10160
IA para Negócios Fitness: O Guia Completo para Gestores

IA para Negócios Fitness: O Guia Completo para Gestores

Conheça os principais benefícios da Inteligência Artificial para academias, box e studios e como se preparar para integrar esse tipo de solução para melhorar a gestão da sua empresa!!

ia para negócios fitness

Desde o lançamento do ChatGPT, um chatbot desenvolvido pela empresa OpenAI em 2022, o assunto “Inteligência Artificial” tem feito cada vez mais parte de rodas de conversa por todo canto. Por mais que as soluções de IA já estivessem muito mais presentes em nossas rotinas do que imaginamos, o Chat gerou uma série de inquietudes em todos os setores. E as discussões sobre IA para negócios fitness não ficaram de fora!

Seja para otimizar processos operacionais e burocráticos, gerar dados para a prescrição de treinos personalizados ou sugerir soluções para reabilitação, as ferramentas de IA para negócios fitness já fazem parte da nossa realidade. 

É claro que, na teoria, tudo parece muito mais fácil. Afinal, questões técnicas, privacidade, acessibilidade de dados e confiabilidade ainda são algumas limitações da Inteligência Artificial. Mas, quando falamos em IA para negócios fitness, o desafio é do mesmo tamanho que a oportunidade. 

Por isso, por maiores e mais genuínas que sejam as preocupações em torno do tema, fato é que os gestores fitness devem aprender a se relacionar com essa tecnologia para garantir a competitividade do negócio e a melhor experiência para os seus alunos. E o quanto antes, melhor!

Com isso em mente, preparamos este artigo com os principais benefícios e dicas para preparar a chegada da IA para negócios fitness na sua empresa. De quebra, ainda trouxemos soluções inovadoras do Sistema Tecnofit para incluir na gestão do seu negócio. Vem saber mais! 

Benefícios da IA para negócios fitness

Em geral, as soluções de Inteligência Artificial vieram para promover a otimização de processos, atendimento personalizado e eficiente, respostas rápidas e padronizadas, segurança e melhoria na experiência dos clientes. 

Quando falamos em IA para negócios fitness, o cenário é ainda mais promissor. Afinal, a Inteligência Artificial voltada para esse universo tem um papel importante na democratização e transformação no acesso e uso de informações sobre hábitos mais saudáveis. 

Listamos abaixo alguns detalhes sobre o potencial de impacto positivo da IA para negócios fitness. Confira: 

Personalização da experiência do cliente 

Segundo o estudo ACSM Worldwide Fitness Trends, o treinamento personalizado marca presença na lista de tendências do mercado fitness desde 2007. Isso envolve abordagens individualizadas, testes de condicionamento físico, definição de metas e implementação de programas personalizados, por exemplo. 

Todas essas ferramentas e estratégias podem ser impactadas – e facilitadas – por meio da IA para negócios fitness, atuando na reprodução de padrões de comportamento e informações por meio de dispositivos e programas computacionais.

Criação de treinos personalizados 

Por meio de ferramentas de Inteligência Artificial, os alunos podem oferecer informações sobre suas expectativas, metas, histórico médico, limitações e nível de condicionamento físico – as quais são transformadas em algoritmos, por meio da identificação de correlações entre esses dados e tipos de treino existentes. 

Na prática, a IA cruza informações semelhantes em um banco de dados, oferecendo sugestões de treino personalizadas de acordo com o perfil do aluno. Essa abordagem permite aumentar o envolvimento, motivação e probabilidade de alcançar resultados ainda mais eficazes. 

Atendimento ao cliente personalizado 

Também por meio da repetição de comportamentos humanos presentes numa base de dados, a IA pode contribuir com a criação de robôs que facilitam o atendimento personalizado a qualquer hora do dia. 

E engana-se quem pensa que o atendimento da IA se limita a respostas simples. Existem soluções mais avançadas que podem contribuir com a correção de posturas, seleção de exercícios mais apropriados, refino na técnica de movimento, entre outros. 

Otimização da gestão do negócio 

As vantagens da IA para negócios fitness citadas anteriormente envolvem, principalmente, a otimização da experiência dos alunos. Mas a Inteligência Artificial também está recheada de benefícios para a gestão de um negócio fitness. Conheça os principais campos de atuação:

Automação de tarefas repetitivas 

Na administração de uma academia, box de Crossfit ou studio há uma série de tarefas que podem ser automatizadas e otimizadas por meio da IA para negócios fitness. Entre elas: agendamento de aulas, controle de estoque, envio de mensagens de cobrança, entre outros. 

E o fluxo é basicamente o mesmo das soluções para alunos: é criada uma base padronizada de sequências de ações, a qual é automatizada por meio da criação de algoritmos de Inteligência Artificial. 

Análises de dados e insights 

A IA para negócios fitness também pode ser aplicada na hora de mensurar dados estratégicos. Por meio de um sistema é possível centralizar todas as informações financeiras, administrativas e de gestão em um só lugar. 

E, com a criação de padrões e cruzamento de dados, a Inteligência Artificial gera relatórios completos e automatizados para que os gestores recebam insights importantes para a tomada de decisão. 

Melhoria da eficiência operacional 

A eficiência operacional de uma empresa consiste na busca pela melhora na produtividade sem perder a qualidade do serviço. Isso pode ser feito por meio da otimização de processos – contando com a Inteligência Artificial, além de técnicas de gestão. 

Melhorar a eficiência operacional significa economia de tempo, recursos operacionais e dinheiro. O que, consequentemente, contribui com resultados positivos para a empresa!

Marketing e vendas mais eficazes 

A IA para negócios fitness também pode ter impacto positivo na estratégia de marketing e vendas dessas empresas, permitindo uma abordagem mais personalizada, econômica e eficiente, orientada a partir de dados e objetivos padronizados – seja para atrair, converter e fidelizar clientes. 

Criação de campanhas personalizadas 

A Inteligência Artificial permite a análise do comportamento de grandes volumes de clientes, gerando dados como: histórico de compras, preferências por produtos ou serviços, interações em redes sociais e engajamento em páginas digitais. 

Por meio dessas informações – e, como o conhecimento claro do público-alvo da sua empresa, é possível estreitar a estratégia para criar campanhas personalizadas de acordo com necessidades específicas, as quais contribuem com a eficiência dos resultados

Peça ajuda da IA para entender o público e segmentar melhor as campanhas 

A utilização de algoritmos de Inteligência Artificial para analisar dados comportamentais e demográficos, fica muito mais fácil segmentar o público-alvo para determinadas campanhas. Isso porque os dados auxiliam nas escolhas corretas de direcionamento de esforços de marketing e comunicação para os clientes com maior probabilidade de conversão. 

Aumento da taxa de conversão 

A lógica inversa é a mesma! Com campanhas personalizadas e segmentadas, a chance de encontrar pessoas com maior probabilidade de conversão é maior – aumentando esse índice. A IA também permite otimizar e mudar campanhas em tempo real, com base na performance da estratégia, ajustando elementos de segmentação para obter o melhor retorno possível. 

IA na ajuda para nutrir leads e vendas 

Com bots e jornadas de alimentação de leads personalizadas é possível oferecer um suporte eficiente e estratégico para a nutrição de leads – seja com respostas a perguntas comuns ou envio de conteúdo padronizado. Além de otimizar o trabalho do time de vendas, isso também proporciona uma experiência melhor e mais rápida aos clientes, impulsionando os resultados. 

Como estar preparado para a IA para negócios fitness?

O primeiro passo para se preparar para implementar soluções de IA para negócios fitness na sua empresa é abraçar ao invés de rejeitar. A Inteligência Artificial é realidade e, cada vez mais, vai fazer parte das nossas vidas em todos os setores. Quanto antes os gestores fitness souberem como lidar com essas soluções, melhor serão os resultados.

Por isso, nossas dicas envolvem: estudar, conhecer e testar! Até que as ferramentas de IA tornem-se familiares e as decisões humanas, cada vez mais estratégicas. 

IA para negócios fitness integrada ao Sistema Tecnofit 

Algumas das soluções citadas neste artigo – como mensagens de cobrança automatizada, tarefas operacionais otimizadas e geração de relatórios promovidas pela IA podem ser encontradas nas plataformas de gestão da Tecnofit. Além disso, detalhamos abaixo mais algumas funcionalidades do Sistema Tecnofit relacionadas à Inteligência Artificial. Conheça:

IA para ajudar a escrever a mensagem perfeito para os alunos 

De forma simples, rápida e com poucos cliques é possível personalizar mensagens automáticas para os alunos da sua academia. Basta informar o tema, o canal de divulgação, o conteúdo da mensagem e ativá-la. Assista a este vídeo para saber como funciona na prática!

Configuração do WOD em apenas um clique 

A IA também permite a criação de treinos e WODs de forma muito mais rápida e automática. Basta cadastrá-lo e compartilhá-lo com seus alunos. Quer mais? Eles também podem contribuir com o banco de dados informando tempo de treino e outras informações relevantes para a tomada de decisão. Confira como funciona. 

IA no WhatsApp para trazer informações sobre o seu negócio

Com o Sistema Tecnofit, a Inteligência Artificial também pode ser usada para que os gestores tenham informações rápidas e confiáveis sobre a gestão do seu negócio por meio do WhatsApp. E tudo isso numa linguagem simples, natural e acessível. Saiba mais assistindo a este vídeo. 

Conclusão

Esperamos que este artigo tenha contribuído para esclarecer alguns benefícios práticos sobre a IA para negócios fitness e o potencial impacto positivo sobre a gestão da sua empresa. Além, é claro, da melhoria na experiência dos alunos. 

Aproveite para fazer um teste gratuito do Sistema Tecnofit e comprove como maximizar as vantagens da IA com uma solução completa e personalizada para esse tipo de negócio!

Acelere os resultados do seu negócio fitness com Tecnofit!
Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })