3642
Como montar uma academia de boxe, quanto custa e vale a pena?

Como montar uma academia de boxe, quanto custa e vale a pena?

Conheça o passo a passo e os principais equipamentos para abrir esse tipo de empresa.

Mulher treinando box em uma saco de pancada em uma academia

Com a popularização de esportes e atividades físicas relacionadas à luta e artes marciais no Brasil, abrir um negócio neste ramo pode ser um ótimo investimento. Mas assim como qualquer outra empresa fitness, o passo a passo sobre como montar uma academia de boxe exige alguns cuidados. 

Mais do que centros de treinamentos de boxe, esse tipo de academia tem sido procurado pelas mais diversas razões: trabalho de força, habilidade, desempenho e condicionamento físico, melhora na saúde física e mental, e até mesmo desenvolvimento de defesa pessoal – no qual a busca tem crescido principalmente entre as mulheres. 

E o exercício entrega o que promete. O treinamento de boxe ativa diversos grupos musculares, gera um alto gasto calórico – o que ajuda na perda de peso e medidas, melhora o desempenho cardiorrespiratório, reduz o estresse, contribui com a autoestima, entre outros diversos benefícios. 

Se você está pensando em como abrir uma academia de boxe, fique por aqui: separamos algumas dicas sobre o passo a passo da abertura de uma empresa como essa, além dos principais equipamentos necessários. 

Como funciona uma academia de boxe?

Em geral, academias de boxe são espaços que oferecem aulas – profissionais ou recreativas – relacionadas à modalidade de luta em questão, com treinamentos e equipamentos específicos.

Entre os objetivos da academia de boxe, estão o ensino sobre a técnica, regras do esporte e princípios do treinamento, melhora do condicionamento físico e habilidades de luta e defesa pessoal, além da promoção de saúde para os alunos. 

Não é preciso saber lutar ou ter experiência no esporte para abrir uma academia de boxe, mas contar com profissionais e treinadores experientes é indispensável. Além de orientar os alunos da forma correta e acompanhá-los a fim de evitar lesões, a conexão e confiança entre professores e alunos pode contribuir com os índices de retenção. 

Principalmente nas academias maiores, é comum que, além do treinador, outros profissionais da área da saúde possam oferecer seus serviços para melhorar os resultados dos treinamentos, como nutricionistas, fisioterapeutas e preparadores físicos. 

E, claro, existem também as academias com foco profissional – que preparam os atletas para competições e lutas. Essas costumam ter uma estrutura que contempla equipamentos de musculação e contam com profissionais que trabalham planejamentos personalizados pensando no alto rendimento.

Como funcionam as aulas de boxe?

As aulas das academias de boxes são projetadas pelos profissionais responsáveis pelo treinamento e podem variar conforme o objetivo e perfil dos alunos.

No entanto, em geral, elas começam com aquecimento – que pode envolver exercícios aeróbicos, alongamento e mobilidade; seguido por uma série de movimentos que aplicam as técnicas do boxe: socos, golpes e defesa, por exemplo. 

Também podem ser incluídos exercícios de Treinamento Funcional, que ajudam a trabalhar a força e condicionamento físico, com o objetivo de melhorar a resistência e força muscular.


Os treinos são feitos com apoio de equipamentos específicos para a prática, como sacos de pancada, luvas de boxe, protetores de cabeça e de boca, cordas, entre outros.

Como montar uma academia de boxe?

Apesar de ser a realização de um sonho para muitas pessoas – e poder transformar a vida de outras, a abertura de empresas não é, necessariamente, um processo simples. Por isso, é importante se cercar de conteúdo e informação de qualidade, além de profissionais e parceiros que possam tornar essa jornada mais leve e assertiva. 

Pensando nisso, listamos abaixo um passo a passo sobre como montar uma academia de boxe. Acompanhe:

1. Pesquise o mercado da sua região

Uma pesquisa de mercado é o primeiro passo para a criação de um plano de negócio. E um dos mais importantes. Por mais que pareça pouco prático, essa fase é essencial para absorver conhecimento e gerar insights para a tomada de decisão em relação ao modelo de negócio ideal para a sua academia de boxe.

Avalie as tendências de mercado, as necessidades e interesses do público-alvo, crie personas, avalie planos e preços dos concorrentes, faça pesquisas de fornecedores e desenhe os objetivos da sua empresa.

2. Busque o local e estrutura ideal

A localização adequada é um dos orientadores do sucesso da sua empresa. Busque espaços que contemplem a estrutura necessária para montar a sua academia de boxe e localização de fácil acesso, independentemente da forma de transporte para chegar até lá. 

3. Contrate pessoal especializado

Conforme citamos anteriormente, a conexão com os profissionais da sua academia de boxe é uma peça fundamental para fidelização dos clientes. 

Além disso, a contratação de treinadores experientes e certificados ajuda na credibilidade da sua marca. Eles serão responsáveis por orientar os alunos a conquistarem os resultados esperados por meio do aprendizado e aperfeiçoamento das técnicas do boxe e treinos com focos personalizados. 

Lembre-se também de contratar profissionais especializados nas outras áreas da sua academia, como logística, suporte, atendimento, recepção, gestão, entre outros.

4. Adquira os equipamentos

Normalmente, os equipamentos de academias contemplam a maior parcela do investimento da empresa. Sendo assim, merece um cuidado especial!

Dedique-se para buscar os melhores fornecedores e faça negociações pensando no custo-benefício para a sua empresa. Aqui vale reforçar que os equipamentos devem atender às normas de segurança e qualidade necessárias. 

E, pensando no planejamento financeiro, é interessante avaliar a possibilidade de manutenção de equipamentos e acessórios ao longo do tempo. 

5. Legalize sua academia de boxe

Quem já cogitou abrir uma empresa no Brasil sabe que se trata de um dos países mais burocráticos e com mais impostos para empreendedores. No entanto, se você acompanha o Blog da Tecnofit sabe que sempre indicamos resolver todas as questões legais antes de pensar em abrir suas portas. 

Garantir os devidos registros, licenças e autorizações farão com que você não tenha problemas futuros com a lei e surpreenda-se com multas que podem impactar o seu planejamento financeiro.

6. Cuide do investimento e caixa

E, falando em planejamento financeiro, ter um plano de gestão do investimento e acompanhamento constante sobre as entradas e saídas de recursos da empresa são operações indispensáveis para manter o negócio rodando. 

Além disso, é a única forma de ter clareza sobre a saúde financeira da empresa, para a tomada de decisão assertiva em relação aos possíveis cortes ou investimentos – com o objetivo de fazer a academia crescer.

7. Pense nos processos e gestão

A boa notícia é que uma gestão correta não precisa (e cá entre nós, nem deve) ser feita manualmente. Hoje o mercado conta com diversas soluções inteligentes de gestão de empresas. Algumas delas, inclusive, personalizadas para os negócios fitness. 

Como é o caso da Tecnofit, um sistema de gestão integrada para academias, box de CrossFit ou Treinamento Funcional e studios. Ele foi pensado para atender todas as demandas de gerenciamento de uma academia, desde os indicadores financeiros, como inadimplência, lucratividade, ticket médio, até a gestão das turmas e agendamento de aulas, por exemplo. 

O Sistema Tecnofit também é perfeito para as academias de boxe. No entanto, mais do que listar as grandes vantagens, queremos te convidar a fazer um teste agora mesmo, e comprovar o que a plataforma pode fazer pela sua empresa.

8. Divulgue sua academia de boxe

Outra frase que sempre reforçamos por aqui é: quem não é visto, não é lembrado. Por isso, um dos passos sobre como abrir uma academia de boxe é justamente a estratégia de marketing responsável pela divulgação da empresa e atratividade dos alunos. 

E aqui podemos contribuir com várias dicas: invista em uma página online com tudo o que os clientes querem saber, seja um site ou redes sociais; crie canais de contato e relacionamento; planeje promoções e ofertas especiais; organize eventos e experiências diferenciadas; entre outras técnicas a fim de atrair e reter clientes.

Quais são os principais equipamentos necessários para abrir uma academia de boxe?

Diferentemente de academias de musculação ou Treinamento Funcional, as academias de boxe exigem alguns equipamentos específicos para a prática correta. Listamos abaixo os principais. Fique por dentro:

    • Saco de Pancada: para os movimentos de soco e golpes; existem diversos modelos com formatos e pesos diferentes disponíveis no mercado. 
    • Colchonetes: para amenizar o impacto dos exercícios no solo, como alongamento, mobilidade, flexão de braços e abdominal, por exemplo. 
    • Luvas de Boxe: são acessórios fundamentais para proteção das mãos e punhos durante o treino. 
    • Ataduras e Bandagens: usadas para envolver as mãos e punhos antes de colocar as luvas, como um suporte complementar para proteção de ossos e articulações, devido ao alto impacto dessa região nos treinos de boxe. 
    • Protetor Bucal: serve para proteger os dentes e gengivas durante a luta. Aqui é importante tomar cuidado com a higienização e armazenamento desse acessório. 
    • Protetor de Cabeça: também conhecido como capacete de boxe, evitando lesões conforme o impacto dos treinos e lutas. 
    • Corda de Pular: ajuda a desenvolver a coordenação, resistência e agilidade. É um exercício muito comum nos treinos de boxe. 
    • Teto-solo: também conhecido como “Bola Maluca”, é um modelo diferente do saco de pancadas, mais leve e flexível. Consiste em uma bolsa de ar suspensa por duas cordas elásticas presas no teto e solo, ótimo para desenvolver técnicas de golpes.
    • Pêra de Velocidade: outro equipamento para executar movimentos de golpes, que busca trabalhar, principalmente, velocidade, agilidade e coordenação.

Além desses equipamentos, não é incomum que as academias de boxe ofereçam outras máquinas e acessórios para complementar os treinos com séries de força e condicionamento físico. Durante a criação do plano de negócio, é muito provável que você possa identificar as necessidades específicas de equipamentos extras para o público-alvo. 

Quanto custa fazer uma academia de boxe?

A verdade é que não existe uma resposta exata para essa pergunta. Afinal, o custo para montar uma academia de boxe pode variar conforme a localização, tamanho, equipamentos, profissionais, aluguel, reformas, manutenções, suprimentos, mobiliário, entre tantos outros aspectos. 

No entanto, segundo especialistas, é possível cogitar um investimento inicial de R$ 40 mil, que pode chegar a mais de R$ 200 mil.

Considerando todas essas variáveis, a melhor dica é a realização de um planejamento financeiro cuidadoso e transparente antes de considerar investir na abertura de uma academia de boxe. 

Montar academia de boxe vale a pena?

Assim como qualquer tipo de empresa, abrir uma academia de boxe pode ser desafiador. Mas, ao mesmo tempo, se bem gerenciado, tende a garantir uma recompensa à altura! 

Entre os motivos pelos quais vale a pena abrir uma academia de boxe, podemos citar:

    • Alta demanda: é uma modalidade com potencial crescimento de popularidade. 
    • Fidelização dos alunos: diferentemente de uma academia tradicional, as pessoas que buscam lutar boxe normalmente têm alguma conexão com o esporte, o que ajuda a ter uma base sólida de clientes. 
    • Custo inicial mais baixo: quando comparado a um box de CrossFit ou academia de musculação, por exemplo – principalmente por conta da complexidade dos equipamentos. 

Apesar dessas vantagens, é fundamental reforçar que todos os riscos devem ser avaliados e que a gestão da empresa é peça chave para o sucesso do negócio. Além disso, é interessante acompanhar as tendências e novidades do mercado para manter os alunos engajados com o oferecimento do melhor serviço possível. 

Conclusão

Como foi possível acompanhar neste artigo, abrir uma academia de boxe pode ser um investimento poderoso. Ainda mais, se bem gerenciado! 

Sendo assim, reforçamos o convite para que você possa conhecer melhor os benefícios do sistema de gestão completa para academias da Tecnofit. E planeje como abrir uma academia de boxe já com a certeza de ter o melhor parceiro para gerenciamento do negócio ao seu lado. 

Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })