um simples “acessório” em uma publicação, as hashtags servem como “etiquetas” para categorizar imagens, vídeos, mensagens e legendas em determinados temas e categorias. 

Isso contribui para que o usuário encontre publicações de seu interesse, a partir de uma curadoria fácil e relevante (já que os primeiros posts a serem exibidos são aqueles com maior engajamento), o que também impacta positivamente na experiência das pessoas nas redes.

E, quando falamos na utilização de hashtags para academias, por exemplo, também trata-se de uma excelente oportunidade para alcançar um público maior e diferente – o qual a página dificilmente impactaria sem o investimento em mídia. 

Preparamos este artigo para que você possa entender um pouco mais sobre quando, como e porquê utilizar hashtags para as redes sociais de uma academia, com o objetivo de atrair mais seguidores e, possivelmente, mais alunos. Vem com a gente! 

Como as hashtags ajudam no alcance e na visibilidade da sua academia nas redes sociais

Por meio da categorização das publicações e organização do conteúdo, as hashtags de academias permitem que os posts de determinada página possam ser encontrados por um público mais amplo e qualificado. A ferramenta também contribui com o aumento da relevância das publicações em um mar de conteúdo de diferentes perfis. 

Além disso, as hashtags de academia também promovem mais visibilidade em caso de participações em tendências e desafios virais, impactando positivamente na interação e engajamento com os seguidores da sua página e demais usuários da rede social. 

Pesquisa de palavras-chave: identificando os termos mais relevantes para sua academia

Apesar da sua importância, a recomendação é usar hashtags de academias com moderação, para não confundir o público e impactar negativamente os resultados de busca. 

E uma boa dica para começar a planejar quais hashtags de academia usar, é listar as palavras-chave, ou seja, os termos mais relevantes para a sua empresa, colocando o consumidor em foco. Em outras palavras, imaginar quais são os termos que os usuários pesquisam, e que podem ser conectados com as suas publicações. 

Sugerimos iniciar esse processo listando desde as palavras mais gerais, como “academia”, “fitness”, “musculação”; até as mais específicas, pensando em uma estratégia de palavras-chave de cauda longa, na qual o usuário detalha com mais elementos aquilo que está procurando, facilitando a conexão com as suas publicações. 

Ferramentas de pesquisa de palavras-chave para hashtags de academia

Um segundo passo para definir as melhores hashtags para academia é usar ferramentas de pesquisa de palavras-chave. É possível encontrar uma série de opções no mercado, desde as gratuitas até as pagas. Listamos abaixo algumas delas: 

  • Photerloo: o site usa a inteligência artificial para gerar palavras-chave e hashtags do Instagram a partir do conteúdo de uma foto. 
  • All Hashtag: permite gerar, criar, analisar e pesquisas as principais hashtags relacionadas a determinado tema ou categoria. 
  • Hashtagify: oferece dados e informações em tempo real sobre qualquer hashtag publicada no Twitter e Instagram, ajudando a descobrir tendências e monitorar posts de concorrentes e influenciadores relevantes para a sua estratégia de marketing. 
  • Ritetag: também considera como base o engajamento em tempo real para sugerir hashtags “quentes”, banidas ou usadas com frequências no Instagram. 
  • Sistrix: usa mais de 15 bilhões de combinações e quase 8 milhões de hashtags atualizadas regularmente, destacando todas as opções relevantes para termos já usados nas suas publicações. 
  • Daily Purpose: além das recomendações de hashtags relacionadas às palavras-chave, a ferramenta oferece estatísticas, como o número de postagens, países e cidades onde é mais utilizada. 
  • HashTagsForLikes: tem um recurso de análise para identificar as melhores opções de hashtag e acompanhar a performance das publicações. 
  • #HashMe: é um aplicativo disponível para IOS que permite fazer um upload de fotos e pesquisar hashtags com entrada de texto.  

Estratégias para ajudar a escolher hashtags para academia

Além de listar as palavras-chave relacionadas a sua academia e fazer uma busca das mais relevantes em ferramentas especializadas, há ainda uma série de estratégias que podem contribuir com o melhor uso de hashtags na sua academia. Detalhamos algumas a seguir: 

Crie hashtags exclusivas para campanhas específicas da academia

Para facilitar que mais usuários possam encontrar e engajar em iniciativas específicas da sua academia, você pode usar hashtags relacionadas a campanhas promocionais, eventos ou benefícios personalizados nas suas publicações, como #ClubeDeVantagens, por exemplo. 

Incorpore palavras-chave locais nas hashtags para academias

Essa é uma estratégia para buscar segmentar o seu público de acordo com as possíveis pesquisas por hashtags de academias. Por meio dela, é possível alcançar perfis mais relevantes e direcionados, com mais chances de conversão, como #AcademiaCuritiba. 

Utilize hashtags de tendências relacionadas à saúde e fitness

Acompanhar as tendências wellness e de novidades relacionadas à saúde e relacioná-las às suas publicações, com o uso de hashtags, pode ajudar a evidenciar a relevância da sua academia como especialista no assunto. 

Integrando hashtags em legendas, bios e descrições de postagens

Você pode usar hashtags de academias em legendas de publicações, descrições e até mesmo no espaço destinado à bio do Instagram, por exemplo. Dessa forma é possível incluir suas postagens e perfil na curadoria dos usuários, aumentando a visibilidade orgânica. 

Encorajando a participação dos seguidores com hashtags

Outra excelente maneira de usar hashtags em academias é convidando os alunos a compartilharem sua experiência, desafios e resultados usando uma hashtag em comum, como #TreinoDoDia, por exemplo – o que contribui para criar uma comunidade engajada com a sua marca e empresa.

Parcerias e colaborações: utilizando hashtags compartilhadas

Também é indicado seguir e acompanhar personalidades, influenciadores, grandes redes fitness e até mesmo concorrentes para colaborar com parceiros e outras empresas relacionadas ao universo fitness, por meio de hashtags compartilhadas, as quais têm potencial de unir forças para aumentar a exposição e impactar também os seguidores dessas outras páginas. 

Incorporando hashtags em diferentes plataformas de redes sociais

Outro segredo para o sucesso do uso de hashtags de academias é personalizar essa ferramenta de acordo com as melhores práticas de redes sociais. Afinal, as regras nem sempre são as mesmas para cada plataforma, público e formato de conteúdo. Conheça alguns exemplos: 

Estratégias para Instagram: aproveitando o poder das hashtags no Instagram Stories

Nos Stories do Instagram há o recurso de adicionar uma hashtag por meio de um sticker. Essa é a única forma de acompanhar o desempenho da hashtag. Com isso, mais usuários podem conferir o conteúdo publicado neste formato, aumentando a visibilidade. 

Vale o ponto de atenção:quando essa ferramenta é usada no texto aplicado por cima de uma foto ou vídeo, ela não se torna “pesquisável”. 

Otimizando hashtags para vídeos e conteúdo visual no TikTok e YouTube

No caso de TikToks, as hashtags são muito usadas para categorizar as famosas “trends”. Ou seja, conteúdos específicos usando determinada música ou áudio que viralizam na plataforma.

No YouTube, por sua vez, as hashtags são usadas como etiquetas na descrição do vídeo para facilitar que o conteúdo seja encontrado por diferentes públicos interessados no assunto. 

Maximizando o alcance orgânico com hashtags no Facebook e Twitter

As hashtags de academias também podem ser usadas no Twitter e Facebook, para aumentar o potencial de visibilidade de uma publicação. E a dica aqui é: não exagerar. Principalmente por conta do espaço limitado para as mensagens, no caso do Twitter. 

Além disso, os Trending Topics do Twitter são definidos por meio do uso de palavras-chaves mais volumosas em publicações na ferramenta em determinado dia, o que também inclui o uso de hashtags. 

Lista de 60 hashtags para você utilizar em suas redes sociais

Agora que você já conhece algumas dicas sobre como escolher as melhores hashtags de academia para usar nas suas redes sociais, preparamos uma lista para você utilizar ou se inspirar de acordo com o objetivo de cada publicação. Confira: 

Hashtags gerais

  • #academia
  • #gym
  • #fitness
  • #treino
  • #treinopesado
  • #musculacao
  • #atividadefisica
  • #exerciciofisico
  • #bemestar
  • #saudavel
  • #qualidadedevida
  • #foco
  • #determinacao
  • #superacao
  • #motivacao
  • #vidasaudavel
  • #esporte
  • #saude
  • #dieta
  • #nutricao

Hashtags específicas

  • #hiit
  • #crossfit
  • #pilates
  • #yoga
  • #funcional
  • #abdominal
  • #cardio
  • #corrida
  • #natacao
  • #ciclismo
  • #treinoemcasa
  • #treinodeacademia
  • #musculacaofeminina
  • #musculacaomasculina
  • #terceiraidade
  • #emagrecimento
  • #definicao
  • #hipertrofia
  • #saudemental
  • #qualidadedevida

Hashtags por localização

  • #academiaemcuritiba
  • #gymcuritiba
  • #fitnesscuritiba
  • #treinocuritiba
  • #musculacaocuritiba
  • #atividadefisicacuritiba
  • #exerciciofisicocuritiba
  • #bemestarcuritiba
  • #saudecuritiba
  • #vidasaudavelcuritiba

Hashtags de tendências

  • #treinoparainiciantes
  • #desafio30dias
  • #sejaofit
  • #semdesculpas
  • #boracomecar
  • #treinomoda
  • #veraosemneura
  • #projetoverao
  • #foconaverao
  • #dicadetreino

A importância da consistência na utilização de hashtags para academia

Um dos segredos do engajamento nas redes sociais é a consistência. E com o uso de hashtags para academias não é diferente! É importante estabelecer uma presença sólida, o que também vai contribuir com a relevância das hashtags criadas e usadas nas publicações. 

O uso de hashtags consistente também contribui com a construção de uma identidade facilmente identificável pelos seus seguidores, aumentando o reconhecimento de marca e engajamento do público-alvo – fazendo com que eles também possam usar esses recursos nas publicações pessoais. 

Tudo isso impacta no crescimento e sucesso das redes sociais da sua academia e, consequentemente, nos resultados do negócio! 

Monitoramento de concorrentes: aprendendo com suas hashtags populares

O benchmarking das hashtags de academia pode ser uma excelente estratégia para avaliar diferentes possibilidades de maximizar a visibilidade do seu negócio. Por meio dessas publicações é possível entender o comportamento dos seguidores de outras páginas, as estratégias de engajamento e até mesmo identificar tendências, as quais sua academia também pode estar inserida. 

Além do aprendizado, esse monitoramento contribui para a criação de um planejamento de redes sociais competitivo e eficaz para a sua academia. 

Testando e refinando suas hashtags: analisando métricas e ajustando a estratégia

Outra dica essencial no uso de hashtags para academia é não se limitar à definição de uma única combinação. É preciso testar, monitorar os resultados de alcance, engajamento e impressões (fornecidos pelas próprias plataformas) e fazer as mudanças necessárias para obter um desempenho ainda melhor. 

Utilize a lista compartilhada neste artigo para experimentar diferentes variações e acompanhar o impacto das postagens e do engajamento na página. 

E, para ficar por dentro de outras dicas e estratégias sobre como melhorar os resultados da sua empresa fitness, continue acompanhando o blog e as redes sociais da Tecnofit! 

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