9152
Layout para academia: como projetar e organizar seu espaço

Layout para academia: como projetar e organizar seu espaço

Conheça algumas dicas para melhorar a experiência dos seus alunos.

Layout de academia

Um dos objetivos de um empreendedor fitness é ver seu espaço repleto de clientes. Entretanto, de nada adianta ter a “casa cheia”, se o layout da academia não contribuir com – ou atrapalhar – a experiência dos alunos, não é mesmo? 

Para protegê-los e orientar os fluxos de forma segura e prática no espaço disponível para treino, é importante planejar o layout para academia de forma estratégica, avaliar o comportamento e feedback dos alunos, e realizar mudanças quando necessário. 

Neste artigo, preparamos algumas dicas sobre como desenhar o melhor layout para academia e promover as melhores experiências para os seus alunos. Acompanhe! 

O que é layout para academia?

Em outras palavras, trata-se do projeto arquitetônico do seu espaço ou a forma como a estrutura da academia é pensada, de maneira a otimizar a circulação das pessoas para que elas se sintam seguras e confortáveis durante todo o tempo que permanecerem no local. 

Envolve a organização dos espaços, sinalização, criação de fluxos, separação de áreas, diagramação das máquinas, acessórios e equipamentos, planejamento dos locais ideais para ventilação e iluminação, entre outros detalhes. 

Qual a importância do layout em uma academia?

A forma como os espaços e equipamentos de uma academia são organizados tem um papel fundamental no funcionamento eficiente do estabelecimento, além de proporcionar um cuidado com a segurança e comportamento dos alunos, otimizando a circulação. 

A decoração do espaço, escolha da iluminação, pisos e outros elementos, também ajudam a tornar o ambiente mais atrativo e inspirador, contribuindo com a motivação dos clientes. 

Tudo isso ajuda proporciona uma melhor experiência aos alunos, melhorando a satisfação e índice de retenção – o que, consequentemente, é fundamental para a manutenção do negócio!  

O que considerar ao projetar o layout de uma academia?

Engana-se quem pensa que a definição de um layout para academia limita-se à escolha das cores, projeção dos móveis e equipamentos. São vários os elementos a serem considerados para planejar um espaço funcional e motivador. Entre eles: 

  • Acessibilidade
  • Áreas de circulação de pessoas
  • Áreas de serviços
  • Áreas de treino
  • Design e estilo
  • Higiene e limpeza
  • Iluminação
  • Manutenção regular
  • Tipos de equipamentos
  • Recepção
  • Segurança
  • Ventilação e climatização
  • Vestiários

Como dimensionar uma academia?

Calcular o espaço disponível para cada setor e os detalhes do layout também levam em consideração algumas premissas. 

Em um primeiro momento, por exemplo, é importante entender as características do ambiente: onde estão as janelas, portas, pilares e outros elementos que dão estrutura às salas. De onde vêm a ventilação e iluminação natural e como elas podem ser otimizadas para garantir conforto e segurança aos clientes e colaboradores. 

Depois, vale definir os melhores locais para as áreas de serviço, como recepção, administração, banheiros, vestiários, estacionamento, entre outros, considerando o tamanho e tipo dos mobiliários e elementos que compõem esses espaços. Para isso é interessante projetar um estudo sobre o comportamento do aluno na academia. Como funcionam os fluxos de entrada, saída e circulação nas diferentes áreas. 

Nas áreas de treino também é preciso saber quantos e quais são os tipos de equipamento necessários para atender às necessidades dos alunos. Além disso, quais são os tamanhos, exercícios praticados, espaços de segurança recomendados, grupos musculares trabalhados, e outros detalhes que ajudem a “encaixar” as máquinas nos lugares ideais. 

Como distribuir os aparelhos em uma academia?

Para que o espaço de treino seja funcional, seguro e agradável, cada aparelho tem o seu lugar certo. Além disso, vale pensar em onde ficarão e como serão organizados os acessórios, como halteres, anilhas, colchonetes, steps, entre outros. 

Uma boa dica aqui é separá-los por grupos de treinamento, com a segmentação de aparelhos cardiovasculares (esteiras, bicicletas ergométricas, elípticos, entre outros); máquinas para musculação e pesos livres em áreas separadas; acessórios para treinos funcionais; e um espaço destinado ao alongamento e recuperação. 

Os aparelhos também podem ser divididos por grupos musculares, com a separação de inferiores e superiores, por exemplo. E para contribuir com a circulação dos alunos, vale incluir sinalizações claras e instruções de uso em cada um dos espaços. 

Lembre-se de deixar espaços reservados para descanso, com cadeiras ou bancos, e áreas de hidratação, com bebedouro, geladeiras ou vending machines, mantendo um fluxo adequado de passagem entre as pessoas. 

Como fazer um layout de uma academia?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância de projetar um bom layout para academia e algumas dicas para dimensionar os espaços e organizar os equipamentos, preparamos mais sugestões práticas para planejar a estrutura do seu estabelecimento fitness. Confira!

1. Divida a sala de musculação em setores

Vale a pena reforçar: uma das melhores dicas para organizar o layout do espaço de musculação é dividindo em setores. 

É muito comum que as pessoas treinem grupos musculares diferentes em cada dica: membros inferiores e superiores separados, ao menos. Por isso, juntar os aparelhos específicos para cada parte do corpo pode contribuir com a otimização do espaço, evitando que os alunos tenham grandes deslocamentos durante o treino. 

Além disso, os aparelhos para exercícios cardiovasculares também devem ter um espaço específico. Em algumas academias, podem ter até mesmo uma sala destinada a eles. 

Acessórios de treinos funcionais e pesos livres também devem estar dispostos de forma organizada em seus suportes, garantindo um ambiente visualmente confortável e seguro para todos. 

2. Priorize o conforto e a segurança dos alunos

Muito além da estética: o planejamento de layout para academia deve colocar a segurança dos alunos e colaboradores em primeiro lugar. 

Isso envolve desde a instalação de equipamentos em locais que evitem quedas, tropeços e esbarrões, até a garantia de uma visão ampla para os professores, a fim de proporcionar o acesso rápido em caso de algum acidente. 

Toda a infraestrutura da academia também deve proporcionar a segurança aos clientes: equipamentos em bom estado e manutenção em dia, ambiente higienizado e com boa ventilação e iluminação, escolha dos pisos corretos, entre outros detalhes. 

3. Crie um fluxo para o tráfego das pessoas

É fundamental projetar espaços de circulação livres de equipamentos e acessórios, para que os alunos possam se movimentar e não atrapalhem – ou sejam atrapalhados por quem está treinando. Isso torna o fluxo mais ágil e seguro para todos. 

4. Invista em espelhos

Já reparou que a grande maioria das academias tem ao menos uma parede completa revestida por espelhos? Sabemos que esses elementos ajudam a tornar a percepção do espaço mais ampla, mas em academias, eles também têm a função de permitir que o aluno consiga avaliar seu próprio movimento, fazendo correções constantes para evitar lesões. 

5. Aposte nas cores ideais

Segundo a semiótica e psicologia das cores, esses elementos podem influenciar as sensações, provocando sentimentos diferentes de acordo com as suas aplicações. Não é à toa que grandes marcas de alimentos usam o vermelho e amarelo, enquanto empresas de saúde e bem-estar preferem os tons mais claros de verde e azul, por exemplo. 

A escolha da cor certa tem um papel fundamental no layout de uma academia. Além de amplificar os espaços, ajudam a estimular a alegria, motivação e otimismo. Conheça a relação entre algumas das cores usadas nesses espaços e seus significados:

  • Amarelo é a cor da alegria, do otimismo e motivação. 
  • O laranja indica energia, criatividade e entusiasmo. 
  • O azul, por sua vez, é a cor da tranquilidade, ideal para espaços de relaxamento, alongamento e recuperação. 
  • Verde indica saúde, vitalidade e harmonia. 
  • Cuidado com o vermelho, ao mesmo tempo que ajuda a estimular o organismo, pode transmitir raiva e perigo. 
  • Cinza é a cor da inércia, é muito conhecida por ser usada em locais sofisticados, mas deve ser evitada em academias e espaços fitness.

6. Use a iluminação a seu favor

Assim como as cores, a iluminação correta também pode influenciar a performance dos treinos dos alunos, impactando no conforto, bem-estar e sensações na academia. Por isso, dedique-se a fazer a decisão que mais favorece a experiência dos seus alunos 

Isso inclui fugir de tons amarelos e quentes – além de aquecer o ambiente, promove conforto e relaxamento, o que não é bom no caso de treinos de alta intensidade. Evite, também, o posicionamento de lâmpadas com luz direta – prefira spots embutidos e luz indireta branca e fria para não atrapalhar o treino dos alunos. 

Por que o layout planejado é essencial para a satisfação dos alunos?

Como você deve ter percebido neste artigo, o planejamento de um layout adequado interfere diretamente na experiência dos alunos, das mais diversas formas. Além de proporcionar um ambiente organizado, com fácil circulação e otimização no uso de equipamentos, garante a qualidade e segurança nos treinos. 

Esse cuidado demonstra a preocupação genuína da academia com os alunos, em cada um dos pontos de contato com a empresa. O layout torna o espaço funcional, promovendo o bem-estar e incentivando a frequência regular – o que consequentemente potencializa os resultados e a satisfação dos alunos na academia. 

Conclusão

Além de promover um layout apropriado para a sua academia, é fundamental avaliar o comportamento dos alunos para entender seus hábitos e planejar mudanças de acordo com a necessidade. Isso também faz parte de uma gestão estratégica do negócio!

Para que você tenha em mãos dados e informações para a tomada de decisões estratégicas para a sua empresa, conte com um sistema de gestão completa e personalizada, como o Tecnofit Gym. Acesse o site ou faça um teste agora mesmo para comprovar todos os benefícios da plataforma. 

Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })