9183
Plano recorrente ne academia: o que é, tipos e como implantar

Plano recorrente ne academia: o que é, tipos e como implantar

Conheça as vantagens dessa modalidade, tanto para a empresa, quanto para o aluno e saiba como aplicá-la da melhor forma para o seu negócio.

cliente fazendo pagamento recorrente na academia

Previsibilidade, controle, fidelização. Palavras como essas costumam ser música para os ouvidos de empreendedores fitness. Em mercados com impacto da sazonalidade, todo tipo de ferramenta que contribua com a redução do impacto na receita é uma nova chance de sucesso. Um ótimo exemplo é o uso do plano recorrente de academia. 

Cada vez mais o plano recorrente é uma alternativa para fidelizar clientes. Não apenas no mercado fitness, mas em todo serviço que possa ser oferecido por meio de um sistema de assinatura. As vantagens vão além da garantia de receita. Na verdade, quem consome também costuma ter benefícios importantes. 

Por isso, neste artigo, trouxemos algumas respostas sobre o que é, quais são os principais formatos e como implementar o pagamento via plano recorrente de academias. Fique por dentro! 

O que é plano recorrente na academia?

Trata-se de uma alternativa de pagamento – em geral, com uma porcentagem de desconto – na qual a cobrança é feita de forma automática via cartão de crédito, boleto ou outro formato. É como um sistema de assinatura: o cliente não precisa se preocupar em fazer a compra do serviço todos os meses, já que o valor é cobrado com recorrência. 

Como funciona o plano recorrente na academia?

Em academias, o pagamento recorrente significa a cobrança das parcelas de mensalidade de forma automática para o uso do serviço contratado, de acordo com um período definido.

É diferente do parcelamento, em que o valor total é considerado no limite de crédito do cartão, e as parcelas são debitadas de acordo com o período de cobrança. A recorrência não considera o valor integral do contrato de uma só vez no cartão – esse formato está muito mais relacionado a um serviço de streaming, como Netflix ou Spotify, por exemplo. 

Quais são os tipos de planos recorrentes para academia?

Dependendo das modalidades, carga horária e perfil da academia, são várias as opções de planos recorrentes oferecidos. Abaixo listamos os mais comuns: 

Mensal

Um dos planos recorrentes mais comuns em academias, onde o aluno é cobrado de forma automática a cada 30 dias de uso ao serviço. Em geral, o plano pode ser cancelado de um mês para o outro sem multas ou cobranças extras. No entanto, a parcela de desconto concedida costuma ser menor. 

Trimestral

Por conta da previsibilidade do pagamento de três meses, as academias costumam oferecer melhores condições para quem contrata o plano trimestral – o qual implica no uso dos serviços do estabelecimento por três meses. O valor pode ser diluído entre o período para pagamento mensal. 

Semestral

Corresponde ao uso dos serviços durante seis meses, seguindo a mesma lógica dos planos anteriores. Como consequência ao período de contrato, os valores costumam ser ainda melhores. 

Anual

Para a empresa, esse é o plano mais vantajoso, considerando a previsibilidade de receita de um ano. Em contrapartida, o desconto para atrair os alunos para esse plano deve ser bastante atrativo. Em alguns casos, o valor total é diluído entre os meses, sem impactar o limite de crédito do cliente. 

Personalizado

Algumas academias também podem personalizar seus planos recorrentes, com a inclusão de modalidades ou necessidades específicas. O tempo de recorrência e desconto na mensalidade depende da proposta oferecida. 

Básico

Principalmente em academias que oferecem várias modalidades, é interessante oferecer planos com acesso limitado aos serviços – como apenas a musculação, por exemplo. Dessa forma, os alunos com essa necessidade podem fazer a contratação a partir de um valor mais acessível. O plano básico também pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual. 

Completo

Por outro lado, o acesso completo a todos os serviços da academia por um único valor também pode ser uma ótima oferta para alguns alunos. Por isso, vale criar um pacote recorrente e oferecer descontos exclusivos para os clientes que optarem por essa alternativa.

Qual a diferença entre crédito recorrente e débito recorrente?

Para simplificar, vale dizer que o débito recorrente é um nome diferente para a compra parcelada, em que o valor total é cobrado pela operadora de um cartão de crédito, e as parcelas são debitadas mensalmente. 

No caso do crédito recorrente, não há impacto no limite do cartão. Afinal, trata-se de um pagamento instantâneo. A cobrança será feita apenas na data decidida pelo cliente e empresa na hora da contratação. 

Quais as vantagens de um plano recorrente?

Garantia de receita, previsibilidade e fidelização são algumas das vantagens de oferecer o plano recorrente de academia. Conheça mais algumas: 

Reduz o índice de inadimplência

Por ser um formato de cobrança automática, o plano recorrente de academia evita que os alunos esqueçam de fazer o pagamento da mensalidade, garantindo estabilidade na receita e reduzindo a chance de inadimplência. 

Facilita o gerenciamento de dezenas de mensalidades

A recorrência torna o processo de cobrança muito mais fácil, rápido e prático. Por meio da automatização, os erros operacionais são evitados e as horas são otimizadas, permitindo que a gestão possa dar foco às decisões estratégicas para o negócio. 

Possibilita a aderência de planos mais longos

Por conta das promoções e descontos dos planos recorrentes, os alunos são influenciados a aderirem a planos de longo prazo, promovendo a fidelização e a previsibilidade de receita. 

Proporciona praticidade e comodidade

As vantagens da recorrência também impactam os alunos! A automatização proporciona conveniência e praticidade, eliminando a necessidade de pagamentos mensais. 

Otimiza as finanças do estabelecimento

A partir da previsibilidade de receita garantida pelos planos recorrentes, os gestores têm em mãos dados que permitem otimizar o planejamento de investimentos, como manutenções, troca de equipamentos e outros custos que impactam positivamente na experiência dos alunos. 

Reduz o Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Fidelizar clientes é muito mais econômico do que atrair novos. Por isso, planos recorrentes, com contratos a longo prazo, ajudam a otimizar o investimento, reduzindo o Custo de Aquisição de Clientes – o qual pode ser redirecionado para outras questões estratégicas para o negócio. 

Melhora o relacionamento empresa-cliente

Sem a preocupação da cobrança constante, os empreendedores podem investir tempo, recursos e esforços na melhor experiência e atendimento ao cliente, fortalecendo a conexão e relacionamento, com práticas como o feedback, por exemplo. 

Previsibilidade de receita

A previsão da receita nas academias, promovida pelos planos recorrentes, ajuda a criar planejamentos financeiros a longo prazo, mitigar riscos e projetar investimentos, com a garantia de que os custos serão cobertos. 

Como criar um plano recorrente para sua academia?

Agora que você conhece um pouco mais sobre os tipos de planos recorrentes de academia e seus benefícios, é hora de saber como aplicá-los. Preparamos um passo a passo abaixo:

1. Decida quais tipos de assinaturas serão oferecidos

Antes de qualquer coisa é preciso identificar as melhores opções de planos para o seu estabelecimento. Apesar das alternativas, verifique aquilo que realmente faz sentido para o seu negócio. Existem alguns estabelecimentos que oferecem apenas o plano anual como alternativa de desconto, por exemplo. Tudo depende do seu planejamento financeiro, perfil de alunos e objetivos com o plano recorrente. 

2. Defina qual será o valor de cada plano

Precificar é o segundo passo! Para isso, além de identificar os serviços que farão parte de cada plano, é interessante considerar um desconto atrativo para, de fato, garantir a adesão dos seus alunos. Quanto maior o período de recorrência, melhor devem ser as condições de pagamento. 

3. Selecione os meios de pagamento para as assinaturas

Débito em conta, cartão de crédito, boleto bancário ou até mesmo o pix. São várias as opções disponíveis para a cobrança dos planos recorrentes. Avalie, de acordo com o perfil dos seus clientes, aquela que faz mais sentido para o seu negócio e certifique-se de ter todas as ferramentas e recursos disponíveis para oferecê-la.

4. Elabore contratos

É fundamental saber que o pagamento de um plano recorrente não dá a garantia de que o serviço será pago até o final do período definido. Por isso, elabore um contrato para cada aluno de acordo com a opção de plano escolhida, deixando claro quais são os serviços, valores, período e forma de pagamento, além de outras questões necessárias para o seu negócio. 

5. Divulgue as alternativas e esclareça dúvidas

Apesar de ser uma lógica simples e muito comum em diversos mercados, alguns alunos ainda têm receio de aderir ao pagamento recorrente. Por isso, crie materiais de divulgação claros com as explicações sobre os formatos de plano oferecidos e busque esclarecer todas as dúvidas dos seus clientes. 

6. Planeje uma rotina de análises de pagamentos

Mesmo com a automatização, o monitoramento dos pagamentos precisa ser incluído na rotina administrativa do seu negócio. Para isso, identifique a melhor forma de fazer a gestão dos pagamentos para avaliar o funcionamento e revisão constante do processo. 

7. Selecione uma plataforma de pagamento e gestão

Oferecer um plano recorrente de academia demanda que você conte com uma ferramenta de gestão para automatizar a cobrança, seja qual for o formato escolhido. E a nossa dica é o Sistema Tecnofit, o mais completo e líder do mercado brasileiro – a qual também oferece a ferramenta de pagamento recorrente. Você pode fazer um teste agora mesmo para comprovar todas as vantagens dessa plataforma para a sua academia. 

Como implementar um plano recorrente de academia?

Conforme foi possível perceber até aqui, implementar um plano recorrente de academia exige alguns cuidados em detalhes. Por isso, reforçamos algumas diretrizes para considerar nesse processo:

Preços do planos

Além de considerar os custos e despesas da sua empresa, é interessante fazer uma pesquisa de mercado para garantir que os preços dos seus planos sejam competitivos. Além disso, busque oferecer descontos progressivos para os pagamentos, de acordo com o período de contratação. 

Formas de pagamento

Avalie todas as possibilidades que façam sentido para o seu negócio. Em geral, quanto mais opções, melhor será para os alunos, mas alguns dos formatos de pagamento exigem a cobrança de taxas que podem ser evitadas a partir de uma pesquisa com os seus alunos, por exemplo. 

Contratos de prestação de serviço

Não meça esforços para desenvolver contratos claros e abrangentes. Esses documentos são cruciais para garantir a segurança, tanto para os alunos, quanto para o empreendimento – de que serviço e cobranças serão feitos de forma alinhada ao ofertado.

Sistema de gestão adequado

Acredite: o sistema de gestão é o melhor amigo de uma academia quando o assunto são os planos recorrentes. Escolha aquele que ofereça a melhor e mais completa solução para o seu negócio, como o Tecnofit Gym!

Por que o pagamento recorrente é um aliado da academia no inverno?

Pelo perfil do negócio, é comum que alguns alunos deixem de pagar a academia no inverno, por conta das temperaturas mais baixas e falta de motivação para os treinos. Por outro lado, quando o aluno opta pelo pagamento recorrente, a academia garante a receita que precisa para evitar flutuações no fluxo de caixa, prejudicial para a saúde financeira do negócio. 

Conclusão

E aí, tudo pronto para implementar um plano recorrente na sua academia? Recomendamos que você acesse o site da Tecnofit para conhecer melhor a ferramenta e entender como ela pode ser uma aliada neste processo! 

Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })