3386
App para treino de academia: Funcionalidades e Benefícios

App para treino de academia: Funcionalidades e Benefícios

Descubra como um aplicativo de treino de academia pode beneficiar seus alunos e se integrar ao sistema de gestão do seu negócio.

app para treino de academia

Quanto melhor for a experiência de um aluno na academia, maiores as chances de fidelização – um importante aliado para o sucesso de qualquer negócio fitness. E, com todas as facilidades e possibilidades de interação, oferecer um app para treino de academia certamente vai contribuir com a geração de valor para os seus clientes. 

Um app para treino de academia integrado ao sistema de gestão da sua empresa também garante dados e conexões que ajudam a potencializar o crescimento estratégico e sustentável do negócio. Sendo assim, preparamos algumas dicas sobre como funciona e por que usar essa ferramenta na sua academia. Tenha uma boa leitura!

Como o app de treino de academia funciona?

Cada tipo de aplicativo oferece funcionalidades diferentes, desde guias interativos, soluções em treinamentos, vídeos e interações com o espaço fitness ou Personal Trainer contratados. Em geral, esses recursos ajudam a tornar o treino mais fácil, conveniente e eficaz. 

Abaixo listamos as principais funcionalidades do aplicativo de gestão Tecnofit e do seu app para treino em academia. Confira:

Aplicativo de gestão Tecnofit

A melhor solução para administrar e ter o controle total da empresa na palma da mão. O aplicativo Tecnofit Gym é integrado ao sistema de gestão Tecnofit e proporciona, de forma fácil e rápida, o acompanhamento dos principais indicadores, check-ins e treinos dos alunos. Além disso, oferece:

  • Indicativos de metas (por vendedor, faturamento).
  • Informações consolidadas de mais de uma empresa.
  • Indicador de contratos.
  • Acompanhamento dos treinos dos alunos.
  • Acompanhamento dos extratos bancários.
  • Contas a pagar e receber.
  • Ocupação por turmas e programas.
  • Acompanhamento de check-in.
  • Indicativo de alunos ativos.

Aplicativo para alunos Tecnofit 

Também integrado ao sistema, com o app para treinos de academia destinado aos alunos Tecnofit, é possível acessar avaliações físicas, fichas de exercícios e ainda reservar vagas em aulas especiais através do check-in. Tudo isso de maneira intuitiva e rápida.

Os alunos também podem realizar o pagamento e acompanhar o histórico financeiro, conferir e comentar as notícias da academia e visualizar os exercícios por meio de vídeos. O app também contempla uma timeline interativa, como uma rede social, onde o aluno pode interagir com outros alunos da academia ou professores.

Conheça todas as funcionalidades:

  • Timeline com publicações feitas pelos gestores e alunos (com moderação antes da veiculação para todos). 
  • Ficha de exercícios. 
  • Avaliações físicas.
  • Histórico financeiro.
  • Pagamento do plano contratado direto pelo app.
  • Fazer check-in para a aula ou treino.
  • Responder enquete ou pesquisa de satisfação.
  • Validação do token do Gympass direto pelo app.
  • Avaliar e inserir resultado dos treinos.

Quais são os benefícios de um app para treino de academia?

Os aplicativos para treino de academia oferecem conveniência, facilidade e eficiência. Essas vantagens são cruciais para ajudar os alunos a atingir seus objetivos de fitness e melhorar sua saúde. Descubra outros benefícios:

Planos de treinamento personalizados

Seja prescrito por um Personal Trainer ou Educador Físico, ou de acordo com as opções “prontas” de treinamentos disponíveis em algumas opções de plataforma, os aplicativos ajudam a criar treinamentos personalizados que podem ser ajustados ao nível de condicionamento físico e necessidades individuais dos alunos.  

Acesso a aulas em vídeo ao vivo ou gravadas

Alguns aplicativos oferecem aulas ao vivo ou gravadas – ou vídeos demonstrativos de exercícios, como é o caso do app para treino de academia da Tecnofit – como orientações visuais e verbais para apoiar a execução correta dos movimentos, evitando o risco de lesões.

Rastreamento de progresso e conquistas

Em geral, os aplicativos permitem anotar os detalhes de cada treino para acompanhar a evolução, desde os pesos usados nos exercícios, distâncias percorridas, calorias queimadas e até mesmo a nota que dá para determinado plano de treino. Algumas opções também contam com sistemas de marcos ou conquistas, o que ajuda a manter a motivação.

Integração com dispositivos de fitness

Além de alguns aplicativos serem integrados a dispositivos, como relógios inteligentes, rastreadores de atividades e monitores cardíacos, há opções que também são conectadas a plataformas fitness, como Gympass e TotalPass, por exemplo. Isso garante o uso de apenas uma ferramenta para todo o processo de treino, deixando tudo mais fácil e conveniente para os alunos!

Recompensas e desafios para incentivar a participação

Frequentemente os apps para treinos de academia contemplam elementos de gamificação – como um clube de recompensas ao atingir metas, desafios ou volume de treinamentos, por exemplo. O app da Tecnofit para alunos ainda possui uma timeline interativa em que os alunos podem fazer suas publicações, promovendo competições saudáveis com os seus colegas de academia. 

Como montar um plano de treino para musculação?

Apesar de um app para treino de academia facilitar a montagem de um treino de musculação por meio das opções prontas e vídeos descritivos, existem alguns cuidados e planejamentos que devem ser realizados para garantir um treino seguro, saudável e equilibrado. 

Abaixo listamos alguns passos básicos para isso, mas reforçamos que o direcionamento profissional de um especialista é fundamental para a montagem de um treino. 

1. Definição dos objetivos: ganhar massa muscular, aumentar a força, perder medidas ou melhorar a definição? A identificação dos objetivos fitness vão ajudar a estruturar e dar foco para o plano. 

2. Frequência: decisão sobre quantos e quais dias da semana serão dedicados para os treinos de musculação. Para iniciantes, três a quatro dias por semana pode ser uma boa linha de treino – considerando não repetir grupos musculares em dias seguidos. 

3. Divisão de grupos musculares, séries, repetições e cargas: uma boa sugestão é trabalhar diferentes regiões musculares nas sessões de treinamento. E, a partir disso, definir as séries, repetições e cargas de acordo com os objetivos (força, hipertrofia, resistência, entre outros).

4. Descanso entre as séries: a recuperação muscular no tempo correto entre as séries é fundamental para garantir a eficiência do treino. Em geral, quanto mais intenso é o exercício, maior deve ser o é o tempo de intervalo. 

5. Aquecimento, alongamento e mobilidade: inclua esses momentos nos seus treinos de musculação para melhorar a circulação sanguínea, flexibilidade, ajudar na recuperação, e em movimentos mais amplos e completos. 

6. Monitoramento, progressão e variação: à medida que percebe a evolução, aumenta gradualmente as cargas, números de repetições ou séries. Faça o acompanhamento de todos os detalhes do treino, desde os exercícios mais desafiadores até os mais simples, levando esse feedback para a variação dos treinos – que deve ser feita a cada seis a oito semanas, em média. 

Como o app mantém a variedade no treinamento?

Por conta da base de dados dos exercícios, planos personalizados e rotinas de treinos prontas para avaliação, o app para treino de academia contribui com uma vasta possibilidade de movimentos e planos de treinos que podem ser adaptados para encaixar na sua rotina e objetivos fitness. 

Além disso, algumas soluções permitem a documentação de feedbacks e ajustes, o que ajuda a identificar determinadas mudanças de forma efetiva para a variação dos treinos. 

No entanto, reforçamos a importância de, mesmo com todas as possibilidades que o app para treino de academia oferece, contar com o direcionamento de um especialista. Antes de trocar um exercício por outro – mesmo que em grupos musculares semelhantes; aumentar cargas ou mudar um plano de treino, entender se as soluções ainda se encaixam com os seus objetivos de forma segura e eficaz. 

O app para treino de academia oferece suporte a dispositivos móveis?

A maioria dos aplicativos de treino de academia é voltada para dispositivos móveis, como smartphones e tablets, além de oferecerem integrações adicionais.

Essa facilidade faz com que os alunos possam acessar os treinos, assistir aos vídeos, acompanhar o progresso e garantir as outras funcionalidades desse tipo de ferramenta aonde quer que estiverem. 

Qual o melhor app para prescrição de treino de musculação?

Devido ao avanço da tecnologia no mercado fitness, há diversas opções de aplicativos para treino de musculação com recursos e opções de personalização distintos. A escolha do melhor app depende das preferências, objetivos e nível de experiência do aluno.

No entanto, pela variedade de funcionalidades que podem ser acessadas de forma totalmente intuitiva e diferenciais atrativos, como a “rede social” acoplada no próprio aplicativo, recomendamos que a sua empresa ofereça o aplicativo Tecnofit para alunos – o qual pode ser baixado gratuitamente pelo Google Play ou App Store. 

Os aplicativos de treinos substituem um Personal Trainer?

Como abordamos anteriormente neste artigo, apesar de todas as vantagens de um app para treino de academia, essa solução não substitui um Personal Trainer. No entanto, o profissional pode trabalhar com a ferramenta para contribuir com uma melhor experiência para os seus alunos, orientando o seu uso de forma segura e eficaz. 

Por que usar um aplicativo de treino?

 A acessibilidade e a conveniência são motivos primordiais para adotar o uso de um aplicativo de treino em sua academia. Os aplicativos estão disponíveis a qualquer momento, permitindo que os alunos treinem onde e quando for mais conveniente para eles.

Além disso, a ferramenta possui uma variedade de exercícios, rotinas e estilos de treino, permitindo que o aluno possa ter acesso a diferentes maneiras de potencializar os seus resultados, sempre orientado por um profissional. 

Para o aluno, em geral, é uma plataforma de custo baixo – ou sem custo, em alguns casos, que também ajuda a monitorar a evolução, tornando a experiência fitness ainda mais motivadora!

Conclusão

Este artigo destacou como um aplicativo de treino de academia pode agregar valor aos seus alunos, melhorando sua experiência. A integração com o sistema de gestão do seu negócio amplia ainda mais os resultados.

Por isso, indicamos que faça um teste agora mesmo para comprovar as vantagens do Sistema Tecnofit para sua empresa e alunos! 

Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })