9162
Halloween na academia: por que investir e como organizar um evento motivador

Halloween na academia: por que investir e como organizar um evento motivador

Saiba como usar esta data para aumentar o engajamento dos seus alunos e vender mais!

decoração de halloween para academia

Em geral, participar de conversas já existentes é mais fácil do que criar novas. Esse é um dos motivos pelos quais datas comemorativas fazem tanto sucesso em marcas e empresas de diferentes setores. O Halloween na academia é um ótimo exemplo disso!

Assim como a festa junina e o carnaval, sobre os quais já falamos aqui no Blog da Tecnofit, o Halloween é uma excelente oportunidade para as academias. Não apenas em questões de relacionamento com os alunos, mas também no quesito comercial. 

Apesar de não ser uma festa tipicamente brasileira, é difícil encontrar alguém que não conheça as brincadeiras, fantasias e decorações específicas da data. Por todos esses motivos, investir em um evento de Halloween pode ser uma aposta certa para o seu empreendimento. 

Acompanhe este artigo e conheça algumas dicas para organizar uma festa de Halloween na sua academia!

O que é o Halloween?

O Halloween ou Dia das Bruxas, como também é conhecido no Brasil, tem origem anglo-saxônica – especialmente relacionada às tradições celtas. A principal data de celebração é 31 de outubro, mas desde a virada do mês é possível ver casas, lojas e empresas decoradas com os elementos típicos. 

Essa data remete ao fim do verão e início do ano novo celta, quando a fronteira entre os mortos e vivos se tornava mais tênue, permitindo que os espíritos retornassem à terra. E, para se protegerem desses seres, as pessoas usavam máscaras e fantasias – as quais fazem parte da celebração até hoje. 

Não demorou muito para o Halloween ser integrado às mais diversas culturas de todo o mundo! Além da brincadeira de “gostosuras ou travessuras”, é comum que as pessoas decorem suas casas, usem fantasias (que nem sempre precisam ser assustadoras) e participem de festas típicas. 

As marcas também costumam aproveitar o Halloween como uma excelente oportunidade comercial. Desde a venda de decorações, doces e outros produtos relacionados ao universo do Dia das Bruxas, até o uso da temática para entreter os clientes e promover condições de compras especiais relacionadas ao tema. 

Por que investir em um Halloween na academia?

Em um primeiro momento, o Halloween na academia pode ser uma estratégia interessante para maximizar o engajamento dos alunos. Por meio da criação de um ambiente divertido, aulas temáticas, concurso de fantasias e outras iniciativas, as pessoas tendem a se sentir motivadas a fazer parte daquele espaço. 

Esse tipo de celebração contribuiu com o dinamismo e variedade na rotina dos exercícios, fortalecendo também os sensos de pertencimento à comunidade da academia. Como consequência, as chances de fidelização também aumentam

Por outro lado, a data também reflete uma importante oportunidade para atrair novos alunos e, com isso, potencializar a receita do negócio. Não apenas no compartilhamento – muitas vezes orgânico – do posicionamento positivo da academia, mas também por meio de estratégias intencionais de atração e retenção de clientes, como promoções e descontos especiais. 

A dica aqui é avaliar, dentro do seu planejamento financeiro, quais dicas podem ser incorporadas ao seu negócio. E, principalmente, mensurar os resultados para entender se o esforço – e investimento – realmente vale a pena considerando o seu público. 

Como organizar uma festa de Halloween na academia?

Agora que você conhece um pouco melhor a história do Dia das Bruxas e sabe a importância de organizar uma festa de Halloween na academia, preparamos algumas dicas para promover um ambiente divertido (e talvez um pouquinho assustador) para os seus alunos. Pegue o seu bloco de notas e avalie aquilo que faz sentido para o seu negócio:

Estude o perfil do seu público

Essa é uma dica muito comum para quem acompanha os conteúdos da Tecnofit. Apesar de funcionar para determinadas empresas, o Halloween na academia só terá sucesso conforme a validação do seu público. Para isso, considere principalmente a faixa etária, interesses e nível de engajamento nas ações internas do seu estabelecimento.

Caso entenda que precisa, uma pesquisa orgânica pode ser feita com alguns dos membros da sua academia. Faça algumas perguntas, durante a passagem das pessoas pelo local, sobre a preferência dos alunos em relação a uma festa de Halloween. Sugira algumas ações para que eles possam avaliar com mais detalhes. E, em cima dessas respostas, tome a decisão mais estratégica para o seu negócio. 

Faça parcerias

Outra ótima dica para realizar festas e eventos em academias é estabelecer parcerias com comércios locais. Neste caso, você pode pedir apoio em forma de patrocínio na decoração, alimentação, doações de prêmios e brindes, ou na divulgação do evento, por exemplo. Em troca, é fundamental oferecer algo que faça sentido para a outra empresa, além da visibilidade. 

Promova aulas temáticas

Aulas temáticas – principalmente as coletivas – também são ótimas oportunidades para motivar os alunos a saírem da rotina e participarem de momentos divertidos com os seus colegas de academia. 

Que tal promover uma aula de dança apenas com coreografias inspiradas em filmes de terror? Ou desafios temáticos com nomes e brindes relacionados ao universo do Dia das Bruxas? Não tem limite para a criatividade e você também pode contar com os seus alunos para contribuírem com ideias e inspirações!

Solte a criatividade nas fantasias

Halloween não é Halloween sem fantasias! É um dos principais momentos do ano em que as pessoas se vestem de personagens assustadores ou engraçados que expressam sua criatividade. Além de convidar os alunos para irem treinar fantasiados, certifique-se que todos os profissionais do seu estabelecimento também façam parte da festa! 

E, para tornar tudo ainda mais divertido, que tal promover um concurso de melhor fantasia com prêmios atrativos que incentivem a participação?

Decore o seu espaço

A decoração típica de Halloween também é muito famosa ao redor do mundo. Abaixo listamos algumas opções para incluir na sua academia: 

  • Abóboras: é um dos principais elementos do Halloween. Ao redor do mundo, segundo a tradição, as pessoas tiram o recheio do legume e desenham rostos assustadores na sua superfície. Dentro, colocam velas para afastar os espíritos. Você pode personalizar as suas próprias abóboras ou usar elementos artificiais para decorar o seu espaço. 
  • Teia de aranha: pode ser feita com algodão desfiado ou encontrada facilmente em lojas de artigos de festas. Elas podem ser colocadas em lustres, escadas, gôndolas e até mesmo em equipamentos de musculação – desde que não atrapalhem o movimento do exercício. 
  • Chapéu e vassoura de bruxa: no Dia das Bruxas, elas precisam estar presentes! Esses são apenas dois acessórios muito comuns para representá-las no Halloween. Além de usá-los como fantasia, eles também podem fazer parte da decoração do local. 
  • Tecidos e cores: roxo, laranja e preto são as cores mais usadas no Halloween. Use tecidos e materiais coloridos para criar um clima de terror nos equipamentos, paredes, espelhos e portas, mas priorize a diversão dos alunos da sua academia. 

Escolha playlists conectadas ao evento

Sabemos que uma playlist motivadora pode fazer toda a diferença no resultado do treino, mas no Halloween da academia, nada melhor do que investir em músicas temáticas que possam adicionar uma dimensão extra ao evento! 

Conheça algumas trilhas que não podem ficar de fora da sua playlist:

  • Ghostbusters, Ray Parker Jr.
  • Thriller, Michael Jackson.
  • Feed My Frankenstein, Alice Cooper.
  • Enter Sandman, Metallica.
  • Fear Of The Dark, Iron Maiden.
  • Bloody Mary, Lady Gaga. 
  • Psycho Killer, Talking Heads. 

Convide os seus alunos 

Além da comunicação via parcerias e decoração da sua academia, é fundamental convidar seus alunos para fazerem parte dessa festa. Envie mensagens via aplicativo, WhatsApp, e-mail ou outros meios de comunicação já estabelecidos com esse público. Invista também em publicações nas redes sociais da sua academia, garantindo que todos estejam cientes do evento e confirmem suas participações. 

Divulgue o resultado

Além de mensurar o resultado para entender o quanto esse tipo de evento agrega valor para o seu negócio, divulgue externamente fotos e vídeos da festa de Halloween na sua academia. Além de promover o espaço para as pessoas que ainda não são matriculadas, compartilhar a diversão dos seus alunos certamente vai influenciar a participação em futuros eventos. 

Como aumentar as vendas durante o Halloween na academia?

Até aqui falamos muito sobre as iniciativas com potencial de promover o engajamento dos seus alunos no Halloween da academia. No entanto, como abordamos no início deste artigo, a data também é uma oportunidade comercial muito interessante. Confira, então, algumas dicas para atrair novos alunos e reter os atuais clientes no período do Dia das Bruxas! 

Pacotes temáticos

Crie pacotes de treino ou programas especiais inspirados no Halloween para alunos já matriculados ou novos clientes. Esses pacotes podem incluir condições especiais de pagamento ou desafios e vantagens exclusivas para quem participar dos eventos. 

Descontos especiais

Você também pode promover descontos especiais para quem se matricular durante o Halloween, criando oportunidades para que as pessoas conheçam a academia ao serem impactadas por essa conversa. 

Promoções exclusivas

Que tal oferecer promoções especiais ou programas de indicação com direito a benefícios ou descontos para quem participar da festa de Halloween? Essa estratégia pode ajudar a aumentar a base de clientes ao mesmo tempo em que eles aproveitam um momento de diversão e engajamento. 

Desafios e competições saudáveis

Mini competições também são ótimas estratégias para oferecer, em troca, benefícios que façam com que os alunos sejam fidelizados na academia. Algumas dicas são:

  • A melhor fantasia de Halloween na academia ganha descontos na mensalidade. 
  • Todos os alunos que forem treinar fantasiados são premiados com um kit da marca. 
  • Incentivo a aprender exercícios novos em troca de “doces ou travessuras”. 

Conclusão

Conforme abordamos neste artigo, datas comemorativas são ótimas oportunidades para envolver alunos e atrair novos membros para a sua academia. Aproveite as dicas e conheça outras sugestões para potencializar os resultados do seu negócio no Blog da Tecnofit!

Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })