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Análise de mercado para academias: como está o mercado Fitness
Mercado Fitness

Análise de mercado para academias: como está o mercado Fitness

Conhecer os concorrentes e como está o mercado de academias no país, é essencial para ter sucesso ao abrir um novo negócio!

Mulher olhando para o celular vendo análise de mercado de academia, ela está com o cabelo preso, fones de ouvido e ao lado estão pesos de atividade física.

Fazer uma análise de mercado para academias é essencial antes de abrir um negócio. O Brasil é o segundo país que mais concentra negócios desse segmento no mundo. 

Isso faz com que seja preciso conhecer muito bem como é a atuação dos concorrentes, os desafios dentro da área e qual é o faturamento

Continue a leitura para iniciar o seu negócio com pé direito ou impulsionar ainda mais a sua academia, conhecendo muito bem como é o seu negócio fitness! 

Qual o tamanho do mercado fitness?

O mercado fitness é um dos que mais crescem no mundo. Em 2017, tínhamos 201 mil academias, com 174 milhões de clientes, segundo um relatório da IHRSA, o faturamento estava na casa dos 87,2 bilhões de dólares. 

A expectativa é que até 2030, tenham 230 milhões de pessoas que frequentam academias no mundo. 

Os mercados latino-americanos têm uma participação grande no crescimento do setor fitness, outro estudo divulgado em 2022 (IHRSA Latin American Report), aponta que 20 milhões de pessoas na América Latina frequentam uma das mais de 65 mil academias espalhadas pelo continente. 

Quantidade de academias no Brasil

De acordo com o mesmo estudo, o Brasil concentra metade das academias latino americanas. Com 34.509 unidades, o país tem destaque entre os 18 mercados analisados.

Desde 2012, o mercado brasileiro vem crescendo no ramo fitness, alguns itens como consumidores cada vez mais experientes, tecnologia e profissionalização são características do mercado daqui. 

Mas, ainda existem muitas oportunidades para crescimento e desenvolvimento do mercado de academias no país, principalmente, por conta da taxa de penetração (porcentagem de pessoas que adquiriu um produto ou serviço durante um período de tempo)  que ainda é baixa no país se comparada com outros mercados. 

O crescimento de pessoas na academia

Durante as últimas décadas, a necessidade de exercícios físicos é cada vez maior, a crescente preocupação com a saúde fez com que mais pessoas procurassem academias e espaços fitness. 

Mas, não para por aí! Essa tendência aumentou também durante a pandemia. Isso mesmo! De acordo com uma pesquisa da Toluna, empresa especializada em insights sobre mercado, feita com 854 pessoas em 2022, quase metade dos entrevistados (42%) iniciaram uma atividade física durante a pandemia, e 68% começaram a malhar ou intensificaram os exercícios que já faziam no último ano por conta da preocupação com a saúde. 

Qual a projeção para o setor fitness?

Essa pesquisa vai de encontro a uma análise de mercado feita pela Associação Brasileira de Academias (ACAD). Segundo as projeções, a demanda por exercícios físicos deve crescer em 2022 e continuar alta nos próximos anos, até o final deste ano o número de pessoas ativas em academias no Brasil deve aumentar de 3% para 5%.

Qual o lucro das academias?

O lucro médio de uma academia gira em torno de 35% ao mês, mas esse valor pode variar de acordo com o tamanho do negócio, planejamento, além de outras variáveis. 

Uma academia pequena pode faturar 20 mil reais por mês, com lucro de 6 mil reais. Já uma academia de médio porte pode chegar a 45 mil de faturamento com lucro de 9 mil reais a 12 mil reais. 

Se você quer saber mais sobre o faturamento e o tempo de retorno do investimento, é só acessar o texto completo em nosso blog!  

Qual a participação do mercado de academias no PIB brasileiro?

O mercado fitness é responsável por 0,13% do PIB nacional, no país o setor composto por academias, box, studios e outros ramos fitness movimenta cerca de 8 bilhões de reais por ano. 

No quesito faturamento, o país ocupa a décima posição mundial, mostrando que é um ótimo mercado para se investir. 

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Como realizar análise de mercado para academias?

Se você quer realizar uma análise de mercado eficiente, nós temos algumas dicas para o seu negócio. Acompanhe abaixo as principais! 

Defina seus concorrentes

Antes de abrir a sua academia, você precisa saber qual é o seu segmento, público-alvo e, principalmente, quem são os seus concorrentes. 

Faça uma análise SWOT e um estudo e do mercado da região em que você tem ou quer abrir a sua academia, dessa forma, você conseguirá entender da melhor maneira o cenário e poderá elencar diferenciais do seu serviço. 

Isso é extremamente importante para fazer a atração do seu público e se destacar em um mercado tão concorrido. 

panorama do mercado fitness

Pesquise

A etapa da pesquisa jamais deve ser deixada de lado, ela é essencial para criar uma boa estratégia e consolidar a sua marca no mercado. 

Atue como consumidor

Uma estratégia que você pode usar para pesquisar os concorrentes é visitar as academias da sua região e elencar os pontos fortes e fracos que cada uma possui, somente essa observação pode te dar vários insights e melhorias que você pode aplicar na sua academia. 

Outra opção é aplicar cliente oculto, essa prática serve para você ver o que seu concorrente está fazendo, como é o atendimento ao cliente, além de outros fatores.

Você entra em contato como se fosse um cliente normal que quer contratar os serviços daquela academia, anote os itens que você gostou e aqueles que não foram tão bons. 

Dessa forma, você conseguirá ter uma visão mais ampla da estratégia que eles estão adotando. 

Elenque pontos positivos e negativos

A partir das análises que você fizer, anote todos os pontos que você pode melhorar na sua academia e valorize os itens bons que você pode potencializar no seu negócio. 

Busque ideias em academias de outros perfis

Se inspire em outros perfis nas redes sociais e compare com o seu negócio. Estar sempre atento aos concorrentes é uma prática que deve permanecer ao longo do tempo. 

Crie uma estratégia de implantação

Com todas as ideias em mente é hora de colocar a mão na massa e implantar tudo aquilo que você elencou como melhoria. 

Mantenha atenção a estratégia dos seus concorrentes e busque sempre melhorias, dessa forma, você manterá os clientes engajados e conseguirá atrair outros para o seu negócio

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