6608
Studio de Yoga: quais os estilos, qual o melhor e como montar um?

Studio de Yoga: quais os estilos, qual o melhor e como montar um?

Quer abrir um studio de yoga? Veja informações essenciais para ter sucesso no seu negócio!

mulher loira em studio de yoga, ela está sorrindo, equilibrada em um tapete roxo fazendo um asana

O Yoga é uma filosofia de vida apaixonante, por esse motivo, não é difícil encontrar pessoas que desejam abrir um studio de yoga e transformar a atividade em carreira e prática profissional. 

Se você é uma dessas pessoas, continue lendo o texto para saber sobre os estilos de yoga, quanto você irá gastar para abrir um studio, do que irá precisar, quanto irá faturar e muito mais! 

O que é Yoga?

O Yoga é uma prática que tem como foco o equilíbrio do corpo e da mente, por meio de três pilares principais: meditação, respiração (pranayamas) e posturas de yoga (ásanas). 

O termo Yoga é derivado da palavra em sânscrito “yuj”, que significa “unir”. Portanto, a prática é uma reconexão ou união entre corpo, alma e mente. A combinação entre as técnicas resulta no controle das emoções, ajudando na consciência, flexibilidade e tranquilidade

Onde o Yoga surgiu?

A prática surgiu na Índia há mais de 5 mil anos atrás, o criador foi o deus Shiva que gerou movimentos complexos mas de beleza extraordinária, que se popularizaram e hoje são um estilo e uma filosofia de vida. 

Os primeiros movimentos, acredita-se, foram inspirados em posições de animais combinadas com mantras, que dão origem a posturas que emanam energia vibratória com diversos efeitos positivos para todo o organismo e mente. 

Tempos após a sua criação, o yoga se tornou uma vertente do Budismo, com influência também do Hinduísmo. 

Se você quer saber como montar um studio de yoga, precisa conhecer os estilos da prática que estão listados abaixo!

Quais os estilos de Yoga?

São 11 estilos de yoga que você pode conhecer e adotar no seu studio. Cada um tem sua particularidade, características e técnicas específicas. Conheça mais sobre eles: 

Hatha contemporâneo

Combina respiração (pranayamas), postura (asanas) e relaxamento para criar consciência corporal, auto-observação e meditação. O Hatha contemporâneo combina técnicas clássicas de maneira dinâmica. 

Por meio das aulas, os praticantes podem ampliar a capacidade pulmonar, além de promover o bem-estar físico. 

Kundalini

Mais conhecido como yoga da consciência, esse estilo procura despertar a energia dos praticantes que fica adormecida na base da coluna vertebral. Durante as práticas, são trabalhadas respirações fortes que atuam na liberação de emoções e no avivamento da força vital. 

Vinyasa Flow ou Slow Vinyasa

Também conhecida como yoga flow, a prática busca o equilíbrio durante a passagem de um ásana a outro, que deve ocorrer de forma fluída e totalmente conectada com a respiração do praticante. 

Sadhana

Esse é um termo usado para se referir a prática diária de meditação e conhecimento espiritual a fim de se conectar com o Universal. Por meio da prática e da disciplina, o praticante do yoga atinge a consciência, desapega do ego e encontra  paz de espírito. 

A técnica Sadhana une yoga e meditação para treinar a mente em busca do conhecimento espiritual. 

Yoga e alinhamento

O yoga é essencial para o alinhamento dos asanas. As posições ajudam a corrigir a postura do dia a dia e auxiliam a evitar lesões, dores articulares e muito mais! 

Hata suave

Baseado em aulas mais gentis, ritmo lento, exercícios respiratórios e até mesmo descanso entre as posições, o Hata suave é ideal para quem está começando na prática ou mesmo para o público da terceira idade

Pois, apesar da suavidade, ele também trabalha a respiração, fortalece o corpo, melhora a flexibilidade e mais! 

Meditação

Yoga e meditação não são a mesma coisa, apesar de serem aliadas.

A meditação também tem raízes Budistas e Hinduístas e significa ponderar e analisar os próprios pensamentos. Na maioria das vezes, yoga e meditação estão conectadas, mas isso não é uma regra.

Treinamento de Asanas

Os Asanas são posturas de yoga que alongam, flexionam e fortalecem o corpo. A palavra tem origem no sânscrito, que significa posição confortável, os Asanas estão presentes na maioria dos diferentes estilos de yoga. 

Na prática, existem três tipos de posturas (asanas), distintas: posturas meditativas, posturas culturais e posições de relaxamento. 

Yoga restaurativa e Pranayamas

A prática se baseia em deixar os participantes confortáveis para encontrar a posição ideal para os seus corpos, dessa forma, se atinge um estado mais profundo de relaxamento. São utilizados vários materiais para apoio físico que auxiliam a permanência na postura e melhor relaxamento físico. 

Yoga para o sagrado feminino

Os estilos de yoga revigoram, fortalecem e harmonizam o corpo feminino como um todo. A energia feminina é despertada e a mulher se reconecta com o sagrado do seu corpo e se torna mais consciente de seus sentidos. Além disso, praticar yoga também traz outros benefícios como diminuição de cólicas e sintomas da menopausa, aumento de libido e fertilidade, além de equilíbrio hormonal. 

Qual o melhor estilo de Yoga?

Se você quer abrir um estudio de yoga mas não sabe em qual estilo focar, não se preocupe, essa é uma dúvida de muitas pessoas. 

Antes de decidir, você precisa conhecer muito bem o local em que ficará o seu studio, qual o público será direcionada a prática e qual é perfil desse público. 

Por exemplo, se o seu público for mais idoso, pode ser uma boa ideia apostar no yoga restaurativo ou no yoga flow. Leve em consideração também a sua formação e estilo que mais gosta de ministrar, dessa forma, você será especialista no tema e trabalhará em algo que gosta de fazer. 

Como montar um studio de yoga?

Quer montar um studio de yoga e não sabe por onde começar? Não se preocupe! Elencamos algumas dicas fundamentais para iniciar o seu negócio e fazê-lo crescer de forma sustentável. 

Tenha uma formação

Para abrir um studio de yoga e dar aulas não é necessário ter nenhum curso superior específico como em outras áreas. No entanto, é preciso ter uma formação como instrutor de yoga em uma instituição de referência. 

A profissão de instrutor de yoga ainda não é regulamentada no Brasil. O projeto de lei que busca a regulamentação tramita desde 2016, mesmo assim, é possível fazer especializações na área, conseguir a profissionalização e transformar a paixão pelo yoga em prática profissional. 

Escolha um nome para seu studio de Yoga

Com o certificado em mãos, é hora de escolher o nome para o seu studio. Nesse momento, se você ainda não tiver uma ideia definida, pode pesquisar referências na internet e até mesmo fazer um brainstorming, nesse caso, anote os nomes que você mais gosta e as ideias forem surgindo, depois vá fazendo um filtro e entendendo o que pode se encaixar com o seu negócio.

Além disso, você também pode pedir a ajuda de mentores e amigos que possam auxiliar com boas ideias.  

Procure o local ideal para studio de Yoga

Como escolher o lugar ideal para o seu studio de yoga? Primeiro, é importante você fazer uma análise de mercado dos studios que já existem na sua cidade. Tire um tempo para visitar cada um deles, anote quais são os serviços e todos os detalhes. 

A partir daí trace um plano de negócios e entenda também as particularidades e necessidades do público que você irá atender. 

Invista em equipamentos de Yoga

Para abrir um studio de yoga, você não precisará fazer um investimento altíssimo. É necessário ter uma sala ampla, com boa iluminação, além disso precisará de tapetes e um sistema de som para as práticas. 

Montar um studio de yoga está entre um dos investimentos mais baratos e não é raro ver studio dentro de casas. Se você quiser incrementar ainda mais, pode oferecer armários para que os praticantes guardem os seus itens e o chão do local escolhido precisa ser em um material que não faça os tapetes deslizarem durante a prática. 

Com os investimentos iniciais, montar um studio de yoga fica em torno de R$ 15 mil, valor muito abaixo do que abrir uma academia, por exemplo, onde o custo inicial gira em torno de R $50 mil. 

Busque como decorar um studio de Yoga

A decoração vai fazer toda a diferença no seu studio de yoga, é ela a responsável por acolher os praticantes e fazer com que eles se sintam no momento presente conectados com a prática e com o espaço. 

Mas, como decorar studio de yoga? Aqui vão algumas dicas: 

  • Escolha uma paleta com cores calmas e serenas, não coloque muitos adereços pois podem distrair os praticantes e tirar a concentração;
  • A iluminação é muito importante e impacta diretamente no humor e bem-estar, portanto, opte por espaços que tenham bastante iluminação natural, para deixar a entrada de luz suave coloque cortinas que não sejam pesadas;
  • Incensos, velas e outros aromatizadores são essenciais para criar um clima intimista e acolhedor, mas cuidado para não exagerar;
  • Almofadas, tapetes e outros acessórios também são ótimos para criar sensação de conforto e podem ser usados pelos praticantes durante o yoga;
  • Para receber os alunos, que tal um “espaço café” na entrada com chai latte, uma bebida típica da Índia que aquece o corpo e aumenta ainda mais a sensação de conforto. 

Faça a divulgação do seu studio de Yoga

Apostar na divulgação do seu studio é essencial para impulsionar o crescimento e fazer com que outros praticantes conheçam o seu espaço. 

O Instagram é uma ótima ferramenta para fazer isso, poste fotos, vídeos curtos e incentive os alunos a compartilharem cada prática em suas mídias sociais. A partir desses canais, outras pessoas da cidade também conhecerão o seu studio. 

Outra forma de divulgação é oferecer aulas gratuitas para a comunidade. Escolha um parque da sua cidade, chame os praticantes e faça uma ação especial, além de disseminar o yoga para mais pessoas, potenciais alunos podem te conhecer nesses momentos de troca. 

Não esqueça da gestão para studio de Yoga

Organizar as turmas é um desafio para gestores, mas Tecnofit Studio facilita a gestão do seu studio, dos alunos, turmas e muito mais! 

Com a nossa ferramenta você tem controle de tudo que acontece no seu studio. É a solução ideal para facilitar e deixar a agenda organizada de forma simples e de fácil utilização, onde é possível visualizar as turmas que estão lotadas e as que ainda têm vagas.

Com a agenda de turmas do Tecnofit, fica fácil realizar cancelamentos, reagendamentos e marcação de aulas experimentais.

Você também tem total controle sobre o financeiro do seu studio, conta com ferramenta de marketing para vendas e retenção de alunos e acompanha o desempenho do seu Studio de qualquer lugar, com o aplicativo da Tecnofit!

Quanto custa uma aula de Yoga?

O custo de uma aula de yoga pode variar muito dependendo da cidade, região e do estilo escolhido. É possível encontrar aulas a partir de R$ 60,00, porém, o valor pode chegar até R$ 300,00 por aula de yoga, nesse caso, a aula será mais personalizada. 

No entanto, de acordo com nossa pesquisa em alguns lugares que oferecem aulas de yoga e que o preço está disponível na internet, constatamos que o valor médio cobrado por uma aula de yoga é em torno de R$ 90,00, sendo que os locais oferecem a primeira aula experimental gratuita para os praticantes. 

Quanto fatura um studio de Yoga?

O valor do faturamento de um studio de yoga também vai variar muito de acordo com a localização do espaço, quantidade de alunos, valor cobrado por aula e também o fato de você possuir ou não outros instrutores de yoga no seu studio. 

Por exemplo, um studio de yoga de pequeno porte que possui 30 a 40 clientes fixos mensais, que contratam uma única aula por semana, totalizando quatro aulas por mês para cada praticante, com custo médio de R$ 90,00 por aula irá faturar no final do mês um valor em torno de R$ 10.800,00 a R$ 14.400,00. 

Mas, lembre-se, que esse é o faturamento, já  lucro é o valor que sobra quando  você tira todas as despesas como aluguel de espaço, manutenção, contas de água e luz e colaboradores.  

Se você tiver um professor de yoga também terá que considerar o salário desse profissional que inicia a partir R$ 2.000,00 e pode chegar até R$ 3.900,00 dependendo do tamanho do negócio. 

Se essas informações foram úteis para você, não esqueça de compartilhar esse post e indicar para os amigos! Assine a nossa newsletter para saber de todas as novidades e conteúdos que ajudam o seu negócio.

 

Acelere os resultados do seu studio com Tecnofit
Faça seu cadastro, teste e comece a impulsionar seus resultados!
Preencha seus dados e um dos especialistas da Tecnofit entrará em contato o mais rápido possível para uma demonstração.
hbspt.forms.create({ region: "na1", portalId: "5857780", formId: "aadf95cf-2dc8-4535-9e07-5a23bc8fefa3", onFormSubmit: function($form) { var alunos = $('select[name="n_mero_de_alunos"] option:selected').val(); var segmento = $('select[name="selecione_seu_segmento"] option:selected').val(); setTimeout( function() { if(segmento == 'Estúdio' ){ if(alunos == 'Até 20 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } else if(alunos == '21 a 50 alunos') { window.location.href = "https://site.tecnofit.com.br/50_tnks"; } } }, 500 ); // Waits 1/2 second to redirect. } })