4946
Tipos de academia: entenda as vantagens e desvantagens dos 4 modelos
Gestão e Empreendedorismo

Tipos de academia: entenda as vantagens e desvantagens dos 4 modelos

Tipos de academia: entendendo os modelos de negócio Low cost, full service, boutique e academia de nicho. Esses são os quatro tipos de academia que existem dentro do mercado fitness, cada modelo de academia possui suas particularidades e, claro, vantagens e desvantagens. Muitos empreendedores buscam reinventar a roda para alcançar o sucesso na criação de…

modelos de academia

Tipos de academia: entendendo os modelos de negócio

Low cost, full service, boutique e academia de nicho. Esses são os quatro tipos de academia que existem dentro do mercado fitness, cada modelo de academia possui suas particularidades e, claro, vantagens e desvantagens.

Muitos empreendedores buscam reinventar a roda para alcançar o sucesso na criação de um negócio. No entanto, na maioria das vezes, o ideal é seguir modelos de negócios que já estão tendo resultados. Por isso, é fundamental conhecer profundamente os 4 modelos de academia mais comuns no Brasil.

Isso não significa que você, que deseja abrir uma academia, precise seguir à risca todos os “mandamentos” desses modelos. Porém, é importante pegar estratégias que já foram validadas por essas empresas.

Diferença entre tipos e modalidades de academia

Antes de mergulharmos nos detalhes, é importante esclarecer uma confusão comum no mercado fitness:

O que são tipos de academia?

Os tipos de academia são os quatro sistemas fundamentais em que uma academia irá atuar. A definição depende do posicionamento de mercado que o negócio quer adotar, a segmentação de público que busca atrair, além de outros fatores estratégicos.

O que são modalidades de academia?

Já as modalidades são as opções de atividades disponíveis dentro de uma academia, que pode ser especializada em apenas uma, ou contar com uma gama mais variada de serviços. A modalidade de academia é a área em que um local vai atuar mais fortemente, existindo ainda alguns locais que oferecem mais de uma modalidade de atividade física.

Os 4 tipos de academia: modelos detalhados

É importante ressaltar que não existem apenas esses modelos de academia, mas que esses são os mais usados e conhecidos. Você pode mesclar esses modelos em seu negócio e, mesmo assim, ter sucesso.

1. Academia low cost

Talvez esse seja o modelo de academia mais conhecido, principalmente por nomes como Smart Fit e Bio Fitness. As academias Low Cost são bastante comuns e, provavelmente, você já treinou em uma academia desse nicho.

Principais Características:

  • Baixo custo de manutenção e pouca mão de obra
  • Maior competitividade no mercado
  • Mensalidades mais baratas
  • Espaços amplos com vários equipamentos
  • Alunos mais livres para fazerem os seus treinos
  • Professores focam apenas no apoio à execução dos exercícios

Investimento Necessário:

  • Reserva financeira para investimento inicial em equipamentos de qualidade
  • Aluguel ou compra do espaço
  • Sistema de gestão para administrar de maneira assertiva

Importante: Low cost é diferente de low price. Academias low cost são aquelas que, em geral, exigem pouco gastos com manutenção de equipamentos e mão de obra (professores). Mas isso não significa que o gestor possa cobrar um valor muito abaixo dos valores de mercado.

2. Academia full service

Como o nome já sugere, são as academias que oferecem serviço completo. Quem opta por esse tipo de academia, irá oferecer um serviço completo com uma gama grande de opções e modalidades de exercícios.

Principais Características:

  • Oferecem além da musculação: aulas de dança, lutas, treinamentos funcionais e até natação
  • Infraestrutura grande com vários professores para diferentes aulas
  • Custo-benefício atrativo para os alunos
  • Investimento considerável em espaço, professores e demandas de grande porte

Desafios de Gestão: Fazer a gestão de uma academia Full Service pode ser algo extremamente trabalhoso, já que é preciso lidar com muitas variáveis, como alunos, professores de diferentes modalidades, fornecedores de equipamentos, etc.

3. Academia boutique

São as famosas academias de luxo que oferecem muito mais do que exercícios físicos. As academias boutiques oferecem um serviço premium e uma experiência personalizada, que transforma a rotina de treinos dos alunos.

Principais Características:

  • Serviço premium e experiência personalizada
  • Espaço de relaxamento, como spa e serviços de beleza
  • Lounge para relaxamento e espaços para socialização entre alunos
  • Cafeterias e barzinhos
  • Espaços instagramáveis
  • Equipamentos de última geração com tecnologias avançadas

Vantagens:

Considerações Importantes:

  • Alto valor do investimento e da manutenção
  • Atendem uma parcela muito específica da população
  • Importante se atentar à localização e poder de compra da região
  • Atualmente, no Brasil, a academia boutique mais conhecida é Les Cinq, localizada no bairro de Jardins, em São Paulo

4. Academia de nicho

Ao contrário da academia Full Service, que é extremamente abrangente, as academias de nicho são focadas em pedaços específicos da população ou em modalidades específicas. Saber segmentar bem é o segredo para ter uma boa academia de nicho.

Exemplos de Segmentação:

Vantagens:

  • Personalização permite que se torne especialista no assunto
  • Possibilidade de mensalidade mais alta devido à especialização
  • Professores altamente qualificados naquele segmento

Desafios:

  • Público menor, exigindo estratégias para reter novos alunos
  • Investimento mais alto, principalmente pela necessidade de professores especializados

O que diferencia uma academia no mercado

Apesar de existirem modelos de academia pré-estabelecidos, o que realmente diferencia uma academia é o serviço prestado. Desde um ambiente limpo e agradável, até professores bem treinados e educados, o que fará uma academia ser reconhecida é a qualidade do serviço.

O mercado fitness é extremamente competitivo e, atualmente, o público que busca por atividades físicas também quer vivenciar uma experiência incrível. Por isso, invista pesado na entrega do seu serviço!

Mesmo que você siga um dos modelos apresentados, não esqueça que o maior diferencial do seu negócio está longe de ser apenas uma fachada bonita e chique.

Como escolher o tipo de academia ideal

Agora que você já descobriu qual o segmento de uma academia, pode estar se perguntando qual você deve apostar! Não existe uma resposta certa para esta pergunta.

Antes de optar por um modelo, é preciso ter algumas informações em mente, como:

  • Qual é o orçamento e investimento inicial que você está disposto a fazer
  • Que público-alvo que você quer atingir
  • Quanto está disposto a pagar por manutenção e mão de obra da academia
  • Qual o retorno que você espera e em quanto tempo

Exemplos práticos de escolha

  • Abrir uma academia boutique com mensalidades superiores a R$300 em um bairro periférico pode não ser uma boa ideia
  • Abrir uma academia de nicho focada em crianças em uma região com população mais velha também é ruim
  • Uma academia Low Cost pode ser ideal em regiões com grande densidade populacional e menor poder aquisitivo

Planejamento financeiro

Para que o investimento dê frutos, é preciso ter um bom planejamento financeiro e garantir a viabilidade do negócio, o investimento em aparelhos, aluguel ou compra do espaço e manter a saúde financeira da sua academia até que ela passe, de fato, a dar lucratividade.

Principais modalidades de academia

Tudo vai depender do que o espaço quer oferecer aos praticantes. Listamos abaixo as principais modalidades presentes nas academias:

1. Musculação

Tipos de academias que ofertam esta modalidade tendem a ser mais procuradas por um público bem diversificado, que busca a definição da musculatura e emagrecimento.

Para ofertar esta modalidade é necessário um investimento considerável na compra de vários aparelhos de musculação, para dar mais opções aos alunos.

2. Lutas

Jiu Jitsu, muay thai e MMA são algumas das atividades oferecidas. Os esportes são ideais para quem busca queima rápida de calorias, aliado a um treino dinâmico, que promove o fortalecimento muscular.

Antes de apostar nessa modalidade, faça uma análise do mercado de lutas na sua região, pesquise os concorrentes e tenha um bom plano de ação para fazer com que o negócio se desenvolva.

3. Crossfit

O CrossFit é um treino funcional de alta intensidade, com ritmo elevado, perda de calorias mais rápida e com atividades realizadas em equipe.

No cenário mundial, o Brasil é o segundo país que mais possui locais dedicados à modalidade, concentrando quase mil academias, perdendo apenas para os Estados Unidos, onde o CrossFit foi criado.

Esse número alto de locais que oferecem o CrossFit também está ligado ao crescimento dos praticantes, portanto, se você quer montar uma academia desta modalidade e se destacar no mercado leia o nosso guia de como montar um box de CrossFit e ter sucesso!

4. Dança

Além de oferecer diversão aos praticantes, a dança também é uma ótima atividade para queimar calorias e agradar públicos que buscam uma atividade energizante e gostosa de praticar.

Quer ofertar essa modalidade na sua academia? Tenha estratégia e escolha bem a localização, isso porque, o público-alvo desse tipo de empreendimento não é tão grande e oferecer dança em locais em que já existe muita concorrência pode não gerar um bom retorno financeiro.

5. Natação

Academias Full Service geralmente possuem essa modalidade na sua cartela de serviços. A natação é um ótimo exercício para melhorar a resistência e a parte cardiorrespiratória.

Além disso, a oferta da atividade pode se tornar um diferencial para o seu espaço, principalmente, para o público infantil, que se diverte nas piscinas de natação.

Tipos de exercícios oferecidos nas academias

Existe uma variedade de treinos que podem ser elaborados para os alunos dentro das academias, tudo vai depender dos objetivos a serem alcançados por quem está praticando.

Treino metabólico

No treino metabólico, também conhecido como MetCon, os exercícios são realizados com intensidade moderada a alta e promovem um gasto calórico maior, ao passo em que ajudam a aumentar a massa muscular e reduzir gorduras.

Treino de hipertrofia

O treino de hipertrofia objetiva o ganho de massa muscular, para isso, são feitos exercícios para cada grupo muscular (pernas, peito, etc.); em séries e com um determinado número de repetições.

Além do treino, é preciso manter uma alimentação equilibrada, frequência adequada de treinos na semana e tempo de repouso.

Treino intervalado

Esse tipo de treino alterna os períodos de alta e moderada intensidade, com o tempo de descanso. Com isso, é possível acelerar a queima de gorduras e melhorar a capacidade cardiorrespiratória. O principal treino intervalado é o HIIT.

HIIT (treino intervalado de alta intensidade): favorece a queima de gorduras, com exercícios que aceleram o metabolismo. Essa modalidade geralmente é aplicada em treinos de bicicleta e de corrida, após fazer o exercício com alta intensidade, o praticante tem um tempo de descanso.

Treino funcional

O treinamento funcional trabalha o corpo em sua totalidade, não focando no condicionamento de um músculo específico, mas variando entre todas as necessidades.

Diversas pessoas podem se beneficiar desse tipo de treino, que é bastante democrático e atende todos os níveis de condicionamento físico, com treinamento funcional de alta e baixa intensidade, dependendo dos objetivos que os praticantes possuem.

Mesclando modelos de academia

Como mencionamos anteriormente, você também pode mesclar diferentes modelos em apenas um negócio. Muitas academias de sucesso combinam características de diferentes tipos para criar uma proposta única de valor.

Exemplos de Combinações:

  • Academia Low Cost com elementos Boutique (espaços instagramáveis, mas preços acessíveis)
  • Full Service com foco em nicho específico (muitas modalidades, mas todas voltadas para um público determinado)
  • Boutique com especialização (serviço premium focado em uma modalidade específica)

Sistema de gestão para todos os tipos de academia

Agora que você já conhece quais são os tipos de academias e modalidades, está na hora de escolher o sistema ideal que vai ajudar a sua academia a ter maior performance. Independente do modelo da sua academia, e mesmo que ela não se encaixe em nenhum dos exemplos acima, o Tecnofit Gym é o sistema perfeito para a sua gestão!

Funcionalidades para todos os modelos

A Tecnofit é o sistema de gestão mais completo do país e já ajuda mais 5 mil negócios fitness em todo a Brasil, com ele você:

  • Emite relatórios mais assertivos
  • Cuida da gestão financeira e do fluxo de caixa
  • Melhora o relacionamento com seus clientes por meio de campanhas específicas
  • Controla sua catraca e a frequência dos alunos
  • Administra a agenda de turmas
  • Faz a gestão da sua equipe, das metas e vendas
  • Disponibiliza materiais interativos aos alunos e muito mais

Sistema adaptável a qualquer modelo

O Tecnofit Gym é um sistema de gestão desenvolvido para proporcionar uma gestão sem complicações para as academias. Com ele, você consegue ter uma visão completa de tudo o que acontece na sua academia, de maneira prática e fácil.

O Tecnofit Gym leva para você o que há de mais inovador no mercado fitness. Gerencie desde a gestão financeira até a entrega do seu serviço, passando pela avaliação de professores e comissionamento de recepcionistas.

Conclusão: escolhendo seu modelo de academia

Escolher o modelo de academia que você irá inaugurar pode levar tempo, mas é fundamental para o seu plano de negócios. Por isso, essa escolha precisa envolver um pensamento muito analítico.

Fatores decisivos

  • Localização e Demografia: Analise o perfil socioeconômico da região
  • Concorrência: Estude os modelos já existentes na área
  • Investimento Disponível: Cada modelo exige níveis diferentes de capital inicial
  • Experiência e Expertise: Considere seu conhecimento no segmento escolhido
  • Objetivos de Longo Prazo: Pense na escalabilidade do modelo escolhido

Dicas finais

Se você quer abrir um negócio fitness e está procurando qual o segmento de uma academia se encaixa melhor na sua estratégia e no público que quer atingir, lembre-se de que não existe fórmula mágica. O sucesso depende da execução, qualidade do serviço e capacidade de adaptação às necessidades do mercado.

O melhor de tudo é que você pode testar gratuitamente o nosso sistema de gestão e crescer ainda mais o seu negócio, independentemente do tipo de academia que escolher!

Deixe um comentário