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Plano recorrente ne academia: o que é, tipos e como implantar
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Plano recorrente ne academia: o que é, tipos e como implantar

Conheça uma das formas de pagamento mais comuns e benéficas para academias e estabelecimentos fitness, além de dicas sobre como aplicá-la no seu negócio!

plano recorrente para academia

Conhecer o que é um plano recorrente para academia e seus benefícios para a previsibilidade, controle e fidelização faz parte do segredo do sucesso de empreendedores fitness! Isso porque, em mercados com impacto de sazonalidade, todo tipo de estratégia que contribua com a garantia de receita é uma nova chance de obter excelentes resultados. 

Pensando nisso, além de explicar o que é plano recorrente de academia, neste artigo, trouxemos uma série de dicas para usá-lo e garantir as vantagens dessa ferramenta tanto para os seus clientes, quanto para o seu negócio. Continue acompanhando para saber mais! 

O que é um plano recorrente de academia?

Trata-se de uma alternativa de pagamento – em geral, com uma porcentagem de desconto – na qual a cobrança é feita de forma automática via cartão de crédito, boleto ou outro formato. 

É como um sistema de assinatura, como o NetFlix ou Spotify, por exemplo, em que o cliente não precisa se preocupar em fazer a compra do serviço todos os meses, já que o valor é cobrado com recorrência. 

Mas para entender melhor o que é o plano recorrente de academia, um exemplo vai bem!. Consideramos que o valor do plano anual de uma academia é R$ 1.800,00. Nessa modalidade, a cada 30 dias, o aluno será cobrado de forma automática o valor de R$ 150, mesmo que o limite do cartão de crédito do aluno seja inferior ao valor total do plano. 

Isso porque as parcelas funcionam como compras únicas. E, a cada mês, o valor do plano é renovado. O mesmo funciona com planos semestrais, trimestrais ou personalizados, por exemplo. A principal diferença está na porcentagem de desconto oferecida pela academia para cada uma das modalidades. 

Quais são os tipos de planos recorrentes para academia?

Dependendo das modalidades, carga horária e perfil da academia, são várias as opções de planos recorrentes oferecidos. Abaixo listamos os mais comuns: 

Por periodicidade de pagamento

Os planos recorrentes podem ser divididos pelo tempo de contratação do serviço de uma academia. Em geral, esses estabelecimentos oferecem opções de pagamento mensal, trimestral, semestral ou anual, conforme detalhamos abaixo: 

Mensal

Um dos planos recorrentes mais comuns em academias, onde o aluno é cobrado de forma automática a cada 30 dias de uso ao serviço. Em geral, o plano pode ser cancelado de um mês para o outro sem multas ou cobranças extras. No entanto, a parcela de desconto concedida costuma ser menor. 

Trimestral

Por conta da previsibilidade do pagamento de três meses, as academias costumam oferecer melhores condições para quem contrata o plano trimestral – o qual implica no uso dos serviços do estabelecimento por três meses. O valor pode ser diluído entre o período para pagamento mensal. 

Semestral

Corresponde ao uso dos serviços durante seis meses, seguindo a mesma lógica dos planos anteriores. Como consequência ao período de contrato, os valores costumam ser ainda melhores. 

Anual

Para a empresa, esse é o plano mais vantajoso, considerando a previsibilidade de receita de um ano. Em contrapartida, o desconto para atrair os alunos para esse plano deve ser bastante atrativo. Em alguns casos, o valor total é diluído entre os meses, sem impactar o limite de crédito do cliente. 

Por serviços inclusos

Outra forma de oferecer planos recorrentes de academia aos alunos é por meio de pacotes de serviços inclusos, seja com acesso ao espaço de musculação, aulas coletivas, programas de treino personalizados com personal trainers e até mesmo acesso ao estacionamento gratuito, por exemplo. Nessa modalidade, os planos costumam ser divididos em: básico, completo ou personalizado, conforme explicamos a seguir!

Básico

Principalmente em academias que oferecem várias modalidades, é interessante oferecer planos com acesso limitado aos serviços – como apenas a musculação, por exemplo. Dessa forma, os alunos com essa necessidade podem fazer a contratação a partir de um valor mais acessível. O plano básico também pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual. 

Completo

Por outro lado, o acesso completo a todos os serviços da academia por um único valor também pode ser uma ótima oferta para alguns alunos. Por isso, vale criar um pacote recorrente e oferecer descontos exclusivos para os clientes que optarem por essa alternativa.

Personalizado

Algumas academias também podem personalizar seus planos recorrentes, com a inclusão de modalidades ou necessidades específicas. O tempo de recorrência e desconto na mensalidade depende da proposta oferecida. 

Qual a diferença entre crédito online e recorrência?

Conforme explicamos anteriormente, a recorrência de pagamento – ou plano recorrente – é uma forma de pagamento comumente feita via cartão de crédito, em que o sistema cobre o valor da parcela mensal, que é parte do valor total do plano contratado. Esse tipo de pagamento não considera o valor total do plano como limite do cartão e é debitado como se fossem compras únicas todos os meses. 

Agora, o crédito online funciona como se fosse uma cobrança via maquininha física do cartão de crédito, só que de forma online – usando o limite do cartão de crédito do aluno. 

Para o estabelecimento, no crédito online, será recebido o valor por padrão de data de crédito, conforme o número de vezes transacionados no cartão, dentro dos prazos padrões da adquirente, sendo normalmente de 30 dias para 1x no crédito até 360 dias para parcelamento em 12x. 

Quais as vantagens de um plano recorrente?

Garantia de receita, previsibilidade e fidelização são algumas das vantagens de oferecer o plano recorrente de academia. Mas para os alunos, essa modalidade de pagamento também costuma ser bastante benéfica. Conheça as principais vantagens de um plano recorrente de academia a seguir: : 

Não usa limite do cartão de crédito

Depois do valor promocional de um plano recorrente, talvez essa seja uma das vantagens mais atrativas para os alunos, principalmente para estudantes ou pessoas que, por algum motivo, não conseguem ou não querem ter um limite muito alto no cartão de crédito. É como se eles renovassem a compra dos serviços de uma academia todos os meses. 

Aumento das vendas

Saber o que é o plano recorrente de academia pode ser uma ótima oportunidade de negociação nas estratégias de vendas, como parte das vantagens de praticar exercício físico de forma constante e fidelizar no estabelecimento. Essa tática tende a garantir previsibilidade na receita para o negócio. 

Personalização de planos

Ninguém conhece tão bem o seu público-alvo quanto os empreendedores fitness. E o plano recorrente personalizado pode ser mais uma forma de criar uma experiência diferenciada para os alunos, considerando suas necessidades, limitações e características, potencializando os índices de fidelização. 

Aumenta a retenção 

As vantagens dos planos recorrentes costumam ser importantes para que os alunos tornem-se clientes fiéis à academia ou espaço fitness. No entanto, vale ressaltar que o plano recorrente não é o único responsável pela retenção dos alunos – é preciso investir em uma experiência positiva em todos os pontos de contato do cliente com a academia para garantir o alto nível de satisfação e fidelização. 

Previsibilidade da receita

A previsão da receita nas academias, promovida pelos planos recorrentes, ajuda a criar planejamentos financeiros a longo prazo, mitigar riscos e projetar investimentos, com a garantia de que os custos serão cobertos. 

Redução na inadimplência

Por ser um formato de cobrança automática, o plano recorrente de academia evita que os alunos esqueçam de fazer o pagamento da mensalidade, garantindo estabilidade na receita e reduzindo a chance de inadimplência. 

Redução do Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Fidelizar clientes é muito mais econômico do que atrair novos. Por isso, planos recorrentes, com contratos a longo prazo, ajudam a otimizar o investimento, reduzindo o Custo de Aquisição de Clientes – o qual pode ser redirecionado para outras questões estratégicas para o negócio. 

Automatização de cobranças 

A recorrência torna o processo de cobrança muito mais fácil, rápido e prático. Por meio da automatização, os erros operacionais são evitados e as horas são otimizadas, permitindo que a gestão possa dar foco às decisões estratégicas para o negócio

Como criar um plano recorrente para sua academia?

Agora que você conhece um pouco mais sobre o que é um plano recorrente, quais os tipos e seus benefícios, é hora de saber como aplicá-los. Preparamos um passo a passo abaixo:

1. Decida quais tipos de assinaturas serão oferecidos

Antes de qualquer coisa é preciso identificar as melhores opções de planos para o seu estabelecimento. Apesar das alternativas, verifique aquilo que realmente faz sentido para o seu negócio. Existem alguns estabelecimentos que oferecem apenas o plano anual como alternativa de desconto, por exemplo. Tudo depende do seu planejamento financeiro, perfil de alunos e objetivos com o plano recorrente. 

2. Defina qual será o valor de cada plano

Precificar é o segundo passo! Para isso, além de identificar os serviços que farão parte de cada plano, é interessante considerar um desconto atrativo para, de fato, garantir a adesão dos seus alunos. Quanto maior o período de recorrência, melhor devem ser as condições de pagamento. 

3. Selecione os meios de pagamento para as assinaturas

Débito em conta, cartão de crédito, boleto bancário ou até mesmo o pix. São várias as opções disponíveis para a cobrança dos planos recorrentes. Avalie, de acordo com o perfil dos seus clientes, aquela que faz mais sentido para o seu negócio e certifique-se de ter todas as ferramentas e recursos disponíveis para oferecê-la.

4. Elabore contratos

É fundamental saber que o pagamento de um plano recorrente não dá a garantia de que o serviço será pago até o final do período definido. Por isso, elabore um contrato para cada aluno de acordo com a opção de plano escolhida, deixando claro quais são os serviços, valores, período e forma de pagamento, além de outras questões necessárias para o seu negócio. 

Temos algumas dicas especiais para a elaboração de contratos, considerando a segurança para você, seu negócio e para os alunos. Confira: 

Contratos bem detalhados

Não são todas as pessoas que têm facilidade em tratar com burocracias, termos e linguagens contatuais. Por isso, certifique-se de descrever de forma completa e detalhada cada um dos serviços que estão contemplados nos planos recorrentes, incluindo o acesso às instalações, horários, participações de aulas e uso de equipamentos, por exemplo. 

Além disso, especifique de forma clara e objetiva os valores e condições de pagamento, com detalhes como vencimento, termos de cancelamento, prazo para aviso prévio, taxas e outros procedimentos de solicitação de rompimento do contrato. 

Esclareça, também, as responsabilidades de ambas as partes, como regras de utilização dos equipamentos e comportamento na academia, segurança e danos causados a qualquer tipo de instalação. 

Expectativas definidas

O contrato nada mais é do que um documento que estabelece os combinados entre pessoas físicas e jurídicas, de acordo com as expectativas alinhadas no oferecimento de algum produto ou serviço, no caso de academias, por exemplo. 

Sendo assim, é fundamental que os alunos tenham espaço para tirar qualquer tipo de dúvida e alinhar suas necessidades de forma clara e transparente, antes mesmo da assinatura do contrato. Isso pode ajudar a evitar qualquer conflito e mal-entendido no futuro. 

Proteção jurídica

Por fim, certifique-se de que o contrato esteja em conformidade com as leis e regulamentações necessárias, como proteção de dados pessoais, direito do consumidor, entre outras normas. 

Inclua também as disposições para resolução de conflitos e invista um momento adequado para revisões periódicas, para manter a validade jurídidica do contrato ao londo do tempo. Se necessário, conte com um profissional especializado para apoiar nessa revisão. 

1. Planeje uma rotina de análises de pagamentos

Mesmo com a automatização, o monitoramento dos pagamentos precisa ser incluído na rotina administrativa do seu negócio. Para isso, identifique a melhor forma de fazer a gestão dos pagamentos para avaliar o funcionamento e revisão constante do processo. 

2. Divulgue as alternativas e esclareça dúvidas

Apesar de ser uma lógica simples e muito comum em diversos mercados, alguns alunos ainda têm receio de aderir ao pagamento recorrente. Por isso, crie materiais de divulgação claros com as explicações sobre os formatos de plano oferecidos e busque esclarecer todas as dúvidas dos seus clientes. 

3. Selecione uma plataforma de pagamento e gestão

Oferecer um plano recorrente de academia demanda que você conte com uma ferramenta de para automatizar a cobrança, seja qual for o formato escolhido. Isso vai garantir que erros de cobrança sejam evitados, para que todas as vantagens do plano recorrente possam ser garantidas da melhor forma possível

4. Sistema de gestão adequado

E os resultados podem ser ainda mais positivos com um sistema de automatização de cobranças recorrentes alinhado à gestão completa do negócio. E a nossa dica é o Sistema Tecnofit, o mais completo e líder do mercado brasileiro. 

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Por que o pagamento recorrente é um aliado da academia no inverno?

Desde o início deste artigo, abordamos o plano recorrente como uma das formas de garantir a receita para academias mesmo em momentos de sazonalidade. E o inverno é, certamente, um desses momentos, em que os alunos costumam cancelar seus planos ou deixar de frequentar a academia. Saiba como esse método de pagamento pode contribuir com os resultados do negócio neste período: 

Combate à sazonalidade

A sazonalidade, em academias, indicam os períodos de tempo com oportunidades ou riscos para as vendas do negócio. No caso do inverno, muitas pessoas tendem a deixar de realizar atividade física por conta das baixas temperaturas – ou não procurar a academia neste período. 

Neste caso, os planos recorrentes ajudam a estabilizar a receita, com o pagamento constante e consistente da mensalidade dos seus membros, mesmo com a baixa no engajamento. 

Motivação e fidelização

O plano recorrente também é uma forma de incentivar os alunos a continuarem frequentando a academia mesmo no inverno, já que eles estão comprometidos financeiramente a longo prazo. Como o valor “já está pago”, os alunos tendem a se sentir influenciados a fazerem a sua parte para a manutenção da saúde e bem-estar nesse estabelecimento fitness!

Planejamento financeiro

Por fim, conforme abordamos ao longo de todo o artigo, o plano recorrente ajuda os empreendedores a terem uma previsão de receita garantida, mesmo nos períodos mais frios do ano. E isso contribui com uma gestão muito mais fácil dos custos operacionais, investimentos, contratações e demais planejamento financeiros da academia, buscando melhores resultados para o negócio e uma melhor experiência para os alunos.

Conclusão

E aí, tudo pronto para implementar um plano recorrente na sua academia? Recomendamos que você acesse o site da Tecnofit para conhecer melhor a ferramenta e entender como ela pode ser uma aliada neste processo! 

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