6043
Tipos de academia e modalidades de academia: saiba quais são as diferenças

Tipos de academia e modalidades de academia: saiba quais são as diferenças

Cada modelo de academia possui suas particularidades e, claro, vantagens e desvantagens. Conheça cada uma delas neste texto!

Mulher com fone de ouvido dentro da academia, amarrando tênis em um dos tipos de academia

Low cost, full service, boutique e academia de nicho. Esses são os quatro tipos de academia que existem dentro do mercado fitness, cada modelo de academia possui suas particularidades e, claro, vantagens e desvantagens. 

Se você quer abrir um negócio fitness e está procurando qual o segmento de uma academia e qual se encaixa melhor na sua estratégia e no público que quer atingir, continue a leitura deste post! 

Para te ajudar, preparamos este conteúdo com todas as informações que você precisa saber sobre os tipos de academia, modalidades e muito mais! Vem com a gente! 

Qual a diferença entre tipo e modalidade de academia?

Os tipos de academia são os quatro sistemas fundamentais em que uma academia irá atuar. A definição depende do posicionamento de mercado que o negócio quer adotar, a segmentação de público que busca atrair, além de outros fatores. 

Já as modalidades são as opções de atividades disponíveis dentro de uma academia, que pode ser especializada em apenas uma, ou contar com uma gama mais variada de serviços. 

Quais os tipos de academia?

Agora que você já sabe quais são as diferenças entre tipos de academia e modalidades de academia, está na hora de conhecer mais profundamente cada um dos segmentos e ver qual mais combina com o seu público. Vamos lá?

Low Cost

As academias Low Cost são bastante comuns e, provavelmente, você já treinou em uma academia desse nicho. A principal característica é o baixo custo de manutenção e pouca mão de obra, o que proporciona também uma maior competitividade no mercado. 

Quem opta pelo Low Cost, consegue oferecer mensalidades mais baratas, um espaço com vários equipamentos, deixando os alunos mais livres para fazerem os seus treinos. 

Além de ter um bom sistema de gestão para administrar de maneira assertiva esse tipo de academia, também é necessário ter uma reserva financeira para fazer o investimento inicial em equipamentos de qualidade e no aluguel ou compra do espaço. 

como fidelizar clientes

Full Service

Quem opta por esse tipo de academia, irá oferecer um serviço completo com uma gama grande de opções e modalidades de exercícios. Na infraestrutura Full Service, é possível variar o tipo e ter desde musculação, até natação, treino funcional e muitas outras atividades. 

Mesmo com todo o investimento em espaço, professores e em todas as demandas que uma academia de grande porte exige, o custo-benefício para os alunos é uma das vantagens que atrai novos praticantes. 

Boutique

As academias boutiques oferecem um serviço premium e uma experiência personalizada, que transforma a rotina de treinos dos alunos. Neste tipo de academia é comum ter espaço de relaxamento, como spa, serviços de beleza, até um local para tomar belos cafés, espaços instagramáveis e equipamentos de última geração. 

As principais vantagens de optar por esse nicho é conseguir atingir um público específico que busca por um treino com alto valor agregado, junto a isso, também é possível ter mensalidades mais altas do que a média do mercado. Em contraposição a isso, o valor do investimento e da manutenção também é alto.  

Academia de Nicho

Saber segmentar bem é o segredo para ter uma boa academia de nicho. Essa categoria é focada em um público ou em uma modalidade específica. Um exemplo são as academias que trabalham apenas com aulas de dança ou que focam em oferecer atividades apenas para pessoas acima dos 60 anos

A personalização desse tipo de academia, permite que ela se torne especialista no assunto. Por possuir bom investimento na prestação dos serviços, é possível ter uma mensalidade mais alta, no entanto, por possuir um público menor é preciso trabalhar em estratégias para manter e reter novos alunos

Qual tipo de academia devo escolher? 

Agora que você já descobriu qual o segmento de uma academia, pode estar se perguntando qual você deve apostar! Não existe uma resposta certa para esta pergunta. 

Antes de optar por um modelo, é preciso ter algumas informações em mente, como: 

  • Qual é o orçamento e investimento inicial que você está disposto a fazer;
  • Que público-alvo que você quer atingir; 
  • Quanto está disposto a pagar por manutenção e mão de obra da academia; 
  • Qual o retorno que você espera e em quanto tempo. 

Além disso, para que o investimento dê frutos, é preciso ter um bom planejamento financeiro e garantir a viabilidade do negócio, o investimento em aparelhos, aluguel ou compra do espaço e manter a saúde financeira da sua academia até que ela passe, de fato, a dar lucratividade. 

O que é modalidade de academia?

A modalidade de academia é a área em que um local vai atuar mais fortemente, existem ainda alguns locais que oferecem mais de uma modalidade de atividade física, como treinamento funcional e dança, por exemplo. 

Tudo vai depender do que o espaço quer oferecer aos praticantes. Listamos abaixo as principais modalidades presentes nas academias

Quais as modalidades mais procuradas nas academias?

1. Musculação

Tipos de academias que ofertam esta modalidade tendem a ser mais procuradas por um público bem diversificado, que busca a definição da musculatura e emagrecimento. 

Para ofertar esta modalidade é necessário um investimento considerável na compra de vários aparelhos de musculação, para dar mais opções aos alunos. 

2. Lutas

Jiu Jitsu, muay thai e MMA são algumas das atividades oferecidas. Os esportes são ideais para quem busca queima rápida de calorias, aliado a um treino dinâmico, que promove o fortalecimento muscular. 

Antes de apostar nessa modalidade, faça uma análise do mercado de lutas na sua região, pesquise os concorrentes e tenha um bom plano de ação para fazer com que o negócio se desenvolva. 

3. Crossfit

O Crossfit é um treino funcional de alta intensidade, com ritmo elevado, perda de calorias mais rápida e com atividades realizadas em equipe. 

No cenário mundial, o Brasil é o segundo país que mais possui locais dedicados à modalidade, concentrando quase mil academias, perdendo apenas para os Estados Unidos, onde o CrossFit foi criado. 

Esse número alto de locais que oferecem o CrossFit também está ligado ao crescimento dos praticantes, portanto, se você quer montar uma academia desta modalidade e se destacar no mercado leia o nosso guia de como montar um box de CrossFit e ter sucesso!

4. Dança

Além de oferecer diversão aos praticantes, a dança também é uma ótima atividade para queimar calorias e agradar públicos que buscam uma atividade energizante e gostosa de praticar. 

Quer ofertar essa modalidade na sua academia? Tenha estratégia e escolha bem a localização, isso porque, o público-alvo desse tipo de empreendimento não é tão grande e oferecer dança em locais em que já existe muita concorrência pode não gerar um bom retorno financeiro.  

5. Natação

Academias Full Service geralmente possuem essa modalidade na sua cartela de serviços. A natação é um ótimo exercício para melhorar a resistência e a parte cardiorrespiratória. 

Além disso, a oferta da atividade pode se tornar um diferencial para o seu espaço, principalmente, para o público infantil, que se diverte nas piscinas de natação. 

Quais os tipos de exercícios na academia?

Existe uma variedade de treinos que podem ser elaborados para os alunos dentro das academias, tudo vai depender dos objetivos a serem alcançados por quem está praticando. 

Treino metabólico

No treino metabólico, também conhecido como MetCon, os exercícios são realizados com intensidade moderada a alta e promovem um gasto calórico maior, ao passo em que ajudam a aumentar a massa muscular e reduzir gorduras. 

Treino de hipertrofia

O treino de hipertrofia objetiva o ganho de massa muscular, para isso, são feitos exercícios para cada grupo muscular (pernas, peito, etc); em séries e com um determinado número de repetições. 

Além do treino, é preciso manter uma alimentação equilibrada, frequência adequada de treinos na semana e tempo de repouso. 

Treino Intervalado

Esse tipo de treino alterna os períodos de alta e moderada intensidade, com o tempo de descanso. Com isso, é possível acelerar a queima de gorduras e melhorar a capacidade cardiorrespiratória. O principal treino intervalado é o HIIT.  

  • HIIT (treino intervalado de alta intensidade): favorece a queima de gorduras, com exercícios que aceleram o metabolismo. Essa modalidade geralmente é aplicada em treinos de bicicleta e de corrida, após fazer o exercício com alta intensidade, o praticante tem um tempo de descanso. 

Treino Funcional

O treinamento funcional trabalha o corpo em sua totalidade, não focando no condicionamento de um músculo específico, mas variando entre todas as necessidades. 

Diversas pessoas podem se beneficiar desse tipo de treino, que é bastante democrático e atende todos os níveis de condicionamento físico, com treinamento funcional de alta e baixa intensidade, dependendo dos objetivos que os praticantes possuem. 

Sistema de gestão para academias 

Agora que você já conhece quais são os tipos de academias e modalidades, está na hora de escolher o sistema ideal que vai ajudar a sua academia a ter maior performance. A Tecnofit é o sistema de gestão mais completo do país e já ajuda mais 5 mil negócios fitness em todo a Brasil, com ele você:

  • Emite relatórios mais assertivos;
  • Cuida da gestão financeira e do fluxo de caixa;
  • Melhora o relacionamento com seus clientes por meio de campanhas específicas;
  • Controla sua catraca e a frequência dos alunos;
  • Administra a agenda de turmas;
  • Faz a gestão da sua equipe, das metas e vendas;
  • Disponibiliza materiais interativos aos alunos e muito mais. 

O melhor de tudo é que você pode testar gratuitamente o nosso sistema de gestão e crescer ainda mais o seu negócio! 

Gostou do conteúdo? Tem mais alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários! 

Deixe um comentário

Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })